Cadastro de bons motoristas começa a valer nesta quinta no país; condutores vão ter vantagens se não cometerem infrações

Inscrição no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) já está disponível e permite que DF e estados concedam benefícios fiscais ou tarifários para quem não recebeu multa de trânsito em 12 meses. Vantagens começam a ser oferecidas em 13 de outubro. O Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), também conhecido como cadastro de bons motoristas, começa a valer nesta quinta-feira (22) em todo o país. Os interessados já podem autorizar a inclusão no programa, pelo Portal de Serviços do Senatran ou pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), na opção “Consulte sua situação no cadastro positivo de condutores”. Com a iniciativa, as unidades da federação podem conceder benefícios fiscais ou tarifários, como descontos em impostos e pedágios, para condutores que não tenham cometido infração de trânsito nos últimos 12 meses. Apesar do início do cadastro nesta quinta, os benefícios só começam a ser concedidos a partir do dia 13 de outubro, quando o RNPC será ativado. As vantagens oferecidas serão definidas por cada unidade da federação. Ao g1, o GDF informou que os benefícios que serão concedidos aos condutores da capital ainda estão em estudo pela Secretaria de Economia. Regras A medida foi regulamentada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em julho deste ano. De acordo com o Ministério da Infraestrutura, o cadastro no RNPC será voluntário e não automático. Ou seja, o motorista vai ter de manifestar interesse em ser incluído na lista, por meio do aplicativo da CDT, ou no site da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). No ano passado, o secretário nacional de trânsito, Frederico Carneiro, disse, em audiência pública na Câmara dos Deputados, que as vantagens podem incluir, por exemplo, descontos em tributos, pedágios e nos valores de locação e seguro de veículos, entre outros benefícios. O cadastro no registro será excluído em casos de: Solicitação por parte do motorista; Quando houver registro de infração de trânsito; Quando o cadastrado tiver o direito de dirigir suspenso; Quando a carteira de motorista estiver cassada ou vencida há mais de 30 dias; Se o cadastrado estiver cumprindo pena privativa de liberdade. O sistema deve ser atualizado mensalmente, até o oitavo dia útil de cada mês, pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Para consultar se está na lista, o motorista deverá fornecer nome completo e CPF. A consulta ao RNPC será garantida a todos os cidadão, segundo a norma. Fonte: G1 / Foto: TV Globo/Reprodução

CNH ficará R$ 377 mais barata com retirada de simulador, mas decisão ainda não está em vigor

