EMPRESÁRIOS APROVEITAM O CONET PARA PEDIR MAIS INVESTIMENTO EM INFRAESTRUTURA E TARIFAS MAIS JUSTAS

fevereiro 7, 2020 0 Por Site Fetransul

Por Vanessa Felippe

Inovações tecnológicas, ações sociais, problemas e o baixo investimento na infraestrutura de transporte foram alguns dos temas do segundo e último dia do CONET&Intersindical 2020. O Conselho Nacional de Estudos em Transporte, Custos, Tarifas e Mercado reuniu 410 empresários do setor de transporte de cargas de todo país em Curitiba, no Paraná.

Nove federações e 43 sindicatos participaram dos debates, incluindo a FETRANSUL, Federação das Empresas de Logística e Transporte de Cargas no RS, e quatro sindicatos gaúchos.

Para o presidente do Sindibento, Fernando Marini, a participação no CONET é uma ponte entre quem está na estrada e quem decide. “A gente precisa estar ciente das transformações e das novidades para conseguir passar para os nossos associados, até porque é uma cobrança constante deles. E, além disso, ser á voz deles junto aos órgãos que podem tomar as decisões”.

O presidente do Setcesul, Claudio Bueno, foi na mesma linha:  “É muito importante estar presente para poder repassar para eles as inovações e as novidades do setor. Quero levar várias ideias que vi aqui para a região Sul do RS”.

Moisés Santos, presidente do Sindicar, afirma que grandes encontros do setor promovem mais conhecimento e acesso às novas teconologias: “A parte tecnológica me chamou muito a atenção. Fazer a logística sem papel evita que as empresas ocupem grandes espaços com papel, principalmente comprovantes de entrega de mercadorias. Isso pode ser eletrônico, online. Eu não conhecia essa ferramenta e vou levar para os meus  associados”.

O EXEMPLO DO BANCO DE ALIMENTO

O vice-presidente de Responsabilidade Social da NTC&Logística, João Pierotto Neto, falou sobre o sucesso do Banco de Alimentos no Rio Grande do Sul. Na palestra, Pierotto mostrou que o Brasil tem mais de oito milhões de pessoas passando fome. “Não podemos aceitar isso e podemos ajudar. Nosso setor tem a logística, que são os caminhões para distribuir os alimentos. O SETCERGS, que eu já presidi, foi um dos fundadores do Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul, há cerca de 20 anos. Nós queremos lançar  ideia para todo o país. O transportador de carga já mostrou sua força e tem mais um viés para mostrar, que é a força social”. O RS tem, hoje, 23 bancos, em 34 cidades. 

Outro assunto que, apesar de não ser novidade, chamou muito a atenção foram os problemas na infraestrutura do transporte rodoviário de carga. Segundo o diretor executivo da Confederação Nacional do Transporte, Bruno Batista, mais de 60% do transporte de cargas são feitos por rodovias. “O Brasil tem 1.170.700 quilômetros de estradas, mas apenas 12% são pavimentadas e menos ainda duplicadas. Isto nos faz perder muito tempo e dinheiro”, afirmou. 

AVANÇO NOS DEBATES E AVALIAÇÃO POSITIVA 

Para o presidente da FETRANSUL, Afrânio Kieling, o CONET evoluiu muito nos debates: “Ainda falamos muito de tarifas porque são o nosso principal problema. A competição é muito grande, então os preços praticados caem muito. Quando resolvermos isso, inclusive juridicamente, o nosso setor vai se fortalecer. Com tarifas justas, o resto vai para o lugar. E acho que a agenda do governo, para fazer a economia crescer, vai nos ajudar nesse sentido”.

O presidente do SETCERGS, Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística do RS, João Jorge Couto da Silva, afirma que volta para Porto Alegre com a convicção de o setor está mais unido: “Sindicatos, federações, associações do setor estão em sintonia. Os empresários aqui presentes estão entendendo os problemas e os desafios e, com certeza, o mais importante é levar tudo para as nossas bases”.

O encontro, que ocorre duas vezes por ano, é realizado pela NTC&Logística -Associação Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas e Logística. A próxima edição será no segundo semestre de 2020.