Mais de 80 alunos participaram na tarde de hoje da Campanha Motorista de Futuro

Alunos da turma de Jovem Aprendiz do SEST SENAT, participaram na tarde de hoje (30), de mais uma ação que faz parte da Campanha Motorista de Futuro, realizada pelo Sistema Fetransul com o apoio de empresas do setor de transporte e da unidade do SEST SENAT de Porto Alegre. O objetivo da ação é a atração e sensibilização dos jovens com a profissão motorista. Os alunos assistiram a explanação da Instrutora do SEST SENAT, Marilaine Tenisia Beck que falou sobre as atividades do motorista profissional e sua importância na sociedade. Após o bate-papo, os jovens conheceram o simulador de direção que é tecnologia de ponta a serviço da qualificação profissional para o transporte. A prática no equipamento faz parte do treinamento de motoristas de cargas e de passageiros e dá aos alunos experiência para enfrentar desafios reais da profissão. Os jovens também tiveram contato direto com um caminhão disponibilizado pela empresa Interlink Cargo. O motorista Jairo Umberto da Cruz, acompanhou os alunos e esclareceu dúvidas sobre as funcionalidades do veículo. O projeto Motorista de Futuro foi tema do trabalho de conclusão dos alunos do curso de pós-graduação em Gestão de Negócios da Fundação Dom Cabral e está concorrendo ao prêmio Inova Transporte da Rede Alumni. O Sistema Fetransul reconhece a importante parceria da unidade do SEST SENAT de Porto Alegre e toda sua equipe que não mede esforços para disseminar conhecimento aos jovens. O apoio das empresas também tem sido fundamental com a disponibilidade de um caminhão e motorista em todas as ações. Escolas interessadas em realizar a visita guiada, poderão entrar em contato através dos contatos abaixo:E-mail motoristadefuturo@fetransul.com.brFone (51) 3061.0028Instagram: @fetransulrsPara saber mais sobre a CAMPANHA MOTORISTA DE FUTURO, acesse: https://www.fetransul.com.br/motoristadefuturo/
Conselho Regional do SEST SENAT RS vai batizar unidade de Uruguaiana com o nome de José Schwanck

O vice-presidente do Sistema FETRANSUL e presidente da ABTI, Francisco Cardoso, representando Afrânio Kieling, presidente do Conselho Regional do SEST SENAT do RS e do Sistema Fetransul, reuniu-se no dia 25 de janeiro com familiares do empresário José Schwanck, para trazer a notícia de que seu nome será atribuído à sede do SEST SENAT de Uruguaiana. Por decisão do Conselho Nacional da Entidade, as unidades do Sistema serão batizadas com nome de ilustres personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do transporte no Brasil. A esposa do transportador, Vanilda da Silva Schwanck, as filhas Letícia e Greice, e a neta, Maria Antônia, participaram deste encontro que formalizou o anúncio. Durante o ano, em data a ser definida oportunamente, será descerrada a placa de batizado da sede. José Schwanck, falecido em 2020, esteve a frente de diversos empreendimentos, com especial destaque a Irmãos Schwanck, empresa de transporte internacional com sede em Uruguaiana. O transportador destacou-se como líder setorial na região, tendo presidido a ABTI entre 1998 e 2001.
DNIT retoma manutenção em 1,4 mil quilômetros de rodovias no Rio Grande do Sul