Sindicato das autoescolas vai recorrer da decisão, com argumento de que o equipamento dá mais segurança aos futuros condutores. Caso seja mantida a decisão judicial que retira a obrigatoriedade do simulador nas aulas preparatórias, o preço da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria B será reduzido em 13,91% para os gaúchos. O equipamento é uma exigência somente no Rio Grande do Sul, frente aos demais Estados brasileiros. As cinco aulas no equipamento custam R$ 377,60 – R$ 75,52 cada. A habilitação do tipo B, para conduzir carros, exige o desembolso de ao menos R$ 2.714,16 (já contabilizadas as aulas no simulador), total que cairá para R$ 2.336,56.  Contudo, as lições no simulador seguem obrigatórias, o que mudará somente após uma determinação definitiva da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), que terá de informar os termos para cumprir a ordem judicial ao Departamento de Trânsito do Estado (Detran-RS).  A mudança não tem efeito imediato pois cabe recurso sobre a deliberação da 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), expedida na noite de quarta-feira (21).  A ação, ajuizada em 2019 pelo Sindicato dos Centros de Habilitação de Condutores de Auto e Moto Escolas (SindiCFC-RS), busca manter o aparelho como não-opcional, anulando a resolução 778/2019 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que tornou opcional o uso dos simuladores de direção para a formação dos motoristas nas autoescolas. O presidente da entidade, Vilnei Pinheiro Sessim, afirmou à reportagem, na manhã desta quinta-feira (22), que irá recorrer, em nome da segurança do usuário. O Detran reitera que, quem buscar um CFC hoje, terá de contratar as cinco aulas no simulador. Se derrubado, o treinamento será opcional, com o aluno podendo escolher quantas simulações quer contratar.  Entenda o caso  Em abril de 2020, a 6ª Vara Federal de Porto Alegre proferiu sentença negando o pedido de anulação da medida. O SindiCFC-RS recorreu, então, ao TRF4. A entidade argumentou que a resolução questionada foi uma mudança decidida unilateralmente pelo Contran. Em maio deste ano, a 3ª Turma do tribunal, por unanimidade, negou provimento à apelação, mantendo o entendimento pelo uso facultativo dos simuladores em CFCs do Estado. Contraria à obrigatoriedade dos simuladores, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) apontou que, mesmo após duas decisões desobrigando a utilização do simulador, os efeitos suspensivos prologavam a situação, deixando o Rio Grande do Sul com a CNH mais cara da Região Sul e gerando um ônus aos usuários superior a R$ 88 milhões em aulas com o equipamento.  Além disso, a PGE apontou que o ato emanado pelo Contran, que o sindicato buscava invalidar, foi antecedido de amplo debate contando com a participação da própria entidade sindical.  Na sessão de quarta-feira, foram julgados os embargos de declaração interpostos pelo sindicato, com a rejeição de forma unânime de mais esse recurso. O sindicato das autoescolas também emitiu uma nota sobre a decisão. Confira abaixo na íntegra: “O SINDICFC ainda não foi notificado da decisão e julgamento do TRF4, sobre a questão da nulidade da resolução do Contran, que trata de diversos fatores, dentre eles as aulas de simulador.  Entendemos que a formação qualificada dos condutores, visando reduzir a acidentalidade e mortes no trânsito deve ser prioridade de governo.   O simulador é importante ferramenta pedagógica que possibilita ministrar aulas em condições adversas e ensinar o jovem aprendiz em ambiente de condições seguras.  Os CFCs do RS são os únicos no Brasil que seguem fielmente o CTB e as resoluções do Contran com uma formação qualificada dos condutores.   Vamos recorrer ao STJ da decisão do TRF 4, tão logo sejamos intimados.   Também já protocolamos pedido de reunião urgente com Detran, tratando das regras técnicas e operacionais, para evitar transtornos aos usuários.  Os serviços seguem sendo prestados aos usuários, garantindo a boa formação do condutor“. Fonte: GaúchaZH Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

Inscrições abertas para a 35ª Assembleia Geral Ordinária da CIT

A Câmara Internacional da Indústria de Transportes (CIT) realizará a 35ª Assembleia Geral Ordinária, nos dias 15 e 16 de novembro de 2022, no Fiesta Resort All Inclusive, Puntarenas, Costa Rica. No evento, serão debatidos os temas: Facilitação do Trânsito nas Fronteiras (UNCTAD/ONU-CIT-CNT); e Meio Ambiente: Certificação CQCIT e CIT Green. Para detalhes da programação, reservas e demais informações podem ser obtidas no site no site da cit https://www.cit-international.org/ História A Câmara Internacional da Indústria de Transportes (CIT) foi fundada em 25 de maio de 2002, por iniciativa da Confederação Nacional do Transporte (CNT). A CIT é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, com estrutura e abrangência internacional, e tem como objetivo primordial defender e zelar pelos interesses dos transportadores e de suas entidades representativas. A Câmara atua em mais de 30 países do mundo no desenvolvimento, modernização e na interconectividade entre os modais de transporte. As afiliadas e parceiras da CIT incluem empresas, institutos técnicos e centros de educação e pesquisa, entre outros. Serviço Evento: 35ª Assembleia Geral Ordinária da CITQuando: 15 e 16 de novembro de 2022Onde: Fiesta Resort All Inclusive, Puntarenas, Costa Rica.Quem pode participar: integrantes dos Capítulos da CIT, Membros Afiliados, Membros Associados, parceiros e quem mais tiver interesse. Entrada franca. Fonte: CIT

Banco de Alimentos recebe 27 toneladas de doações na final do brasileirão feminino

