Webinário discute tecnologias para a inovação das transportadoras

SETCERGS participa do evento, marcado para 19 de julho O estudo Espelho Logístico, sobre a rotina e a digitalização das operações, foi realizado com 114 transportadoras brasileiras e traz à luz oportunidades que beneficiam toda a cadeia. Analisar este cenário é importante para um alinhamento mais profundo sobre como as transportadoras vão atuar nos próximos anos.  Por isso, o projeto Next Log promove o webinário “Tecnologias para a inovação das transportadoras: Estudo Espelho Logístico”. O encontro terá a presença de Thais Bandeira Cardoso, Diretora do SETCERGS e Diretora de Desenvolvimento de Negócios da KODEX Express; Eduardo Eichenberg, Presidente do Conselho do Grupo Ecore e Fundador da Corelog Logística; Alexandre Trevisan, CEO da uMov.me; e Voltér Trein, CRO da eSales, como mediador. O evento acontece no dia 19 de julho, terça-feira, a partir das 11h, e tem articulação da uMov.me Arena, em parceria com eSales e uMov.me. Como apoiadores, estão ASSESPRO-RS, SETCERGS, SOFTSUL e SUCESU-RS. O estudo Especialistas apontam a tecnologia como um dos principais fatores para a evolução da logística brasileira – que hoje ocupa apenas o 55º lugar no ranking do Banco Mundial para o segmento. Mais que isso: as próprias empresas da área reconhecem o papel estratégico que a tecnologia desempenha. É o que mostra a pesquisa setorial lançada em junho pela iniciativa Next Log. Batizado de Espelho Logístico, o estudo aponta que 77% das transportadoras investem em tecnologia e 62% acreditam que ela é a chave para resolver problemas enfrentados no seu dia a dia. Além disso, os mesmos 62% afirmam não possuir barreiras para investir em soluções tecnológicas. No entanto, 78% das empresas participantes apontam investimentos de até R$100 mil por ano, enquanto apenas 10% direcionam valores acima de R$500 mil. A pesquisa levantou ainda as tecnologias mais utilizadas pelas transportadoras brasileiras, entre as quais destacam-se: o rastreio de frota (85%), soluções para financeiro, marketing e vendas (55%), bem como aplicativo para gestão de entregas (51%). Participe e saiba mais:  O quê: Webinário Tecnologias para a inovação das transportadoras: Estudo Espelho Logístico.  Quando: dia 19 de julho, terça-feira, a partir das 11h.  Inscrições: https://mkt.umov.me/webinar-next-log-tecnologias-inovacao  Fonte: SETCERGS

Pesquisa com transportadores vai revisar a tabela dos pisos mínimos de frete

Transportadores autônomos e representantes de empresas e cooperativas de transporte rodoviário de cargas têm até o dia 20 de julho para participar da pesquisa. Empresa de Planejamento e Logística (EPL), em parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), inicia, nesta segunda-feira (11/7), pesquisa eletrônica para revisar a Política Nacional dos Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas (PNPM-TRC). Com 12 itens, o questionário pode ser respondido por cooperativas, empresas e transportadores autônomos que atuam no setor rodoviário de carga, conforme a Lei nº 13.703/2018. As perguntas tratam de temas como a quantidade de horas semanais trabalhadas pelos motoristas, velocidade média das viagens, rendimento do combustível e até mesmo o número de lavagens feitas nos veículos. O tempo médio para completar o formulário é de cinco minutos. Além do questionário, a estatal realizará entrevistas, por telefone, por todo o Brasil para coletar o preço médio de todos os insumos necessários para as operações, como pneus e óleo de motor. Custos com licenciamentos e tributos também serão levantados. Os dados serão compilados e aplicados na próxima revisão, prevista pra janeiro de 2023, da metodologia da Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas, que traz o valor mínimo a ser pago por quilômetro. A tabela de fretes é publicada semestralmente pela ANTT. A pesquisa fica disponível até o dia 20 de julho. Para participar, acesse: pesquisa.epl.gov.br Fonte: ANTT

