Sistema Transporte apresenta agenda de temas prioritários nos três Poderes para 2024

março 13, 2024 Off Por Site Fetransul

Publicação apresenta uma seleção dos principais assuntos de interesse das empresas de transporte no Executivo, no Legislativo e no Judiciário

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) lançou a nova edição da Agenda Institucional Transporte e Logística nesta quarta-feira (13). A publicação detalha programas e ações governamentais, propostas de legislações e ações dos tribunais com repercussão nas empresas de transporte.

O documento apresenta um resumo de cada ação e o posicionamento do setor sobre os temas estratégicos: apoiamos, ressalvas ou não apoiamos. Os três Poderes da República foram contemplados, por isso há assuntos de grande impacto para a sociedade, inclusive com reflexo direto sobre os passageiros e usuários dos serviços de transporte e logística.

Para o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, a Agenda Institucional é um rico conteúdo para quem trabalha com o transporte no Brasil, mesmo para quem não é empresário.

“A Agenda Institucional Transporte e Logística é o testemunho de um trabalho incansável para demonstrar à sociedade a essencialidade da atividade transportadora. Trata-se de um instrumento de comunicação visual que compila os esforços da CNT para encaminhar as demandas do setor em face dos Poderes constituídos”, conclui o presidente.

Quais são os projetos de destaque?

Todos os assuntos contidos na publicação serão acompanhados pelas equipes da CNT, do SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e do ITL (Instituto de Transporte e Logística), além das federações, das associações e dos sindicatos, ao longo de 2024. Conheça algumas das propostas mais relevantes:

Poder Legislativo

  • Criminalização do uso do jammer – PL 7.925/2014;
  • Novo Marco Regulatório da Política Nacional de Mobilidade Urbana – PL 3.278/2021;
  • Sistema Único de Mobilidade e tarifa zero para custeio do transporte público coletivo urbano – PEC 25/2023;
  • Uso do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac) para a ampliação da infraestrutura aeroportuária e dos serviços aéreos – PL 5.442/2020;
  • Parcelamento de dívidas trabalhistas – PL 2.863/2020;
  • Licenciamento ambiental – PL 2.159/2021;
  • Proibição de afretamento de embarcação estrangeira para navegação interior – PL 1.809/2021.

Poder Executivo

  • Regulamentação da reforma tributária;
  • Financiamento da infraestrutura nacional e ampliação dos investimentos;
  • Ações de segurança pública para coibir incidentes de segurança no transporte, como queima de ônibus, ação de piratas nas águas e roubo de cabos do metrô;
  • Fundo de combustíveis e mistura do biodiesel no diesel;
  • Incentivos à renovação da frota de caminhões;
  • Regime Tributário para Incentivo à Modernização e à Ampliação da Estrutura Portuária (Reporto).

Poder Judiciário

  • Lei do Motorista – ADI 5.322;
  • Contratação do seguro de cargas – ADI 7.579;
  • Certidão negativa de débitos trabalhistas – ADI 5.474;
  • Tanque com capacidade superior a 200 litros e o pagamento de adicional de insalubridade – Processo 0000405-96.2020.5.21.0043;
  • Registro de patente de logística de transporte modular – Processo 5066600-40.2023.4.02.5101.

O que é a Agenda Institucional?

A Agenda contempla projetos que tramitam no Congresso Nacional, assuntos conduzidos pelo governo federal — ministério e agências reguladoras — e ações que aguardam decisões por parte dos magistrados dos tribunais federais, como o STF (Supremo Tribunal Federal), o STJ (Superior Tribunal de Justiça) e o TST (Tribunal Superior do Trabalho). Cada uma dessas pautas foi cuidadosamente mapeada pela equipe técnica da CNT, com a colaboração das entidades associadas e filiadas à Confederação.

No total, são 81 temas destacados para compor o documento, levando em conta a importância para a melhoria do ambiente de negócios no país, o desenvolvimento do setor e os impactos socioeconômicos. Isso se reflete em macroproposições, como a reforma administrativa e o financiamento da infraestrutura nacional, e em questões mais específicas, como o processo que trata do tanque superior a 200 litros, que acabou virando lei após o trabalho da CNT junto ao Parlamento.

Acesse aqui o documento.

Por Agência CNT Transporte Atual