Presidente do Sistema Fetransul participa da Expolog

A 17ª edição da Expolog – Feira Internacional de Logística, aconteceu durante os dias 23 e 24 de novembro no centro de Eventos no Ceará e teve como tema principal a logística inteligente. O presidente do Sistema Fetransul, Afrânio Kieling participou da feira e destacou a importância da inovação para os negócios. “O setor de transporte e logística precisa estar atento as mudanças, para que juntos possamos oferecer soluções inteligentes as demandas do mercado. A organização da feira está de parabéns, em especial o SETCARCE que comemora seus 80 anos de atuação no transporte de cargas e logística”, conclui. Este ano em formato híbrido, o evento reuniu representantes de federações, associações, empresários e parceiros. Confira abaixo a programação que ocorreu no 17º Seminário Internacional de Logística: 24 DE NOVEMBRO (QUARTA-FEIRA): 14h às 15h PAINEL 01: TRANSPORTE TERRESTRE Mediador: Marcelo Maranhão  Presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Ceará (SETCARCE) Palestra: Energias Renováveis ??– Biometano uma Alternativa Limpa para o Modal Rodoviário Palestrante: Érica Marcos  Gerente Executivo Ambiental da Confederação Nacional do Transporte (CNT) Palestra: A importância da ferrovia Transnordestina para o Nordeste Palestrante: Humberto Mota Diretor presidente da Ferrovia Transnordestina Logística  Palestra: Jovens Empresários no Setor de Transporte Rodoviário de Cargas Palestrante: André de Simone Coordenador Nacional da COMJOVEM – Comissão de Jovens Empresários e Executivos da NTC & Logística  Palestra: O papel do Transporte Coletivo na Mobilidade Urbana – o caso de Fortaleza Palestrante: Sá Júnior Economista e Gerente de Planejamento do SINDIÔNIBUS. 15h às 16h PAINEL 02: CABOTAGEM Mediador: Carlos Alberto Nunes Gerente Comercial da Tecer Terminais Painelista: Dino Antunes Diretor do Departamento de Navegação e Hidrovias da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura Painelista: Augusto Vedan  Gerente de Afretamento da Navegação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) Painelista: Gustavo Costa Professor da USP, Pesquisador Acadêmico e Consultor nos temas de Transporte Marítimo e Logística Conteinerizada Painelista: Edilson de Lima Martinez Diretoria de desenvolvimento de novos negócios e projetos Painelista: André de Seixas Diretor-Presidente da LOGÍSTICA BRASIL – Associação Brasileira dos Usuários dos Portos de Transportes e da Logística Painelista: Edgard Corrêa Diretor de Suprimentos e Logística – Grupo Aço Cearense Painelista: Thadeu Mattos          Gerente Comercial na Aliança Navegação e Logística 16h às 18h PAINEL 03: Logística, Energia e Hidrogênio Verde Mediador: Jurandir Picanço Consultor de Energia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) Palestra: Panorama da Logística Mundial na Transição Energética Palestrante: Mônica Saraiva Panik Consultora Internacional da Federação das Indústrias do Estado do Ceará Palestra: Logística para o Desenvolvimento Energético no Nordeste Palestrante: Joaquim Rolim Coordenador do Núcleo de Energia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará – FIEC e Presidente da Câmara Setorial de Energias do Ceará – CSEnergias Palestra: Hidrogênio Verde e sua interface com os Portos Palestrante: Danilo Serpa Presidente do Complexo do Pecem  Palestra: Oportunidades e Desafios para o Hidrogênio Verde Descentralizado Palestrante: Hugo Albuquerque CCO (Diretor Comercial) Orion-E Energy – Diretor Hidrogênio Verde