PETROBRÁS finalizou testes de diesel com conteúdo renovável
A Petrobrás anunciou que conseguiu concluir o primeiro teste no Brasil do novo Diesel R (na configuração R5), combustível com 5% de conteúdo renovável (de origem vegetal) em sua composição. A empresa realizou hoje (23) uma cerimônia, na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária (PR), para celebrar o feito. O evento contou com representantes das empresas e órgãos envolvidos na iniciativa. Durante os testes, quatro ônibus da Autoviação Redentor circularam com o Diesel R5 na cidade de Curitiba (PR) ao longo de seis meses. O teste foi conduzido pela Petrobrás, Vibra Energia, Mercedes-Benz, URBS (órgão que gerencia o transporte coletivo e comercial em Curitiba), além da Autoviação Redentor. Os veículos testados foram abastecidos com aproximadamente 100 mil litros de Diesel R5 em três diferentes rotas. “Este foi o primeiro teste de diesel com conteúdo renovável realizado no Brasil em condições reais de uso. Ficamos muito satisfeitos com os resultados que comprovam a viabilidade do Diesel R5 como uma alternativa de combustível de qualidade e com menores emissões de gases do efeito estufa”, comentou o diretor de Comercialização e Logística da Petrobrás, Claudio Mastella. Nas palavras da Petrobrás, o Diesel R5 rodou “com confiabilidade e bom desempenho”. A empresa explicou ainda que não foram observados problemas como entupimento de filtros, depósitos no sistema de injeção ou perda de potência dos motores. Em relação ao consumo, ainda de acordo com a companhia, o novo combustível não apresentou diferenças quando comparado com o óleo diesel mineral. Foi possível avaliar também aspectos de produção, logística, comercialização e distribuição do produto. Na primeira quinzena de setembro, a produção de 1.500 m³ foi comercializada com distribuidoras. A previsão é que, no ano de 2023, novos lotes de diesel com conteúdo renovável estejam sendo oferecidos para empresas interessadas. “A Repar já tem capacidade para produzir diesel com conteúdo renovável, a partir de coprocessamento de matéria prima vegetal. E planejamos expandir a produção do diesel com conteúdo renovável para outras refinarias no Sudeste e, futuramente, ter uma unidade dedicada para o processamento da matéria prima vegetal. Até 2026, serão investidos US$ 600 milhões com esse objetivo, através do Programa BioRefino”, disse o diretor de Refino e Gás Natural da Petrobrás, Rodrigo Costa. Fonte: Petrobras
Afrânio Kieling entrega homenagem aos 80 anos do SETCARCE
Na noite de ontem (24), o presidente do Sistema Fetransul, Afrânio Kieling participou da solenidade do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística no Estado do Ceará – SETCARCE que homenageou empresas e entidades parceiras com os Troféus Otacílio Correa e Mérito SETCARCE. Na oportunidade, Kieling entregou ao presidente do sindicato, Marcelo Maranhão uma homenagem aos 80 anos de atuação do Setcarce em prol do transporte. O evento que ocorreu em Fortaleza reuniu lideranças empresariais do setor de transporte e logística. Foto: Rogerio Lima @rogerio.lima.9406
Indústria brasileira está comprometida com a sustentabilidade, diz CNI na COP27
Segundo a diretora de Relações Institucionais da CNI, Mônica Messenberg, esse empenho vai além da questão ambiental, já que também se trata de uma questão de sobrevivência do negócio A diretora de Relações Institucionais da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Mônica Messenberg, destacou o comprometimento da indústria brasileira com a questão ambiental. “Hoje, realmente temos uma indústria preocupada com a sustentabilidade”, afirmou durante a programação da 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP27), que ocorreu no Egito entre os dias 6 e 18 de