SEST SENAT apoia mais uma edição do Rodeio de Caminhões

Competição promovida pela Raízen, em parceria com o SEST SENAT, avalia habilidades de motoristas de caminhão-tanque, prezando pela segurança e pelas boas práticas. Em fevereiro, será dada a largada para as competições das etapas regionais do 12º Rodeio de Caminhões da Raízen, licenciada da marca Shell. Neste ano, 200 motoristas que transportam cargas em 40 empresas parceiras da Raízen estão participando da competição. Serão quatro etapas: Sul, Sudeste 1, Sudeste 2 e Nordeste. Em formato de competição, o Rodeio de Caminhões busca valorizar profissionais com destacada performance em segurança. As provas práticas nas eliminatórias regionais serão realizadas de maneira presencial, em caminhões-tanque. Em formato de competição, os motoristas serão desafiados a mostrar suas habilidades, realizando uma rotina de cinco testes de precisão de manobras, em um tempo máximo de sete minutos. São eles: curva com cones; estacionamento de ré; estacionamento paralelo ao meio-fio em 90 graus; condução em linha reta com pinos; e condução em linha de parada. Eles também serão avaliados, em testes teóricos, sobre as rotinas operacionais seguras. A largada dessa edição ocorrerá nos dias 3 e 4 de fevereiro, em Curitiba (PR). A seguir, a região Sudeste receberá duas eliminatórias: a primeira, nos dias 3 e 4 de março, em Americana (SP); e a segunda, nos dias 17 e 18 de março, em Porto Ferreira (SP). A última fase eliminatória será em Camaçari (BA), entre os dias 14 e 15 de abril.  Cada etapa regional classificará os três melhores motoristas, que, depois, participarão da grande final, concorrendo a prêmios, como um carro zero quilômetro, uma moto de 250 cilindradas e um kit com televisão e home theater. Na grande final do Rodeio, com data e local a serem definidos, as provas práticas serão nos simuladores de direção do SEST SENAT – o equipamento é o mesmo utilizado nos cursos e nos treinamentos oferecidos pela entidade. A diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, afirma que a iniciativa vai ao encontro dos valores do SEST SENAT. “Para nós, é um orgulho fazer parte de um evento tão importante e engrandecedor para o setor de transporte. É uma honra podermos contribuir para a viabilização de uma iniciativa que promove um trânsito mais seguro e consciente, com motoristas cada vez mais capacitados. Nossas unidades operacionais estão de portas abertas para receber esses profissionais e suas famílias com todos os cuidados necessários para esse momento”, convida. Fonte: www.sestsenat.org.br