Congresso prorroga por 60 dias MP da tabela do frete rodoviário

A MP alterou o percentual de variação no preço do diesel O Congresso Nacional prorrogou por mais 60 dias a vigência da Medida Provisória (MP) 1117/22 que alterou a regra para a atualização da tabela de preço do piso mínimo de frete rodoviário de carga. O ato foi publicado hoje (11) no Diário Oficial da União. A medida provisória têm prazo de validade de 60 dias, prorrogáveis por mais 60. Caso não seja votada no prazo de 45 dias, entra em regime de urgência e tranca a pauta da casa legislativa em que estiver tramitando. Se ao final do período a MP não for votada, perde a validade. A MP alterou o percentual de variação no preço do diesel para a correção dos valores da tabela de piso mínimo de frete, de 10% para 5%. Em síntese, o texto da MP define que sempre que houver uma variação no preço do diesel superior a 5% a tabela deve ser atualizada. Elaborada em 2018, após a greve dos caminhoneiros, a legislação sobre a Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas estabelece que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deve publicar a tabela a cada seis meses, até os dias 20 de janeiro e 20 de julho de cada ano, com os valores serão válidos de piso para o semestre. O texto original previa ainda que a tabela deve ser atualizada sempre que houver oscilação no preço do produto igual ou superior a 10%, para mais ou para menos. Com a mudança introduzida pela MP, esse percentual foi reduzido para 5%. Agora, sempre que ocorrer oscilação no preço do óleo diesel no mercado nacional superior a 5% em relação ao preço considerado na planilha de cálculos, a ANTT deve atualizar a tabela. Ao publicar a MP, o governo federal justificou a decisão com o argumento de que a alteração visava dar sustentabilidade ao setor de transporte rodoviário de cargas, em especial aos caminhoneiros autônomos, “de modo a proporcionar uma remuneração justa e compatível com os custos da atividade”. Para a elaboração da tabela, além do preço do produto, também são considerados a quantidade de quilômetros rodados na realização de fretes, eixo carregado, consideradas as distâncias e as especificidades das cargas definidas, bem como planilha de cálculos utilizada para a obtenção dos respectivos pisos mínimos. No dia 24 de junho, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgou a nova tabela de piso mínimo de frete, com reajuste médio de 7,06% a 8,99%. O último reajuste no preço do diesel foi anunciado pela Petrobras no dia 17 de junho. Na ocasião, a empresa reajustou em 14,2% o preço do diesel. O reajuste ocorreu dois dias após a Câmara dos Deputados ter concluído a votação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 18/2022, que limita a aplicação de alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis. O projeto prevê a incidência da alíquota do ICMS para gás natural, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo, produtos classificados como essenciais e indispensáveis, levando à fixação da alíquota do ICMS em um patamar máximo de 17% ou 18% (a depender da localidade), inferior a praticada pelos estados atualmente. O PLP também prevê a compensação da União às perdas de receita dos estados quando a perda de arrecadação ultrapassar 5%. O texto também reduz a zero, até 31 de dezembro de 2022, as alíquotas de Cide-Combustíveis e a tributação de Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) incidentes sobre a gasolina. O diesel e o gás de cozinha já têm esses tributos zerados. Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br / Edição: Fernando Fraga / Foto: REUTERS – Paulo Whitaker

