Portos no RS ampliam movimentação de cargas mesmo com pandemia

setembro 21, 2020 0 Por Site Fetransul

Exportações de soja e arroz tiveram crescimento até o mês de agosto, segundo a Superintendência dos Portos do RS

Entre janeiro e agosto deste ano, os portos públicos gaúchos tiveram aumento na movimentação de cargas em comparação com 2019. As informações são da Superintendência dos Portos do RS (Portos RS), que administra os locais.

Nos portos de Rio Grande, Porto Alegre e Pelotas, houve aumento de 3,44% no transporte de cargas em comparação com o mesmo período de 2019. Em Rio Grande, a expansão chegou a 4,35%. No total, houve transporte de mais de 28,9 milhões de toneladas de todos os tipos de cargas.

Ainda em Rio Grande, a diferença positiva foi de mais de 1 milhão de toneladas, mesmo durante a pandemia. De janeiro a agosto, passaram pelo porto mais de 27,6 milhões de toneladas de todas os tipos de cargas – cerca de 17 milhões para exportação. O mês de março foi o que teve a maior variação positiva na comparação dos anos – 30,8%

Do total, 51% foram em embarques de soja em grão. O incremento desse grão no mesmo período de 2019 chegou a 16%. O principal destino das exportações continua sendo a China, com participação de 57%. Outro destaque positivo do período se refere ao aumento de 68% de exportação de arroz. 

Em 10 anos, o porto de Rio Grande apresentou um crescimento de 44,7% na movimentação de cargas entre os meses de janeiro a agosto. Foram 19.104.792 toneladas em 2010 e, neste ano, 27.660.699.

No porto de Pelotas, de janeiro a agosto houve decréscimo de 0,98% na movimentação de carga. Entre as mercadorias, se destaca aumento de 4,78% no volume de toras de madeira. O resultado final ultrapassa 666 mil toneladas.

Por fim, o porto de Porto Alegre foi o que movimentou a menor quantidade de cargas – foram 585,5 mil toneladas. Assim, a queda foi de 24,3%. Das mercadorias, a redução mais significativa foi na movimentação de bobinas de ferro ou aço, de 75,4%. De acordo com a Superintendência, o motivo para o resultado é a restrição de calado do Canal da Feitoria, na Lagoa dos Patos, que passa por uma dragagem.

Os dados dos terminais privados relativos ao mês de agosto serão divulgados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) em outubro.

Fonte: GZH