Ao todo, foram doadas 27 toneladas de alimentos, que ajudarão 300 entidades atendidas pelo Banco de Alimentos de Porto Alegre. O dia 18 de setembro estará eternamente marcado na história do Internacional. Encerrando uma semana de intensa mobilização, a torcida colorada tomou as arquibancadas do Beira-Rio na partida de ida da final do Brasileirão A1. Ao todo, 36.330 pessoas apoiaram as Gurias Coloradas no empate de 1 a 1 com o Corinthians, bateram o recorde de público em uma partida de futebol feminino no Brasil e ainda deram exemplo de solidariedade, doando um total de 27 toneladas de alimentos, que ajudarão 300 entidades atendidas pelo Banco de Alimentos de Porto Alegre. Voluntários do Banco de Alimentos receberam as doações de mulheres, homens, idosos e crianças, um verdadeiro show de solidariedade que formou montanhas de alimentos não perecíveis nos pontos de arrecadação em frente ao Beira-Rio. O novo Caminhão VW do Banco de Alimentos, recentemente doado pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no RS – SETCERGS, TRANSRIO, FACCHINI e ONZEURB foi estreado em grande estilo no evento. O Banco de Alimentos contou também com a logística voluntária das empresas Grupo Troca e Modular, que não mediram esforços para realizar o transporte dos alimentos. Ao todo, foram necessários cinco caminhões e um veículo utilitário para levar os alimentos do Beira-Rio às instalações do Banco de Alimentos de Porto Alegre, localizado no bairro Sarandi Nesta semana, voluntários e nutricionistas se reunirão nas instalações do Banco de Alimentos para realizar a separação e classificação dos alimentos arrecadados no jogo. As cestas de alimentos serão doadas para creches, asilos, lares de excepcionais, associações de bairros, entre outras entidades. As 27 toneladas de alimentos arrecadadas representam mais de 80.000 refeições na mesa das pessoas que mais precisam. Fonte: SETCERGS

NTC&Logística promove reunião ordinária de setembro com destaque para as principais preocupações do setor

Ocorreu na última  sexta-feira (16), a reunião ordinária da diretoria da NTC&Logística, contando com a presença de presidentes de federações e sindicatos, membros da diretoria da entidade e técnicos. O compromisso aconteceu no Palácio dos Transportes e na ocasião, Francisco Pelucio, presidente da NTC & Logística, iniciou agradecendo a presença de todos, citando a importância de cada membro presente nos 59 anos da associação, comemorado no dia 17 de setembro. Após apresentação, Pelucio também informou dos eventos ocorridos e que contaram com a participação da NTC durante o mês, e os próximos agendados às entidades. O presidente da CNT, Vander Costa, abriu  os debates abordando o próximo evento da confederação que ocorrerá em outubro, onde será possível ter ciência dos deputados e senadores eleitos para que possam ser abordados temas pertinentes ao setor rodoviário de cargas. Além disso, salientou: “É muito importante que, assim que soubermos dos elegidos, façam contato com esses deputados, precisamos nos fazer presente”. Durante as discussões, foram abordados temas do setor rodoviário de cargas, como o aumento ou redução do teor e mistura do biodiesel ao óleo diesel e as preocupações dos representantes do TRC com relação às danificações, que podem trazer danos aos motores dos caminhões de transporte. “Nós ficaremos prejudicados com o motor Euro 6 que está chegando com esse biodiesel produzido no Brasil, porque os motores que chegam no país não são os mesmos que os distribuídos na Europa, por exemplo”, comentou Vander. Ainda nas discussões, foram apontadas as taxas relacionadas ao roubo de cargas no país. Segundo o Coronel Souza: “Há uma tendência de 5% no aumento do roubo de cargas com relação ao ano anterior. Estados como Mato Grosso, Goiás, Santa Catarina e Rio de Janeiro são os que estão apresentando melhora nesta questão, mas que ainda precisam de atenção”. Com a palavra, Roberto Mira, vice-presidente de segurança da NTC&Logística, também apresentou pontos relacionados ao roubo de cargas no país, indicando a importância do relacionamento dos membros participantes com o relacionamento e a influência policial. Em complemento, também citou o problema infraestrutural das estradas no país, que colaboram para que estes cenários persistam crescendo no Brasil. Em sequência, Valdete Marinheiro, assessora jurídica da FETCESP, realizou alguns apontamentos ao setor, indicando: “É necessário que as entidade se atentem para a questão do combustível no país, hoje não há dúvidas que combustível, empresa de comunicação, transporte de passageiros e energia elétrica são itens de total essencialidade. O combustível está influenciando no custeio da vida do brasileiro. Para fins de tributação, o TRC não é mais visto como essencial hoje, como foi visto na pandemia”. Com a proximidade das eleições, participantes da reunião também citaram a necessidade de um posicionamento maior com relação às entidades do setor com o governo e a Petrobras. Carlos Panzan, presidente da FETCESP, ainda citou as participações da Federação com o apoio da NTC nos eventos promovidos para discutir as preocupações do setor. ”Com relação a São Paulo, a NTC e SETCESP fizeram um bom trabalho em levar todas as nossas principais angústias com relação ao TRC, fomos de encontro às nossas reais necessidades promovendo os encontros com os candidatos ao governo do estado e questionando nossas pautas”. Diversos outros assuntos também foram discutidos pelos presentes como PIS, COFINS, Diesel, ICMS, dentre outros. Os técnicos da entidade ainda comentaram o andamento de suas áreas e como vem sendo o desenvolvimento junto aos órgãos responsáveis sobre os temas de maior impacto para o transporte rodoviário de cargas. Em suma, o presidente da entidade Francisco Pelucio finalizou a reunião ordinária agradecendo e parabenizando a todos pelos trabalhos feito até o presente momento, também citando o seminário itinerante da COMJOVEM São Paulo que ocorreu na mesma data e convidou a todos os presentes na oportunidade, a participarem do jantar de comemoração ao aniversário da associação da NTC&Logística. Fonte: NTC&Logística

