Presidente da FETRANSUL contribui para o anuário da NTC&Logística

fevereiro 17, 2021 0 Por Site Fetransul

A NTC&Logística lançou a edição digital do anuário 2020-2021 com a colaboração e conteúdos dos presidentes das entidades do transporte rodoviário de cargas de todo o país. A publicação relata o período de pandemia e vislumbra os acontecimentos que estão por vir.

Confira o artigo de Afrânio Kieling, presidente da FETRANSUL e do Conselho Regional SEST SENAT (RS):

COVID-19, NORMANDIA E LOGÍSTICA

Para o presidente da FETRANSUL, a pandemia fez o setor se reinventar, como no histórico Dia D de 1944

No dia 6 de junho de 1944, durante a Segunda Guerra Mundial, os soldados Aliados desembarcaram nas praias da Normandia, na França. A chamada operação Overlord foi o maior sucesso logístico da história e ficou conhecida mundialmente como Dia D.
Desde então, a logística avança conforme a sociedade se desenvolve. O ano de 2020 é a prova inegável disso.

Mais de 70 anos depois, o setor logístico enfrenta sua terceira guerra: a covid-19. A pandemia age como uma espécie de startup mundial, forçando as empresas a encontrarem soluções numa velocidade muito maior que o normal. Para seguirem competitivas, precisam usar as tecnologias disponíveis, como a blockchain, um sistema que substitui todos os documentos em papel, dando autonomia à cadeia logística. Ou seja, agora é possível validar dados, autenticar documentos, provar sua autenticidade, entre outros serviços, tornando as operações totalmente digitais, ágeis e seguras. A inteligência logística traz soluções para necessidades mundiais, sejam simples ou urgentes. Assim como nas companhias aéreas, existe o codeshare (compartilhamento de passageiros), o setor de transporte rodoviário e logística está adotando a mesma prática de compartilhamento de cargas entre empresas. Usando plataformas como o shareconomy, é possível organizar tudo de forma on-line. Diante do desafio atual, a melhor maneira de enfrentar o futuro é criando-o. As empresas mais jovens impulsionam as novas tendências, pois têm inovação e tecnologia no DNA. Assim, mantêm os resultados de seus negócios em um mundo cada vez mais competitivo e sem barreiras. O inimigo agora é invisível. A covid-19 ainda desafia o mundo e a logística. Ataca nosso maior bem: as pessoas. A Federação das Empresas de Logística e Cargas no Rio Grande do Sul enxergou isso desde o começo e buscou alternativas. Porque não podíamos parar, e não paramos nenhum dia, mesmo com dificuldades. A FETRANSUL representa 13 sindicatos patronais, 13 mil transportadoras e uma frota de 270 mil caminhões. Uma cadeia que se uniu para fazer o que amamos fazer: servir às pessoas e garantir que nada falte em suas casas. Em um ano tão difícil, cumprimos nossa missão e ainda nos reinventamos. Se é importante para a sociedade, é importante para nós. Por isso, deixo minha saudação aos profissionais do setor que vivem diariamente, o seu próprio desembarque da Normandia.

Afrânio Kieling – Presidente da FETRANSUL e do Conselho Regional SEST SENAT (RS) e empresário do TRC há mais de 40 anos

O anuário completo pode ser acessado em www.anuariontc.com.br