Reunião ordinária de julho da NTC&Logística refletiu sobre os desafios e avanços do setor

Moisés dos Santos, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Carazinho e Região – SINDICAR, participou da reunião representando o Sistema Fetransul. Lideranças de entidades patronais associadas à NTC&Logística, ex-presidentes da entidade, diretores e assessores estiveram presentes, ontem (21), em mais uma reunião ordinária para analisar o mês de julho. Os participantes debateram sobre os últimos acontecimentos do cenário nacional que influenciam no desenvolvimento do setor e conversaram a respeito de medidas para o enfrentamento dos últimos desafios que impactam no trabalho das transportadoras. Ao abrir os trabalhos, o presidente Francisco Pelucio parabenizou o presidente do SINDICAPI, Humberto Lopes, pela sua recondução ao cargo. Em seguida, cedeu a palavra para o vice-presidente de segurança da NTC&Logística, Roberto Mira, que falou sobre o painel dedicado ao combate ao roubo de cargas no próximo CONET&Intersindical, nos dias 4 e 5 de agosto, em São Paulo. Além disso, ressaltou a relevância da participação dos confirmados e inscritos, além de agradecer pelo excelente trabalho realizado pelo assessor de segurança da Associação, o Coronel Paulo Roberto Souza. A seguir, o vice-presidente da CNT, Flávio Benatti destacou a importância do P.L 2080 e mencionou a reunião que teve com o presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) na sede da CNT, em Brasília, para a discussão dessa pauta, que estabelece o transportador como o único responsável pelo seguro das cargas. Eduardo Rebuzzi, vice-presidente da NTC&Logística, também falou sobre o PL e destacou a atuação da entidade junto aos parlamentares a favor da aprovação do Projeto. Outro tema abordado durante sua participação foi a discussão a respeito da periculosidade e da insalubridade com o tanque suplementar de combustíveis.  Complementando as reflexões técnicas do dia, o diretor jurídico da Associação, o Dr. Marcos Aurelio, mencionou que, apesar do recesso parlamentar, a defesa do TRC não parou. Ele citou o trabalho feito junto ao Ministério da Infraestrutura (Minfra) para a regulamentação do DT-E, e as sugestões oferecidas para a feitura da redação do projeto, além da perspectiva de prazos para a regulamentação do documento e o decreto de implantação que virá posteriormente. Logo após, o Coronel Paulo Roberto Souza traçou um panorama do roubo de cargas nos estados.“Em São Paulo, o quadro permanece estável, já no Rio de Janeiro houve uma redução”, disse o assessor. Por fim, mencionou a importância do acordo de cooperação técnica com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), cujos resultados, segundo ele, foram bastante positivos nos últimos seis meses. A reunião também abordou a manutenção das estradas. O diretor da FETCEMG, Aldacir Ribeiro Lopes, mencionou a necessidade de enviar ao governo um manifesto sobre a qualidade dos reparos, sobretudo das pontes das rodovias. Segundo ele, é preciso implementar uma rigorosa fiscalização dessas estruturas, de modo a proteger os motoristas de possíveis acidentes. Outros assuntos de relevância para o segmento foram abordados pelo presidente da NTC&Logística e outros representantes de entidades e empresários.  Por fim, o presidente Pelucio se despediu relembrando do Seminário Itinerante da COMJOVEM, Edição Bahia, que acontecerá hoje (22), das 14h às 18h e do CONET&Intersindical, marcado para ser realizado no Hotel Grand Hyatt nos dias 4 e 5 de julho. Pelucio agradeceu aos participantes e passou a palavra para Riberto Lima, ex-presidente do SETRAM, que encerrou a reunião ressaltando o trabalho das pesquisas realizadas pela NTC&Logística e do papel delas em orientar as entidades e empresas do transporte rodoviário de cargas.   Para participar do CONET&Intersindical, acesse AQUI