Horário de Funcionamento da RFB no Período de Carnaval

O tradicional feriado de carnaval está próximo, e por isso, a ABTI informa os horários de atendimento da Receita Federal do Brasil na região da fronteira oeste do Rio Grande do Sul, durante o período. As demais fronteiras ainda não encaminharam o expediente, mas assim que recebidas as informações, será atualizado o comunicado. Em Uruguaiana: Data Dia Semana ALF/URA Sede PSR Gerenciamento de Risco SACIT – TA BR 290 Bagagem ACI Libres 18/02/2023 Sábado Sem expediente 08h às 14h Sem expediente 08h às 21h 24 horas 19/02/2023 Domingo Sem expediente Sem expediente Sem expediente 08h às 12h 24 horas 20/02/2023 Segunda-feira Sem expediente 08h às 14h Sem expediente 08h às 21h 24 horas 21/02/2023 Terça-feira Sem expediente Sem expediente Sem expediente 08h às 21h 24 horas 22/02/2023 Quarta-feira 14h às 18h 14h às 20h 14 às 18h 08h às 21h 24 horas Em São Borja: Data Dia Semana IRF/SBA Sede CUF – Despacho CUF – Bagagem 18/02/2023 Sábado Sem expediente Sem expediente 24 horas 19/02/2023 Domingo Sem expediente Sem expediente 24 horas 20/02/2023 Segunda-feira Sem expediente Sem expediente 24 horas 21/02/2023 Terça-feira Sem expediente Sem expediente 24 horas 22/02/2023 Quarta-feira 14h às 18h 14 às 18h 24 horas Obs.: Para apresentação de despachos, seguir o estabelecido na Portaria ALF/URA nº5/2021 Em Itaqui: Data Dia Semana IRF/ITQ Sede Porto 18/02/2023 Sábado Sem expediente Sem expediente contribuinte/atendimento – Apenas liberação de caminhões 19/02/2023 Domingo Sem expediente Sem expediente contribuinte/atendimento – Apenas liberação de caminhões 20/02/2023 Segunda-feira Sem expediente Sem expediente contribuinte/atendimento – Apenas liberação de caminhões 21/02/2023 Terça-feira Sem expediente Sem expediente contribuinte/atendimento – Apenas liberação de caminhões 22/02/2023 Quarta-feira 14h às 18h 14h às 18h Em Quaraí: Data Dia Semana IRF/QUA Sede Aduana 18/02/2023 Sábado Sem expediente 08h30 às 12h30 | 14h30 às 18h30 19/02/2023 Domingo Sem expediente 08h30 às 12h30 | 14h30 às 18h30 20/02/2023 Segunda-feira Sem expediente 08h30 às 12h30 | 14h30 às 18h30 21/02/2023 Terça-feira Sem expediente 08h30 às 12h30 | 14h30 às 18h30 22/02/2023 Quarta-feira 14h às 18h 08h30 às 12h30 | 14h30 às 18h30 Em Barra do Quaraí: Data Dia Semana ARF/BQI 18/02/2023 Sábado 08h às 20h 19/02/2023 Domingo 08h às 20h 20/02/2023 Segunda-feira 08h às 20h 21/02/2023 Terça-feira 08h às 20h 22/02/2023 Quarta-feira 08h às 20h Em Porto Mauá: Data Dia Semana IRF/PMA 18/02/2023 Sábado 08 às 12h e das 14h às 18h – Viajantes/Turistas e Caminhões 19/02/2023 Domingo 08 às 12h e das 14h às 18h – Viajantes/Turistas 20/02/2023 Segunda-feira 08 às 12h e das 14h às 18h – Viajantes/Turistas e Caminhões 21/02/2023 Terça-feira 08 às 12h e das 14h às 18h – Viajantes/Turistas 22/02/2023 Quarta-feira 08 às 12h e das 14h às 18h – Viajantes/Turistas e Caminhões Em Porto Xavier: Data Dia Semana IRF/PXR Sede Aduana 18/02/2023 Sábado Sem expediente 08h às 12h |14h às 18h (Expediente)09h às 11h |16h às 18h (Travessia) 19/02/2023 Domingo Sem expediente 08h às 12h |14h às 18h (Expediente)09h às 11h |16h às 18h (Travessia) 20/02/2023 Segunda-feira Sem expediente 08h às 12h |14h às 18h (Expediente)09h às 11h |16h às 18h (Travessia) 21/02/2023 Terça-feira Sem expediente 08h às 12h |14h às 18h (Expediente)09h às 11h |16h às 18h (Travessia) 22/02/2023 Quarta-feira 14h às 18h 08h às 12h |14h às 18h (Expediente)09h às 11h |14h às 18h (Travessia) Fonte: http://www.abti.com.br

Seguro de cargas: esclarecimento sobre os efeitos da Medida Provisória 1.153/2022

MP trata do Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga Rio de janeiro, 26 de janeiro de 2023. A Superintendência de Seguros Privados (Susep), tendo em vista a edição da Medida Provisória (MP) nº 1.153, de 29 de dezembro de 2022, vem a público esclarecer que, até que a nova regulamentação infralegal seja publicada, a Resolução CNSP nº 219, de 06 de dezembro de 2010, e a Circular Susep nº 422, de 1º de abril de 2011, permanecem em vigor e deverão ser observadas, exceto naquilo em que divergirem da MP. Adicionalmente, considerando que a MP em questão depende de apreciação pelo Congresso Nacional, nos termos do art. 62 da Constituição Federal, podem ocorrer alterações no texto originalmente publicado ou até mesmo a rejeição ou a perda de eficácia da matéria. Desse modo, a autarquia entende prudente e necessário aguardar a tramitação da proposta para que sejam tomadas as providências que impliquem em alterações normativas, até que seja conhecida a versão definitiva do texto legal (lei de conversão), a qual deverá ser considerada e rigorosamente observada na elaboração da regulamentação infralegal pelo CNSP e pela Susep. Por fim, vale lembrar que a Resolução CNSP que dispõe sobre o Seguro Obrigatório de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário – Carga (RCTR-C) e a Circular Susep que dispõe sobre o Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário por Desaparecimento de Carga (RCF-DC), dentre outras normas que tratam de seguros de responsabilidade civil do transportador de carga, estão em processo de revisão, tendo sido recentemente submetidas à Consulta Pública por meio do Edital de Consulta Pública Nº 28/2022/SUSEP, publicado em 22/12/2022. Fonte: Gov