CNT publica análise e sugere revisão da aplicação dos recursos do Funset

A Confederação defende que os recursos do Fundo devem ser utilizados para investimentos em infraestruturas de transporte que contribuam com a segurança viária A Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulgou, nesta semana, propostas que visam contribuir com o aprimoramento do Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito (Funset). A ideia é que o Fundo resgate o foco para o qual foi criado há 25 anos: promover ações educativas de trânsito e de segurança viária. Por meio do informe Educação e segurança de trânsito: os recursos do Funset têm sido efetivamente aplicados nas suas finalidades?, a CNT faz uma análise detalhada da evolução das fontes e aplicações dos recursos do Funset e mostra a necessidade de revisão na gestão do orçamento para essas finalidades. Em um recorte da despesa de 2005 a junho de 2022, evidencia-se que quase 80% dos recursos arrecadados no período foram utilizados em atividades de áreas-meio. Ou seja, em base de dados do Sistema Nacional de Trânsito (30,3%); em apoio ao fortalecimento institucional do Sistema Nacional de Trânsito (29%); e em publicidade e utilidade pública (20,0%). Já o percentual de recursos do Fundo utilizado nesse mesmo período para atividades-fim, como projetos destinados à redução de acidentes de trânsito, foi de apenas 11,4%. As despesas com educação para a cidadania no trânsito apresentam um cenário ainda mais crítico: de 2005 até agora, apenas 2,5% das despesas do Funset foram aplicados nessa área. A publicação da CNT aponta ainda que o montante dos recursos separados em conta à parte, chamada “reserva de contingência”, vem aumentando como proporção do volume de recursos autorizados. Desde 2005, foram aplicados, efetivamente, apenas 21,2% dos R$ 18,86 bilhões autorizados para o Funset. Por outro lado, R$ 12,91 bilhões foram alocados em reserva de contingência e podem ser destinados para outros fins, que não refletem, necessariamente, as finalidades do Fundo. A principal fonte de recursos do Funset são os 5% da receita proveniente de multas de trânsito, conforme previsto no Código Brasileiro de Trânsito (CBT). Segundo o Siga Brasil, foram arrecadados R$ 624,06 milhões em 2021 e, só nos seis primeiros meses de 2022, já foi registrado o total de R$ 343,24 milhões. A maior parte deste valor veio das multas aplicadas no trânsito. Durante o período de janeiro de 2005 a junho de 2022, o Fundo arrecadou R$ 17,02 bilhões. Para viabilizar o melhor aproveitamento desses recursos na promoção da segurança viária e contribuir para a redução dos acidentes rodoviários, a CNT busca promover e articular discussões que remetam a uma melhor distribuição dos recursos e o fim do contingenciamento do Fundo. Nesse sentido, a Confederação defende que os recursos do Funset possam ser utilizados em investimentos de infraestruturas de segurança viária, como instalação, renovação e manutenção da sinalização de trânsito, e de melhoria das condições de tráfego em locais críticos, que efetivamente contribuem com o aumento da segurança viária. Confira os detalhes no Transporte em Foco Fonte: Agência CNT Transporte Atual

Pesquisa: Mercado no 1º Semestre de 2022

Você transportador, participe da pesquisa e contribua com as informações A NTC&Logística está realizando uma pesquisa com as empresas de transporte de carga para verificar a situação econômica do TRC no primeiro semestre de 2022. São algumas questões, todas de múltipla escolha, que podem ser respondidas em poucos minutos. Acesse aqui: Agradecemos sua participação. Fonte: NTC&Logística