novembro. Segundo a diretora, esse empenho vai além da importância ambiental, já que também se trata de uma questão de “sobrevivência do negócio.” Mônica Messenberg destacou a relevância da participação do setor nos debates sobre mudanças climáticas. “É uma forma de a gente mostrar o que a indústria tem feito em prol da descarbonização e da melhora da sustentabilidade industrial como um todo”, pontuou. Em meio aos debates na COP27, a CNI promoveu o evento Brazilian Industry Day, que teve como objetivo aprofundar o debate sobre quatro pilares de sustentabilidade da indústria, além da apresentação de experiências bem-sucedidas das empresas brasileiras. Pilares essenciais para uma indústria sustentável Para a CNI, inicialmente, são necessários debates sobre quatro pilares compreendidos como relevantes para um contexto de indústria sustentável. São eles: mercado de carbono, transição energética, economia circular e conservação florestal. Confira o que cada pilar representa. O ponto relacionado ao mercado de carbono diz respeito à promoção e a regulação do mercado de carbono por meio de um mercado regulado no modelo cap and trade, capaz de estimular o ambiente de negócios, assim como a inovação e competitividade empresarial, sem aumentar a carga tributária. Quanto à transição energética, as discussões devem envolver a expansão e a diversificação das fontes renováveis (eólica, solar e bioenergia) para geração de energia, por meio de novas tecnologias, como é o caso do hidrogênio verde. Já acerca da economia circular, a entidade defende que é possível adotar um modelo econômico com o intuito de reaproveitar ao máximo os recursos, evitando o desperdício e preservando o meio ambiente, com menor geração de resíduos. Por fim, em relação à conservação florestal, a CNI entende que a indústria de base florestal precisa desenvolver todo o seu potencial, tanto pelo crescimento da produção quanto pela promoção de novos produtos e modelos de negócio com foco no desenvolvimento de novos materiais. De acordo com a entidade, a criação de um ambiente de negócios favorável e o fortalecimento das instituições que cuidam do tema são fatores essenciais para a melhoria da competitividade do setor e para o desenvolvimento do potencial florestal do Brasil, tanto de florestas plantadas quanto de nativas. Fonte: NTC / Foto: CNI/Divulgação
COMJOVEM Porto Alegre recebe premiação em Encontro Nacional
Entrega aconteceu na noite desta quarta (23), em Fortaleza O núcleo da COMJOVEM Porto Alegre recebeu o Troféu Reconhecimento 2022, concedido pela Comissão Nacional e pela NTC&Logística, durante o primeiro dia do Congresso NTC 2022 – XV Encontro Nacional da COMJOVEM, no Resort Vila Galé Cumbuco, em Fortaleza. O evento, ainda mais especial do que de costume, marca os 15 anos de existência da COMJOVEM à nível nacional. Participaram o coordenador local, Tony Bernardini, e os integrantes Thais Bandeira, Lucas Holderle, Gustavo Krás Borges e Alexandre Kieling, além do diretor do SETCERGS, Roberto Dexheimer. Na abertura, o coordenador nacional da COMJOVEM, Andre de Simone, subiu ao palco ao lado dos vice-coordenadores Geovani Serafim e Joyce Bessa para dar as boas-vindas ao público e relembrar com os presentes os principais pontos dos três anos de gestão dos coordenadores. Além disso, em vídeo, a COMJOVEM apresentou um pouco de tudo que aconteceu durante os 15 anos de existência da Comissão. “Foram muitas atividades desenvolvidas dentro da Comissão nesses últimos três anos. Tivemos muitos desafios, mesmo assim, a COMJOVEM não parou. Em decorrência desse cenário, nosso grupo se reunia praticamente todos os dias em busca de atualizações e hoje, sinto que somos uma COMJOVEM ainda mais unida”, declarou André de Simone. Em seguida, foi a vez dos