Comunidade do transporte ganha desconto de até 20% nos cursos da Escola de Negócios e Seguros

As tarifas especiais são fruto de uma parceria firmada entre o ITL e a instituição de ensino. Trabalhadores do transporte, seus filhos e cônjuges contam agora com descontos de até 20% em cursos de graduação, pós-graduação, MBAs e cursos de extensão na ENS (Escola de Negócios e Seguros). As tarifas especiais são fruto de uma parceria firmada entre o ITL (Instituto de Transporte e Logística) e a instituição de ensino. A ideia é que, por meio de convênios com instituições de referência do país e do mundo, toda a comunidade do transporte possa ter acesso a formação de ponta, de maneira complementar à já ofertada pelo Sistema CNT, por meio do SEST SENAT e do ITL. A instituição oferece capacitações que podem agregar significativamente ao setor transportador, como os cursos de Gestão de Riscos Logísticos, Comissário de Avarias, Gestão de Processos Gerenciais e Seguros de Transportes. Veja todas as opções aqui. Os interessados devem apresentar, no ato da matrícula, o voucher que os identifica como beneficiários do ITL e, sempre que for solicitado, devem apresentar um documento que comprove o vínculo com a empresa do setor de transporte. As bolsas não são acumulativas com outras promoções. Para adquirir o cupom de desconto, entre em contato com o ITL pelo email inteligencia@itl.org.br Para a manutenção da bolsa, é preciso manter o mínimo de desempenho nas disciplinas; não ser reprovado(a) em mais de duas disciplinas em cada semestre letivo; não ser repreendido(a) pela ENS por má conduta acadêmica ou administrativa; manter o seu vínculo com a conveniada; e manter-se rigorosamente em dia com o cronograma de pagamento das mensalidades. O ITL tem buscado inovar nos serviços ofertados, sem perder de vista a qualidade e os benefícios estratégicos do que é entregue às empresas de transporte. Assim, com esse convênio, o Instituto de Transporte e Logística reitera seu propósito de qualificar, desenvolver e inovar o setor de transporte de forma que ele se torne mais competitivo. A ENS Fundada em 1971 pelos principais atores do setor de seguros brasileiro, a ENS tem a missão de promover uma educação transformadora por meio de programas de excelência que contribuam para o desenvolvimento de profissionais capacitados a atuarem em diversas áreas de negócios, com ênfase no estímulo e na disseminação da cultura de seguros. Nos últimos anos, a ENS se notabilizou pela troca de experiências com instituições de ensino do Brasil e do exterior, por meio de convênios de cooperação técnica. Assim, ela confirma seu comprometimento com a alta qualificação de profissionais para um setor que vem se tornando cada vez mais importante na nossa economia. Fonte: CNT

Diretor de Infraestrutura da Fetransul fala sobre a nova concessão dos pedágios na Serra Gaúcha

