Atenção para serviços de manutenção na BR-116/RS e BR-290/RS a partir desta segunda-feira (26)

A partir desta segunda-feira (26) até sábado (1/10), estão programados serviços de manutenção e conservação rotineiras em diferentes pontos das rodovias BR-116/RS e BR-290/RS. O DNIT alerta para serviços de pavimentação na BR-116/RS, nas proximidades do município de Barra do Ribeiro. Os locais contam com sinalização ostensiva, como placas indicativas e cones, visando a segurança e orientação aos usuários. Em caso de chuva, os serviços de recuperação de pista serão adiados. Confira abaixo a programação de cada trecho:  BR-116/RS (Trecho Metropolitano) (de segunda-feira a sexta-feira – 26 a 30/09 – das 8h30 às 17h) – km 183,8 ao km 187 (Nova Petrópolis) – Serviços de roçada, limpeza de canaletas e meio-fio, em ambos os sentidos; – km 230 ao km 243 (Ivoti a São Leopoldo) – Serviços de roçada, limpeza de canaletas e meio-fio, em ambos os sentidos; – km 247 ao km 259 (São Leopoldo a Canoas) –  Serviços de roçada, limpeza de canaletas e meio-fio, em ambos os sentidos. BR-116/RS (Sul)  (de segunda-feira a sábado – 26/09 a 01/10  – das 8h às 18h) – km 290 ao km 400,5 (Guaíba a Camaquã) – Serviços de conservação da rodovia, em ambos os sentidos; – km 330 ao km 335 (Barra do Ribeiro) – Serviço de restauração do pavimento, sentido Capital-interior). BR-290/RS  (de segunda-feira a sábado – 26/09 a 01/10 – das 8h às 18h) – km 98 ao km 112 (Porto Alegre) – Serviços de conservação da rodovia, em ambos os sentidos (das 8h às 18h). Fonte: DNIT

CNT entrega propostas para o desenvolvimento do transporte brasileiro a Ciro Gomes

O candidato à Presidência da República Ciro Gomes recebeu, na última sexta-feira (23), em encontro, na cidade de São Paulo, a publicação “O Transporte Move o Brasil: Propostas da CNT ao País”. O documento foi entregue pelo presidente da Fetpesp (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo) e presidente do Conselho Regional do SEST SENAT de São Paulo, Mauro Arthur Herzskowicz, representando o presidente da CNT, Vander Costa; pela a Diretora Executiva Adjunta, Fernanda Rezende; pela Gerente Executiva de Economia, Fernanda Schwantes; e pela Assessora Legislativa Andrea Cavalcanti. Também participou do evento Nelson Marconi, o coordenador do programa de governo do candidato. No documento, o Sistema CNT – constituído pela Confederação Nacional do Transporte, pelo SEST SENAT e pelo ITL – apresenta propostas para melhorar as infraestruturas e as operações nas diversas modalidades de transporte, para aprimorar marcos regulatórios e para dinamizar a economia brasileira, fomentando a geração de emprego, o crescimento econômico e a sustentabilidade ambiental e energética. A publicação foi elaborada a partir de pesquisas realizadas pela CNT e contou com as contribuições das federações, associações e sindicatos associados à Confederação, e está sendo entregue aos candidatos que disputam as eleições à Presidência da República. Clique para fazer o download do documento “O Transporte Move o Brasil – Propostas da CNT ao País” Durante o encontro, Fernanda Rezende fez uma apresentação detalhando as 10 propostas prioritárias do documento, que visam contribuir para a construção de uma agenda estratégica para o setor de transporte e para o país. O candidato afirmou ter ficado impressionado com a qualidade do trabalho desenvolvido pela CNT. “A rigor, todas as instituições brasileiras deveriam procurar e compreender esse modelo de metodologia”, comentou. Ciro Gomes parabenizou a Confederação pela iniciativa de apresentar, aos presidenciáveis da corrida eleitoral deste ano, propostas tão bem estruturadas.  “A CNT traz um livro com propostas objetivas claras, avança na direção de compreender o problema na sua complexidade, avança nas sugestões de mecanismo de financiamento”, disse. Ciro Gomes, a exemplo dos demais candidatos mais bem posicionados na última edição da Pesquisa CNT de Opinião, recebeu o convite para apresentar suas propostas para o transporte brasileiro, no evento Diálogo com os Presidenciáveis, promovido pela CNT, mas, em função de compromissos de campanha, não foi possível contar com a sua participação. Fonte: CNT