Após forte restrição orçamentária no último ano, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) retomou a recuperação e conservação em aproximadamente 1,4 mil quilômetros de rodovias gaúchas neste mês de janeiro. São diferentes segmentos, em mais de 10 estradas consideradas essenciais para a economia do Brasil, uma vez que o Rio Grande do Sul integra o corredor logístico rumo aos países do Mercosul. A reativação de contratos de manutenção – que foram paralisados no ano passado devido à falta de recursos – só foi possível após o aporte de R$181,8, oriundos da chamada PEC da Transição, dando a largada nas ações do plano de 100 Dias do Ministério dos Transportes no Estado. Além deste montante, ainda estão previstos R$ 573 milhões provenientes da Lei Orçamentária Anual – LOA/2023 para garantir a manutenção dos 4.860 quilômetros de rodovias federais sob a responsabilidade do DNIT no Rio Grande do Sul. EMPREGO E RENDA – Com a retomada destes contratos paralisados, o DNIT garante – além de melhores condições de trafegabilidade e segurança aos usuários das rodovias atendidas – a manutenção da geração de renda e emprego para mais de 2,6 mil pessoas. A expectativa da Autarquia é de que todos os trechos contemplados tenham serviços retomados até o final deste mês. Além de ações rotineiras como roçada, limpeza dos dispositivos de drenagem e de sarjetas, recuperação da sinalização, tapa-buracos, fresagem e microrrevestimento, estão previstas entregas de revitalização de acessos e recuperação de pontes. Fonte: DNIT
Inscrições vão até 31 de janeiro para participar da Rede Alumni do Transporte e do Prêmio Inova Transporte

Projetos Aplicativos que foram apresentados ao final de cada curso do Programa Avançado de Capacitação, poderão ser inscritos. Confira o edital e faça sua AQUI inscrição! Estão abertas as inscrições para a Rede Alumni do Transporte, coordenada pelo ITL (Instituto de Transporte e Logística). O objetivo é promover a atualização (upskilling) e a reciclagem (reskilling) das competências profissionais para o mercado, contemplando todos os modais de transporte, além de possibilitar a realização de networking e benchmarking. Para se inscrever, basta acessar www.redealumni.itl.org.br. Ex-alunos e alunos do ITL podem se inscrever até 31 de janeiro. O primeiro encontro será realizado no dia 29 de março de 2023, na sede da CNT, em Brasília/DF, e contará com a presença de egressos, alunos, empresários e lideranças do Sistema CNT. Estão previstos debates, apresentações e discussões de projetos aplicativos implementados nas empresas e apresentação de tendências e inovações tecnológicas com impactos no setor. “O projeto visa unir os participantes do Programa Avançado de Capacitação do Transporte, coordenado pelo ITL e promovido pelo SEST SENAT desde 2013. Estamos conectados com o mesmo objetivo; e a criação de uma rede de relacionamentos tem o poder de alavancar o profissional e a empresa em que ele trabalha. Todos ganham. Para isso, precisamos ter a visão e a missão de estarmos juntos de forma que possamos sempre evoluir. Essa é a função da Rede Alumni do Transporte”, afirma João Victor Mendes, diretor executivo do ITL. Podem integrar a Rede alunos atuais e ex-alunos das especializações em Gestão de Negócios (FDC), Gestão de Recursos Humanos (FDC) e Gestão de Finanças (Ibmec); das certificações internacionais Aviation Management (Embry), Sistemas Ferroviários e Metroferroviários (DB) e Gestão do Transporte Aquaviário e Integração Multimodal (STC); e dos cursos executivos LGPD para o Setor de Transporte e Governança, Compliance e Gestão de Riscos (IGCP). Prêmio Inova Transporte Outra iniciativa relacionada à Rede Alumni do Transporte é o Prêmio Inova Transporte. A premiação tem como foco central reconhecer os melhores projetos de conclusão de curso desenvolvidos nas capacitações oferecidas pelo ITL, como as especializações e as certificações internacionais. Para concorrer, é necessário que os projetos estejam sendo utilizados nas empresas do setor. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 31 de janeiro de 2023. Podem participar projetos aplicativos finalizados e apresentados, em banca examinadora, até dezembro de 2022. Ao todo, cinco deles serão premiados e receberão um troféu de reconhecimento pelo trabalho concretizado. Os jurados ainda terão a missão de escolher um destaque, que receberá um prêmio especial: o grupo vencedor ganhará a inscrição no Study Trip, no módulo internacional, que será realizado pela Fundação Dom Cabral entre 2023 e 2024. Para fazer a inscrição, basta acessar www.redealumni.itl.org.br Fonte: ITL / Foto: Arquivo SEST SENAT
SETCESP celebra 87 anos de conquistas a favor do TRC