Coordenação de campanha da candidata Simone Tebet recebe propostas da CNT para o desenvolvimento do transporte e do Brasil

A CNT entregou, nessa terça-feira (20), em São Paulo (SP), à equipe de campanha da candidata à presidente da República Simone Tebet, a publicação “O Transporte Move o Brasil: Propostas da CNT ao País”. A presidenciável foi representada, na ocasião, pelo ex-governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, Coordenador do seu plano de governo. A CNT foi representada pela Diretora Executiva Adjunta, Fernanda Rezende; a Gerente Executiva de Economia, Fernanda Schwantes; e a Assessora Legislativa Andrea Cavalcanti.  No documento, o Sistema CNT – constituído pela Confederação Nacional do Transporte, pelo SEST SENAT e pelo ITL – apresenta propostas para melhorar as infraestruturas e as operações nas diversas modalidades de transporte, para aprimorar marcos regulatórios e para dinamizar a economia brasileira, fomentando a geração de emprego, o crescimento econômico e a sustentabilidade ambiental e energética.  A publicação foi elaborada a partir de pesquisas realizadas pela CNT e contou com as contribuições das federações, associações e sindicatos associados à Confederação, e está sendo entregue aos candidatos que disputam as eleições à Presidência da República.  Clique para fazer o download do documento “O Transporte Move o Brasil – Propostas da CNT ao País” Na ocasião, Germano Rigotto destacou que o material da CNT mostra os caminhos para o desenvolvimento do Brasil: “Uma das amarras do crescimento do país são as deficiências na logística. Isso significa a necessidade de investimentos pesados, públicos e privados, nos nossos aeroportos, portos, rodovias, hidrovias e ferrovias”, disse. Rigotto frisou que esses investimentos só serão viabilizados se o próximo governo garantir segurança jurídica para o investidor. “Um governo que, quando não tiver condições de fazer todos os investimentos, chame a iniciativa privada, por meio de concessão, parceria público-privada e até privatizações, e crie modelagens que atraiam os investidores. Isso tudo é compromisso da Senadora Simone Tebet”, concluiu. O coordenador da campanha de Simone Tebet ressaltou, ainda, que a agenda de modernização da infraestrutura, redução de entraves burocráticos aos empresários e qualificação da mão de obra são propostas da CNT que já estão contempladas no Plano de Governo. Nesse sentido, enfatizou a importância do Sistema S para o plano educacional traçado por Tebet caso seja eleita. Simone Tebet, a exemplo dos demais candidatos mais bem posicionados na última edição da Pesquisa CNT de Opinião, recebeu o convite para apresentar suas propostas para o transporte brasileiro, no evento Diálogo com os Presidenciáveis, promovido pela CNT, mas, em função de compromissos de campanha, não foi possível contar com a sua participação. Fonte: CNT

