Executivos das maiores empresas de transporte do Brasil participam de evento preparatório para Missão Internacional da Suécia

março 20, 2024 Off Por Site Fetransul

Sistema Transporte realizará, no país escandinavo, nova jornada internacional de imersão em ambientes de tecnologia e inovação disruptiva em abril deste ano

A próxima Missão Internacional do Sistema Transporte já tem destino certo: a Suécia. Será no país europeu, localizado na península escandinava, em que 32 empresários e executivos das maiores empresas de transporte do Brasil vão vivenciar mais uma importante Jornada de Inovação oferecida pela CNT, pelo SEST SENAT e pelo ITL. De 19 a 28 de abril, a delegação brasileira participará, na capital Estocolmo, de uma extensa programação, idealizada com foco nas principais demandas do setor: inovação e sustentabilidade. 

“As Missões Internacionais do Transporte foram preparadas especialmente para aportar importantes conhecimentos em questões estratégicas para o desenvolvimento das empresas do setor transportador”, declarou a diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, que recebeu o grupo de transportadores para uma masterclass, realizada na unidade operacional do SEST SENAT de Santo Amaro (SP), nessa segunda-feira (19). 

O evento foi uma espécie de aquecimento para a Missão na Suécia, em que foi estabelecido um primeiro contato mais próximo com a delegação, de modo a alinhar expectativas, promover a integração entre os participantes e introduzir alguns dos temas da missão.

Para selecionar o país que sediará a próxima Missão Internacional, o SEST SENAT levou em conta fatores como: as principais necessidades do setor; o desempenho dos países nas soluções que respondem tais demandas; índices e indicadores de referência, como o Fórum Econômico Mundial e o Banco Mundial; e uma pesquisa sobre a melhor escola de negócios para a oferta do programa temático. 

Durante a Missão, as aulas serão ministradas pela Stockholm School of Economics – Executive Education. Essa instituição ocupa o primeiro lugar entre as escolas nórdicas de negócios e a 17ª posição entre as 75 melhores escolas internacionais de gestão e desenvolvimento de lideranças, segundo o ranking do Financial Times 2023.  

Representante da Embaixada da Suécia no Brasil, Andreas Rentner também marcou presença na masterclass, na qual afirmou que o seu país adota a colaboração estratégica em suas relações bilaterais.

No que se refere à sustentabilidade, a Suécia ocupa a oitava posição na abertura e abordagem liberal ao comércio e ao negócio orientadas à exportação, segundo o Anuário de Competitividade Mundial do IMD (International Institute for Management Development). “Ou seja, temos muito o que absorver nesse país e nessa Missão”, disse o diretor adjunto do SEST SENAT, Vinicius Ladeira. 

Presente no evento, o presidente do Conselho Regional do SEST SENAT de São Paulo, Carlos Panzan, também enalteceu a importância desse tipo de iniciativa para o desenvolvimento da atividade transportadora. “Os empresários e os executivos do setor de transporte e logística terão uma oportunidade ímpar na Suécia”, afirmou.  

O Sistema Transporte já promoveu as seguintes missões internacionais: Estados Unidos (Vale do Silício), em 2018; Israel, em 2019 e 2022; Dubai e Alemanha, em 2022; Suíça e Singapura, em 2023.

Palestra para inspirar e refletir

Para fechar a masterclass, o Sistema Transporte convidou o palestrante Subramanian Rangan, doutor em Economia Política pela Universidade de Harvard, professor de Estratégia de Gestão do Insead – renomada escola de negócios com sede na França – e membro do Conselho da Fundação Schwab para Empreendedorismo Social. Aos convidados, ele ministrou uma palestra inspiradora, na qual abordou inovação, sustentabilidade e lucro.

Subramanian Rangan suscitou reflexões importantes sobre a importância de as empresas se posicionarem institucionalmente, no sentido de decidirem se vão esperar para descobrirem para onde caminham a inovação e o futuro ou se terão uma posição proativa. Essa postura, segundo ele, impactará toda a organização, já que determinará os próximos passos e as expectativas. 

Outro ponto abordado por ele, que é autor do livro “Empreendedorismo Social”, tem relação com a sustentabilidade e a Agenda ESG. Para o palestrante, é fundamental acompanhar a tendência mundial, visto que “o mundo está se tornando verde; e isso é bom. Contudo, é preciso, além de ser verde, ser produtivo e rentável como negócio”.

Rangan abordou, ainda, a relevância de as empresas associarem tecnologia e networking, porque, “ainda que tenham recursos e sonhos, elas precisam de uma rede de contatos” para tornar realidade os seus objetivos sociais e ambientais, além dos comerciais. Para fundamentar a importância do networking, ele citou quatro sistemas que influenciam a sociedade: o biossistema, que é relacionado à nossa sobrevivência; o cultural, segundo o qual há um acordo de conveniências; o político, que impera pela força da lei; e o econômico, que tem impactado diretamente o biossistema.  

Por Agência CNT Transporte Atual