Petrobras interromperá produção de petróleo em 45 plataformas

abril 16, 2020 0 Por Site Fetransul

A Petrobras prevê neste mês de abril a hibernação de pelo menos 45 plataformas de produção de petróleo e gás natural localizadas no Nordeste e Sudeste. A decisão acontece em meio a crise causada pela pandemia de coronavírus. Dessa forma, podendo acarretar demissões e remanejamento de pessoal.

Por conta da nova medida de corte de 200 mil barris por dia (bpd) anunciadas no início do mês pela Petrobras para enfrentar a crise, além destas 45, muitas outras plataformas podem ser paralisadas.

Até o momento a hibernação das plataformas de petróleo localizadas no litoral fluminense foram pequenos. No entanto,  pode ser que a estatal continue sua redução no Rio de Janeiro, até que os 200 mil bpd sejam alcançados.

As 45 plataformas da Petrobras paralisadas localizadas nas três bacias — Campos, no Rio de Janeiro, Ceará-Piauí, e Potiguar, produzem juntas em média 10 mil bpd de petróleo, ou seja, significa menos de 10 porcento de 200 mil bpd (a meta de corte ).

Até o momento o estado mais atingindo pela decisão da Petrobras foi o Rio Grande do Norte, com vinte e quatro plataformas de petróleo hibernadas, que juntas somam 2,4 mil bpd. Além disso, está previsto também a hibernação de seis unidades de produção na Bacia de Sergipe-Alagoas.

De acordo com comunicado ao sindicato dos petroleiros, a Petrobras oferece três alternativas aos funcionários que exercem suas atividades nas plataformas que serão desligadas temporariamente, são elas, a realocação interna de acordo com a necessidade da empresa, a adesão ao plano de demissão voluntária e o desligamento individualmente por acordo.

Fonte: Frota&Cia