Hoje (26), o SETCESP (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região) celebra 87 anos de uma história marcada por grandes realizações. Desde sua fundação, a entidade reúne uma lista de conquistas em prol do transporte rodoviário de cargas. Entre elas, a exclusão do ICMS e do ISS da base de cálculo do PIS/COFINS, o aumento do VUC (Veículo Urbano de Carga) de 6,30m para 7,20m e a liberação dele do rodízio da cidade de São Paulo, a permissão para a entrega noturna no município, o transporte gratuito das vacinas contra covid-19, e mais recentemente, a emissão do comprovante de entrega no formato eletrônico. Constantemente, a entidade atua junto ao poder legislativo, no esforço para criar leis, normas e regras que possam regulamentar e disciplinar a atividade do transporte rodoviário, e esteve à frente de todas as grandes bandeiras de relevância para a classe, como a diminuição do roubo de cargas, a redução de tributos e das barreiras fiscais, além da melhoria da infraestrutura em rodovias. Ao longo dos anos, o SETCESP se tornou um núcleo de prestação de serviços e informações sobre o setor, concedendo total apoio às empresas associadas com informações atualizadas, treinamentos, palestras, consultorias jurídica e econômica, entre outros serviços sendo crucial não apenas da região que representa, mas para todo o Brasil. Atualmente, oferece aos seus associados mais de 15 serviços. Muitos deles com foco na rentabilidade das empresas, seja por meio de orientações para a formação de tarifas adequadas à sua operação ou com parcerias para redução de custos para realização de exames toxicológicos, gratuidade no certificado digital e testes de opacidade. Fonte: setcesp.org.br
Campanha Motorista de Futuro já atendeu mais de 300 jovens alunos

No dia de ontem (25), ocorreu mais uma ação que faz parte da Campanha Motorista de Futuro, realizada pelo Sistema Fetransul. A visita guiada já atendeu cerca de 300 alunos de escolas públicas e turmas do Jovem Aprendiz na cidade de Porto Alegre. O objetivo da ação é a atração e sensibilização dos jovens com a profissão motorista. Os alunos assistiram a explanação da Instrutora do SEST SENAT, Marilaine Tenisia Beck que falou sobre as atividades do motorista profissional e sua importância na sociedade. Após o bate-papo, os jovens conheceram o simulador de direção que é tecnologia de ponta a serviço da qualificação profissional para o transporte. A prática no equipamento faz parte do treinamento de motoristas de cargas e de passageiros e dá aos alunos experiência para enfrentar desafios reais da profissão. Os jovens também tiveram contato direto com um caminhão disponibilizado pela empresa Tomasi Logística. O motorista Silécio Gallas explicou aos alunos sobre as funcionalidades do veículo e falou sobre a sua paixão pela profissão. O projeto Motorista de Futuro foi tema do trabalho de conclusão dos alunos do curso de pós-graduação em Gestão de Negócios da Fundação Dom Cabral e está concorrendo ao prêmio Inova Transporte da Rede Alumni. O Sistema Fetransul reconhece a importante parceria da unidade do SEST SENAT de Porto Alegre e toda sua equipe que não mede esforços para disseminar conhecimento aos jovens. O apoio das empresas também tem sido fundamental com a disponibilidade de um caminhão e motorista em todas as ações. Escolas interessadas em realizar a visita guiada, poderão entrar em contato através dos contatos abaixo: E-mail motoristadefuturo@fetransul.com.br Fone (51) 3061.0028 Instagram: @fetransulrs Para saber mais sobre a CAMPANHA MOTORISTA DE FUTURO, acesse: https://www.fetransul.com.br/motoristadefuturo/
Indústria brasileira de papel e celulose é referência na implantação de práticas ESG, garantindo inovação e sustentabilidade