Participe do Conet&Intersindical edição São Paulo

A segunda edição do CONET&Intersindical de 2022 está chegando e será realizada nos dias 04 e 05 de agosto, no hotel Grand Hyatt São Paulo. A edição acontecerá de forma 100% presencial, obedecendo todos os protocolos de segurança. Você empresário do transporte de cargas não pode ficar de fora. A entidade preparou uma programação especial para os transportadores. Confira a seguir. PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR CONET – PRIMEIRO DIA – 04.08.2022 12h30 – Credenciamento 13h30 – Abertura CONET 1. Mobilidade de baixo carbono e Desenvolvimento Sustentável Palestrante: Camilo Adas – Presidente do Conselho da SAE BRASIL 2. Cenário Macroeconômico e Perspectiva para 2023 Palestrante: Thiago Angelis – Economista do Banco Bradesco 3. Índice de Variação do INCT – Índice Nacional de Custos do Transportes e Apresentação da Pesquisa sobre Defasagem dos Fretes e Tendências – NTC Palestrante: Eng.° Lauro Valdívia – Assessor Técnico da NTC&Logística 4. Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas Palestrante: Sr. Felipe Queiroz – Secretário Nacional de Transporte Terrestre- SNTTT 5. Discussões / Sugestões / Encaminhamentos 18h00 – Encerramento 20h30 – Jantar INTERSINDICAL – SEGUNDO DIA – 05.08.2022 08h30 – Abertura Intersindical 09h00 – Painel Roubo de Cargas Coordenador Sr. Roberto Mira – Vice-Presidente de Segurança da NTC&Logística 1. Ações de Integração Nacional no Combate ao Roubo de Cargas Palestrante: PRF Djairlon Henrique Moura – Presidente do Comitê Gestor / Ministério da Justiça e Segurança Pública 2. Aperfeiçoamento da Legislação Penal Aplicável aos Delitos Carga Palestrante: Deputado Edinho Bez – Vice-Presidente da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura – FRENLOGI 3. Debatedores Dr. Otávio Flores Bueno da Fonseca – Representante da Divisão de Repressão a Crimes Contra o Patrimônio – DPAT / PF Dr. Allan Duarte Lacerda – Delegado Titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas – DRFC / Rio de Janeiro Representante da Secretaria de Segurança Pública / SP 12h30 – Intervalo para Almoço 14h00 – Retorno Intersindical 4. Balanço das Negociações Coletivas do TRC em 2022 Palestrante: Dr. Narciso Figueirôa Junior – Assessor Jurídico da NTC&Logística 5. Empresas Rentáveis Tem Mulheres Contribuindo Com os Negócios Palestrante: Joyce Bessa – Vice-coordenadora Nacional da COMJOVEM 6. Tecnologia para Lidar com Multas do TRC Palestrante: Émerson Galassi – Co-fundador da Brobot 7. Documento de Transporte Eletrônico – Implementação e Impacto no TRC Palestrante: Gabriel Valderrama – Assessor da Secretaria Executiva do Ministério da Infraestrutura 17h00 – Encerramento 20h30 – Jantar Medalha de Mérito do Transporte NTC Faça na sua inscrição aqui: https://www.portalntc.org.br/eventos/conetintersindical-edicao-sao-paulo/ O CONET&Intersindical é uma realização da NTC&Logística e terá como entidade anfitriã a FETCESP, como patrocinadores a ABTLP, a Lindoya Verão, a IVECO, a Mercedes-Benz, o SETCESP, e a Volkswagen Caminhões e Ônibus, apoio do SETCAPP, SETCAR, SETCARP, SETCARSO, SETCATA, SETRANS, SINDECAR, SindEtrans, SINDETRAP, SINDBRU, SINDICAMP, SINDISAN, SINDIVAPA, apoio logístico da Braspress e apoio institucional da CNT/SEST SENAT/ITL e da FUMTRAN. Fonte: NTC&Logística

Começa hoje (21) o I Encontro Técnico Regional do Programa Despoluir 2022 – Sudeste

