FETRANSUL REITERA PEDIDO DE RETOMADA GRADUAL DAS ATIVIDADES AO GOVERNO GAÚCHO

abril 9, 2020 0 Por Site Fetransul

Presidente Afrânio Kieling participou de nova videoconferência nesta quinta-feira

A FETRANSUL voltou a pedir, em nome dos treze sindicatos patronais que representa, mais atenção do governo estadual e medidas que ajudem o setor de transporte rodoviário de cargas e logística a seguir trabalhando durante a pandemia do novo coronavírus. Os impactos e as perdas para o setor já são muito grandes e poderiam ser amenizados se pelo menos três pleitos fossem atendidos:

  • isenção do ICMS no preço do óleo diesel;
  • postergação do IPVA e do ICMS por, pelo menos, noventa dias;
  • retomada gradual das atividades produtivas, como a reabertura do comércio, sempre respeitando as orientações de cuidados com a saúde e preservando os grupos de risco (pessoas com mais de 60 anos de idade e com doenças crônicas).

Além da FETRANSUL, a reunião com o governador Eduardo Leite e secretários teve a participação de outros segmentos que estão preocupados com a crise econômica que já atinge o país. As entidades pedem uma flexibilização nas regras de quarentena, para que a situação não se agrave ainda mais. Segundo Kieling, um dos reflexos mais visíveis é o desemprego. “Nosso setor não quer parar, não paramos até agora. Mas as empresas de logística e as transportadoras de cargas precisam de mais apoio. Os motoristas das empresas fazem um trabalho essencial lá na ponta, carregando as mercadorias e os produtos nas estradas. Mas, por trás deles, há milhares de colaboradores que fazem o setor funcionar. A cada dia, está mais difícil. Temos empresas parando porque não há o comerciante, o cliente para receber a carga. Nossos terminais estão cada vez mais lotados, com cargas estocadas”, explicou.  

Durante a videoconferência, nesta quinta-feira (09), o governador ouviu os pedidos e as propostas dos setores, mas descartou reabrir o comércio antes do dia 15 de abril. Leite explicou que o intuito da reunião é atualizar o panorama geral da estratégia estadual de enfrentamento à Covid-19, incluindo medidas sanitárias e econômicas. A FETRANSUL, que abrange cerca de 13 mil empresas com frota de 270 mil veículos, participa do Gabinete de Crise do governo gaúcho desde o início.

Outras frentes de atuação

Nesta quarta-feira (08), o presidente da FETRANSUL participou de outra videoconferência. Foi uma Reunião Especial das 12 Federações e Associações do TRC, que foram representadas pelos seus respectivos presidentes ou indicados pelos mesmos. O tema foi a situação atual do setor e as providências que a Confederação Nacional do Transporte (CNT), através da seção de cargas, está buscando junto ao governo federal e órgãos responsáveis. Segundo Kieling, o encontro foi positivo, mostrou alinhamento do setor em todo país e destacou as ações do SEST SENAT, especialmente no apoio aos motoristas de caminhão.

FONTE: Assessoria de Imprensa

Imagem: Gustavo Mansur