Novos postos de pesagem começam operação educativa na BR-101 e BR-386 no RS

Equipes da CCR ViaSul e da ANTT estarão nos locais até o dia 30 orientando motoristas de cargas e de passageiros sobre a fiscalização nas balanças, que terá início no dia 1º de outubro. Nesta segunda-feira (26), começa a operação educativa nos quatro novos postos de pesagem na BR-101 e BR-386, das 7h às 19h. Até o próximo dia 30, equipes da CCR ViaSul e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) estarão nos locais orientando os motoristas de cargas e de passageiros sobre a fiscalização nas balanças, que terá início no dia 1º de outubro. As novas estruturas estão localizadas no km 41 e 49 na BR-101, ambas em Terra de Areia; uma no km 262 (Fontoura Xavier) e outra no km 407 (Triunfo), na BR-386. As novas balanças foram construídas pela concessionária, conforme cláusula contratual, para auxiliar na fiscalização do transporte de cargas e passageiros nas rodovias sob sua concessão. A operacionalização será feita pela CCR ViaSul, ficando à cargo da ANTT, órgão regulador, toda a parte de fiscalização e eventuais autuações. De acordo com a concessionária, cada posto de fiscalização contará com equipe de 13 colaboradores. Em caso de detecção de anormalidade, como excesso de peso, os veículos serão direcionados para a balança de precisão. Em caso de confirmação, o veículo é direcionado para o pátio e terá sua documentação analisada. Se confirmadas irregularidades, fiscais da ANTT aplicarão as sanções legais cabíveis, podendo ser desde uma notificação até a retenção do veículo para transbordo da carga excedente ou remanejo da carga. Fonte: g1 RS / Foto: Fabiano Panizzi/ Divulgação

Aviso: Ponte Internacional Brasil/Argentina

O DNIT informa que foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (23), a portaria que decreta situação de emergência da ponte Internacional Brasil/Argentina localizada no km 725 da BR-290/RS, em Uruguaiana. A partir da decretação de emergência, que tem prazo de seis meses, o DNIT tem autorização para realizar a contratação dos serviços. Até que a estrutura seja completamente recuperada, o DNIT alerta que o fluxo de veículos continuará sendo controlado. Veículos leves e pesados devem trafegar a 20 km/h, com espaçamento de 100 metros entre eles. Como a travessia está operando em meia pista no sistema de PARE e SIGA, desde que foi detectado um rompimento de uma das vigas, o tráfego segue liberado a cada 30 minutos por sentido. Fonte: gov.br