da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) Palestra: Capacitação para Logística, Energia e Hidrogênio Verde Palestrante: Tarcísio Bastos Gerente da Unidade de Tecnologia do SENAI Ceará 24 DE NOVEMBRO DE 2022 (QUINTA-FEIRA): 9h às 10h PAINEL 04: INTERNACIONALIZAÇÃO E ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS Mediadores: Karina Frota Gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) marta campelo Coordenadora de Promoção do Setor Industrial da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado do Ceará (SEDET) Hermes Monteiro Presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Turismo Brasil Argentina no Ceará e Presidente da Câmara Setorial de COMEX e Investimento Estrangeiro do Ceará Tema: A facilitação de comércio e o Portal Único Siscomex  Painelista: Francisco Rebouças dos Reis Junior Delegado da Alfândega de Fortaleza da Receita Federal Tema: Captação de investimentos e oportunidades de negócios Painelista: Marcos de Souza Vale Analista de Investimentos na ApexBrasil Tema: A importância da logística para a recuperação econômica: Consequências da crise sanitária – valores relacionados aos fretes, limitação de oferta de contêineres e logística reversa  Painelista: Norbert Bergmann Gerente Regional Nordeste da Hamburg Sued/Maersk e Aliança Tema: Posição econômica brasileira diante dos conflitos internacionais Painelista: Igor Lucena Diretor de Investimentos da CORPVS Tema: Programa ESG Painelista: Alcileia Sena de Farias Coordenadora do Núcleo de ESG da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) 10h às 11h PAINEL 05: ZPE NO BRASIL – UM INSTRUMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO PAÍS Mediador: Eduardo Neves Presidente da ZPE Ceará Palestra: História e Impactos das ZPE’s nas Economias Mundiais Palestrante: Helson Braga Presidente ABRAZPE Palestra: O regime ZPE e as mudanças decorrentes do novo Marco Legal Palestrante: Alexandre Messa Secretário de Acompanhamento Econômico Palestra: Experiências e desafios da nova ZPE do Piauí Palestrante: Paulo Cardoso Presidente da ZPE de Parnaíba Piauí 11h às 12h PAINEL 06 : VANTAGENS E BENEFÍCIOS DO OEA – OPERADOR ECONÔMICO AUTORIZADO Mediador: Dr. Matheus Miller Advogado na Advocacia Ruy de Mello Miller Palestra: O programa OEA e a parceria aduana e empresa Palestrante: Gustavo Vivas David Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil  Palestra: Processo de Certificação OEA Palestrante: Daniel Gobbi Costa Sócio Diretor da Alliance Consultoria e Treinamento em OEA Palestra: Benefícios de ser um prestador de serviços Operador Econômico Autorizado Palestrante: Luiz Policarpo Gerente do Controle Sistema da Qualidade da CTI Fracht Casos dos clientes da CTI (importador) Palestra: O papel da instalação portuária no programa OEA Palestrante: Rebeca Oliveira Diretora Executiva de Relações Institucionais do Complexo do Pecém 12h às 13h30 Intervalo para visitação a Feira 13h30 às 14h30 PAINEL 07: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NA LOGÍSTICA Mediador: Raúl Lamarca Diretor Presidente do Sindicato de Operadores Portuários do Maranhão (SINDOMAR) Pitches das Startups – Cases de Inovação em Tecnologia  Pesse Tech   Igor Pontes  Ceo & cofundador Pesse LogTech e Manager HMS Brasil Agenciamento Marítimo Hexagon Pro  Leandro Duca i4sea  Bruno Balbi  co-fundador Speedbird Aero Manoel Coelho Diretor Executivo 14h30 às 15h30 PAINEL 08: INVESTIMENTOS PORTUÁRIOS – UM NOVO OLHAR    Mediador: Fausto Tavares  Membro do Conselho de Administração

