Programa Despoluir participa do evento SEST SENAT de Portas Abertas
O Programa Ambiental do Transporte – Despoluir, participou da primeira edição da Mobilização SEST SENAT de Portas Abertas. O técnico do Despoluir e do Sistema Fetransul, Josué Seibel esteve presente orientando sobre a importância da sustentabilidade no transporte.O evento ocorreu na unidade do SEST SENAT de Carazinho e recebeu motoristas, trabalhadores do transporte e comunidade local. Moisés Santos, presidente do Sindicar, sindicato filiado a federação, prestigiou o evento. “Fizemos questão de participar, o trabalho realizado pelo SEST SENAT em Carazinho, através do Diretor Eder Dalberto, tem sido fundamental. A divulgação dos serviços oferecidos, faz com que a comunidade também possa ter conhecimento e usufruir dos mesmos. As linhas de ação desenvolvidas pelo Despoluir, são extremamente relevantes, pois auxiliam para minimizar a poluição no meio ambiente. Nosso sindicato está de portas abertas para apoiar e trabalhar junto em prol dos trabalhadores do transporte”, afirma o presidente Moisés. Mobilização nacional As ações acontecem de 23 a 31 de julho em comemoração ao Dia do Motorista. As equipes do SEST SENAT irão ao encontro dos trabalhadores, em centenas de pontos, de todo o Brasil, como locais de parada e trânsito dos motoristas profissionais e nas empresas do setor, para levarem informações, conhecimento e cuidados a esses profissionais. Durante a ação, os motoristas serão orientados sobre a importância da qualificação para o mercado de trabalho e dos cuidados com a saúde, bem como conhecerão o portfólio de serviços ofertados pelas unidades do SEST SENAT. Veja aqui os locais da mobilização.
Brasil está entre países que mais reduzem impacto ambiental do agronegócio, diz Ipea

País é o primeiro no indicador poupa-florestas e fica atrás apenas da Argentina em relação à capacidade produtiva da agricultura por unidade de emissão de gases de efeito estufa O Brasil está entre os países que mais reduzem a emissão de gases de efeito estufa durante os processos de produção agropecuária, desde o plantio até a colheita. É o que concluiu um estudo divulgado na quinta-feira (9) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com base na projeção da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). O relatório analisou a posição do Brasil em diferentes indicadores de sustentabilidade frente a sete grandes agroexportadores: Argentina, Canadá, China, França, Alemanha, Índia e Estados Unidos. O levantamento do Ipea mostra que, atualmente, com o mesmo volume de emissão gerada há dez anos, o agronegócio brasileiro produz 2,1% mais insumos. Na prática, o estudo aponta que, com a tecnologia atual, “produzir 1kg de alimento no Brasil gera menos emissões do que no passado”. Em relação à capacidade produtiva da agricultura por unidade de emissão de gases de efeito estufa, o Brasil fica atrás apenas da Argentina, no indicador entre 1990 e 2020. Nesse período, o Brasil reduziu a necessidade de emissão desses gases em 2,1%, enquanto essa redução chegou a 3,1% no país vizinho. Alemanha e Índia são nações que também figuram nas primeiras posições, segundo o Ipea. “A população mundial aumentou ao longo dos anos e a demanda por alimentos cresceu também. Consequentemente, de uma forma lógica, é necessário expandir a utilização de terras para a agricultura. Se a gente utilizasse a tecnologia do passado, teríamos que desmatar uma área muito maior de floresta do que estamos fazendo hoje em dia. Isso mostra a importância de adotar tecnologias de ponta”, explica José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho, pesquisador do Ipea. O chamado efeito poupa-florestas foi outro indicador utilizado para comparar a capacidade dos países de reduzir o impacto ambiental na produção agropecuária. O índice aponta a extensão de terra que o país consegue poupar, por meio de mudanças