ANTT autoriza início da cobrança nos pedágios da Ecovias do Araguaia

Valores entram em vigor a partir de 3 de outubro A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou, através da Deliberação nº 277/2022, a autorização do início da cobrança de pedágio no trecho concedido da BR-153/414/080/TO/GO, explorado pela Concessionária Ecovias do Araguaia S.A. A deliberação também aprova o reajuste da Tarifa Básica de Pedágio (TBP), que indicou o percentual positivo de 22,54%, correspondente à variação do Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA) no período entre a data-base da tarifa ofertada no leilão (maio de 2019) e o mês de início da cobrança do pedágio (outubro de 2022), com propósito à recomposição tarifária.  A decisão altera, em consequência, a TBP quilométrica, de R$ 0,10218, ofertada no leilão, para R$ 0,12521, para as 9 praças implantadas nas BR-116/414/080. A autorização para cobrança das tarifas se dá após a conclusão dos trabalhos iniciais por parte da Ecovias do Araguaia. Entre os requisitos cumpridos, estão a conclusão das obras das praças de pedágio, a estruturação do Programa de Redução de Acidentes (PRA) – que reúne profissionais de diversas áreas da empresa para discutir medidas de segurança viária, e o envio do relatório de cadastro de passivos ambientais no início deste ano. Após os reajustes e arredondamentos, a Tarifa Básica de Pedágio, como indica a tabela anexa, passa a operar, para a categoria 1 de veículos, de R$ 8,30 na Praça de Pedágio P1 em Aliança do Tocantins/TO, R$ 11,40 na Praça de Pedágio P2 em Alvorada/TO, R$ 11,00 na Praça de Pedágio P3 em Porangatu/GO, R$ 10,60 na Praça de Pedágio P4 em Estrela do Norte/GO, R$ 13,10 nas Praças de Pedágio P5 em Campinorte/GO, P6 em Hidrolina/GO, P8 em Santa Rita do Novo Destino/GO, e P9 em Corumbá de Goiás/GO, e R$ 14,20 na Praça de Pedágio P7 em Jaraguá/GO. Formas de pagamento Nas cabines manuais das praças, será possível ao usuário realizar o pagamento das tarifas em dinheiro ou com cartão de débito e crédito de qualquer bandeira, além da possibilidade de pagamento por aproximação. A modalidade Visa Vale Pedágio também será aceita. Já nas vias automáticas, o motorista poderá optar entre as operadoras Sem Parar, ConectCar, Move Mais, Veloe e Greenpass.  Descontos para motoristas Para os usuários que costumam sempre percorrer os trechos das rodovias BR-153, 080 e 414, a concessionária oferece o Desconto de Usuário Frequente (DUF).  O DUF possibilita descontos a partir da segunda passagem pela mesma praça e mesmo sentido de direção realizadas dentro do mês.  Os valores terão redução progressiva até a 30ª passagem, no mesmo mês, por sentido de cada praça. O desconto máximo ao usuário frequente pode chegar a 99,7%, dependendo da praça e quantidade de vezes que o motorista passar.  O desconto não é acumulativo. Também não será necessário cadastro prévio. Basta apenas que o motorista seja usuário do pedágio automático. Com o início do mês seguinte, as tarifas voltam aos valores iniciais e o ciclo de descontos pode ser retomado. Além disso, será oferecido pela Ecovias do Araguaia o desconto de 5% nas passagens pelas pistas automáticas – para veículos que tenham a TAG instalada e regularizada -, seja veículo de passeio ou comercial. As categorias de veículos contempladas com o DUF serão: •Categoria 1 (veículos leves tipo automóvel, caminhonete e furgão); •Categoria 3 (veículos leves tipo automóvel e caminhonete com semirreboque); •Categoria 5 (veículos leves tipo automóvel e caminhonete com reboque); O início da cobrança nas praças de pedágio existentes do trecho concedido da BR-153/414/080/TO/GO, explorado pela Concessionária Ecovias do Araguaia S/A, será a partir de zero hora do dia 3 de outubro de 2022. Fonte: gov.br

Despoluir participa da Mobilização Nacional do SEST SENAT durante a Semana Nacional de Trânsito

O Programa Ambiental do Transporte – Despoluir, está participando da Mobilização Nacional do SEST SENAT que acontece de 17 a 25 de setembro durante a Semana Nacional de Trânsito. A ação está sendo realizada em conjunto com a unidade do SEST SENAT de Carazinho. A mobilização integra as ações nacionais da Semana Nacional de Trânsito e tem como grande parceiro o ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária). Durante os nove dias, equipes das 160 unidades do SEST SENAT distribuídas por todo o país estão compartilhando conhecimento especializado sobre saúde e educação no trânsito, a fim de mostrar que, por meio de ações conscientes e preventivas, juntos, podemos salvar vidas. Clique AQUI e confira as ações do SEST SENAT que ainda irão ocorrer em cada estado.

Inscrições abertas para a quinta edição do Seminário Itinerante da ComJovem em Curitiba