“A concessão foi um fracasso do interesse público”, ressalta Paulo Ziegler O Diretor de Infraestrutra da Federação das Empresas de Logística de Transporte de Cargas do Rio Grande do Sul (Fetransul) é um crítico do modelo de concessão definido pelo governo gaúcho para o bloco 3 de rodovias do estado, que compreende as estradas estaduais da Serra Gaúcha. Para ele, o modelo privilegia a visão dos investidores, e cobra um alto preço dos usuários das rodovias. Nesta entrevista, provocada pela entrada em vigor do novo valor do pedágio na Praça de Portão, na RS-240, com um aumento de 83% em relação ao praticado pela EGR, que inaugura a concessão das rodovias serranas para a empresa Caminhos da Serra Gaúcha (CSG), Ziegler afirma que a concessão foi um fracasso do interesse público, e que o governo tinha a possibilidade de não aceitar a proposta e cancelar a licitação, mas optou por manter o modelo. Como a Fetransul avalia este aumento e qual o impacto deste reajuste no valor do pedágio em Portão?Paulo Ziegler: Não se trata de um reajuste. A maioria das rodovias envolvidas estava sob administração da EGR, uma empresa pública. Esta gestão arrecadava pedágio para manter as rodovias abrangidas por suas operações. Em novas circunstâncias, o governo do Rio Grande do Sul formou um conjunto de rodovias (bloco 3) para conceder à iniciativa privada por 30 anos. E a concessionária terá o compromisso de duplicar parte desta malha, fazer terceiras pistas em trechos de serra, além de inúmeras intersecções de acesso a municípios. Também, por óbvio, vai manter o pavimento e prestar serviços de guincho e ambulância. Portanto, o escopo de empreendimento é diverso das condições anteriores. Não é correto interpretar como um simples reajuste. É uma nova realidade. Qual a sua avaliação sobre o modelo da concessão para a CSG?Paulo Ziegler: A concessão em si, não é uma escolha simples do governo. Houve uma licitação. E apenas uma empresa se habilitou. E a falta de concorrência levou a que esta empresa não oferecesse desconto na tarifa base da concorrência. Isso agravou substancialmente o valor do pedágio. O preço médio praticado no mercado do Rio Grande do Sul é cerca de 30% inferior. Portanto, do ponto de vista dos usuários destas rodovias, que serão aqueles que vão manter esta operação, é muito oneroso. E por 30 anos, são valores elevados: entre R$ 1 bilhão e R$ 1,3 bilhão a mais. O senhor faz críticas ao modelo?Paulo Ziegler: O emprego de capital privado para atender a infraestrutura rodoviária é uma alternativa apreciável, sobretudo se o governo não tem recursos suficientes para atender. Porém é importante que sejam observados com equilíbrio os interesses do investidor e do usuário, pois é ele, e não o governo, quem vai pagar esta conta. Em resumo: é preciso estabelecer uma relação custo x benefício bem ajustada, tendo o cuidado de formalizar contratos que mantenham efetivo controle público sobre as operações. A concessão do bloco 3 foi um sucesso para o governo?Paulo Ziegler: A concessão foi um fracasso do interesse público. O Governo tinha a possibilidade de não aceitar a proposta e cancelar a licitação. Mas não exerceu esta opção. Alegou que desgastaria sua imagem neste mercado de empreiteiras de rodovias. Tinha a opção de defender a economia popular e a sociedade, mas fez outra escolha. Como assim?Paulo Ziegler: Para te trazer dados mais claros quanto a números, a CCR Viasul opera um conjunto de rodovias federais no estado. Está duplicando a BR-386 entre Lajeado e Carazinho. O pedágio cobra R$ 0,11 por quilômetro. A Caminhos da Serra já larga com tarifa de R$ 0,17 por quilômetro. E o empreendimento é algo idêntico ao da CCR. Há estudos apontando os impactos no valor dos fretes rodoviários?Paulo Ziegler: Impacto no valor do frete é muito variável. Cargas com menor valor agregado há maior incidência sobre o valor dos produtos. E o inverso também acontece. A melhor análise é uma comparação com o consumo de combustível de qualquer veículo. Seja caminhão ou automóvel.Podemos genericamente afirmar que além de R$ 0,11 ou R$ 0,12 por quilômetro estamos sendo agravados na relação custo-benefício. Vale ressaltar que o transportador não paga o pedágio. Quem paga é o contratante do frete. Portanto, é um custo que onera os produtos. A Fetransul já manifestou contrariedade ao modelo de concessão do Bloco 3 das rodovias gaúchas. Há encaminhamentos para revisão do modelo?Paulo Ziegler: Revisão de contratos sempre poderá existir. Mas todas as considerações vão sempre partir de uma tarifa alta. E a concessionária tem um direito adquirido. Pouco pode se fazer para mitigar estas tarifas. O emprego do sistema free-flow pode simplificar meios de cobrança e estabelecer tarifas menores para aqueles que usarem trechos menores das rodovias concedidas. Mas, ao que sabemos, não há previsão contratual para sua implantação. Isso, por si só, é um erro. Quem pode imaginar veículos transitando por praças de pedágio daqui a 10 ou 15 anos? E já existe lei para atender a esta possibilidade. O senhor pode explicar melhor?Paulo Ziegler: O subsídio cruzado fica evidente quando se verifica que as melhorias necessárias numa via são em valor muito inferior ao que vai se arrecadar na praça de pedágio. Isso significa que vai arrecadar ali e usar em outra rodovia. Isso é injusto e incondizente com uma relação de consumo: você deve pagar apenas aquilo que usou ou lhe trouxe benefício. Já quanto ao free-flow, trata-se de uma modalidade de cobrança sem as tradicionais cabines ou praças de pedágio. Arcos na via, instalados a cada um ou dois km, por exemplo, vão medindo a passagem e descontando frações de cobrança via tags instaladas nos veículos. Isso é mais justo (paga-se apenas o que se usa), é muito mais barato para cobrar, pois não existem funcionários 24hs em cabines, etc…. E já há previsão legal para seu uso. É uma forma boa para todos os envolvidos: concessionários e usuários. E certamente poderia baratear as tarifas, por reduzir os custos operacionais. Resumindo, o modelo foi mal formulado, em sua avaliação…Paulo