vice-coordenadores refletirem sobre os últimos três anos e chamaram ao palco o presidente da NTC&Logística, para dar as boas-vindas ao público e agradecer a presença do público, das anfitriãs FETRANSLOG – CE e SETCARCE e dos patrocinadores. Na ocasião, também fez questão de relembrar a passagem de todos os ex-coordenadores nacionais da COMJOVEM e de alguns dos atuais presidentes e diretores de entidades de classe originárias da comissão. Na ocasião, os coordenadores nacionais da COMJOVEM aproveitaram a presença do presidente do SETCARCE no palco e inauguraram oficialmente o Núcleo da COMJOVEM Nordeste, chamando os membros do grupo para receberem o pin da Comissão. Em seguida, o presidente da FETRANSLOG – CE, José Arlan Silva Rodrigues, surgiu no telão de maneira remota e mesmo a distância, mandou um recado aos membros da COMJOVEM e participantes do evento. “É um prazer imenso recebê-los no Ceará, para nós sediar esse décimo quinto encontro é motivo de muito orgulho. Espero que esse grande evento seja um momento propício para aprendizado e geração de novos negócios”. Na sequência, foi a vez dos coordenadores da COMJOVEM Nacional, iniciarem a divulgação das premiações. O primeiro prêmio oferecido foi o “Troféu Reconhecimento”, com os núcleos Belo Horizonte, Campinas, Centro-Oeste Mineiro, Curitiba, Espírito Santo, Joinville, Porto Alegre, Região Sul de Santa Catarina, Rio de Janeiro, São José do Rio Petro e São Paulo, saindo como vencedores. A partir daí, os coordenadores se revezaram para convocarem os representantes dos núcleos vencedores em categorias individuais. Os vencedores foram: Prêmio Comunicação – Núcleo da COMJOVEM Curitiba/ Prêmio Presença – Núcleo da COMJOVEM Curitiba Prêmio Espírito Solidário – Núcleo da COMJOVEM Região Sul de Santa Catarina Prêmio COMJOVEM Salva Vidas – Núcleo da COMJOVEM Porto Ferreira Prêmio Melhor artigo técnico – Ana Paula Pellizza (Núcleo da COMJOVEM Chapecó) e Antônio Lodi (Núcleo da COMJOVEM Belo Horizonte) Prêmio Melhor Itinerante – Núcleo da COMJOVEM Chapecó Prêmio Núcleo Revelação – Núcleo da COMJOVEM Espírito Santo Prêmio Destaque do ano – Núcleo da COMJOVEM Região Sul de Santa Catarina Durante as premiações, o núcleo da COMJOVEM do Rio de Janeiro foi homenageado com uma placa pelo trabalho social desenvolvido na ação S.O.S Petrópolis, que auxiliou os moradores da cidade após as fortes chuvas que prejudicaram a cidade e toda região no início do ano, levando a milhares de desabrigados e centenas de mortos. Seguindo na linha de ações sociais, os coordenadores nacionais da comissão chamaram Joana Clemente, que está à frente do IPRED- Instituto da Primeira Infância, entidade escolhida para a Ação do Bem 2022. Já no palco, Joana falou um pouco sobre o projeto, que existe há 34 anos e se dedica a promover a nutrição e o desenvolvimento na primeira infância, articulando-os com ações que visam ao fortalecimento das mulheres e da inclusão social de famílias que vivem em situação de exclusão e pobreza. Conheça mais sobre o IPRED e doe na Ação do Bem 2022: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/acao-do-bem-2022 Finalizando a noite de premiações, os coordenadores da COMJOVEM convidaram ao palco os patrocinadores do evento e da comissão Alper Seguros, Apisul, Fenatran, Iveco, Mercedes-Benz, Omnilink, Transpocred e Volkswagen Caminhões e Ônibus. Apoio Logístico da BRASPRESS e Apoio institucional da CNT/SEST SENAT/ITL e FuMTran para receberem o troféu em forma de agradecimento por acreditarem no desenvolvimento das atividades da comissão. Após a cerimônia de abertura, foi inaugurado oficialmente o Centro de Exposições do Congresso NTC 2022 – XV Encontro Nacional da COMJOVEM, com o tradicional descerramento da faixa. O evento é uma realização da NTC&LOGÍSTICA, tendo com entidades anfitriãs FETRANSLOG e SERTCARCE, com o patrocínio da ALPER SEGUROS, APISUL, CONSÓRCIO GUERRA/AMERICAN CONSULTORIA E CORRETORA DE SEGUROS, CONSÓRCIO MAGGI, FENATRAN, IVECO, MERCEDES-BENZ, OMNILINK, TRANSPOCRED, TRUCKPAG, UNIDAS e VOLKSWAGEN CAMINHÕES E ÔNIBUS, apoio logístico da BRASPRESS e o apoio institucional da CNT/SEST SENAT/ITL e da FUMTRAN. Fonte: SETCERGS
