Força de atuação do Sistema Transporte é apresentada ao Ministério das Mulheres

julho 14, 2023 Off Por Site Fetransul

No encontro, foi articulada a possibilidade de atuação conjunta para ampliar a inclusão de mulheres no setor de transporte, por meio de capacitação especializada.

A CNT (Confederação Nacional de Transporte) e o SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) foram recebidos pelo Ministério das Mulheres em uma visita institucional para a apresentação do Sistema Transporte, constituído pelas duas entidades, além do ITL (Instituto de Transporte e Logística). O encontro aconteceu, nesta terça-feira (11), na sede do órgão federal, em Brasília.

Além de compartilhar a força da atuação das três entidades (CNT, SEST SENAT e ITL) no que diz respeito ao desenvolvimento socioeconômico do país, à secretária nacional da Autonomia Economia e Política de Cuidados, Roseane da Silva, foram apresentadas, de modo especial, ações desenvolvidas pelo SEST SENAT para a capacitação de mulheres no transporte. É o caso, por exemplo, da Escola de Motoristas, com foco no público feminino. 

A conversa girou em torno da possibilidade de uma atuação articulada entre o Sistema Transporte e vários ministérios, como o das Mulheres; o das Cidades; o de Portos e Aeroportos; o do Trabalho; e o dos Transportes. O foco inicial seriam iniciativas para ampliar a inclusão de mulheres no setor de transporte, por meio de capacitação especializada.

Segundo a secretária Roseane da Silva, a promoção de políticas públicas para a autonomia econômica das mulheres é uma prioridade para o Governo Federal. “Estamos discutindo com o setor dos transportes para construir estratégias de ampliação da empregabilidade das mulheres no setor. Acreditamos que a CNT e o SEST SENAT podem contribuir com esse processo”, disse.

Consonante com a afirmação de Roseane da Silva, a gerente executiva de Relações com o Poder Executivo, da CNT, Danielle Bernardes, acredita que a reunião indica que o setor de transportes tem muito a contribuir para aumentar a empregabilidade das mulheres e, ainda, combater a desigualdade de gênero. “Estão sendo pensadas ações de sensibilização, divulgação e articulação institucional da temática no setor”, descreveu Bernardes.

Representando o Sistema Transporte, também participaram da reunião o gerente executivo de Governança e Gestão Estratégica da CNT, João Guilherme Abrahão, e a gerente executiva de Negócios e Serviços Corporativos, do SEST SENAT, Luciana Malamin. 

Por Agência CNT Transporte Atual