Pesquisa aponta crescimento industrial em 11 estados em maio

Índice nacional avançou 0,3% no mês, diz IBGE A produção industrial de 11 dos 15 locais investigados pela Pesquisa Industrial Mensal (PIM Regional) cresceu em maio, quando o índice nacional avançou 0,3%. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou hoje (8) os resultados, as maiores altas ocorreram no Amazonas (6,6%) e em Mato Grosso (4,6%). Ceará (3,2%), Goiás (3,2%), Espírito Santo (2,8%), Santa Catarina (1,6%) e Rio Grande do Sul (0,7%) também registraram avanços acima da média nacional (0,3%). O principal destaque, no entanto, foi o Paraná, com elevação de 3,5%. Segundo o analista da pesquisa, Bernardo Almeida, depois de cair 4,1% em abril, o Paraná foi a maior influência positiva sobre o resultado nacional em maio. “Com o resultado, o estado consegue quase eliminar a perda no mês anterior. O setor de alimentos foi o que mais influenciou o resultado do Paraná, seguido de máquinas e equipamentos, outro setor bastante importante na indústria do estado”, informou Almeida. Para ele, houve um “espalhamento” de resultados positivos em maio. O Pará, com taxa negativa de 13,2%, teve o recuo mais elevado, causado pelo baixo desempenho do setor extrativo, que concentra a maior parte da atividade industrial do estado. “Este é o resultado negativo mais intenso para o estado desde março de 2020, quando atingiu a taxa de -16%”, afirmou o analista. Os estados do Rio de Janeiro e de Pernambuco também tiveram taxas negativas em maio: -4,1% e -2,4%, respectivamente. Conforme a PIM Regional, a segunda maior influência sobre o resultado nacional é da indústria do Amazonas com crescimento de 6,6%, o maior em termos absolutos. Segundo o IBGE, a alta de maio elimina a perda de 0,1% de abril. “Os destaques foram a indústria de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos e o setor de bebidas, que influenciaram o crescimento da produção industrial amazonense.” Com variação positiva de 0,3%, São Paulo foi a terceira maior influência, acompanhando o percentual do índice nacional. Para Almeida, o crescimento, considerado tímido, teve como influência positiva os setores de veículos automotores e de máquinas e equipamentos. “Esse índice não suprime a perda sofrida no mês anterior de 3,6%. Com esse resultado de 0,3% na passagem de abril para maio, São Paulo continua 1,9% abaixo de seu patamar pré-pandemia e 23,4% abaixo em relação ao patamar mais alto da série histórica, em março de 2011”, acrescentou. Média trimestral Quanto à média móvel trimestral, que apresentou índice de 0,4%, houve taxas positivas em 11 dos 15 locais pesquisados. Amazonas (2,3%), Ceará (1,9%), Rio de Janeiro (1,3%), Bahia (1,2%), Mato Grosso (1,2%), Região Nordeste (1,1%) e Goiás (0,8%) foram os destaques. Também neste caso, a principal perda ficou com o Pará (-4,7%). Acumulado De janeiro a maio, dez dos 15 locais pesquisados tiveram queda, com destaque para o Pará (-11,9%), Santa Catarina (-6,6%) e Ceará (-6,2%). No acumulado dos últimos 12 meses, nove dos 15 estados pesquisados recuaram. O Amazonas passou de 1,5% para -1,8%; o Ceará, de -3,7% para -6,5%; Minas Gerais, de 4,7% para 2%; Espírito Santo, de 4% para 1,3%; Santa Catarina, de 0,1% para -2,3%; São Paulo, de -0,8% para -3,0%; Pará, de -7,6% para -9,3%; e Rio Grande do Sul, de 2,1% para 0,4%. Esses locais apresentaram as principais perdas entre abril e maio deste ano, enquanto a Bahia, que saiu de -7,0% para -3,9%, e Mato Grosso, que passou de 8,5% para 10,6%, tiveram os maiores ganhos entre os dois períodos. Pesquisa De acordo com o IBGE, desde a década de 1970, a PIM Regional produz indicadores de curto prazo, relativos ao comportamento do produto real das indústrias extrativa e de transformação. “[A pesquisa] traz, mensalmente, índices para 14 unidades da federação cuja participação é de, no mínimo, 1% no total do valor da transformação industrial nacional e, também para o Nordeste como um todo: Amazonas, Pará, Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Goiás e Região Nordeste”, concluiu o instituto. Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br / Edição: Nádia Franco Foto: CNI / Miguel Ângelo

Sérgio Gabardo assume a presidência interina do Sistema Fetransul

O presidente do Setcergs, Sérgio Gabardo, assumiu na manhã de hoje (12), o cargo de presidente interino do Sistema Fetransul, em função da ausência do presidente Afrânio Kieling. A passagem de cargo foi acordada durante a Reunião Extraordinária online do Conselho de representantes da federação.

ITL inicia mais uma turma de Especialização em Gestão de Negócios em Porto Alegre

Porto Alegre é sede de mais uma turma do curso de Especialização em Gestão de Negócios que faz parte do Programa Avançado de Capacitação do Transporte, coordenado pelo ITL e promovido pelo SEST SENAT. A solenidade de abertura ocorreu na manhã de hoje (11) na unidade do SEST SENAT de Porto Alegre, local onde serão ministradas as aulas. O diretor do Sistema Fetransul, Mauro Dalla Valle esteve presente e deu as boas-vindas aos alunos. A Especialização em Gestão de Negócios é uma pós-graduação lato sensu ministrada pela FDC (Fundação Dom Cabral), instituição mais bem avaliada da América Latina, destacando-se em nono lugar no ranking anual feito pelo jornal britânico Financial Times, estando entre as melhores escolas de negócios do mundo. Somente nessa especialização, já são 49 turmas concluídas em todo o país e 9 estão em andamento. A cidade de Porto Alegre já recebeu 5 turmas com uma média de 40 alunos em cada um delas. O curso tem como objetivo capacitar gestores e executivos de empresas de transporte e logística nas mais modernas técnicas de gestão de negócios. Visa, ainda, desenvolver como competência necessária para tornar o setor mais competitivo. A especialização é gratuita, e voltada para gestores das empresas de transporte associados ao Sistema CNT. O ITL também oferece outras especializações para gestores, sendo estes: Gestão de Finanças, Gestão de Recursos Humanos, Logística e Supply Chain Management 4.0, Certificação Internacional em Gestão de Sistemas Ferroviários e Metroferroviários e outros. Acesse www.itl.org.br e confira os cursos que estão com inscrições abertas.