Segundo dia do Congresso NTC 2022 – XV Encontro Nacional da ComJovem tem programação completa, com diferentes atividades
Após a grande noite de abertura, o segundo dia de programação do Congresso NTC 2022 – XV Encontro Nacional da COMJOVEM contou com diversas atividades variadas, que foram de palestras motivacionais, lançamento do livro de 15 anos da COMJOVEM até o acompanhamento do primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo de 2022 Ontem (25), o dia começou com a coordenação nacional da COMJOVEM reunindo no Centro de Eventos, para dar início às atividades do segundo dia. Na ocasião reforçaram sobre a Ação do Bem 2022, que apadrinhará a IPRED – Instituto da Primeira Infância que existe há 34 anos e se dedica a promover a nutrição e o desenvolvimento na primeira infância, articulando-os com ações que visam ao fortalecimento das mulheres e da inclusão social de famílias que vivem em situação de exclusão e pobreza. “Ontem tivemos um dia muito especial, tivemos um grande momento de nostalgia vendo o vídeo de 15 anos da COMJOVEM e pudemos premiar os principais núcleos que têm realizado um excelente trabalho em prol do desenvolvimento da comissão. Também tivemos o anúncio oficial da nossa Ação do Bem 2022, onde apresentamos o grande projeto IPRED. A COMJOVEM convida a todos a doarem para cumprirmos nossa meta de financiar 10 meses de proteína para as crianças que fazem parte do projeto”, declarou André de Simone, coordenador nacional da COMJOVEM. Conheça mais sobre o IPRED e doe na Ação do Bem 2022: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/acao-do-bem-2022 PALESTRA: INTELIGÊNCIA EMOCIONAL Seguindo com a programação do evento, foi a vez de Susy Camacho, psicóloga há 38 anos, especializada em orientação familiar e inteligência emocional, subir ao palco para sua palestra “Inteligência Emocional”. Dessa vez, a psicóloga trouxe uma palestra com foco no desenvolvimento emocional dos empresários presentes no evento. “Ontem, quando conheci um pouco mais da história da COMJOVEM, percebi que temos muito em comum com o que eu desenvolvo em minha clínica. E justamente, por entender esse trabalho que vocês estão desenvolvendo, de preparar as futuras gerações para impactar um setor como um todo, eu parabenizo todos vocês. O aprendizado vem pela ação, e vocês estão dando um ótimo exemplo, através dessa comissão e deste evento”. Durante sua palestra ela trouxe insights importantes sobre o desenvolvimento pessoal e emocional de cada um para o desenvolvimento dos negócios e da vida sobre uma perspectiva diferente e mais positiva. LANÇAMENTO DO LIVRO DE 15 ANOS DA COMJOVEM Na abertura do lançamento oficial do livro de 15 anos da COMJOVEM, o coordenador nacional da comissão, Andre de Simone, chamou ao palco Rodrigo Bernardino, responsável pela comunicação e imprensa da NTC&Logística, e um dos organizadores do livro de 15 anos da COMJOVEM. Já com a palavra, Rodrigo citou o empenho do atual presidente da NTC&Logística, e dos coordenadores nacionais da comissão, em fazer um conteúdo que tivesse o rosto e a contribuição das pessoas que fazem da COMJOVEM ser o que ela é. “Nós queríamos fazer algo que deixasse a marca das pessoas que fizeram e fazem a diferença nessa comissão tão importante para o transporte rodoviário de cargas. O nosso presidente, Francisco Pelucio, é uma personalidade que gosta de dar espaço para as pessoas, e