A iniciativa visa à reciclagem técnica dos serviços ambientais gratuitos aos transportadores da região Começa nesta quinta-feira, 21, o I Encontro Técnico Regional do Programa Despoluir 2022 – Sudeste. O evento é promovido pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), em parceria com a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de Minas Gerais (FETRAM), e conta com o apoio da Federação das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais (FETCEMG). A programação vai até amanhã e acontece na sede do SEST SENAT em Contagem (MG). Durante dois dias, serão capacitados técnicos e coordenadores nas linhas de ação denominadas Avaliação Veicular Ambiental e Avaliação da Qualidade do Diesel. A primeira diz respeito à inspeção ambiental de veículos movidos a diesel em todo o Brasil. A outra trata da análise do combustível contido nos tanques de armazenamento das garagens das empresas atendidas. Participam, também, integrantes de Federações de cargas e de passageiros do Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. Considerado o maior programa ambiental do transporte da iniciativa privada do Brasil, o Despoluir tem como um dos principais diferenciais atender às empresas e aos autônomos para realizar serviços ambientais gratuitos e compartilhar boas práticas. A iniciativa busca promover a sustentabilidade e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores do setor e de toda a sociedade. Em 15 anos de atuação, o Despoluir já realizou mais de 3,6 milhões de avaliações veiculares, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do ar, especialmente nos grandes centros urbanos, e já atendeu a mais de 55 mil transportadores, engajando-os em cuidados com o meio ambiente. O Programa é uma iniciativa conjunta da CNT e do SEST SENAT e é executado pelas Federações parceiras. O Despoluir produz, ainda, materiais diversos, como estudos, pesquisas, manuais, cartilhas e análises elaboradas especialmente para os transportadores. O objetivo do investimento no acervo da Confederação é criar uma cultura de responsabilidade ambiental no setor e contribuir com os esforços mundiais para a diminuição da emissão de poluentes e de gases de efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento global e pelas mudanças climáticas. Em 2019, o Programa Despoluir foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas por ser um grande impulso da sustentabilidade no transporte do Brasil. As ações e projetos do Despoluir objetivam ganhos como o aumento da eficiência energética dos veículos e a melhoria das condições de saúde dos profissionais do setor. Somam-se aos resultados ações educacionais voltadas à conservação do meio ambiente e à diminuição da emissão de poluentes, dando às empresas um diferencial competitivo, por priorizar o compromisso com práticas sustentáveis que contribuem com a descarbonização do transporte no Brasil. Fonte: Agência CNT Transporte Atual

Fundação Dom Cabral apresenta estudo sobre acidentes em rodovias federais à ANTT

Resultados indicam menor risco nas rodovias federais concedidas. Nesta quarta-feira (20/7), a Fundação Dom Cabral compartilhou com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) os resultados de sua recente análise quantitativa e espacial dos acidentes de trânsito registrados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) de 2018 a 2021. Representantes da Fundação mostraram dados mais precisos sobre a segurança rodoviária, incluindo, na fórmula dos cálculos, variáveis acerca da severidade dos acidentes registrados. As informações apresentadas pela Fundação revelaram pontos de discrepância entre os dados obtidos na aplicação do cálculo na análise de rodovias federais concedidas em comparação às rodovias sob gestão pública. Aplicando variáveis de pesos atribuídos a quatro parâmetros (acidentes com dano material; com feridos; com feridos e pedestres envolvidos; e com vítimas fatais), as estatísticas apontaram que as rodovias sob gestão pública são 4,1 vezes mais “perigosas” que aquelas sob concessão. A Fundação compartilhou ainda um mapa indicativo dos pontos de maior recorrência de acidentes no Brasil. O estudo aproximou os dados estatísticos da realidade observada ao considerar critérios de severidade na fórmula de análise. Dessa forma, permite-se que os pontos de maior risco de acidentes nas rodovias brasileiras estejam sob observação, tanto nas rodovias concedidas quanto nas não-concedidas. A ANTT possui 24 concessões rodoviárias e, por atribuição legal, acompanha diariamente o cumprimento dos contratos de concessão. São os investimentos previstos nestes contratos que garantem a maior qualidade e segurança viária às rodovias concedidas. Fonte: ANTT