Novidades na legislação para transporte de produtos perigosos

Desconhecimento pode gerar multas e transtornos A legislação brasileira é uma das mais complexas e restritivas, com penalidades que vão da multa ao processo civil criminal, apreensão do veículo e prisão do condutor pelo não cumprimento das normas para a atividade. O treinamento “Atualização da Legislação para Transporte de Produtos Perigosos” é uma oportunidade para quem precisa  manter-se atualizado sobre o tema e evitar multas e outros transtornos. Confira o programa:  1 – Introdução;2 – Legislação aplicada ao transporte, armazenagem e manuseio de produtos perigosos:– Normas da ANTT – Decreto 96.044, atualizado pela Resolução 5.947, em vigor desde 23/12/2019 e Resolução 5.232 que revogou a Resolução 420, que entrou em vigor em 17/12/2017.– Normas do INMETRO, aplicadas aos equipamentos e embalagens;– Normas da ABNT, com a atualização das NBR’s – Normas Brasileiras Reguladoras;– Normas do SENATRAN/CONTRAN, aplicadas aos condutores profissionais;– Novas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, publicas recentemente;– Legislação ambiental, no âmbito federal, estadual e municipal;– Demais normas para as atividades de transporte, manuseio e armazenagem de produtos perigosos.3 – Aplicação e penalidades; Este módulo de treinamento é aplicado às empresas embarcadoras, destinatários, de transporte, armazenagem e manuseio de produtos perigosos e não perigosos. Associado, participe!   O que: Treinamento Atualização da Legislação para Transporte de Produtos Perigosos  Quando: 28/09, das 9h às 12h e das 13h às 17h.  Onde: sede do SETCERGS – Rua São Pedro, 1420 – Porto Alegre – RS.  Inscrições: clique aqui. Fonte: SETCERGS

NTC&Logística comemora 59 anos de atuação no transporte de cargas brasileiro

Na última sexta-feira (16), após a Reunião de Diretoria da entidade e o Seminário Itinerante da COMJOVEM São Paulo, houve uma confraternização em comemoração ao aniversário da NTC&Logística, celebrado no dia 17 de setembro. O evento recebeu a presença de empresários, do presidente da CNT, Vander Costa, do vice-presidente da NTC, Eduardo Rebuzzi, presidentes de sindicatos e federações que integram a diretoria da entidade, e patrocinadores. Desde 1963 a entidade vem construindo sua história de lutas pelo setor de transporte de cargas e logística brasileiro, com a missão de buscar junto à sociedade civil, privada e ao governo federal soluções que contribuam com o desenvolvimento do segmento. Assim vem acontecendo ao longo dos 59 anos completados no último sábado. Ser uma entidade forte e a frente do seu tempo, tem sido a busca constante, com parcerias com entidades, empresas e projetos, e sempre construindo pontes para buscar alternativas para vencer as barreiras que impactam o transporte de cargas constantemente, como, custos excessivos nos insumos, aumentos do diesel, falta de infraestrutura adequada, legislação, carga tributária, entre outros. O presidente da associação, Francisco Pelucio, aproveitou a ocasião e comentou: “Primeiramente, gostaria de parabenizar a COMJOVEM por esse trabalho maravilhoso realizado hoje. Eu tenho orgulho em fazer parte disso. É desafiador, mas espero continuar por mais anos e continuar vendo esse sucesso. Teremos outros grandes eventos para brindar essa data, como a Fenatran, os 15 anos da COMJOVEM e outros eventos para finalizarmos o ano com chave de ouro o ano e com trabalhos muito bem feitos. Quero agradecer a presença de cada um de vocês. Graças a Deus a NTC completa seus 59 anos, com grandes conquistas e muito trabalho desenvolvido”. Fonte: NTC

