Marinha do Brasil visita o Sistema Transporte e conhece a capilaridade de atuação do SEST SENAT

setembro 1, 2023 Off Por Site Fetransul

No encontro, realizado nesta quinta-feira (31), o SEST SENAT se coloca à disposição para oferecer qualificação profissional aos trabalhadores marítimos e portuários

O Sistema Transporte recebeu, nesta quinta-feira (31), em sua sede, em Brasília, representantes da Marinha do Brasil para tratar de temas de interesse do setor de transporte.

No encontro, o diretor de Relações Institucionais da CNT, Valter Souza, apresentou aos comandantes Eduardo Brandão, Ricardo Carvajal Oliveira e Thiago de Oliveira Romano a força de atuação do Sistema Transporte, que, por meio da CNT (Confederação Nacional do Transporte), do SEST SENAT e do ITL (Instituto de Transporte e Logística), trabalha para o desenvolvimento de todos os modais do setor, a fim de impulsionar o crescimento do país.

Em relação à qualificação profissional, o SEST SENAT, por meio da diretora executiva nacional da entidade, Nicole Goulart, se colocou à disposição para prover capacitações direcionadas aos trabalhadores marítimos e portuários, além de serviços de atenção à saúde e à qualidade de vida. Para terem a dimensão da capilaridade da instituição, os três comandantes conheceram, na sala Power BI, o que fazem e o potencial de atendimento das 162 unidades operacionais do SEST SENAT, presentes nas cinco regiões do país.

Os representantes do Sistema Transporte também explicaram a importância do projeto de lei 79/2020, que objetiva ampliar os atendimentos prestados pelo SEST SENAT, elevando, assim, a qualidade dos serviços ofertados não apenas aos trabalhadores do setor, mas, também, a suas famílias. O PL, de autoria do senador Wellington Fagundes (PL-MT), prevê a destinação ao SEST SENAT das contribuições sociais de empresas de todos os modais de transporte, bem como dos recursos do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Profissional Marítimo (FDEPM).

Presente no encontro, o empresário e presidente da Fetramaz (Federação das Empresas de Logística, Transporte e Agenciamento de Cargas da Amazônia), Irani Bertolini, apresentou os dados do crescimento de transporte de grãos e combustíveis no Arco Norte do país e os investimentos em tecnologia que o setor privado tem realizado para modernizar a operação da navegação nos rios amazônicos.

Os comandantes da Marinha se comprometeram a avaliar as informações compartilhadas no encontro, com foco na demanda para a facilitação de formação para os profissionais marítimos. 

Participaram também da reunião: Gabriela Rizza, gerente executiva de Governança do SEST SENAT; João Guilherme, gerente executivo de Governança da CNT; e Cristine Rolim e Amanda Tabosa, assessoras da CNT.

Fonte: www.cnt.org.br