Reunião de Carga Perigosa aborda últimas mudanças na legislação

Encontro ajuda transportadoras a estarem de acordo com a lei A Comissão de Produtos Perigosos do SETCERGS se reuniu na manhã desta terça-feira (22) para esclarecimentos sobre as últimas mudanças na legislação de Transporte, Manuseio e Armazenagem de Produtos Perigosos.  De acordo com Gilberto Cheiran, especialista e assessor do tema na entidade, “Nesta revisão, ficou mais forte a responsabilidade do embarcador na exigência do comprimento das normas pelo prestador de serviço, visto que existe o entendimento que se coibimos a movimentação do veículo com riscos, vamos reduzir o número de acidentes”.  Entre os temas do encontro, que aconteceu de forma online, estavam o Resumo da Resolução 5.998 da ANTT e a situação das estações de contaminação com o novo sistema de licenciamento, previsto na Portaria 445 de 2021. Fonte: SETCERGS

MInfra institui agenda permanente pela segurança nas rodovias do país

Firmado durante a abertura do I Seminário Internacional de Segurança Viária, acordo de cooperação articula ações para reduzir acidentes e mortes nas estradas brasileiras Governo Federal instituiu uma agenda permanente para fomentar ações de prevenção a acidentes em rodovias e estimular políticas públicas voltadas à segurança viária. É o que prevê acordo de cooperação firmado por órgãos do Executivo federal e entidades da sociedade civil nesta segunda-feira (21), na abertura do I Seminário Internacional de Segurança Viária. O ministro da Infraestrutura substituto, Bruno Eustáquio, destacou os esforços empreendidos nos últimos quatro anos pelo MInfra relativos à agenda de desburocratização do setor de transportes, de forma a conectar pessoas e regiões ao desenvolvimento do país, e enfatizou a necessidade de se evitar mortes no trânsito. “Com as somas de nossas agendas de desburocratização e de transformação digital, vamos mudar o comportamento do brasileiro no trânsito”, ressaltou. O acordo de cooperação firmado nesta segunda segue os pilares do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), o qual prevê a redução do total de óbitos e lesões graves decorrentes de acidentes nas vias do país em 50% até 2028. O objetivo da cooperação é coordenar ações dos diferentes agentes envolvidos na segurança viária, a fim de tornar as estradas mais seguras e, consequentemente, reduzir o risco de acidentes graves. Com vigência de cinco anos, a iniciativa conta com a adesão, além do MInfra, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Infra S.A., Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito (Abeetrans), Instituto Nacional de Projetos Para o Trânsito e Segurança (Inprotran), Associação Brasileira de Segurança Viária (ABSeV), International Road Assessment Programme – (iRAP) e Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). Agenda internacional “Este é o maior evento já realizado nessa área de segurança viária. Um evento internacional, que conta com painelistas renomados, os quais certamente trarão inúmeras contribuições para a formação de cada um dos senhores”, concluiu o ministro substituto do MInfra. A presença do Brasil na agenda internacional também foi ressaltada pelo secretário nacional de Trânsito, Frederico Carneiro. “Estamos vivendo um contexto em que o Brasil busca alcançar grupos internacionais como a OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico], e na área do trânsito, especificamente, o WP1 e o WP29, dois importantes grupos de trabalho que cuidam da questão da segurança viária e da regulamentação de veículos automotores”, especificou. Na opinião do secretário, para que o país ganhe projeção internacional, o primeiro passo é mostrar o que vem sendo feito internamente para se evitar as mortes no trânsito. Promovido pelo MInfra, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o I Seminário de Segurança Viária segue até quarta-feira (23). Na programação, palestras, painéis e workshops apresentados por especialistas em segurança de trânsito, brasileiros e estrangeiros, com o objetivo de promover debates sobre as melhores práticas, planos, desafios e avanços para ampliar a segurança viária no Brasil, em alinhamento com a Nova Década de Segurança no Trânsito de Organização das Nações Unidas (ONU). O evento é transmitido pelo canal do MInfra no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=lqfhsFDChEo) e tem tradução simultânea inglês/português. Assessoria Especial de ComunicaçãoMinistério da Infraestrutura

Esclarecimento sobre a implantação do DT-e

Em decorrência de diversas consultas sobre o início da implementação do DT-e, o assessor jurídico da área tributária do Sistema Fetransul, Dr. Fernando Massignan esclarece dúvidas a respeito. Confira abaixo: “Informamos que ainda não há previsão para implantação do DT-e, pois o cronograma nacional de implantação ainda não foi publicado. A Lei 14.206 prevê que a implementação do DT-e ocorrerá apenas após ocorra essa disponibilização, conforme norma abaixo: LEI Nº 14.206, DE 27 DE SETEMBRO DE 2021 Art. 26.O DT-e será implementado no território nacional, na forma e no cronograma estabelecidos por ato do Poder Executivo federal. § 1º Os prazos e a forma para que os órgãos e as entidades da administração pública federal intervenientes em operações de transporte unifiquem no DT-e os documentos e as demais obrigações administrativas de sua competência de que trata o art. 4º desta Lei serão estabelecidos em regulamento. § 2º As obrigações de que trata o art. 14 desta Lei serão efetivamente exigidas a partir da data estabelecida no cronograma de que trata o caput deste artigo.” Dr. Fernando Massignan Assessor Jurídico do Sistema Fetransul