então, nós utilizamos esse livro para convidar todos os presidentes de sindicatos que possuem núcleos, coordenadores e ex-coordenadores a escreverem suas histórias e experiências que fizeram a COMJOVEM alcançar essa marca de 15 anos”, complementa, Rodrigo. Após sua introdução, Bernardino chamou ao palco Francisco Pelucio, presidente da NTC&Logística, Flávio Benatti, patrono da COMJOVEM e vice-presidente da CNT, Ana Jarrouge, presidente executiva do SETCESP e ex-coordenadora nacional da COMJOVEM, Antonio Ruyz, ex vice-coordenador nacional da COMJOVEM e presidente do SINTROPAR e Roberta Fiorot, ex-vice-coordenadora nacional da COMJOVEM. O primeiro a receber a palavra, foi Francisco Pelucio, que contou um pouco da história de criação da COMJOVEM à nível nacional. “Quando eu e o Flávio Benatti conversamos sobre uma possível expansão da COMJOVEM para o Brasil todo, queríamos construir algo diferente para a sucessão das empresas e entidades no segmento. Existia um medo de que a comissão nacional tirasse a força do que na época era a COMJOVEM São Paulo, e na realidade, isso nunca aconteceu, sentimos que as comissões se completariam e hoje vemos o sucesso que a comissão se tornou. Somos todos muito orgulhosos de toda essa estrada que pavimentamos”. Em seguida, foi a vez de Flávio Benatti ter voz para falar um pouco sobre a visão que ele, enquanto patrono da comissão, tem depois de 15 anos de existência da COMJOVEM. “Como bem falado pelo Francisco, nós conversamos e entendemos a necessidade da comissão nacional. Hoje, após os 15 anos, posso dizer que não tem ninguém mais feliz e orgulhoso do que eu. Vemos uma COMJOVEM madura, crescente e preparando as futuras gerações de presidentes e diretores de empresas e de entidades de classe”. Na ocasião, os convidados Ana Jarrouge, Antonio Ruyz e Roberta, também contaram suas histórias e a importância da COMJOVEM no desenvolvimento de cada um deles. Na sequência, Rodrigo Bernardino entregou o livro de 15 anos da comissão para os integrantes do painel. Com o primeiro painel finalizado, foi a vez do coordenador nacional da COMJOVEM, Andre de Simone, os vice-coordenadores nacionais, Joyce Bessa e Geovani Serafim, o coordenador do núcleo do Centro-Oeste Mineiro, Hudson Rabelo e Thaís Bandeira, vice-coordenadora do Instituto COMJOVEM e integrante do núcleo da COMJOVEM da Porto Alegre para o desenvolvimento do segundo painel. André foi o primeiro a receber a palavra e na ocasião, comentou sobre sua entrada na COMJOVEM. “Eu sou da “safra” de 2008 da comissão, estive presente em uma das primeiras reuniões da COMJOVEM São Paulo, e quando voltei ao Rio de Janeiro, queria que a comissão também estivesse no meu estado. Logo depois ela chegou, começamos a trabalhar em conjunto e estar aqui hoje, como coordenador nacional no décimo quinto ano de existência da comissão, para mim é muito gratificante. Eu evolui muito desde quando assumi a coordenação nacional, e esse é o espírito da comissão, e é o que vemos com todos os nossos amigos que estão aqui presentes”. Joyce Bessa recebeu a palavra e contou
Sistema Fetransul participa da HSM+
Durante os dias 22 e 23 de novembro, os vice-presidentes do Sistema Fetransul, Fernando Marini e Moisés dos Santos participaram da HSM+, maior evento de gestão da América Latina que ocorreu no Transamérica Expo, em São Paulo. O Sistema CNT – formado pela CNT, pelo SEST SENAT e pelo ITL – esteve presente no evento com estande e uma arena de palestras. No espaço, os visitantes puderam fazer testes de bioimpedância e testar o simulador de direção utilizado nos treinamentos de motoristas profissionais realizados nas unidades operacionais do SEST SENAT. Os vice-presidentes destacaram a inovação, gestão e sustentabilidade, principais assuntos abordados pela HSM+.