tecnológicas e técnicas, mantendo ou aumentando a produção de alimentos. De acordo com os dados do Ipea, nesse quesito, o Brasil lidera o ranking dos países comparados. Em 2020, o índice do território nacional brasileiro foi de 43,2%. Logo em seguida vem a Índia, com 34,5%. No entanto, na avaliação do Ipea o desempenho indiano esteve associado exclusivamente à produção agrícola, enquanto o brasileiro se explica por ganhos de produtividade na agricultura e pecuária. Veja o ranking dos países de acordo com o índice poupa-florestas: Brasil (43,2%) Índia (34,5%) Argentina (13,8%) Estados Unidos (8,9%) Canadá (2,5%) França (2,5%) China (1,6%) Alemanha (1,4%) Recorde da safra Dados do 9º Levantamento da Safra de Grãos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgados nesta quarta-feira (8), apontam que a safra 2022 deve bater recorde, estimada em 271,28 milhões de toneladas. Em 2020, o país teve a sua maior safra de grãos até o momento, com 257 milhões de toneladas, segundo dados do Ipea. Em 2021, a produção foi levemente menor do que no ano anterior, com 255,5 milhões de toneladas. Segundo nota técnica do Ipea, o Brasil sofre impacto maior da inflação de alimentos do que o resto do mundo. Enquanto na safra global, a inflação foi de 5,5% no período entre 2020 e 2021, no Brasil, esse número dobra. De acordo com o relatório, a pressão dos preços acontece por “choques adversos”, como a reabertura das economias pós-pandemia, altos preços do petróleo e energia, guerra na Ucrânia e escassez de insumos vindos da China. Fonte: CNN Brasil
Empreendedorismo feminino no Brasil aumenta 41% durante a pandemia, diz LinkedIn
Representação da liderança feminina no Brasil é de 27%, abaixo da média global de 31%, segundo a pesquisa A quantidade de mulheres que começaram a empreender cresceu globalmente durante a pandemia, de acordo com dados do LinkedIn. No Brasil, a porcentagem de novas empreendedoras aumentou 41% em 2020, em comparação com crescimento de 22% em relação aos homens que começaram a empreender no período. Os dados da plataforma mostraram que a representação da liderança feminina no Brasil é de 27%, o que coloca o país na 27ª posição dos países citados pela pesquisa e abaixo da média global de 31%. O aumento de mulheres empreendedoras é visto como consequência de uma série de desafios que elas enfrentam em suas vidas profissionais. A pandemia fez com que muitas mulheres tivessem que assumir a dupla responsabilidade de trabalhar e cuidar de casa ou da família, forçando-as a buscar mais flexibilidade do que a oferecida por seus empregadores, aponta o estudo. Além disso, a probabilidade de promoções internas de liderança para os homens foi 52% maior em relação às mulheres, em média, em 2021, segundo ano da Covid-19. Fonte: CNN Brasil/ Foto: Getty Images
Empresas apostam na gestão de frota sustentável
Transporte é uma das atividades mais emissoras de carbono do mercado brasileiro — em 2020, foi responsável por 185,4 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera, segundo relatório do Observatório do Clima. Grande parte desse cenário se deve ao transporte de cargas, que se tornou indispensável durante a pandemia da Covid-19 e segue crescendo. Muitas empresas estão cientes disso e trabalham ativamente para reduzir o impacto negativo que causam no meio ambiente. Associada à agenda ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança), que reúne critérios cada vez mais importantes para investidores, a gestão de frotas sustentável consolida-se a cada dia mais como uma tendência do setor logístico. “O assunto sustentabilidade tem sido cada vez mais abordado nas empresas. A gestão dos negócios tem olhado para esse tema, traçando metas estratégicas para diminuir impacto ambiental, principalmente na cadeia de abastecimento e logística”, destaca Mirane Lima, gerente de desenvolvimento de negócios da eSaless, empresa da