SINDICAR faz doação em prol da segurança de Carazinho e região

O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Carazinho e Região (Sindicar), Moises dos Santos, participou da entrega de equipamentos para Força Tática da Brigada Militar de Carazinho no dia 16 de novembro. Moisés destaca a importância da segurança para a comunidade carazinhense e para o setor de transportes. “Nossa entidade está à disposição para trabalhar com as demandas do município e região”, afirma. A doação foi realizada em parceria com a ACIC, Sindicato Rural e Sindilojas. Estiveram presentes para a entrega o vice-presidente da área industrial da ACIC, Josué de Oliveira Prestes, presidente do Sindilojas, Adel Tamimi e o presidente do Sindicato Rural de Carazinho, Leomar Tombini. foto: ACIC Carazinho

Copa do Mundo: veja o horário de atendimento dos bancos durante os jogos da seleção brasileira

Os bancos terão horário especial de atendimento ao público nas agências nos dias de jogos da Seleção Brasileira de Futebol Com o início da Copa do Mundo no domingo, 20 de novembro, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que os bancos terão horário especial de atendimento ao público nas agências nos dias de jogos da Seleção Brasileira de Futebol. CONFIRA A TABELA E CALENDÁRIO DA COPA DO MUNDO 2022 NA EXAME Segundo a entidade, a decisão considera questões como a segurança das agências e de transporte de valores, e está de acordo com a Resolução nº 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional, que autoriza as instituições financeiras a estabelecer o horário de atendimento ao público em suas dependências. Dessa maneira, o horário de expediente bancário será alterado nos dias de jogos da seleção. Veja abaixo: Jogos com horário previsto às 12h Nos Estados com horário igual ao horário de Brasília, o atendimento ao público será das 9h às 11h e das 15h30 às 16h30. Nos Estados com diferença de 1h em relação ao horário de Brasília, o atendimento ao público será das 8h às 10h e das 14h30 às 15h30. Nos Estados com diferença de 2h em relação ao horário de Brasília: das 7h às 9h e das 13h30 às 14h30. Nas agências em Fernando de Noronha (1h antes do horário de Brasília): das 8h às 12h. Nos jogos com horário previsto às 13h Estados com horário igual ao horário de Brasília: das 8h30 às 11h30. Estados com diferença de 01h00 em relação ao horário de Brasília: das 7h30 às 10h30. Estados com diferença de 02h00 em relação ao horário de Brasília: das 7h às 9h30. Nos Jogos com horário previsto às 16h Estados com horário igual ao horário de Brasília: das 9h às 14h Estados com diferença de 01h00 em relação ao horário de Brasília: das 8h às 13h Estados com diferença de 02h em relação ao horário de Brasília: das 7h às 12h. A Febraban esclarece ainda que os bancos deverão, com antecedência mínima de 30 dias, afixar em suas dependências os avisos sobre o horário especial de atendimento ao público. Fonte: exame.com / Foto: ANTHONY WALLACE/AFP/Getty Images