Mantendo o foco na inovação, mas respeitando a cultura da sustentabilidade, a indústria de papel e celulose passa por transformações através de práticas ESG Sendo uma das maiores do mundo, com 220 empresas distribuídas em 540 municípios, a indústria brasileira de papel e celulose vem se expandindo de forma positiva e sustentável. O Brasil é o segundo maior produtor de celulose, com o volume de 11% da produção mundial, atrás apenas dos Estados Unidos. Diante de tamanha responsabilidade, a sustentabilidade se apresenta como uma necessidade. Dessa forma, o alinhamento com a temática ESG (sigla em inglês para meio ambiente, social e governança) vem valorizando boas práticas relacionadas ao meio ambiente, aos aspectos sociais, gestão e inovação no processo de produção. Alexandre Ribas, diretor da Unidade de negócios da Falconi Consultores, comenta sobre a importância do foco na sustentabilidade, mas, sem abandonar a excelência na produção das indústrias de papel e celulose O diretor da Unidade de negócios da Falconi Consultores, Alexandre Ribas, expõe que os desafios envolvidos na pauta de sustentabilidade estão reunidos em três dimensões: comunicação, inovação e eficiência na utilização de recursos. “O setor, no Brasil, tem um papel fundamental na agenda ESG como protagonista nessa e nas próximas décadas. Na dimensão da comunicação, tem a missão de transmitir todas as inovações, como o trabalho feito com biofibras, por exemplo, e desmistificar o ramo em relação ao clima, por ser um segmento Carbono Negativo, ou seja, que gera crédito de carbono para os demais. É uma indústria que busca a evolução constante de processos e o desenvolvimento de produtos substitutos de materiais não sustentáveis, que aproveitem o contexto do segmento”, explica. Em relação à utilização de recursos, Ribas acrescenta que a indústria é marcada pela produtividade, recuperação, reaproveitamento de resíduos e redução do uso de água. Reforçando que produzir de forma sustentável e com qualidade é o principal desafio da área de celulose e papel. “É responsabilidade das companhias buscar excelência em mitigação dos impactos, já que o verdadeiro potencial ambiental da indústria de base florestal é a capacidade de absorver carbono, compensar emissões e gerar créditos para o mercado”, alega o executivo. Inovação e práticas voltadas para a sustentabilidade Atuando desde 2009, a CMPC Brasil tem um firme compromisso com a gestão ambiental dentro de sua rede de produção. O diretor-geral da CMPC, Mauricio Harger, reforça que a temática ESG tem sido um pilar central para os negócios e uma exigência social. Harger aponta que o planejamento estratégico é “levar a tríade ambiental, social e governança para o centro das discussões”. “Existe uma demanda crescente da sociedade por produtos mais sustentáveis, e a celulose desempenha bem essa função diante de outros materiais, como, por exemplo, o plástico, além de oferecer muitas possibilidades de crescimento. Hoje, empresas colocam ESG como principal foco”, diz o executivo, frisando também a importância das empresas serem transparentes. A CMPC Brasil mantém o projeto “BioCMPC”, que une eficiência operacional e medidas de controle voltadas para a gestão ambiental. Da quantidade total de resíduos sólidos gerados na produção de celulose, 100% são reciclados. Por ano, cerca de 600 mil toneladas de resíduos são transformadas em 13 produtos diferentes para serem comercializados. Além disso, cerca de 85% da energia utilizada para a produção de celulose é gerada pela própria planta industrial. A água usada no processo de produção é captada do Lago Guaíba, e após a utilização, é retornada para o lago, purificada. Fonte: portalntc.org.br
ANTT abre Audiência Pública sobre o Vale-Pedágio obrigatório

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou a Deliberação nº 3 que comunica a realização da Audiência Pública nº 2/2023 sobre a proposta de revisão e atualização da Resolução nº 2.885, de 9 de setembro de 2008, que estabelece as normas para o Vale-Pedágio obrigatório e institui os procedimentos de habilitação de empresas fornecedoras em âmbito nacional, aprovação de modelos e sistemas operacionais, as infrações e suas respectivas penalidades. A sessão pública será realizada de forma híbrida (virtual e presencial) em 13 de fevereiro. O prazo para o envio de contribuições será das 08 horas (horário de Brasília) do dia 26 de janeiro até as 18 horas do dia 12 de março de 2023. A sessão pública virtual será realizada, por meio de videoconferência, pelo Canal ANTT no Youtube, no dia 13 de fevereiro de 2023, das 14h às 18h. O endereço eletrônico da videoconferência será divulgado às 14h do dia 12 de fevereiro de 2023, no sítio https://www.antt.gov.br – Participação Social – Audiência Pública nº 2/2023. Os documentos e as demais orientações referentes à AP estão disponíveis no sítio https://participantt.antt.gov.br. Informações e esclarecimentos adicionais poderão ser obtidos pelo e-mail ap002_2023@antt.gov.br . Para entender mais sobre o procedimento de audiência pública, assista ao vídeo. Para saber como contribuir, assista ao tutorial do Sistema ParticipANTT. SERVIÇO: Sessão pública presencial da AP nº 2/2023 Local: Auditório Eliseu Resende – Sede ANTT Data: 13 de fevereiro de 2023 Horário: das 14h às 18h (horário de Brasília) Endereço: Lote 10 Projeto Orla Polo 8, Brasília – DF, 70200-003 Capacidade: 350 pessoas Fonte: www.gov.br/antt
SEST SENAT lança nova plataforma para cursos online