cadeia logística e de negócios. Contudo, o Brasil ainda tem um grande desafio para fazer essa mudança. “O último relatório publicado sobre o transporte de cargas no país já apontava que os caminhões emitem mais carbono que todo o setor de energia. É um número bem considerável, em média 39% do total das emissões. Só que o principal modal brasileiro é o rodoviário – o que mais polui e o que a gente mais necessita. A prioridade, então, é descarbonizar esses veículos”, avalia Mirane. Uma das empresas que encara esse desafio é a ReiterLog, que desenvolve soluções em transporte para negócios. Focada em logística verde, possui uma frota composta por 1.800 ativos próprios, dos quais 10% operam de forma sustentável — 124 veículos são 100% GNV (Gás Natural Veicular), oito são totalmente elétricos e 25 são híbridos. “Acredito que se fala muito em sustentabilidade, mais do que se falava anteriormente, porque realmente é uma necessidade. Não é um modismo”, diz a diretora comercial e ESG da ReiterLog, Vanessa Reiter Pilz. A sustentabilidade na gestão de frotas, contudo, não precisa estar apenas no consumo de combustível. A Energisa, sexto maior grupo de distribuição de energia elétrica do País, apostou na digitalização para ter processos mais verdes. A gestora de frotas da empresa, Luine de Paula Freitas, mostra que existem soluções que unem a consciência ambiental com a eficiência logística. A Heineken Brasil, gigante da produção de cervejas, também adotou o checklist digital para otimizar a rotina dos motoristas – semelhante à Energisa, a multinacional percebeu uma redução de 700 mil folhas utilizadas por ano. Entretanto, para trazer a tecnologia à logística, é preciso que toda a frota entenda a sua importância para a sustentabilidade do negócio e, principalmente, como ela funciona. É muito importante trazer tecnologia para ser mais prático para o nosso negócio e nossos condutores, que estão na rua todos os dias”, considera a gestora de frotas da Heineken Brasil, Ana Wolff. Para ter um desenvolvimento sustentável do segmento de transportes, a mudança precisa ser coletiva. E mais: a tecnologia tem um papel importante nesse cenário, ao automatizar processos, levantar dados, bem como economizar e mitigar resíduos. Em esforço colaborativo, surgiu a Next Log, projeto que, liderado por uMov.me e eSales, promove o desenvolvimento e a eficiência do setor por meio de conteúdo, serviços e construção de comunidade. “Atuar de forma colaborativa e aliada à tecnologia é a chave para desenvolvermos o setor de transportes com sustentabilidade. Até porque ser sustentável é justamente utilizar recursos de forma consciente e eficiente, gerando impacto positivo para o meio ambiente, as pessoas e também para o negócio”, afirma o CEO da uMov.me, Alexandre Trevisan. Fonte/Foto: ESALES/DIVULGAÇÃO/JC
Sinditransportes e Comunidade Capela Santa Cruz, realizam Festa dos Motoristas em Santana do Livramento
No último domingo (24), o Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Cargas Nacional e Internacional de Santana do Livramento – Sinditransportes e a Comunidade da Capela Santa Cruz, realizaram a 30° edição da Procissão Internacional de São Cristóvão em homenagem ao Dia do Motorista que comemora-se no dia 25 de julho. O evento acontece anualmente e conta todos os anos com o apoio do Sinditransportes. Angelo Mello, presidente do sindicato destaca a importância do motorista profissional para o setor. “Eles são os nossos heróis da estrada e possuem um papel muito relevante no transporte. Nosso sindicato organiza com muito carinho o evento que tem como principal objetivo promover um dia de atividades para o motorista e seus familiares”, conclui. Além da procissão, o evento contou com a tradicional missa na Capela Santa Cruz seguido de almoço. As equipes organizadoras, arrecadaram alimentos não perecíveis que posteriormente serão doados para famílias carentes.