Caixa antecipará parcelas do auxílio Caminhoneiro

Benefícios serão pagos em 19 de novembro e 10 de dezembro A Caixa Econômica Federal antecipou as datas das parcelas de novembro e de dezembro dos auxílios Caminhoneiro e Taxista. A parcela de novembro será paga no dia 19. A de dezembro, no dia 10. Originalmente, os benefícios seriam pagos em 26 de novembro e 17 de dezembro. Paga ontem (18), a parcela de outubro também foi antecipada. O calendário inicial previa o pagamento da parcela deste mês apenas no próximo sábado (22). Criados pela emenda constitucional que criou estado de emergência por causa da alta do preço dos combustíveis, os auxílios Caminhoneiro e Taxista serão pagos até dezembro. A emenda elevou benefícios sociais e instituiu auxílios emergenciais até o fim do ano. AutodeclaraçãoCom as novas datas, o prazo para os caminhoneiros enviarem a autodeclaração também foi antecipado. O prazo para o envio dos dados para quem quiser receber a parcela de novembro passou do dia 14 para o dia 7 do mesmo mês. Para a parcela de dezembro, a data passou de 5 de dezembro para 28 de novembro. No Auxílio Caminhoneiro, o governo preparou um portal para o motorista pedir o benefício. Desde 15 de agosto, os transportadores autônomos de carga (TAC) podem fazer a Autodeclaração do Termo de Registro para receber o BEm Caminhoneiro-TAC. Quem perdeu o prazo nos meses anteriores pode enviar os dados até 7 de novembro para ter direito ao benefício, mas só receberá a quinta e a sexta parcela. Quem enviar até 28 de novembro receberá apenas a última parcela. A autodeclaração pode ser feita pelo Portal Emprega Brasil <https://servicos.mte.gov.br/spme-v2/#/login> ou pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Após esse prazo, os caminhoneiros somente terão direito a receber o benefício a partir do mês do envio dos dados, desde que atendidos os demais requisitos legais. No Auxílio Taxista, o cadastro dos profissionais autônomos cabe unicamente aos municípios, que enviam os dados ao Ministério do Trabalho e Previdência. Basta ao permissionário estar com o cadastro regularizado na prefeitura (ou no governo do Distrito Federal, no caso da capital federal) até 31 de maio. Quem tem direitoTerão direito ao benefício os transportadores de carga autônomos cadastrados no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTR-C) da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) até 31 de maio deste ano. Os profissionais deverão estar com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o CPF válidos, entre outras exigências. Também chamado de Benefício Emergencial Caminhoneiro (BEm-Caminhoneiro), o auxílio será pago a cada transportador autônomo, independentemente da quantidade de veículos que possuir. O pagamento do BEm-Caminhoneiro vai ser revisado mensalmente. Para os próximos lotes de pagamento, a ANTT vai encaminhar ao Ministério do Trabalho e Previdência a relação dos transportadores autônomos de cargas que estiverem na situação “ativo” no RNTR-C. Fonte: Agência Brasil

Infraestrutura Sustentável na Saúde é tema de painel no Fórum de Integração Brasil Europa

Com participação de representantes do Sistema CNT, evento debate questões centrais da agenda brasileira A diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, participou, nesta quinta-feira (17), do painel “Infraestrutura Sustentável na Saúde” durante o Fórum de Integração Brasil Europa. O evento, organizado pelo Fibe (Fórum de Integração Brasil Europa), em parceria com o IDP (Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa) e com a FGV Conhecimento (Fundação Getulio Vargas), é realizado em Portugal, no Centro Científico e Cultural de Macau, em Lisboa. Considerando que a saúde é um componente fundamental para a sustentabilidade de uma nação e, sob a ótica do conceito de ESG (Social, Ambiental e Governança), foram debatidas, neste painel, questões relacionadas à judicialização, à regulação e à eficiência da governança em saúde no Brasil. Na ocasião, a diretora ressaltou o empenho do SEST SENAT em prol da promoção e da prevenção da saúde dos trabalhadores do transporte, dos empregadores e da sociedade em geral, por meio dos atendimentos em odontologia, psicologia, fisioterapia e nutrição. “Quando a gente fala da importância da atuação da promoção e prevenção da saúde, o nosso grande objetivo é desonerar o Sistema Único de Saúde. Dados do Ministério da Saúde trazem que 80% das emergências das unidades básicas não são emergências, ou seja, não precisavam estar ali e poderiam ser tratadas previamente. A nossa missão é atuar paralelamente ao estado para que a gente consiga otimizar a utilização dos recursos”, completou. Nicole Goulart também destacou que, nos últimos três anos, em todo o país, o SEST SENAT realizou 15 milhões de atendimentos apenas na área de saúde. “O nosso grande objetivo é contribuir para que as empresas tenham trabalhadores saudáveis física e mentalmente, o que se alinha à agenda ESG, considerando que o maior capital que um empresário pode ter é o capital humano”, afirmou. Também participaram do painel: Antonio Saldanha Palheiro, ministro do Superior Tribunal de Justiça do Brasil e Coordenador Acadêmico da FGV Conhecimento; Paulo Rebello, diretor-presidente da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar do Brasil); e Caetano Fonseca, desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. A moderação do painel foi feita por Ricardo Couto, desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e coordenador acadêmico da FGV Conhecimento, que destacou que a saúde se liga diretamente à ideia de infraestrutura e sustentabilidade. “Quando falamos de saneamento ou infraestrutura sustentável, estamos falando de saúde”, enfatizou. O tema dessa edição do Fórum de Integração Brasil Europa é “O Futuro dos Investimentos em Infraestrutura”, que visa analisar o atual cenário, pensar alternativas e desenhar soluções que levem o Brasil a atingir o objetivo de voltar a crescer. O evento, que conta com a participação do presidente do Sistema CNT, Vander Costa, continua nessa sexta-feira (18). Fonte: CNT

