Painel debate barreiras e oportunidades ao free flow

maio 18, 2023 Off Por Site Fetransul

Frente a revisão dos critérios sobre o plano de concessão das rodovias estaduais e a sinalização do Piratini em prever nos futuros contratos dos pedágios o modelo automático de cobrança, o Vale do Taquari antecipa o debate sobre o free flow.

Ocorre hoje, a partir das 16h, no prédio 11 da Univates, painel sobre a possibilidade de uso des­sa tecnologia. “Queremos con­tribuir com mais conhecimento e informações sobre esse formato. É algo usado em diversos países e que precisamos avançar”, diz o presidente do Conselho de Desen­volvimento (Codevat), Luciano Moresco.

“Vamos reunir especialistas, re­presentantes das agências de regu­lação, da União, e também presta­dores de serviço voltado a sistemas de tecnologia”, complementa.

Esse tipo de cobrança foi regula­mentado pelo Conselho Nacional de Trânsito no fim do ano passa­do. Com esse regramento, há mais segurança jurídica para os futuros contratos de concessão.

Novidade no país

A primeira experiência ocorre na BR-101, trecho Rio-Santos, em área administrada pelo Grupo CCR. Pelo projeto, dispositivos eletrônicos acompanharão o flu­xo de veículo. Aqueles com tags (selos no para-brisas) terão des­conto automático, enquanto os sem identificação eletrônica terão disponíveis outras formas de pa­gamento, com um ponto fixo de cobrança.

Para o RS, o Piratini parte de um sistema diferente. No eixo Rio- Santos, a cobrança é única quando o veículo passa pelo totem. Pela avaliação técnica da Secretaria Es­tadual de Parcerias e Concessões, o mais justo seria diversos pontos de leitura automáticos pela rodo­via, com desconto de acordo com o percurso feito pelo condutor.

PROGRAMAÇÃO

Fórum free flow – o modelo para o desenvolvimento

Onde: Univates, prédio 11

Horário: a partir das 16h

PAINELISTAS

Adelar Steffler, presidente da Valelog

Fernando Feitosa, gerente de Regulação da ANTT

Rodrigo Lacerda, coordenador de Estudos e Inovações da ANTT

Paulo Ziegler, diretor de Infraestrutura do Sistema Fetransul

Carlo Gonçalves, coordenador do Comitê Técnico da Abepam;

Fonte: A HORA – Filipe Faleiro – filipe@grupoahora.net.br