Publicado em ZH Dominical – Recursos estaduais para rodovias federais: por que a pressa?

Fica a sensação amarga de que vamos, cidadãos e usuários, pagar duas vezes: uma para construir, outra para a futura concessionária. Ainda que as rodovias estaduais ou federais do Rio Grande do Sul sejam igualmente importantes para o setor de transporte rodoviário de cargas e logística, é difícil compreender o tamanho do empenho do governo estadual em repassar R$ 490 milhões para investimentos nas BR 116 Norte e Sul e BR 290. Mesmo que esteja em curso o provimento de recursos para a ligação asfáltica em 42 municípios gaúchos, outros 20 não foram contemplados pelo Programa Avançar. Esta, aliás, seria uma escolha mais condizente com as atribuições do Estado. Mas, pelo visto, a compreensão do Executivo é outra. Nos resta, então, refletir por qual motivo há urgência em investir nas rodovias federais que – já se sabe – serão privatizadas no próximo ano, com exceção do trecho metropolitano da BR 116. Fica a sensação amarga de que vamos, cidadãos e usuários, pagar duas vezes: uma para construir, outra para a futura concessionária. Mas a “bondade” de nosso governo vai muito além: enquanto Santa Catarina busca emplacar uma lei no Congresso Nacional para que os investimentos em rodovias federais sejam descontados da dívida estadual com a União, o RS está deixando de considerar essa perspectiva. E mais: tramita licitações para privatizar rodovias em um momento impróprio da economia. Frente a sua indiferença com os resultados fracassados da concorrência do bloco 3, agora lança edital para o bloco 2, em condições igualmente inadequadas e com projetos temerários contratados junto ao BNDES. Se houvesse propósitos mais atentos à economia dos gaúchos, os R$ 490 milhões poderiam muito bem ser empregados nas citadas rodovias federais, em vias de privatização, como forma de reduzir as tarifas dos pedágios. Faria bem à infraestrutura e ao bolso dos gaúchos. No entanto, como se pode constatar, o regime de urgência na votação da destinação desses recursos consagra o antigo ditado de que a “pressa é inimiga da perfeição”. Por Paulo Ziegler, diretor de infraestrutura do Sistema Fetransul Publicado em ZH Dominical

Inscrições abertas para a segunda edição 2022 do Conet&Intersindical

A NTC&Logística?tem a honra de convidá-lo para a segunda edição do CONET&Intersindical de 2022 que será realizado nos dias 04 e 05 de agosto, no hotel Grand Hyatt São Paulo. A edição acontecerá de forma 100% presencial, obedecendo todos os protocolos de segurança. O evento tradicional da NTC&Logística já possui 50 anos de história e tem como objetivo debater e apresentar temas do segmento do transporte rodoviário de cargas para representantes de entidades e empresários do segmento transportador, trazendo também os resultados dos estudos da área técnica da entidade e que impactaram o TRC no último semestre. A sua participação é muito importante! Na oportunidade também será entregue a Medalha de Mérito do Transporte NTC – 2022, para 10 agraciados que podem ser conhecidos através do link: https://www.portalntc.org.br/eventos/medalha_de_merito-ntc_2022/ Faça parte desse evento, e venha discutir os rumos do transporte de cargas brasileiro. Informações e ingressos: https://www.portalntc.org.br/eventos/conetintersindical-edicao-sao-paulo/ As vagas são limitadas, não deixe para a última hora. Fonte: NTC&Logística