Inscrições abertas para os cursos de Especialização e Certificação Internacional do ITL

O Programa Avançado de Capacitação do Transporte, é coordenado pelo Instituto de Transporte e Logística (ITL) e promovido pelo SEST SENAT. Os cursos são gratuitos e voltados para gestores das empresas de transporte associados ao Sistema CNT. Confira abaixo: Especialização em Gestão de Finanças é uma pós-graduação lato sensu ministrada pelo Ibmec Educacional. Tem como objetivos desenvolver e elevar a performance de gestores financeiros em negócios cada vez mais complexos, por meio de conteúdos aderentes ao contexto e às demandas que são impostas à gestão financeira das organizações do setor de transporte.  Local: São Paulo – SPInscrições: 04/07/2022 a 25/09/2022Data prevista para início das aulas: 07/11/2022 Saiba mais: https://www.itl.org.br/especializacao-gestao-financas Especialização em Logística e Supply Chain Management 4.0 é uma pós-graduação lato sensu ministrada pelo Ibmec Educacional. Tem como objetivo desenvolver competências e técnicas orientadas à eficiência nas operações logísticas, aumento da produtividade, redução de riscos, apoio à decisão e identificação de oportunidades de novos negócios. Local: São Paulo – SPInscrições: 04/07/2022 a 04/09/2022Data prevista para início das aulas: 03/10/2022 Saiba mais: https://www.itl.org.br/especializao-em-logstica-supply-chain-management Certificação Internacional em Gestão de Sistemas Ferroviários e Metroferroviários é destinada a profissionais que atuam em empresas que operam o transporte de cargas e de passageiros sobre trilhos no Brasil. O curso é ministrado pela renomada DB Rail Academy, do Grupo Deutsche Bahn, um dos líderes mundiais em operação e serviços de mobilidade de passageiros e logística. O grupo atua nos modais ferroviário, rodoviário, marítimo e aeroviário em mais de 130 países. Seu conhecimento em operação ferroviária e logística é multiplicado por meio de projetos de treinamento integrado e de aprimoramento profissional de última geração. As capacitações são promovidas internamente, para todo o Grupo DB, e também são disponibilizadas e adaptadas às necessidades de clientes externos. Local: Brasília – DFInscrições: 04/07/2022 a 04/09/2022Data prevista para início das aulas: 24/10/2022 Saiba mais: https://www.itl.org.br/certificacao-internacional-sistemas-ferroviarios-metroferroviarios

Feijoada do NAS/SETCERGS ajuda milhares de pessoas todos os anos

Sucesso do evento garante importantes recursos para ações beneficentes Todos os anos, a feijoada beneficente é o momento em que o Núcleo de Ação Social do SETCERGS recebe os transportadores e seus convidados que estão dispostos a ajudar na arrecadação de fundos para financiar projetos sociais. Na última edição, os recursos reunidos possibilitaram atender dezenas de instituições cadastradas. Entre as doações, estavam milhares peças de roupas reformadas e lavadas, centenas de cestas básicas, kits de higiene e cobertores. Além disso, cerca de mil crianças foram atendidas com lanches, brinquedos e outras doações. “Eu e Iracema Gabardo, coordenadoras do NAS, agradecemos pela solidariedade demonstrada por todos que participaram do evento. A feijoada de 2021 foi um evento nota 1000, desde o planejamento até seu término!”, comemorou Rosangela Barcellos. Agora, uma nova edição da feijoada está marcada para o dia 13 de agosto. O dinheiro arrecadado permitirá que ainda mais entidades carentes sejam atendidas.  “As integrantes do NAS se dedicam voluntariamente com muito amor, carinho e determinação às atividades que desempenham”, diz Rosângela. “A expectativa é de, mais uma vez, unir momentos agradáveis entre amigos com a vontade de ajudar a quem precisa.” O NAS recebe o apoio do Grupo Hoff Pneus que, em parceria com o Restaurante Feijoada Grill, oferece a deliciosa feijoada. O evento também conta com a colaboração de patrocinadores e de várias empresas que fazem doações em dinheiro e produtos.  Não fique de fora! Marque na agenda:  Data: 13/08  Local: sede do SETCERGS  Horário: 12h30min O valor do ingresso é de R$100,00. Entre em contato através dos canais abaixo e garanta o seu!  (51) 984732929 evento@setcergs.com.br  Realização: NAS/SETCERGS Apoio: Grupo Hoff e Feijoada Grill. Fonte: SETCERGS