O que você vai aprender no Contreti, curso da UNCTAD em parceria com a CIT

Os alunos vão ter a oportunidade de conhecer mais sobre o artigo 11 do Acordo de Facilitação do Comércio – AFC da OMC (Organização Mundial do Comércio (OM) A CIT (Câmara Internacional da Indústria de Transportes) e a UNCTAD (Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento) firmaram uma parceria, promovida pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), para capacitar coordenadores nacionais de trânsito em fronteiras. O curso Contreti (Coordenadores Nacionais de Facilitação do Comércio) tem o objetivo de formar profissionais que possam contribuir com o desenvolvimento empresarial, industrial, comercial e, sobretudo, humano na construção do conhecimento regional em relação às questões de facilitação do comércio nas fronteiras regionais e internacionais. Para isso, a capacitação conta com quatro grandes temas: Implementar o AFC (Acordo de Facilitação do Comércio) da OMC, especificamente o artigo 11, reforçando e aprimorando o conhecimento dos participantes sobre as disposições do acordo relacionadas ao trânsito. Sensibilizar quanto ao papel de coordenador nacional de trânsito para fazer funcionar a liberdade de trânsito, facilitando a colaboração e comunicação entre os países vizinhos. Promover o cumprimento dos instrumentos internacionais sobre comércio e trânsito pelos países-membros, aumentando a compreensão dos participantes sobre os benefícios desses acordos e as ferramentas práticas para facilitar o comércio. Promover a cooperação regional para obter o máximo benefício da implementação de medidas de facilitação do comércio. Facilitação de comércio O principal assunto do curso é o AFC (Acordo de Facilitação de Comércio), estabelecido pelos Estados-membros da Organização Mundial de Comércio e adotado pela entidade desde 2013. Ele dispõe de várias diretrizes para contribuir com a reestruturação de procedimentos aduaneiros, com o intuito de descomplicar o trânsito de bens entre os países. Ao concluir o curso, os alunos poderão auxiliar a disseminá-lo pelas alfândegas mundo afora. É que a capacitação vai permitir aos alunos conhecer mais detalhadamente o acordo, principalmente seu artigo 11, para promover a modernização dos processos alfandegários. Assim, poderá diminuir tempo e custos nas operações de exportação e importação, estimulando mudanças que aumentem a competitividade do mercado. Isso tudo será disponibilizado em conteúdos para estudo, além de exercícios em grupo, testes e webinars com especialistas internacionais. E, ao fim do curso, você sai com a certificação de Coordenador Nacional de Facilitação de Comércio. Tudo isso de graça! Como o curso vai funcionar – Modalidade: a distância, pela plataforma de e-learning UNCTAD/ONU. – Língua: espanhola. – Duração: 6 semanas. – Acesso a conteúdo teórico em módulo de formação autodidata. – Testes e exames. – Exercícios de grupo. – Pelo menos dois webinars organizados com especialistas internacionais. Inscreva-se Ficou interessado? Sua instituição ou empresa participa da Rede de Transporte Internacional – RTI da CIT? Mande e-mail para certificate@cit-international.org com seus dados de contato e peça mais informações. O prazo para a seleção é 30 de setembro. Você não vai querer perder a oportunidade de: – Sair com uma certificação internacional da CIT e da ONU com o título Coordenador Nacional de Facilitação Comercial. – Participar de uma capacitação que promove o intercâmbio cultural nas fronteiras. – Otimizar o tráfego comercial nas fronteiras. – Padronizar os procedimentos em todo o supply chain da RTI. Fonte: Agência CNT Transporte Atual