Dez rodovias da EGR recebem intervenções nesta semana

Serviços em 28 frentes poderão ocasionar bloqueios de faixas e alterações no trânsito A população e os condutores devem estar atentos para a realização de intervenções em dez rodovias nesta semana, informa a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR). Ao todo, serão 28 frentes de trabalho que exigem atenção de quem circula pelas diferentes regiões do Rio Grande do Sul. A ação das equipes e a presença de máquinas na pista poderão causar bloqueios de faixas e, consequentemente, lentidão ou retenção sinalizada de veículos em horários de maior movimento. Na região dos vales do Taquari e do Rio Pardo, a execução da recuperação da RSC-453 prevê obras no pavimento do quilômetro 4 ao 5, em Venâncio Aires, e do 17 ao 18, em Cruzeiro do Sul. Do quilômetro 0 ao 5 e do quilômetro 7 ao 18, entre Venâncio Aires e Mato Leitão, está sendo implantada nova sinalização horizontal. O cronograma de obras prevê também a realização de intervenções para a manutenção do pavimento no quilômetro 74 da ERS-130, em Lajeado. Paralelo a isso, ocorre a conservação rotineira com serviço de roçada e limpeza das margens do quilômetro 97 ao 120, entre Vespasiano Corrêa e Guaporé, na ERS-129; do quilômetro 13 ao 26, entre Fazenda Vila Nova e Teutônia, na ERS-128; e roçadas, desobstrução de valas, bueiros e pintura de pontes e trevos na ERS-130, do quilômetro 69 ao 75, em Lajeado. Na Serra e na região das Hortênsias, há a execução de reparos no pavimento da ERS-122, entre o quilômetro 100 e 128, entre Flores da Cunha e Antônio Prado, até terça-feira (31/1). Também a manutenção asfáltica na ERS-115, no quilômetro 26, entre Três Coroas e Gramado, e na ERS-235, do quilômetro 25 ao 28, também em Gramado. A EGR executa a implantação da sinalização horizontal no quilômetro 26 da ERS-115, entre Três Coroas e Gramado, e no quilômetro 25 ao 28, da ERS-235, em Gramado. As roçadas e a limpeza das margens ocorrem na ERS-235, do quilômetro 0 ao 15, em Nova Petrópolis, do quilômetro 40 ao 46, em Canela, e do quilômetro 88 ao 92 da ERS-122, em Flores da Cunha, até terça-feira (31/1). Na região dos vales dos Sinos, do Caí e Paranhana, a EGR realiza a sinalização horizontal da ERS-115, no quilômetro 26, entre Três Coroas e Gramado, e da ERS-122, do quilômetro 0 ao 20, entre Portão e São Sebastião do Caí, até terça-feira (31/1). Além disso, o cronograma de obras prevê a realização de roçadas e limpeza das margens na ERS-239, do quilômetro 24 ao 34, entre Campo Bom e Araricá, e do quilômetro 64 ao 88, entre Rolante e Riozinho; na ERS-115, do quilômetro 4 ao 19, entre Taquara e Três Coroas; e na RS-122, do quilômetro 32 ao 39, entre Bom Princípio e São Vendelino. Na ERS-135, as equipes trabalham na manutenção do pavimento e na implantação de tachões do quilômetro 67 ao 68, em Erechim. Além disso, o cronograma prevê a realização de roçadas e limpeza das margens do quilômetro 25 ao 33, entre Coxilha e Sertão, e em operações tapa-buracos em toda a extensão da rodovia. De acordo com o diretor-presidente da EGR, Luiz Fernando Záchia, as obras fazem parte de um cronograma elaborado pelo corpo técnico com o objetivo de qualificar trechos estratégicos e reforçar a segurança da população que diariamente circula pelas estradas. “Qualificar as estradas é fator crucial para que possamos evitar acidentes e, ao mesmo tempo, incentivar o fortalecimento dos setores produtivos que dependem de boa logística”, destaca Záchia. Os condutores que trafegarem pelos locais em obras devem respeitar os limites de velocidade indicados pelas placas.  Rodovias, pontos de atenção e serviços que serão realizados nesta semana MANUTENÇÃO NO PAVIMENTO E REPAROS LOCALIZADOS RSC-453, do quilômetro 4 ao 5, em Venâncio Aires, e do quilômetro 17 ao 18, em Cruzeiro do Sul ERS-130, no quilômetro 74, em Lajeado ERS-122, do quilômetro 100 ao 128, entre Flores da Cunha e Antônio Prado ERS-115, no quilômetro 26, entre Três Coroas e Gramado ERS-235, do quilômetro 25 ao 28, em Gramado ERS-135, do quilômetro 67 ao 68, em Erechim SINALIZAÇÃO RSC-453, do quilômetro 0 ao 5 e do 7 ao 18, entre Venâncio Aires e Mato Leitão ERS-115, no quilômetro 26, entre Três Coroas e Gramado ERS-235, do quilômetro 25 ao 28, em Gramado ERS-122, do quilômetro 0 ao 20, entre Portão e São Sebastião do Caí ERS-135, do quilômetro 67 ao 68, em Erechim CONSERVAÇÃO, ROÇADA E LIMPEZA DE MARGENS RSC-453, do quilômetro 38 ao 50, entre Estrela e Teutônia ERS-130, do quilômetro 69 ao 75, em Lajeado (desobstrução de valas, bueiros e pintura de pontes e trevos) ERS-129, do quilômetro 69 ao 82, entre Encantado e Muçum ERS-128, do quilômetro 13 ao 26, entre Fazenda Vila Nova e Teutônia ERS-239, do quilômetro 29 ao 37, entre Sapiranga e Araricá, e do 66 ao 80, em Rolante ERS-115, do quilômetro quatro ao 19, entre Taquara e Três Coroas ERS-122, do quilômetro 32 ao 39, entre Bom Princípio e São Vendelino ERS-235, do quilômetro zero ao sete, em Nova Petrópolis, e do 40 ao 45, em Canela ERS-122, do quilômetro 88 ao 92, em Flores da Cunha ERS-040, do quilômetro 13 ao 50, em Viamão ERS-135, do quilômetro 25 ao 33, entre Coxilha e Sertão   TAPA-BURACOS ERS-135, ERS-129 e ERS-130, em toda a extensão da rodovia A programação de obras poderá sofrer alterações por causa das condições climáticas desfavoráveis. Texto: Ascom EGR Foto: Raphael Nunes/Ascom EGR