ANTT prorroga pesquisa com transportadores até 27/7

Com 12 itens, o questionário pode ser respondido por cooperativas, empresas e transportadores autônomos que atuam no setor rodoviário de carga. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em parceria com a Empresa de Planejamento e Logística (EPL), prorrogou a pesquisa eletrônica para revisar a Política Nacional dos Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas (PNPM-TRC). Os transportadores autônomos e representantes de empresas e cooperativas de transporte rodoviário de cargas têm até o dia 27/7 para participar da pesquisa. Com 12 itens, o questionário pode ser respondido por cooperativas, empresas e transportadores autônomos que atuam no setor rodoviário de carga, conforme a Lei nº 13.703/2018. As perguntas tratam de temas como a quantidade de horas semanais trabalhadas pelos motoristas, velocidade média das viagens, rendimento do combustível e até mesmo o número de lavagens feitas nos veículos. O tempo médio para completar o formulário é de cinco minutos. Além do questionário, a estatal realizará entrevistas, por telefone, por todo o Brasil para coletar o preço médio de todos os insumos necessários para as operações, como pneus e óleo de motor. Custos com licenciamentos e tributos também serão levantados. Os dados serão compilados e aplicados na próxima revisão, prevista pra janeiro de 2023, da metodologia da Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas, que traz o valor mínimo a ser pago por quilômetro. A tabela de fretes é publicada semestralmente pela ANTT. Para participar, acesse: pesquisa.epl.gov.br. Fonte: ANTT

‘Marketplace’ é nova aposta da indústria

Agora, porém, é nas transações entre empresas que esse modelo cresce a taxas aceleradas As plataformas de “marketplace”, que reúnem produtos de diversos lojistas ou fabricantes, viraram ambiente comum nos hábitos de compra do consumidor. Agora, porém, é nas transações entre empresas que esse modelo cresce a taxas aceleradas, prometendo aumentar a carteira de clientes da indústria, que também consegue captar dados que ajudam a definir estratégias de portfólio, de preços e até vender serviços atrelados aos produtos. A Ambev, por exemplo, aposta alto no Bees, seu serviço de vendas digitais para bares e restaurantes. Além das próprias cervejas e refrigerantes, o grupo abriga em seu ecossistema “lojinhas” da BRF, M. Dias Branco, Pernod Ricard e Beam Suntory. Até o fim do primeiro trimestre, o volume bruto de mercadorias vendidas (GMV, na sigla em inglês) anualizado alcançou R$ 1,2 bilhão. A própria BRF se uniu à empresa de tecnologia VTex para desenvolver um “marketplace” no Chile. O modelo de plataforma B2B, sigla em inglês para vendas entre empresas, está hoje “no momento que o B2C [vendas ao consumidor final] estava há 10 anos”, diz o vice-presidente de B2B da empresa de tecnologia Infracommerce, Guido Carelli. Ele se refere ao crescimento da digitalização das vendas entre as empresas e à multiplicação de plataformas “marketplace”. Somente neste ano, a unidade de negócio comandada por Carelli está desenvolvendo de 15 a 20 “marketplaces” de empresas. Fonte: Valor Invest / Foto: Divulgação/Valor Invest