Auxílio de R$ 1 mil para caminhoneiros começa a ser pago em 9 de agosto; veja calendário
‘Voucher’ será pago em seis parcelas para cerca de 900 mil transportadores autônomos de cargas. As duas primeiras parcelas do auxílio de R$ 1 mil para os caminhoneiros de todo o país serão pagas em 9 de agosto. Essas parcelas são referentes aos meses de julho e agosto, segundo o Ministério do Trabalho e Previdência. O pagamento das demais quatro parcelas do auxílio seja realizado até dezembro. Veja calendário abaixo: O chamado Benefício Emergencial aos Transportadores Autônomos de Carga (BEm Caminhoneiro) deve beneficiar cerca de 900 mil transportadores autônomos de cargas, estima o governo. O benefício faz parte do pacote social pré-eleitoral criado pela chamada PEC Kamikaze, promulgada pelo Congresso no dia 14 de julho. Entre outros pontos, a emenda constitucional aumentou o valor do Auxílio Brasil de R$ 400 para R$ 600, ampliou o vale-gás e criou um “voucher” para caminhoneiros e um auxílio para taxistas. O custo total do pacote pré-eleitoral chega a R$ 41,2 bilhões. No caso dos caminhoneiros, o total liberado é de R$ 5,4 bilhões. Ainda não há previsão de como os valores serão repassados aos trabalhadores. Uma portaria ainda será publicada para regulamentar os detalhes do pagamento do benefício. O governo anunciou nesta segunda-feira também o calendário de pagamentos do auxílio-taxista. Quem tem direito Têm direito ao benefício os transportadores autônomos de cargas devidamente cadastrados no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) até 31 de maio de 2022. O pagamento mensal do benefício no valor de R$ 1 mil será feito independentemente do número de veículos que eles possuírem. Os profissionais não precisarão apresentar comprovantes de compra de óleo diesel para ter direito ao valor. Os profissionais deverão estar com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o CPF válidos. Os dados dos caminhoneiros são repassados ao Ministério do Trabalho e Previdência pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), ligada ao Ministério da Infraestrutura. Antes de liberar os recursos, o ministério verifica quais profissionais terão direito ao benefício. A Dataprev, empresa de tecnologia parceira do governo federal, será responsável pela análise, cruzamento e checagem dos dados recebidos da ANTT com informações disponíveis em bases de dados do governo federal, a fim de verificar os critérios estabelecidos. O objetivo é identificar os profissionais elegíveis a receberem o benefício. MEI Caminhoneiro está incluído A categoria de MEI Caminhoneiro poderá, como transportador autônomo de cargas cadastrado no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC), receber o benefício. Esse registro deve ter sido feito até 31 de maio de 2022. A categoria de MEI Caminhoneiro foi criada em dezembro de 2021, colocando os caminhoneiros no rol de profissões que podem se formalizar como microempreendedores individuais (MEIs) e garantir os direitos previdenciários, sociais e tributários da categoria. Por Marta Cavallini, G1 / Foto: Thomaz Silva/Agência Brasil
Seminário itinerante da ComJovem Bahia atraiu transportadores de Salvador e região
Na última sexta-feira (22), o centro de eventos do Novotel Salvador ficou cheia de empresários com interesse de conhecer um pouco mais sobre a comissão de jovens empresários da NTC&Logística e dos conteúdos que foram apresentados especialmente para eles. Devido a compromissos e contratempos pessoais, o presidente da NTC&Logística, Francisco Pelucio, o presidente do SETCEB, Rogério de Souza e o coordenador nacional da COMJOJOVEM, André de Simone não estiveram presencialmente e a apresentação do evento ficou a cargo do vice-coordenador nacional, Geovani Serafim. Em sua fala inicial, Geovani relembrou sua trajetória no setor de transportes e também como foi convidado para participar da COMJOVEM, o que segundo ele foi uma grande oportunidade e tem sido, para poder se desenvolver ainda mais como empresário do setor. Dando sequência, o coordenador do núcleo da Bahia, Guilherme Elias falou da importância da realização do seminário