Prorrogadas as inscrições para a Rede Alumni do Transporte e o Prêmio Inova Transporte

O ITL (Instituto de Transporte e Logística) prorrogou as inscrições para a Rede Alumni do Transporte e o Prêmio Inova Transporte. Para se inscrever, basta acessar www.redealumni.itl.org.br. Ex-alunos e alunos do ITL agora podem fazer as inscrições até o dia 15 de fevereiro de 2023. O objetivo da Rede Alumni do Transporte é promover a atualização (upskilling) e a reciclagem (reskilling) das competências profissionais para o mercado, contemplando todos os modais de transporte, além de possibilitar a realização de networking e benchmarking. O primeiro encontro será realizado no dia 29 de março de 2023, na sede da CNT, em Brasília (DF), e contará com a presença de alunos atuais e egressos, empresários e lideranças do Sistema CNT. Estão previstos debates, apresentações e discussões de projetos aplicativos implementados nas empresas e a apresentação de tendências e inovações tecnológicas com impacto no setor. “O projeto visa unir os participantes do Programa Avançado de Capacitação do Transporte, coordenado pelo ITL e promovido pelo SEST SENAT desde 2013. Estamos conectados com o mesmo objetivo; e a criação de uma rede de relacionamentos tem o poder de alavancar o profissional e a empresa em que ele trabalha. Todos ganham. Para isso, precisamos ter a visão e a missão de estarmos juntos de forma que possamos sempre evoluir. Essa é a função da Rede Alumni do Transporte”, afirma João Victor Mendes, diretor executivo do ITL. Podem integrar a Rede alunos atuais e ex-alunos das especializações em Gestão de Negócios (FDC), Gestão de Recursos Humanos (FDC) e Gestão de Finanças (Ibmec); das certificações internacionais Aviation Management (Embry), Sistemas Ferroviários e Metroferroviários (DB) e Gestão do Transporte Aquaviário e Integração Multimodal (STC); e dos cursos executivos LGPD para o Setor de Transporte e Governança, Compliance e Gestão de Riscos (IGCP). Prêmio Inova Transporte Outra iniciativa relacionada à Rede Alumni do Transporte é o Prêmio Inova Transporte. A premiação tem como foco central reconhecer os melhores projetos de conclusão de curso desenvolvidos nas capacitações oferecidas pelo ITL, como as especializações e as certificações internacionais. Para concorrer, é necessário que os projetos estejam sendo utilizados nas empresas do setor. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 15 de fevereiro de 2023. Podem participar projetos aplicativos finalizados e apresentados, em banca examinadora, até dezembro de 2022. Ao todo, cinco deles serão premiados e receberão um troféu de reconhecimento pelo trabalho concretizado. Os jurados ainda terão a missão de escolher um destaque, que receberá um prêmio especial: o grupo vencedor ganhará a inscrição no Study Trip, no módulo internacional, que será realizado pela Fundação Dom Cabral entre 2023 e 2024. Para fazer a inscrição, basta acessar www.redealumni.itl.org.br Fonte: ITL