Pesquisa Salarial NTC – 2022

A NTC&Logística está realizando uma pesquisa com as empresas de transporte de carga para verificar os salários de alguns cargos dentro das transportadoras após o último dissídio. A pesquisa servirá como estudo para consulta salarial de cargos entre regiões. São algumas questões, todas dissertativas, que podem ser respondidas em poucos minutos. Após a finalização da pesquisa, pedimos que seja encaminhado para o e-mail economia@ntc.org.br a planilha para apuração. A região que tiver mais respostas, o presidente do sindicato/federação correspondente a sua região irá sortear um quarto duplo cedido pela NTC&Logística para o Congresso NTC 2022 – XV Encontro Nacional da COMJOVEM que acontecerá nos dias 23 a 27 de novembro de 2022, no Resort Vila Galé Cumbuco em Fortaleza – CE.

SEST SENAT dá início ao Estação Valoriza Transporte

Iniciativa instalou quatro banheiros químicos em ponto de espera de cargas, em Taguatinga (DF) A qualidade de vida dos motoristas do transporte rodoviário de cargas está ligada a vários fatores, sendo um dos principais a infraestrutura dos locais de espera para carregar e descarregar mercadorias. Esses profissionais relatam dificuldades com relação à alimentação e ao acesso a sanitários. A ausência de estacionamentos seguros para os seus veículos é outra queixa recorrente. A Pesquisa CNT Perfil dos Caminhoneiros, de 2019, mostra que 65,1% consideram a profissão desgastante. Atento a essa questão, o SEST SENAT deu início, nessa quarta-feira (6), ao projeto-piloto Estação Valoriza Transporte, com a disponibilização de equipamentos e a distribuição de cartilhas informativas, que auxiliam as empresas a acolherem os motoristas. Quatro banheiros químicos foram instalados em Taguatinga (DF), às margens da rodovia BR-060. O motorista autônomo Leanderson Florentino, 50 anos, natural de Anápolis (GO), na profissão há 29 anos, elogiou a inciativa e reforçou a importância dos banheiros. “Estou do lado de fora do pátio (da empresa), na beira da rodovia, e não tinha acesso nem a banheiro, nem a água. Agora, poderemos ter um pouco mais de qualidade de vida”, exaltou. O Estação Valoriza Transporte tem como objetivo contribuir para a mudança dessa realidade. Outra ação do projeto consiste na distribuição de um Guia de Boas Práticas, em que os atores do ecossistema do transporte são orientados a proporcionar um ambiente mais sustentável para os trabalhadores do TRC. Fonte: Agência CNT Transporte Atual