em Salvador. “Estamos muito felizes e gratos por vocês estarem aqui, não foi um trabalho fácil, e é importante ver a casa cheia para podermos aprender um pouco mais do setor. Quero agradecer a NTC&Logística pela oportunidade e todos os patrocinadores e apoiadores do evento”, ressaltou. O ex-presidente do SETCEB, Antônio Siqueira, representou a entidade e comentou sobre a felicidade de estar em um evento da NTC por meio da COMJOVEM. “Muito feliz em ver a casa cheia e de tantos jovens empresários, é sempre importante participar de atividades como essas que ajudam o setor a evoluir e melhorar de verdade. Quero cumprimentar o presidente Francisco Pelucio e toda a NTC&Logística por essa oportunidade”, destacou. Na sequência, o vídeo do presidente Francisco Pelucio cumprimentando os convidados e as autoridades presentes foi passado, bem como do coordenador nacional, André de Simone. Geovani Serafim, aproveitou o momento e passou números importantes da COMJOVEM, para que os presentes pudessem ter acesso ao tamanho da Comissão. E também falou dos 15 anos da Comissão e do evento que será realizado em Fortaleza, Ceará nos dias 23 a 27 de novembro. Dando continuidade, o assessor jurídico da NTC&Logística, Narciso Figueirôa Júnior falou a contratação do transportador autônomo de cargas após o julgamento da ADC 48 e os aspectos jurídicos da terceirização de mão de obra no TRC e as cautelas que devem ser tomadas pelas empresas para redução do passivo trabalhista neste tema. Após foi a vez do assessor técnico da entidade, Lauro Valdivia que comentou sobre os custos das transportadoras, fazendo uma análise completa dos custos e do impacto nas empresas. Também fez comparações por meio do que as empresas cobram e deixam de cobrar no dia a dia. Ele fez alertas importantes quanto ao repasse de custos para os embarcadores, mediante as altas despesas não previstas, e reforçou sobre o gatilho nos contratos, para minimizar danos e manter as empresas. Ao fim das palestras os empresários presentes puderam participar ativamente com perguntas e comentários sobre os temas apresentados. Finalizando o evento, Serafim agradeceu a participação de todos os presentes, a presidência da NTC&Logística, a hospitalidade dos baianos com a comitiva da entidade e comissão, além da presença do ex-presidente do SETCEB Antônio Siqueira e do empenho do coordenador da Bahia, Guilherme Elias. O Seminário Itinerante – Edição Bahia foi uma realização da NTC&Logística por meio do Núcleo COMJOVEM Bahia, tendo como entidades anfitriãs o SETCEB e a Fetrabase, com o patrocínio da Apisul, IVECO, Mercedes-Benz e Volkswagen Caminhões e Ônibus, apoio da Toro Pneus, apoio logístico da Braspress, e o apoio institucional da CNT/SEST SENAT/ITL e da FUMTRAN. Fonte: NTC&Logística
ANTT vota pela atualização da tabela do piso mínimo pelo IPCA

4. DA PROPOSIÇÃO FINAL 4.1. Ante o exposto, considerando as informações assentadas nos autos, VOTO no sentido de que a Diretoria Colegiada, no uso de suas atribuições, delibere por: a. aprovar a dispensa de elaboração de Análise de Impacto Regulatório, nos termos do previsto no Capítulo II, Seção I, Art. 96, da Resolução ANTT nº 5.976, de 07 de abril de 2022; b. aprovar a dispensa de realização de Processo de Participação e Controle Social, nos termos da Resolução ANTT nº 5.624, artigo 7º, §1º, por se tratar de aplicação de determinação legal; c. aprovar o reajuste dos parâmetros mercadológicos pelo IPCA acumulado no período de dezembro de 2021 a junho de 2022, de 6,26%, e aplicação do valor do diesel S10 de 7,583 reais por litro, referente aos valores divulgados pela ANP para o período de 10/07/2022 a 16/07/2022, nas tabelas constantes dos anexos da Resolução ANTT nº 5.867/2020 e a alteração das tabelas vinculativas com os coeficientes de pisos mínimos referentes ao quilômetro rodado na realização de fretes, por eixo carregado; e d. determinar a publicação da Minuta de Resolução (SEI nº 12357258) e Anexo (SEI nº 12348227), até dia 20 de julho de 2022, em atendimento ao parágrafo 1º do artigo 5º da Lei nº 13.703, de 8 de agosto de 2018. Clique aqui e confira na íntegra!