CNT apresenta publicação sobre biometano na COP27, no Egito

A Confederação Nacional do Transporte esteve no evento realizado pela ONU, no Egito, a convite do Ministério do Meio Ambiente do Brasil Amanhã (18), se encerra, no Egito, um dos maiores encontros dos últimos tempos sobre mudanças climáticas, tema considerado urgente e que tem mobilizado governos e sociedades em todo o mundo. Trata-se da 27ª edição da Conferência do Clima (COP), realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que reuniu 200 países. A Confederação Nacional do Transporte (CNT) esteve presente a convite do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e apresentou a publicação Biometano – Uma alternativa limpa para o modal rodoviário, no painel Programa Metano Zero, no estande do Ministério na COP27. Ao representar a CNT, a gerente executiva ambiental, Erica Marcos, destacou a atuação da Confederação em relação ao tema e ao papel essencial e estratégico do setor transportador na transição energética e na redução de emissões do país. Discorreu também sobre os desafios para acelerar a utilização de veículos movidos a energia renovável. O painel contou com a participação do Secretário Nacional da Amazônia e de Serviços Ambientais do MMA, Marcelo Donnini Freire. Também estavam presentes a representante da Associação Brasileira de Biogas, Maria João Rolim, e o vice-presidente da StoneX Group, Alfredo Nicastro. Na ocasião, Erica Marcos entregou ao ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, a publicação da Confederação apresentada na COP27, juntamente com outra sobre eletromobilidade. Ambas fazem parte da série da CNT sobre Energia no Transporte. A ideia principal é mostrar as alternativas de energia limpa produzidas e o contexto internacional e nacional da adoção dessas novas tecnologias, bem como as vantagens e desafios de sua adoção, além dos aspectos técnicos e ambientais de cada tipo. São informações com foco no transportador e que visam incentivar a redução do consumo de combustível fóssil, além de tornar mais eficientes os veículos pesados, como caminhões e ônibus, e de promover o uso de tecnologias menos poluentes. No caso do volume sobre biometano, a edição mostra, ainda, que as emissões de veículos movidos por essa fonte energética são menores em comparação com veículos do ciclo diesel e gás natural. A média geral de diminuição de emissão é de 64%, com destaque para o percentual de redução de ônibus, que foi de 75% em relação ao diesel. A publicação mostra, também, montadoras instaladas no país que já possuem tecnologia para produzir veículos aptos a receber esse tipo de combustível. No Brasil, a produção, o uso e a comercialização de biometano estão previstos em atos normativos. Embora o decreto que estabelece o uso do gás natural em veículos automotores e motores estacionários tenha sido editado em 1966, somente em 2017 essa utilização foi regulada tecnicamente, quando foram estabelecidos os padrões para aprovação do controle de qualidade. A gerente ambiental da CNT participou de vários espaços de discussão e acompanhou os desdobramentos técnicos de demais temáticas, como a utilização de hidrogênio verde como nova fonte energética no Brasil e a importância da renovação de frota para o setor de transporte. Fonte: CNT

O Ministério da Infraestrutura, por meio da Secretária Nacional de Transportes Terrestres, certifica 20 novos estabelecimentos como Pontos de Parada e Descanso – PPD

O Ministério da Infraestrutura, certifica 20 novos estabelecimentos como Pontos de Parada e Descanso – PPD, considerando que os estabelecimentos estejam em conformidade às condições sanitárias, de segurança e conforto elencados na Portaria nº 45/2021, do Ministério da Infraestrutura, bem como, na Portaria nº 1.343/2019, do Ministério da Economia, em obediência à lei nº 13.103/2015. As certificações terão validade de 4 anos, a partir da publicação desta portaria. Para mais informações, segue o link da Portaria: Portaria Nº 1.516. CLIQUE AQUI e confira as novas certificações  Fonte: Informe CNT