São 110 cursos gratuitos disponíveis a partir desta terça-feira (24), em um ambiente virtual com navegação simplificada e intuitiva O SEST SENAT é referência nacional em qualificação especializada para o transporte; e a excelência do ensino também está presente na modalidade de educação a distância. Para melhorar ainda mais a experiência do usuário, a plataforma da EaD foi totalmente atualizada com diferenciais tecnológicos que facilitam o desenvolvimento online. O site conta com 110 opções de cursos em seis áreas do conhecimento, para desenvolver as habilidades mais exigidas pelo mercado de trabalho. Todos os cursos da nova plataforma estão disponíveis, de forma gratuita, para toda a população, por tempo indeterminado, para marcar o lançamento do site. As formações abordam temáticas nos segmentos de gestão, logística, transporte, segurança, legislação, saúde, ESG (ambiental, social e governança), manutenção, tecnologia e desenvolvimento pessoal. Assim, são cursos e temas de interesse para o mercado de trabalho como um todo, não se restringindo ao setor transportador. Entre as novidades, agora, os estudantes contam com uma área exclusiva, onde poderão ver os certificados dos cursos finalizados, os status dos cursos matriculados, entre outras opções. Mais um destaque da nova página é a possibilidade de construção de trilhas de aprendizagem, em que cada aluno pode acessar cursos que se complementam ou se relacionam para atingir determinado objetivo na carreira. Todas as capacitações são certificadas. Acesse: https://digital.sestsenat.org.br O novo portal EaD SEST SENAT disponibiliza uma navegabilidade mais inclusiva e fluida, uma interface mais atrativa em um ambiente mais eficiente e responsivo, melhorando a compatibilidade dos cursos aos diferentes dispositivos móveis disponíveis. Os cursos da EaD SEST SENAT não exigem pré-requisitos. Basta ter um celular, tablet ou computador com acesso à internet. São dezenas de cursos disponíveis para todos os profissionais que desejam ingressar ou se atualizar, com diferencial competitivo, para atuar no mercado de trabalho. Acesse o site digital.sestsenat.org.br e veja todas as novidades. Plataforma anterior do EAD Os cursos da educação corporativa, os preparatórios para as provas de TAC (Transportador Autônomo de Cargas) e de RT (Responsável Técnico) e os regulamentados pela Resolução Contran n.º 789/2020 – que preparam o condutor para trabalhar como motorista profissional – continuam a ser oferecidos na plataforma anterior: ead.sestsenat.org.br Os cursos regulamentados são os de Transporte Coletivo de Passageiros, Transporte de Escolares, Transporte de Produtos Perigosos, Veículos de Emergência, Transporte Remunerado de Cargas e Pessoas em Motocicletas (Motofrete e Mototáxi) e Transporte de Carga Indivisível. Os alunos que já tinham se matriculado em algum curso da EaD do SEST SENAT podem realizar toda a sua formação na plataforma anterior. Fonte: sestsenat.org.br
Sistema Fetransul em novo endereço

Informamos que o Sistema Fetransul está em novo endereço, dando continuidade ao trabalho em prol do setor de logística e transporte. Av. Plinio Kroeff, 1550 – 4º andar no Porto Seco, bairro Rubem Berta em Porto Alegre-RS. O telefone (51) 30610028 está temporariamente offline.Nossa equipe está disponível no número (51) 3015-0576.