No próximo dia 7 de outubro, acontecerá a quinta edição do Seminário Itinerante da COMJOVEM, desta vez na cidade de Curitiba, capital do Paraná. O evento é uma realização da NTC&Logística por meio do Núcleo local, tendo como entidades anfitriãs o SETCEPAR e a FETRANSPAR, com o patrocínio da Apisul, Autotrac, IVECO, Mercedes-Benz e Volkswagen Caminhões e Ônibus, apoio logístico da Braspress, e o apoio institucional da CNT/SEST SENAT/ITL e da FUMTRAN. As inscrições já estão abertas e você poderá participar do evento que tem como objetivo promover encontros, networking, informações técnicas e muito aprendizado para as empresas da cidade e toda a região. A NTC&Logística juntamente com o SETCEPAR está preparando uma programação imperdível para você. Confira. PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR 14h00 – Abertura André de Simone – Coordenador Nacional da COMJOVEM Geovani Serafim – Vice-coordenador Nacional da COMJOVEM Valeria Melnik – Coordenadora do Núcleo da COMJOVEM Curitiba Francisco Pelucio – Presidente da NTC&Logística Afonso Akioshi Shiozaki – Presidente da Fetranspar Marcos Egídio Battistella – Presidente do Setcepar 14h30 – Momentos Parceiros NTC 14h40 – Apresentação COMJOVEM 14h50 – Comunicados especiais / Ação Social COMJOVEM Curitiba 15h00 – Palestra: “Governança Corporativa – Agilidade, Transparência e autonomia às atividades” Palestrante: Cristiano Roveda – Advogado e sócio fundador – Roveda & Marcelino Sociedade de Advogados 16h15 – Coffee Break 16h45 – Mesa Redonda: “Conexão Jovem no TRC & Escola de Motoristas” Palestrantes: Valéria Melnik, Marcos Batistella, Camila Rangel, Vagner Teixeira (Tic Transportes) 17h45 – Palestra 3 – A confirmar 18h45 – Encerramento Faça já sua inscrição: https://www.portalntc.org.br/eventos/seminario-itinerante-comjovem-curitiba/. Esperamos por você! Fonte: NTC&Logística

Confira a programação preliminar do Congresso NTC 2022 – XV Encontro Nacional da ComJovem em Fortaleza

A Comissão de Jovens Empresários e Executivos da NTC&Logística – COMJOVEM irá completar 15 anos de atividades por todo o Brasil. Diante disso, a entidade está preparando um grande evento para comemorar essa data tão importante para o setor de transporte. Ao longo dos anos a Comissão reuniu mais de 500 membros em todo o Brasil, divididos em 26 núcleos ativos, desenvolvendo ações que transformam suas comunidades e fazem a diferença para elevar o transporte rodoviário de cargas brasileiro. O Congresso NTC 2022 – XV Encontro Nacional da COMJOVEM acontece nos dias 23 a 27 de novembro, no Resort Vila Galé Cumbuco em Fortaleza. O evento que já é um dos mais esperados do setor, contará com palestras, treinamentos, trocas de experiências, networking, festas e muito mais. Confira a programação preliminar do evento 1º DIA (QUARTA) 10h00 – Transfer de ida para a EXPOLOG – Feira Internacional de Logística 14h00 – Painel COMJOVEM na EXPOLOG 15h00 – Check-in no hotel 16h00 – Transfer de volta para o hotel direto da EXPOLOG 19h00 – Cerimônia de Abertura 22h00 – Jantar 2º DIA (QUINTA) 09h30 – Palestra 1 10h45 – Coffee break no espaço de exposição 11h05 – Lançamento do livro de 15 anos da COMJOVEM 12h20 – Almoço no restaurante do hotel 13h00 – Kite Surf COMJOVEM 15h00 – COPA Brasil x Sérvia 3º DIA (SEXTA) 09h30 – Palestra 1 10h45 – Coffee break no espaço de exposição 11h05 – Palestra 2 12h20 – Almoço no restaurante do hotel 15h00 – Futebol COMJOVEM 18h00 – Festa Sunset Mercedes-Benz 4º DIA (SÁBADO) 09h30 – Reunião COMJOVEM 10h45 – Coffee break no espaço de exposição 11h05 – Shark Tank COMJOVEM 12h20 – Almoço no restaurante do hotel 15h00 – Gincana COMJOVEM 20h00 – Festa Volkswagen Festival 5º DIA (DOMINGO) 12h – Check-out Você já pode se inscrever e garantir a sua participação. Lembrando que as vagas são limitadas. Na hora de se inscrever não deixe de inserir o PROMOCODE: NTC2022Acesse aqui: https://reservas.vilagale.com/engine/search?lingua=pt&hotel=2875 O Congresso NTC – XV Encontro Nacional da COMJOVEM é uma realização da NTC&Logística, e tem como entidades anfitriãs a FETRANSLOG e o SETCARCE. Conta com o patrocínio da Alper Seguros, Apisul, Fenatran, Iveco, Mercedes-Benz, Omnilink, Transpocred e Volkswagen Caminhões e Ônibus. Apoio Logístico da BRASPRESS e Apoio institucional da CNT/SEST SENAT/ITL e FuMTran. Fonte: NTC&Logística