SEST SENAT realiza mobilização e abre as portas das suas unidades para comemorar o Dia do Motorista
A partir de 23 de julho, haverá ações em todas as regiões do país Os motoristas profissionais contribuem para movimentar 60% das cargas no Brasil. Além disso, são eles que realizam entregas, transportam pessoas doentes para os hospitais, deixam e buscam as crianças nas escolas e nos ajudam a chegarmos ao nosso destino para que possamos cumprir as nossas tarefas diárias. Para reconhecer todo esse esforço e celebrar o Dia do Motorista, comemorado em 25 de julho, o SEST SENAT promoverá duas grandes ações. Nos dias 23 e 24 de julho, será realizada a primeira edição do SEST SENAT de Portas Abertas. As unidades do SEST SENAT, em todo o país, contarão com uma programação especial para receber os motoristas e seus familiares. Na oportunidade, eles poderão conhecer os serviços da instituição, receber dicas de saúde e ter um momento de descontração e felicidade. Procure a unidade mais próxima e conheça a programação do SEST SENAT de Portas Abertas. Algumas unidades farão a ação nos dois dias e outras, em apenas um dos dias. Fiquem atentos! Vale lembrar que as portas das unidades estão sempre abertas para os trabalhadores do transporte e seus familiares. Nelas, eles encontram atividades de esporte e lazer para todo mundo, capacitação profissional e atendimento de saúde em diversas áreas, como nutrição, odontologia, fisioterapia e psicologia. Mobilização nacional Além das ações específicas do final de semana, entre os dias 23 e 31 de julho, será promovida mais uma edição da mobilização nacional em comemoração ao Dia do Motorista. As equipes do SEST SENAT irão ao encontro dos trabalhadores, em centenas de pontos, de todo o Brasil, como locais de parada e trânsito dos motoristas profissionais e nas empresas do setor, para levarem informações, conhecimento e cuidados a esses profissionais. Durante a ação, os motoristas serão orientados sobre a importância da qualificação para o mercado de trabalho e dos cuidados com a saúde, bem como conhecerão o portfólio de serviços ofertados pelas unidades do SEST SENAT. Fonte: SEST SENAT
ANTT prorroga Tomada de Subsídios sobre o vale pedágio obrigatório
Período de contribuições foi estendido até o dia 5 de agosto A Tomada de Subsídios nº 4/2022, realizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com o objetivo de coletar sugestões de aprimoramento do regulamento do vale pedágio obrigatório (Resolução ANTT nº 2.885, de 09 de setembro de 2008), foi prorrogada até as 18h do dia 5 de agosto de 2022. A documentação relativa à Tomada de Subsídio nº 4/2022 está disponível no sítio eletrônico da ANTT na página do Sistema ParticipANTT. Informações e esclarecimentos adicionais poderão ser obtidos pelo e-mail ts004.2022@antt.gov.br. Saiba mais sobre a Tomada de Subsídios no Canal ANTT no Youtube. A decisão que adia o término da tomada de subsídios está disponível no sítio eletrônico: Diário Oficial da União publicado em 21/07/2022 | Edição:137 | Seção: 3 | Página: 89. Fonte: gov.br