Sistema CNT realiza missão empresarial à Alemanha

Executivos de algumas das maiores empresas de transporte do Brasil iniciaram uma imersão no país europeu, em busca de conhecimento sobre novas tecnologias e práticas que podem impulsionar o setor O Sistema CNT, formado pela Confederação Nacional do Transporte, pelo SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e pelo ITL (Instituto de Transporte e Logística), realiza, até o dia 28 de setembro, a Missão Internacional do Transporte à Alemanha. A iniciativa é promovida pelo SEST SENAT e organizada pela AHK (Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha). A delegação, formada por executivos de algumas das maiores empresas de transporte do Brasil, vai realizar uma imersão em ambientes de avançada tecnologia. A Alemanha é o país líder mundial em feiras comerciais, tendo várias delas foco no setor de transporte. Durante a viagem, os participantes terão a oportunidade de ampliar conhecimentos por meio de visitas técnicas e networkings entre a delegação brasileira e líderes e empreendedores alemães. Nesta segunda-feira (19), primeiro dia de atividades oficiais da missão, eles puderam conhecer a EUREF, um campus de inovação e tecnologia onde várias empresas estão instaladas e trabalham no desenvolvimento de novas tecnologias – startups que buscam soluções tecnológicas para o setor de transporte. Além disso, foram apresentadas as principais temáticas trabalhadas no local, como mobilidade conectada, abastecimento de energia, redução de mudanças climáticas e construção eficiente em termos energéticos. Antes de iniciar as visitas, o presidente do Sistema CNT, Vander Costa, deu as boas-vindas e falou sobre a satisfação de poder incentivar e apoiar a missão dos empresários do transporte brasileiro para adquirirem maior experiência e benchmarking por meio desses eventos. “Espero que vocês aproveitem ao máximo a oportunidade e retornem para as suas empresas cheios de projetos. O ecossistema de inovação e as novas tecnologias do transporte alemão que nós iremos conhecer, com certeza, serão válidos para o universo do transporte brasileiro”, afirmou Vander Costa. A delegação fez visitas técnicas a três startups instaladas no campus. A primeira foi a Garamantis, que é uma empresa que fornece exposições interativas para seus clientes utilizarem em eventos corporativos, showrooms, lojas, museus, exposições e feiras. A empresa concebe, desenvolve e projeta mundos interativos exclusivos em torno do produto, da marca ou da experiência que o cliente desejar.  Eles também conheceram de perto a Hubject GmbH, uma joint venture do Grupo BMW, Bosch e Daimler juntamente com a EnBW (Energie Baden-Württemberg), RWE e Siemens. Seu portfólio contempla o desenvolvimento de uma plataforma de dados unificada e multissetorizada. Entre as soluções da empresa, está uma que permite que os motoristas carreguem os veículos em qualquer estação do fornecedor, verifiquem a disponibilidade e os reservem para uso futuro. Por fim, eles foram à Nextmove, onde viram – e puderam testar – os carros elétricos. A empresa é especialista em mobilidade elétrica e promove o conhecimento sobre todos os aspectos de compra, carregamento e condução de automóveis. “É uma excelente oportunidade para a gente trocar ideias, conhecer coisas novas e, depois, compartilhar as melhores práticas entre as empresas. Todas as visitas que já fizemos proporcionaram ao grupo Águia Branca muitas trocas produtivas”, afirmou Paula Barcellos, diretora executiva da Viação Águia Branca. Nos próximos dias, eles irão visitar, dentre outras coisas, a Innotrans, a maior feira do mundo para o setor ferroviário, e a IAA Transportation, que é considerada a mais importante plataforma do mundo para a indústria de veículos comerciais, com foco em inovações e tecnologias para ônibus, vans, caminhões e trailers. Encontro com embaixador Nesta segunda-feira (19), parte da delegação foi recebida pelo embaixador do Brasil na Alemanha, Roberto Jaguaribe. O encontro tratou de temas, como cooperação entre Brasil e Alemanha e p estreitamento das relações comerciais entre os dois países. Na oportunidade, o presidente da CNT, Vander Costa, presenteou o embaixador com uma escultura que simboliza a pujança e o dinamismo do setor transportador. Além dos empresário, integram a comitiva o ex-presidente do Sistema CNT, Clésio Andrade; o diretor executivo da CNT, Bruno Batista; a diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart; o diretor adjunto do SEST SENAT, Vinicius Ladeira; e a diretora executiva adjunta do ITL (Instituto de Transporte e Logística), Eliana Costa. Fonte: Agência CNT Transporte Atual