Confira a programação da primeira edição 2023 do Conet&Intersindical em São Paulo

A NTC&Logística promoverá, no próximo dia 10 de fevereiro, a primeira edição de 2023 do Conselho Nacional de Estudos em Transportes, Custos, Tarifas e Mercado (CONET&Intersindical), nas dependências da subsede da entidade em São Paulo. O evento terá a participação dos principais executivos, empresários, representantes de entidades sindicais do transporte de cargas brasileiro e de ministros e magistrados brasileiros para debater o setor, medidas que impactam o transporte de cargas, e também terá a tradicional apresentação da pesquisa com o Índice Nacional dos Custos de Transporte (INCT). O congresso acontecerá de forma híbrida, com vagas limitadas para o presencial que ocorrerá na subsede da entidade em São Paulo e transmitida ao vivo e online. Confira a programação preliminar 08h30 – Credenciamento 09h00 – Abertura CONET&Intersindical 09h15 – NR-16 – Periculosidade – Tanque de combustível Presidente da Mesa: Francisco Pelucio – Presidente da NTC&Logística Palestrante: Alexandre Luiz Ramos – Ministro do Tribunal Superior do Trabalho Debatedor: Narciso Figueirôa Junior – Assessor Jurídico da NTC&Logística 10h15 – Negociações Coletivas no TRC – Prevalência do Negociado sobre o Legislado Palestrante: Celso Ricardo Peel Furtado de Oliveira – Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 2a Região Palestrante: Ana Paula Pellegrina Lockmann – Desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 15a Região Debatedor: Narciso Figueirôa Junior – Assessor Jurídico da NTC&Logística 11h30 – Controle Eletrônico da Jornada do Motorista Palestrante: Breno Medeiros – Ministro do Tribunal Superior do Trabalho Debatedor: Narciso Figueirôa Junior – Assessor Jurídico da NTC&Logística 12h45 – Espaço para perguntas 13h00 – Intervalo para almoço 14h30 – Linhas de Financiamento – BNDES para o TRC Palestrante: Representante do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social 15h15 – Índice de Variação do INCT e Apresentação da Pesquisa sobre Defasagem dos Fretes e Tendências – NTC Palestrante: Eng.° Lauro Valdívia – Assessor Técnico da NTC&Logística 16h05 – Seguros no Transporte Rodoviário de Cargas – Medida Provisória 1.153/2022 Palestrante: Dr. Marcos Aurélio Ribeiro – Diretor Jurídico da NTC&Logística 17h05- Documentos Eletrônicos – Logística Sem Papel Palestrante: a confirmar 18h00 – Debates / Encaminhamentos/ Encerramento Garanta já sua inscrição, não fique de fora, clique aqui: https://www.sympla.com.br/evento-online/conet-intersindical-sao-paulo/1826377 O CONET&Intersindical é uma realização da NTC&Logística e conta como entidade anfitriã a FETCESP, patrocínio da Iveco, SETCESP e Volkswagen Caminhões e Ônibus, apoio dos sindicatos do estado de São Paulo, apoio institucional da CNT, SEST SENAT, ITL e FUMTRAN. Fonte: NTC&Logística