Aprovadas em Plenário duas indicações para diretoria da ANTT
As indicações de Lucas Asfor Rocha Lima e Felipe Fernandes Queiroz para a diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) foram aprovadas em Plenário nesta quarta-feira (23), após sabatinas na Comissão de Infraestrutura (CI). A ANTT é uma autarquia vinculada ao Ministério da Infraestrutura com sede em Brasília e escritórios e postos de fiscalização espalhados por todo o país. A autarquia tem a missão de regular, supervisionar e fiscalizar a prestação de serviços e a exploração da infraestrutura de transportes, preservando o interesse público, resolvendo conflitos e impedindo abusos. Lucas Asfor Rocha Lima A indicação de Lucas Asfor Rocha Lima (MSF 81/2022) foi aprovada com 40 votos favoráveis, 4 contrários e 2 abstenções, com relatório favorável do senador Wellington Fagundes (PL-MT). O indicado ocupará a vaga decorrente do término do mandato de Davi Ferreira Gomes Barreto. Rocha Lima nasceu em Fortaleza em 1986, é bacharel em direito, mestre em ciências jurídico-políticas e doutorando em direito processual. Sócio do escritório de advocacia Asfor, Gomes de Matos Advogados Associados, Rocha Lima também preside a Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará, com mandato até 2024. Foi auditor do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol e assessor na Secretaria de Turismo de Fortaleza e do extinto Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará. Em sabatina na CI, Rocha Lima respondeu a questionamento da senadora Soraya Thronicke (União-MS), esclarecendo que a abertura de mercado é discutida dentro da agência e “todos nós somos favoráveis à livre concorrência” desde que as regras e diretrizes sejam respeitadas, mas ressalvou que só cabe à ANTT implementar a política pública formulada pelo governo. Felipe Fernandes Queiroz Aprovada com 38 votos a favor, 4 contrários e 1 abstenção, a indicação (MSF 82/2022) de Felipe Fernandes Queiroz foi relatada pelo senador Alexandre Silveira (PSD-MG). A vaga decorre do término do mandato de Fábio Rogério Carvalho. Atualmente secretário nacional de Transportes Terrestres na ANTT, Queiroz nasceu em Brasília e é geógrafo formado pela Universidade de Brasília (2011). Antes da ANTT, trabalhou no Ministério da Infraestrutura (2019-2022), primeiro como assessor e depois como chefe de gabinete da secretaria-executiva, assumindo em seguida o cargo de secretário-executivo-adjunto. No Ministério dos Transportes, foi coordenador-geral de Informação da Secretaria Nacional de Transportes Terrestre e Aquaviário (2017 a 2018) e chefe da Divisão de Banco de Informações e Mapas da Secretaria de Política Nacional de Transportes (2014 a 2017). Além de Soraya, os senadores Esperidião Amin (PP-SC) e Wellington Fagundes (PL-MT) questionaram Queiroz em sabatina. O indicado defendeu um marco regulatório rodoviário que conceda segurança jurídica a todos os envolvidos e pediu maior interlocução entre agências reguladoras e o Legislativo. Fonte: Agência Senado
NTC&Logística por meio da ComJovem participa da Expolog em Fortaleza
Coordenador nacional, Andre de Simone, apresentou a comissão, seus objetivos e resultados na maior feira de logística do Norte e Nordeste Na tarde de ontem (23), a Comissão de Jovens Empresários da NTC&Logística – COMJOVEM, através de seu coordenador nacional, Andre de Simone, esteve entre as palestrantes no painel “Transportes Terrestres” da Expolog, maior feira de logística do Norte e Nordeste, que acontece nesta quarta e quinta-feira no Centro de Eventos, em Fortaleza. Na ocasião, representando a NTC&Logística, o coordenador nacional da COMJOVEM, contou a história da Comissão ao longo dos anos e explicou os principais objetivos do grupo, que neste ano, completa 15 anos de existência. A