IBGE: indústria acumula alta de 1,8% em quatro meses de avanços seguidos

A indústria brasileira mostrou melhora na produção nos últimos quatro meses, quando acumulou uma expansão de 1,8%. No entanto, o desempenho ainda foi insuficiente para recuperar a queda de 1,9% registrada em janeiro. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo André Macedo, gerente da pesquisa do IBGE, a indústria brasileira apresenta uma mudança de comportamento, que agora traz um desempenho da produção predominantemente mais positivo, mas ainda “completamente insuficiente para eliminar as perdas recentes desse setor industrial”. “O setor industrial engata quatro meses seguidos de crescimento na produção, mas fazendo essa ressalva, que não elimina sequer a queda de janeiro”, disse André Macedo, gerente da pesquisa do IBGE. A produção industrial cresceu 0,3% em maio ante o mês anterior, após expansões de 0,2% em abril, 0,6% em março e 0,7% em fevereiro. Entretanto, a produção ainda opera em patamar 1,1% inferior ao de fevereiro de 2020, na pré-pandemia. “Passados dois anos, o setor industrial ainda está abaixo daquele patamar”, frisou Macedo. A melhora no desempenho da indústria nos últimos quatro meses pode estar relacionada às medidas do governo de liberação de recursos extraordinários para as famílias, como os saques do FGTS e a antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas. Essa renda extra para as famílias estaria ajudando o setor industrial, assim como a redução da taxa de desemprego no mercado de trabalho, considerou Macedo. Por outro lado, a indústria permanece negativamente afetada pela restrição na oferta de insumos e componentes, assim como pela inflação pressionada e pelos juros elevados, que impactam o poder de compra das famílias e a demanda doméstica. Em maio, apenas 13 das 26 atividades investigadas operavam em nível superior ao pré-crise sanitária. Os patamares mais elevados em relação a fevereiro de 2020 foram os registrados pelas atividades de máquinas e equipamentos (22,6%), derivados do petróleo e biocombustíveis (5,9%), produtos de madeira (4,9%) e minerais não metálicos (4,8%). “Máquinas e equipamentos para o setor agrícola e para a construção são dois que ajudam nessa manutenção desse setor bem acima do patamar pré-pandemia como um todo”, justificou Macedo. No extremo oposto, os segmentos mais distantes do patamar de pré-pandemia são móveis (-23,6%), artigos de vestuário e acessórios (-19,8%), veículos (-14,2%) e perfumaria e produtos de limpeza (-10,2%). Entre as categorias de uso, a produção de bens de capital está 16% acima do nível de fevereiro de 2020, e a fabricação de bens intermediários está 1,7% acima do pré-covid. Os bens duráveis estão 25% abaixo, e os bens semiduráveis e não duráveis estão 5,8% aquém. Na passagem de abril para maio, o avanço na indústria foi resultado de uma expansão em 19 dos 26 ramos pesquisados. As principais influências positivas partiram de máquinas e equipamentos (7,5%) e veículos automotores, reboques e carrocerias (3,7%). Outras contribuições positivas relevantes foram de produtos alimentícios (1,3%), couro, artigos para viagem e calçados (9,4%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (5,5%), outros equipamentos de transporte (10,3%), produtos diversos (9,0%), manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos (7,5%) e equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (3,6%). Na direção oposta, entre as sete atividades com redução, as perdas mais significativas foram as de indústrias extrativas (-5,6%) e outros produtos químicos (-8,0%) Por categorias de uso, a produção da indústria de bens de capital cresceu 7,4% em maio ante abril, enquanto a de bens intermediários recuou 1,3%. A fabricação de bens de consumo duráveis subiu 3,0% e a dos semiduráveis e os não duráveis teve elevação de 0,8%. Segundo André Macedo, a magnitude de alta dos bens de capital tem explicação na base de comparação baixa (a categoria vinha de uma perda de 6,8% em abril), mas a melhora em maio foi disseminada. Os destaques foram os avanços na fabricação de bens de capital que ficam dentro da indústria e nos bens de capital para transportes, como os caminhões, mas também houve aumentos em bens de capital para os setores de energia elétrica, construção e agricultura. Quanto ao recuo em bens intermediários, Macedo considera que foi algo pontual, uma vez que o grupamento permanece ainda acima do patamar pré-pandemia e teve o mau desempenho do mês de maio explicado por perdas nas atividades de indústrias extrativas e de outros produtos químicos. Fonte: UOL / Foto: REUTERS/Nacho Doce