CNI divulga prioridades da indústria no Brasil e na Alemanha

A conclusão do Acordo UE-Mercosul é uma das reivindicações do setor em documento assinado, ainda, pela Federação das Indústrias e Comissão da Indústria Alemã A Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Federação das Indústrias Alemãs (BDI em alemão) e a Comissão da Indústria Alemã (LADW em alemão) divulgaram uma nota conjunta com cinco prioridades do setor em ambos países, nesta segunda-feira (30/1). O documento destaca a necessidade da conclusão do Acordo UE-Mercosul, de 2019 e atualmente parado. A ideia é constituir uma zona de comércio livre moderna, “com um mercado de mais de 717 milhões de pessoas, cobrindo cerca de 20% da economia mundial e 31% das exportações mundiais de bens”. O Acordo também estabelece regras ambientais e compromissos voltados para a ação climática, reafirmando os compromissos de ambos os blocos com acordos multilaterais, como a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas e o Acordo de Paris. Outro ponto levantado pela categoria é a modernização do plano de ações da parceria Alemanha-Brasil, em vigor desde 2008. Para tanto, foi apontado a necessidade de descarbonização, digitalização/Indústria 4.0, segurança cibernética, inteligência artificial e eletrificação inteligente. As indústrias alemãs e brasileiras pedem, ainda, por um novo e moderno Acordo Bilateral para Evitar a Dupla Tributação (ADT). Ambos os países mantiveram um ADT por mais 30 anos, no entanto, em 2006 foi denunciado por divergências nas políticas tributárias e interpretações sobre tributação de serviços técnicos, preços de transferência e tributação presumida. Adentrar à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é mais uma das prioridades. De acordo com a CNI, BDI e LADW, ao se tornar membro da OCDE o país promoverá “a implementação de reformas estruturais e regulatórias, melhorando o ambiente de negócios no Brasil e sua competitividade econômica de forma geral, ao mesmo tempo em que promoverá maior segurança jurídica para atrair investimentos estrangeiros”. Por fim, o setor industrial dos dois países pede por iniciativas bilaterais de digitalização e da Indústria 4.0, buscando superar as lacunas entre avanço tecnológico e capacidade das empresas, em especial de pequenas e médias, “de se beneficiarem com o aumento da sua produtividade e competitividade”. “Reconhecemos a importância de iniciativas colaborativas entre o Brasil e a Alemanha para fomentar o uso de tecnologias avançadas por meio de experiências recentes bem-sucedidas em ambos os países e para promover, ainda mais, os investimentos bilaterais e os programas conjuntos de pesquisa e desenvolvimento”, diz o documento. Fonte: CorreioBraziliense

Newton Gibson Júnior é eleito presidente da ABTC

Nesta segunda-feira (30/1), a Associação Brasileira de Logística e Transporte de Carga (ABTC) realizou eleição para a Diretoria e Conselho Fiscal da entidade. O administrador e empresário Newton Gibson Júnior foi eleito presidente, para o quadriênio 2023 a 2027. Gibson foi vice-presidente da entidade de 2016 a 2023 e é filho do fundador da ABTC, Newton Jerônimo Gibson Duarte, falecido em 2019. Pedro Lopes, que esteve à frente da entidade no período de 2016 a 2023, foi eleito presidente de honra da associação. De acordo com Lopes, durante sua gestão como presidente, a ABTC manteve sua relevância frente ao setor e aos diversos órgãos do governo. “Mantivemos também a aproximação política que conquistamos ao longo da nossa história, o que nos permite ter uma participação efetiva em muitas decisões importantes para os transportadores. Agora vamos seguir em frente, dando apoio ao Gibson visando o fortalecimento do setor”, afirmou Lopes. Newton Gibson Júnior pretende avançar com os projetos que já vinham sendo desenvolvidos com o presidente Pedro Lopes. “Me sinto honrado por ter sido escolhido para ocupar posição de tamanha grandeza. Com certeza, a ABTC vai continuar trabalhando para que o setor se torne cada vez mais competitivo, inovador e sustentável”, ressaltou Gibson. “Agradeço à toda diretoria da ABTC, em especial ao presidente Pedro Lopes, pelo reconhecimento e confiança no nosso trabalho”, concluiu. Perfil do presidente Newton Gibson Júnior nasceu em Recife (PE), tem 62 anos é casado, tem dois filhos e uma neta. É formado em Administração, pela Faculdade de Administração de Pernambuco. Membro da Junta Comercial do Estado de Pernambuco – JUCEPE; diretor da empresa Get Participações e Transportes. Gibson também é presidente da Associação das Empresas de Transportes de Carga e Logística de Pernambuco (ASSENTRA). Nova diretoria da ABTC Presidente: Newton Jerônimo Gibson Duarte Rodrigues Júnior Presidente de Honra:  Pedro José de Oliveira Lopes 1º Vice-presidente: Luciano Vieira de Farias 2º Vice-presidente: Marcos Rogério Pereira 1º Diretor Secretário: Sérgio Luiz Malucelli 2º Diretor Secretário: Francisco Bezerra Júnior 1º Diretor Financeiro: Paulo Afonso Rodrigues da Silva Lustosa 2º Diretor Financeiro: Afrânio Rogério Kieling Conselho Fiscal Titular: Paulo Alves da Silva Titular: Décio Sampaio Bezerra Titular: Eduardo Ferreira Rebuzzi Suplente: Osmar Ricardo Labes Fonte: ABTC