Penúltimo dia para se inscrever no Seminário Itinerante da ComJovem Bahia

Na próxima sexta-feira, 22 de julho, acontece no Novotel Rio Vermelho em Salvador a edição Bahia do Seminário Itinerante da COMJOVEM. O evento realizado pela NTC&Logística tem como objetivo levar conteúdo técnico e incentivar o relacionamento entre empresários da região. Confira abaixo a programação e se inscreva PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR 14h00 – Abertura André de Simone – Coordenador Nacional da COMJOVEM Geovani Serafim – Vice-coordenador Nacional da COMJOVEM Guilherme Elias – Coordenador do Núcleo da COMJOVEM Bahia Francisco Pelucio – Presidente da NTC&Logística Décio Sampaio Barros – Presidente da Fetrabase Rogério de Souza – Presidente do Setceb 14h20 – Momentos Parceiros NTC 14h30 – Apresentação COMJOVEM 14h40 – Comunicados especiais / Ação Social COMJOVEM Bahia 14h50 – Contratação de Transportadores Autônomos após o julgamento da ADC 48 pelo STF Palestrante: Narciso Figueiroa Jr – Assessor Jurídico da NTC&Logística 16h00 – Momentos Parceiros NTC 16h10 – Piso Mínimo de Frete Palestrante: Lauro Valdivia – Assessor Técnico da NTC&Logística 17h20 – Encerramento O Seminário Itinerante – Edição Bahia é uma realização da NTC&Logística por meio do Núcleo COMJOVEM Bahia, tendo como entidades anfitriãs o SETCEB e a Fetrabase, com o patrocínio da Apisul, IVECO, Mercedes-Benz e Volkswagen Caminhões e Ônibus, apoio da Toro Pneus, apoio logístico da Braspress, e o apoio institucional da CNT/SEST SENAT/ITL e da FUMTRAN. Faça já sua inscrição https://www.portalntc.org.br/eventos/seminario-itinerante-comjovem-bahia/ Serviço Data: 22 de julho às 14h Local: Novotel Rio Vermelho, situado à Rua Monte Conselho, 505 – Rio Vermelho, Salvador – BA, 41940-370 Fonte: NTC&Logística

Programa Despoluir coloca em evidência serviços ambientais para o transporte

Avaliação da Qualidade do Diesel é uma das ações que torna os veículos pesados mais eficientes Em 15 anos de atuação, o Programa Despoluir traz consigo um legado ambiental pioneiro no transporte, com resultados robustos. São iniciativas realizadas pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), em conjunto com o SEST SENAT, que orientam as empresas para uma correta gestão ambiental. As medidas incentivam a expansão de ações de sustentabilidade dos segmentos rodoviários de cargas e passageiros e colocam em evidência ações como a Avaliação da Qualidade do Diesel. Criado em 2016, esse serviço permite aferir se o tanque de armazenamento e o combustível presentes nas empresas de transporte rodoviário estão contaminados com água, impurezas ou solventes. As inconformidades na composição do diesel provocam perdas de eficiência energética, o que aumenta o consumo e as emissões de poluentes na atmosfera. Apesar do pouco tempo de atividade, a Avaliação da Qualidade do Diesel contabiliza 1.340 avaliações realizadas. Na prática, o serviço gratuito de análise do combustível já atendeu mais de 200 empresas. A qualidade do diesel é fundamental para evitar gastos desnecessários, como custos com manutenção corretiva dos veículos, além de propiciar a conservação de peças mecânicas automotivas.  Para fortalecer a sustentabilidade ambiental nas empresas de transporte, o Despoluir oferece, adicionalmente, o Serviço de Orientação Ambiental ao Transportador. Lançado em meados do ano passado, o projeto-piloto acompanha as medidas adotadas pelas empresas para reforçar boas práticas e promover a excelência ambiental no transporte. A expectativa da CNT é alcançar, em 2022, a conclusão dos treinamentos teóricos e práticos e iniciar o atendimento aos participantes dessa linha de ação. A largada de toda essa mobilização ampara-se na primeira experiência exitosa do Programa Despoluir quando, na sua criação, em 2007, lançou a Avaliação Veicular Ambiental, um serviço gratuito de inspeção de opacidade de veículos movidos a diesel que atende todo o Brasil. Ao longo desses 15 anos, essa linha de ação acumula 3,6 milhões de aferições realizadas, atendendo mais de 55 mil transportadores. Seu foco é a melhoria da qualidade do ar, especialmente nos grandes centros urbanos. Assim, o Programa atinge seu propósito de contribuir com o meio ambiente, reduzindo as emissões de poluentes atmosféricos, melhorando a qualidade do ar e gerando benefícios à sociedade. A CNT e o SEST SENAT, por sua vez, cumprem o seu principal objetivo: contribuir para o desenvolvimento sustentável do setor de transporte no Brasil e envolver o transportador, engajando-o em ações de responsabilidade socioambiental.Leia também: Despoluir completa 15 anos Foto: Augusto Ratis Fonte: Agência CNT Transporte Atual