Venda de caminhões no Brasil cresce 5,27% em junho

Em junho, a venda de caminhões novos no País somou 10.862 unidades. Porém, na comparação do acumulado de 2022 com o mesmo período de 2021, houve queda A venda de caminhões cresceu 5,27% no Brasil em junho. Foram emplacadas 10.862 unidades, ante as 10.318 registradas em maio. Porém, na comparação do acumulado de 2022 com o mesmo período de 2021, houve queda de 1,22%. Ou seja, nos cinco primeiros meses deste ano o setor vendeu 57.310 caminhões novos, ante os 58.017 do mesmo período do ano passado. Do mesmo modo, houve retração de 2,1% na comparação de junho deste ano com junho de 2021. Ou seja, quando foram emplacados 11.095 caminhões. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (5) pela Fenabrave, a federação que reúne as associações de concessionárias de veículos do Brasil. Falta de componentes Presidente da Fenabrave, Andreta Jr. diz que inicialmente a previsão é de que as vendas do ano iriam crescer 7,3%. Isso na comparação com 2021, quando foram emplacados 127.357 caminhões. Porém, diante dos resultados parciais, a Fenabrave refez as projeções. Agora, a expectativa é de que as vendas fiquem parecidas com as do ano passado. Segundo Andreta Jr., o motivo é a continuidade da falta de peças e outros componentes. Um ponto de preocupação é a tendência de antecipação de compras no segundo semestre. Isso porque em janeiro entra em vigor a nova lei de controle de emissões. Assim, é possível que as transportadoras renovem suas frotas antes do fim do ano. Dessa forma, poderiam evitar os reajustes de preços. Afinal, para atender ao Proconve P8, os caminhões novos vão receber mais equipamentos. Com isso, a estimativa das fabricantes é de aumento de custos. Como resultado, as tabelas devem subir, em média, de 20% a 30%. Venda de caminhões por marca De acordo a Fenabrave, nos seis primeiros meses de 2022, a Volkswagen/MAN lidera a venda de caminhões novos. A marca alemã detém 29,67% de participação de mercado. Em seguida vem a Mercedes-Benz, com 27,28% das vendas no período. Logo depois, em terceiro lugar, aparece a Volvo, com 19,62% de participação. A Iveco está na quarta colocação com 9,4% do total do mercado. A Scania está na quinta colocação, com 7,79%.  Por fim, a DAF aparece com 5,29% e a JAC, na sexta colocação, tem 0,51% das vendas totais. Como é praxe, os pesados lideram a venda de caminhões por segmento. E no acumulado de janeiro a junho responderam por 47,73%. Logo depois aparecem os semipesados (28,42%), seguidos pelos médios (9,67%) e leves (8,89%). Por fim, os semileves representam 5,28% das vendas. Por modelo, o campeão de vendas no primeiro semestre de 2022 é o Volvo FH 540. Ou seja, o cavalo- mecânico teve 3.941 unidades emplacadas de janeiro a junho. Em seguida está o médio Volkswagen Delivery 11.180, que somou 2.923 emplacamentos. O terceiro lugar ficou com o DAF XF (2.844 vendas). Venda de implementos No acumulado de janeiro a junho de 2022, foram vendidos 40.267 implementos rodoviários no País. Isso representa queda de 10,31% na comparação com as 44.898 vendas feitas no mesmo período de 2021. Do mesmo modo, na comparação de junho com maio houve retração, de 4,09%. No mês passado, o setor emplacou 6.937 implementos rodoviários. Em maio, foram 7.233 emplacamentos. O recuo nas vendas também foi registrado quando se compara junho de 2022 com o mesmo mês de 2021. Porém, a retração foi ainda maior, de 14,38%. Em junho do ano passado, o setor vendeu 8.102 implementos rodoviários. Venda de ônibus continua patinando Por fim, as vendas de ônibus novos registram queda em junho ante maio. No mês passado a indústria emplacou 1.936 unidades. Ou seja, houve retração de 3,40% ante as 1.792 vendas de maio. Do mesmo modo, no acumulado do ano houve queda. Segundo a Fenabrave, de janeiro a junho deste ano 9.188 unidades foram emplacadas. Esse número representa queda de 1,31% na comparação com as 9.310 vendas registradas no mesmo período de 2021. Inicialmente, a previsão da Fenabrave era de aumento de até 8% nas vendas neste ano. Porém, o setor deve arrefecer ainda mais no segundo semestre. Agora, a expectativa é de que o aumento médio seja de 2,8% em relação a 2021. A desaceleração tem a ver com a paralisação de programas governamentais, como o Caminho da Escola. O programa federal permite que prefeituras de todos os municípios do País renovem suas frotas. Porém, não há previsão sobre uma nova licitação. Fonte: NTC / Foto: Divulgação

Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprova PL 1949/21.

O Projeto de Lei 1949/21 altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para estabelecer que não configura atividade perigosa o transporte de combustível em tanques – originais ou suplementares, foi aprovado pela CCJC – Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Não foram apresentadas emendas. O Projeto iniciou na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) e seguiu para apreciação da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). A tramitação da proposição é ordinária e sujeita à apreciação conclusiva pelas Comissões. Portanto, após a emissão do parecer pelo relator da CCJC, a proposição seguirá para o senado. Fonte: Agência Câmara de Notícias

HUB TECH Sistema Fetransul participa de lançamento do Campus Caldeira

Na manhã de hoje (07), ocorreu a solenidade de lançamento do Campus Caldeira que irá beneficiar jovens com conhecimento, inovação e empregabilidade. A Comissão de Inovação, colaboradores e parceiros do HUB TECH Sistema fetransul estiveram presentes. Um dos objetivos do campus será encontrar, capacitar e empregar mais de 500 talentos de 16 a 24 anos, alunos e ex-alunos da rede pública ou de escolas particulares com bolsa integral através do Programa Nova Geração, coordenado por Felipe Amaral. O programa é uma iniciativa do Instituto Caldeira em parceria com grandes players do mercado. O objetivo principal do projeto é encontrar, formar e conectar novos talentos digitais com oportunidades de trabalho e contribuir para o desenvolvimento social e econômico do RS.