intenção da entidade, em conjunto com a comissão, foi aproveitar o espaço para divulgar a importância do grupo e apresentar o potencial do grupo para que novos interessados possam fazer parte desse projeto, que vem desde sua criação, auxiliando no desenvolvimento e na inovação do transporte rodoviário de cargas em todo o país. “Quando iniciei na empresa da minha família e comecei a buscar especialização, fui indicado a participar da COMJOVEM e naquele momento, encontrei cerca de 500 outros jovens que estavam na mesma situação do que eu. A comissão proporciona muita troca de informação e networking, preparando de forma completa, o desenvolvimento do jovem empresário. Essa atuação estimula que o transporte rodoviário de cargas continue evoluindo, crescendo e consequentemente, impactando positivamente a sociedade como um todo”, comentou André em sua apresentação da COMJOVEM. O presidente da NTC&Logística, Francisco Pelucio, também marcou presença no evento, e acompanhou de perto a apresentação da COMJOVEM. Segundo ele, é muito importante que a comissão continue ganhando espaço e se renovando. “Para nós, ver a COMJOVEM se apresentar em uma feira tão importante como a Expolog, é muito gratificante. Ao longo dos seus 15 anos de existência, a comissão vem cumprindo sua missão de trazer inovação e renovar o transporte de cargas, precisamos utilizar espaços como esses para aumentar ainda mais a abrangência deste grupo e mostrar para o setor o trabalho sério que tem sido feito e os resultados que já estamos colhendo”, finaliza Pelucio. Também estiveram presentes representantes de entidades de todo o Brasil, que acompanharam o ciclo de palestras e também prestigiaram a feira. Fonte: NTC
CONTRAN publica nova lei para habilitação
Quem estava com o processo para vencer ganhou mais prazo O Contran publicou uma nova deliberação que alterou o prazo para concluir o processo para tirar a habilitação. Devido ainda a consequências da pandemia, o Contran ampliou até 31 de dezembro de 2023, o prazo para conclusão de todos os processos de habilitação ativos nos órgãos e entidades executivos de trânsito do Estado e do Distrito Federal até 31 de dezembro de 2022. De acordo com a Deliberação 265/22, quem estava com o processo para vencer agora no final do ano, ganhou mais um ano de prazo para terminar as etapas e conseguir tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A norma é nacional, ou seja, vale em todos os estados brasileiros. A mudança foi feita a partir de solicitação dos departamentos de trânsito estaduais. Eles informaram ao Contran dificuldades quanto ao agendamento das provas, principalmente as práticas”, explicou a Senatran. O processo para tirar a CNH é previsto pela Resolução 789/20 do Contran e é composto de várias etapas. Por esse motivo não é tão rápido para finalizá-lo. O Portal do Trânsito explica agora, como funcionam as etapas desse processo. Fonte: Informativo CONTRAN
Arena SEST SENAT trouxe para a HSM+ temas ligados ao setor de transporte
Debates sobre inovação, gestão e sustentabilidade marcaram a participação do Sistema CNT no primeiro dia da HSM+ Presente na HSM+, o Sistema CNT realiza uma série de palestras na Arena SEST SENAT sobre temas relacionados a inovação, gestão e sustentabilidade. No painel “Automação, Conectividade e Dados: como o Data Science está transformando as Cidades Inteligentes”, Frederico Boghossian Torres, advogado de Data Privacy do Mercado Livre, e Eric Dhaese, diretor geral do Rappi no Brasil, refletiram sobre a responsabilidade de se processar grandes volumes de dados e as maneiras de usar a Ciência de Dados em prol da melhoria dos serviços e da satisfação dos clientes. A conversa foi mediada por Felipe Chibas, especialista Latam do Núcleo de Cidades Inteligentes da GAPMIL