Copom mantém meta da taxa Selic em 13,75% ao ano

A permanência em um patamar elevado exige cautela do transportador por conta das altas taxas de juros para os negócios A Confederação Nacional do Transporte (CNT) publicou, nesta quinta-feira, 22, análise sobre a manutenção da meta da taxa básica de juros da economia brasileira (Selic) em 13,75% ao ano. A medida foi anunciada pelo Comitê de Política Monetária (Copom) ontem. A Selic é referência para a definição das demais taxas de juros e a manutenção em patamar elevado, como medida para o controle da inflação, tornará mais caro o acesso ao crédito aos transportadores. A avaliação detalhada está publicada no Radar CNT do Transporte – Copom/Selic Setembro/2022. Para o Copom, a medida é compatível com a estratégia de aproximação da inflação para 3,25% ao ano, meta almejada para 2023, mas adverte que se manterá vigilante com relação à evolução da inflação e de alterações no mercado interno e externo e não hesitará em promover nova alta, caso o cenário se mostre mais adverso. A atual decisão do Copom interrompe uma sequência de 12 aumentos consecutivos da Selic. Radar CNT do Transporte: Copom – Selic Setembro 2022 Fonte: Agência CNT Transporte Atual

Empresários brasileiros visitam maior feira do mundo para o setor ferroviário, na Alemanha

Feira InnoTrans acontece em Berlim até 23 de setembro A delegação de empresários e executivos brasileiros que participa da Missão Internacional do Transporte à Alemanha visitou, nessa terça e quarta-feira (20 e 21), a InnoTrans, em Berlim. Essa é a 13ª edição da feira, que está consolidada como a maior do mundo para o setor ferroviário. A InnoTrans possui o foco estratégico de atuar como principal plataforma para troca de experiências, contatos e exposições de novas tecnologias, assim como promover o debate sobre os principais desafios do setor na atualidade. A organizadora da InnoTrans é a Messe Berlin. A missão é promovida pelo SEST SENAT e organizada pela AHK (Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha). Durante a viagem, que segue até o dia 28, os participantes terão a oportunidade de ampliar conhecimentos por meio de visitas técnicas e networkings entre a delegação brasileira e líderes e empreendedores alemães. A InnoTrans tem 200 mil metros quadrados e mais de 3 mil expositores de 60 países diferentes, sendo a maior do mundo para o setor de transporte ferroviário. A feira recebe desde montadoras de veículos e fornecedores de peças e motores até serviços de engenharia elétrica e fornecedores de infraestrutura. Sua estrutura é subdividida em cinco áreas de exposição, além de contar com um Campus dedicado a estudos e recrutamento de novos talentos, assim como com uma área de exibição de locomotivas e percurso de demonstração para ônibus. A delegação realizou visitas guiadas em algumas empresas estratégias. Tendo sido recebida pelos CEOS da Siemens Mobility e Deutsche Bahn (DB) em seus respectivos stands. A Siemens Mobility e a Deutsche Bahn apresentam o projeto H2goesRail e o Mireo Plus H, uma nova geração de comboios a hidrogênio.  Cerimônia de abertura Na terça-feira, a delegação foi convidada a participar do evento de abertura oficial da InnoTrans. Foram convidados mais de 1.000 representantes nacionais e internacionais das áreas da economia, ciência e política. A comitiva do Sistema CNT foi recebida por Volker Wissing, ministro federal dos Transportes e das Infraestruturas Digitais da Alemanha; Adina Valean, comissária da União Européia para os Transportes; e Martin Ecknig, CEO Messe Berlin GmbH. Os empresários também puderam acompanhar as discussões do painel “O Futuro da Mobilidade em Tempos de Mudança Climática”, com a presença de empresas como a Deutsche Bahn AG, Ceské dráhy,  Siemens Mobility GmbH, Alstom e Stadler Rail Transport S.A. Saiba mais da Missão Internacional do Transporte à Alemanha Sistema CNT realiza missão empresarial à Alemanha Fonte: Agência CNT Transporte Atual