ANTT coleta subsídios sobre o Transporte Internacional de Cargas (TRIC)

As contribuições podem ser enviadas até 4 de agosto (4/8) Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), realiza a Tomada de Subsídios n° 5/2022, aberta à participação do público. O objetivo é obter contribuições e informações para o aprimoramento das Resoluções ANTT nº 5.583/2017 e 5.840/2019, que tratam sobre o transporte internacional de cargas – TRIC. Os interessados em contribuir devem se atentar aos prazos: a tomada de subsídios iniciou-se nesta segunda-feira (4/7), e se estende até o dia 4 de agosto (4/8) às 18h. A documentação e as orientações relativas à Tomada de Subsídios estarão disponíveis no site do Sistema ParticipANTT. Fonte: ANTT

PIB deve crescer 1,8% este ano, prevê Ipea

Para 2023, a previsão de crescimento é de 1,3% O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro deverá atingir crescimento de 1,8% este ano, chegando a 1,3% de crescimento em 2023. A estimativa é do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que divulgou a Visão Geral da Conjuntura, análise trimestral da economia brasileira. Segundo o instituto, o destaque será para o setor de serviços, com estimativa de alta de 2,8%, enquanto os setores de agropecuária e industrial devem mostrar relativa estabilidade. Do lado da demanda, a projeção de crescimento do consumo das famílias ficou em 1,6% para este ano. Depois da alta de 1% do PIB registrada no primeiro trimestre de 2022, a maioria dos setores produtivos apresentou desempenho positivo também em abril. As previsões do Ipea mostram que, em maio, o nível de atividade deve avançar na comparação com o mês anterior e com ajuste sazonal: 1,2% na indústria, 0,6% no comércio e 0,3% nos serviços. A evolução dos indicadores de atividade está em linha com o desempenho do mercado de trabalho. Dados recentes mostram que o ritmo de recuperação se intensificou ao longo dos últimos três meses, combinando forte expansão da população ocupada e redução significativa da taxa de desocupação, mesmo com o aumento da taxa de participação.Esse conjunto de indicadores sugere boas perspectivas para o PIB no segundo trimestre de 2022, com projeção de crescimento de 0,6% no período, em termos dessazonalizados, em relação ao trimestre anterior, e de 2,3% sobre o mesmo trimestre do ano passado. Desaceleração Ainda de acordo com o Ipea, para o segundo semestre deste ano há expectativa de desaceleração da atividade econômica, em função de fatores externos e internos. Os aspectos externos apontam para menor crescimento e maior incerteza, dada a elevação das taxas observadas e esperadas de inflação na maioria dos países, e a persistência da guerra entre Rússia e Ucrânia – que deve prolongar os atuais problemas nas cadeias produtivas. Do ponto de vista dos fatores internos, a persistência de taxas de inflação elevadas, além de inibir o consumo por meio da redução da renda real das famílias, tem levado ao aperto da política monetária no país, cujos efeitos atingem o mercado de crédito e tendem a se intensificar nos próximos meses. Crescimento em 2023 Para o próximo ano, a projeção de crescimento do PIB é de 1,3%. Em termos de atividade econômica, 2023 deve ser tímido, no início, mas caracterizado por aceleração ao longo do ano. O cenário tem como base duas hipóteses. Primeiro, com o fim da guerra na Ucrânia, a atenuação dos problemas pelo lado da oferta reduzirá grande parte da pressão inflacionária do exterior, possibilitando que a política monetária possa cumprir seu papel de reduzir gradualmente a inflação sem a necessidade de uma queda mais profunda dos níveis de atividade. Além disso, no início do ano que vem, parcela importante do impacto adverso do aperto monetário interno sobre a atividade econômica já terá ocorrido.Há expectativa de crescimento para todos os setores da economia no próximo ano: agropecuária (2,5%), indústria (1%) e serviços (1,4%). Do lado da demanda, os destaques são o consumo das famílias e a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), com altas de 1% e 3%, respectivamente. Fonte: Vladimir Platonow – Repórter da Agência Brasil / Edição: Claudia Felczak Foto: Reuters/Jorge Adorno