Pesquisa: mercado no 1º semestre de 2022

Você transportador, participe da pesquisa e contribua com as informações A NTC&Logística está realizando uma pesquisa com as empresas de transporte de carga para verificar a situação econômica do TRC no primeiro semestre de 2022. São algumas questões, todas de múltipla escolha, que podem ser respondidas em poucos minutos. Acesse aqui: Agradecemos sua participação. Fonte: NTC&Logística

ANP faz audiência pública sobre mudanças nas especificações do óleo diesel

A ANP concluiu na última sexta-feira (15/7) a Audiência Pública relativa à minuta de resolução que, entre outras providências, estabelece as novas especificações nacionais dos óleos diesel S10 e S500 de uso rodoviário e medidas de controle de qualidade. A audiência teve início no dia 6/7 e, devido ao grande número de expositores, foi continuada em 15/7. A nova resolução revisará a Resolução ANP nº 50/2013, em consonância com o papel da ANP de promover a melhoria da qualidade regulatória. A minuta está alinhada à Resolução nº 16/2018, do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que, entre outras determinações, dispôs sobre o aprimoramento, pela ANP, das especificações da qualidade do biodiesel e dos óleos diesel A e B.   As principais propostas de alteração constantes da minuta são:   – Alteração de limites de parâmetros das especificações dos diesel S10 e S500, a exemplo da estabilidade à oxidação, do ponto de entupimento à frio, índice de acidez e do teor de água;    – Inclusão de exigências de procedimentos de boas práticas de manuseio, transporte e armazenamento dos óleos diesel A e B;    – Introdução do coprocessamento como alternativa de produção de óleo diesel, adicionando à matriz de combustíveis de transporte do país produto que encerra parcela renovável, o que contribuirá para a mitigação das emissões de dióxido de carbono;   – Alteração da definição de óleo diesel A, permitindo que qualquer matéria-prima não renovável seja utilizada na sua produção, desde que o produto final resulte em hidrocarboneto com características similares ao óleo diesel; e   – Descontinuidade do óleo diesel S500 de uso rodoviário e do S1800 de uso não rodoviário, com sua substituição pelo óleo diesel S10, de baixo teor de enxofre. Com esse propósito, a minuta traz dispositivo prevendo que a ANP, após ouvir produtores e importadores, definirá, no prazo de até quatro meses, plano e cronograma para execução da substituição do S500 e S1800 pelo S10.  A descontinuidade do óleo diesel S500 não só inova a matriz de combustíveis de transporte do país,  como aperfeiçoa a qualidade do óleo diesel B trazendo benefícios para a motorização veicular, para o meio ambiente, para a saúde humana e para a proteção de interesses do consumidor.   Para chegar à proposta, as equipes técnicas da ANP utilizaram a Matriz GUT (ferramenta de priorização baseada nos critérios gravidade, urgência e tendência) para os eixos da revisão analisados, relativos à qualidade do produto. A mais disso, foram avaliadas experiências internacionais e diversos estudos técnico-científicos e realizados debates técnicos preliminares com vários agentes econômicos da cadeia de abastecimento.   O tema também passou por consulta pública de 45 dias. As sugestões recebidas nessa etapa de participação social serão avaliadas pela área técnica, para alteração ou não da minuta original. O texto consolidado passará por análise jurídica da Procuradoria Federal junto à ANP e por aprovação da Diretoria Colegiada da Agência, antes de sua publicação.  + Veja a gravação da audiência: Parte 1 Parte 2 Fonte: gov.br