Projeto capacitará venezuelanos e migrantes de países vizinhos ao Brasil

agosto 18, 2021 0 Por Site Fetransul

O SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e a OIM (Organização Internacional para as Migrações) lançaram, nesta quarta-feira (11), o projeto de inclusão econômica “Oportunidades: Acolhida Brasil & Venezuela”.

A iniciativa busca investir na autonomia econômica de venezuelanos e venezuelanas e migrantes de países vizinhos ao Brasil com a inserção no setor do transporte e integração no país. Ao longo dos próximos quatro meses, serão ofertados treinamentos teóricos e práticos, além de oportunidades de emprego neste setor. Os treinamentos, que já foram iniciados, são realizados na unidade do SEST SENAT de Samambaia (DF).

A diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, afirma que o projeto tem um importante caráter humanitário, por somar forças no processo de integração desses cidadãos, e dialoga com a missão da instituição de atuar na formação e na qualificação de profissionais para o mercado de trabalho. “Estamos contribuindo para aumentar a empregabilidade no setor e, ao mesmo tempo, atender à demanda por mão de obra qualificada das empresas que atuam no transporte”, destaca.

Os beneficiários participarão de cursos de mecânica de veículos a diesel, mecânica de motocicleta, frentista abastecedor, auxiliar de almoxarifado, auxiliar administrativo e operador de empilhadeira com movimentação de cargas. Além disso, serão ofertadas aulas de português, sobre direitos trabalhistas e sessões informativas sobre como emitir carteira de habilitação no Brasil. 

“Projetos como o Oportunidades: Acolhida Brasil & Venezuela permitem que mais venezuelanos e migrantes de países vizinhos ao Brasil deem um passo muito importante para garantir a integração duradoura no Brasil”, ressalta a gerente sênior de projetos da OIM, Michelle Barron. “Em parceria com o SENAT, buscamos ampliar as oportunidades de capacitação profissional no setor de transportes para que os beneficiários possam recomeçar suas vidas no país com dignidade e autonomia”, complementa.

A iniciativa será implementada pelo SEST SENAT, no âmbito do projeto Oportunidades, realizado pela OIM com o apoio financeiro da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).

Fonte: SEST SENAT