Unesco, que instigou os participantes a mostrarem sua visão sobre o papel da análise de dados em seus negócios. “É uma responsabilidade tremenda fazer uso dos dados de nossa plataforma, mas Data Science não precisa ser algo a se temer – na verdade, é o nosso core business”, apontou Frederico Torres. “A gente vê a Data Science como ferramenta, que gera valor para a economia e promove a melhor experiência para o usuário”, acrescentou. “A Data Sciente é parte do que a Rappi”, ressaltou Eric Dhaese. Segundo o diretor, a operação da Rappi leva sempre em conta três elos: empreendedores, entregadores e clientes finais. “Cada pedido feito no aplicativo dispara muitas atividades, que precisam ser sincronizadas. Pode parecer simples, mas é preciso tecnologia pesada e muitas mãos para que um entregador não fique esperando enquanto um restaurante prepara um prato. Em meio a uma imensidão de dados, os algoritmos vão aprendendo a ser cada vez mais eficientes, traçando rotas e localizando os entregados mais próximos”, detalhou. “Atração e retenção de talentos em mobilidade: como criar um ambiente inovador e confortável para as próximas gerações” foi o tema do painel mediado por Marcus Vinicius Gasques, diretor de redação da Autoesporte. Em sua participação, Fernanda Sarreta, VP administrativa na IC Transportes, disse que a empresa precisou repensar a abordagem para atrair profissionais mais jovens. “A vida nas estradas não os atrai mais. Precisamos comunicar a nova geração sobre as vantagens de ser motorista, dizer que o caminhão, hoje, é um veículo totalmente tecnológico e que é possível ser bem remunerado”, apontou a vice-presidente. Segundo ela, o mercado está buscando colaboradores com um pouco mais de escolaridade e que tenham familiaridade com tecnologia. “É sempre preciso comunicá-los sobre as vantagens da tecnologia para vencer eventuais resistências. Por exemplo, quando implantamos as câmeras nas cabines, enfatizamos que era uma ferramenta para salvar vidas – e não um Big Brother”, relatou. “Reter as pessoas e cuidar bem delas é nossa meta”, enfatizou o palestrante Emerson Cardoso, vice-presidente de Operações Logísticas da Fadel Transportes, empresa que já foi seis vezes reconhecida pela certificação GPTW como um “ótimo lugar para se trabalhar”. Apesar dessa política, Cardoso disse que o turnover continua sendo um desafio e que se constata um envelhecimento da mão de obra no setor de um modo geral. Cardoso ponderou, ainda, que rotinas simples podem fazer grande diferença na hora de reter bons profissionais. “Por exemplo, quando o motorista sai para a viagem, ele já sabe a rota que vai fazer, que condições vai enfrentar, quais serão os pontos de parada?”, questiona. “Sabemos que o país tem problemas de infraestrutura. Tudo isso tem de ser mapeado antes e é preciso abrir o jogo para esse colaborador – é esse o cuidado que temos de ter”, aconselhou. Na palestra “ESG no Transporte: boas práticas para um futuro sustentável e exponencial”, Pedro Telles, gerente de Sustentabilidade da Movida, compartilhou um pouco da jornada de sustentabilidade da locadora de veículos. A empresa segue um plano a partir dos pilares “mitigação”, “compensação” e “adaptação”, com foco em minimizar os impactos das mudanças climáticas que estão em curso. “A gente entende que a sustentabilidade tem de ser pensada na estrutura inteira. Sabemos que o nosso principal ativo é responsável por grandes emissões, mas este também é um mercado sobre inovação”, instigou. “Há estudos que dizem que o uso de um carro alugado corta a necessidade de quatro ou cinco outros. Sair do modelo de posse para o modelo de uso pode trazer essa eficiência, que vai nos nos ajudar a avançar no enfrentamento dos desafios da sociedade”, sublinhou. Fonte: Agência CNT Transporte Atual