SEST SENAT inaugura nova sede em Rio Grande (RS)

Na próxima sexta-feira, 17 de março, será inaugurada a nova unidade do SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) em Rio Grande (RS). A entrega é um marco para o setor de transporte de toda a região. A solenidade está marcada para as 10 horas. O valor do investimento na nova sede é de cerca de R$ 21,6 milhões, considerando a obra e todos os equipamentos e mobiliários. A nova unidade está na Rua das Galeras, nº 190 – Bairro Parque Marinha. A nova estrutura, mais ampla, moderna e eficiente, vai oferecer novos serviços. Entre eles, estão: o simulador de direção de caminhão, carreta e ônibus — tecnologia de ponta utilizada no aperfeiçoamento de motoristas profissionais, com foco na prevenção de acidentes e na condução eficiente e econômica; atendimentos de psicologia; atendimentos de nutrição; além da ampliação dos serviços de odontologia e fisioterapia que já eram disponibilizados na antiga unidade. A capacidade é de mais de 128 mil atendimentos ao ano para os trabalhadores do transporte, seus familiares e a comunidade. Os atendimentos são gratuitos a todos os trabalhadores do setor de transporte. O presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte) e dos Conselhos Nacionais do SEST e do SENAT, Vander Costa, afirma que, com a inauguração da nova unidade em Rio Grande, o SEST SENAT reforça seu compromisso de estar onde o trabalhador do transporte mais precisa. “Onde há mercado transportador, existe SEST SENAT. Queremos continuar induzindo o desenvolvimento regional e contribuindo para o aprimoramento do setor e dos trabalhadores do transporte da região”, afirma. Para o presidente do Conselho Regional do SEST SENAT no Rio Grande do Sul, Afrânio Kieling, a nova unidade vai garantir mais acesso a serviços de excelência. “A expansão da nova unidade do SEST SENAT em Rio Grande irá multiplicar o número de atendimentos nas áreas da saúde e ensino, beneficiando diretamente o trabalhador do transporte e comunidade rio-grandina. O Estado do Rio Grande do Sul está empenhado na expansão de outras unidades e na construção de novas. Juntos, unimos forças pelo desenvolvimento do setor”, concluí o presidente Afrânio Kieling. Estrutura A nova estrutura tem 2.536,06 m2 de área construída e conta com sala de treinamento no simulador de direção, com capacidade para 15 alunos; nove salas de aula com capacidade para 25 alunos cada; uma sala de treinamento para cursos de movimentação de cargas perigosas (MOPP), com capacidade para 45 alunos; e uma oficina pedagógica com três salas de aula, com capacidade para 10 alunos cada. Na área de saúde, está equipada para prestar atendimentos em fisioterapia, psicologia, nutrição e odontologia clínica em oito consultórios – além de ter dois aparelhos de raio-x, sendo um panorâmico. Homenagem A nova unidade recebe o nome de Pedro Antônio Teixeira, referência no setor de transporte de passageiros da região e ex-presidente do Conselho Regional do SEST SENAT do Rio Grande do Sul. Ele é natural de Santa Maria, onde seu pai, José Moacir Teixeira, fundou a Planalto Transportes. Teixeira atua na empresa desde 1974 e, em 2000, assumiu a presidência do Grupo JMT, passando a administrar as seis empresas que integram o conglomerado na área de transporte e agropecuária. Na oportunidade da inauguração, o homenageado será representado pelo filho José Pedro Teixeira. Expansão A unidade de Rio Grande será a primeira do SEST SENAT a ser inaugurada no Brasil em 2023. Ao todo, o país já conta com 161 unidades, sendo 12 delas no Rio Grande do Sul. A inauguração desta sexta-feira (17) integra o plano de expansão e melhoria da rede física do SEST SENAT em todo o Brasil. A ampliação das unidades permite ao SEST SENAT oferecer mais e melhores serviços aos trabalhadores do setor e, assim, garantir mais eficiência para as empresas. Fonte: www.cnt.org.br
CNT lança sondagem inédita sobre o nível de confiança do transportador na economia brasileira

Neste primeiro momento, o levantamento será realizado com o transporte rodoviário de cargas do Rio Grande do Sul A Confederação Nacional do Transporte iniciou, nesta terça-feira (14), com o apoio da Federação das Empresas de Logística e Transporte de Cargas no Rio Grande do Sul (Fetransul), uma sondagem inédita voltada para os representantes do segmento rodoviário de cargas do Rio Grande do Sul. Trata-se do Índice CNT de Confiança do Transportador, um levantamento inovador cuja ideia é conhecer a visão do empresário do transporte sobre o cenário macroeconômico e, nesse aspecto, o que ele considera fundamental para a evolução da sua empresa. O objetivo da CNT é contribuir para que o transporte amplie seu domínio de informação sobre o nível de confiança do setor em relação ao ambiente de negócios e à sua atividade empresarial e, a partir desse ponto, utilize esse conhecimento para a tomada de decisões assertivas. A CNT aplicará o questionário trimestralmente, para acompanhar a evolução da percepção dos empresários em relação às condições macroeconômicas e às perspectivas para a atividade empresarial que desempenham. As expectativas dos empresários são fator determinante para a definição de seus investimentos e para o desempenho da economia. O registro será utilizado para orientar o traçado de ações da CNT e das federações em defesa dos interesses do setor de transporte junto ao Congresso Nacional, Poder Executivo e governos estaduais. Esse planejamento é fundamental, uma vez que a confiança é afetada pela política e conjuntura econômica. Os resultados servem, ainda, para empresas fornecedoras e consumidoras dos serviços de transporte. Ou seja, o ambiente logístico poderá entender o ânimo dos empresários do setor e antecipar as principais tendências de curto prazo. Acesse o Índice CNT de Confiança do Transportador Fonte: CNT
Revista CNT Transporte Atual traz os destaques da Agenda Institucional Transporte e Logística 2023

Edição de fevereiro de 2023 detalha a publicação, que reúne propostas legislativas e ações em Tribunais Superiores que podem impactar a atividade transportadora A Confederação Nacional do Transporte (CNT) lançou a Agenda Institucional Transporte e Logística 2023, que demonstra a atuação da entidade junto aos três Poderes em prol das empresas de transporte. Por isso, a edição de fevereiro da revista CNT Transporte Atual apresenta os detalhes do documento, com as várias frentes de atuação do Sistema na busca pela ampliação do capital sociopolítico do transporte e da logística. A entrevista do mês é com o ministro dos Transportes, Renan Filho, que defende investimentos em infraestrutura para o país avançar. O ministro comemora o incremento do orçamento da pasta e promete trabalhar muito para destravar os gargalos de infraestrutura do país. Esta edição apresenta ainda um guia com a nova composição do Congresso; traz três cases de transição energética para inspirar o setor; e explica que a má fama da BR-381 pode estar com os dias contados. Leia, ainda, uma matéria sobre uma iniciativa do SEST SENAT que oferece curso personalizado para líderes de operação da Gol. Clique aqui para fazer download Fonte: CNT
Presidente do Sindicar participa de Sessão Solene da Câmara de Vereadores de Carazinho

Moisés Santos, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Carazinho e Região (Sindicar), participou no dia 27 de fevereiro da Sessão Solene da Câmara de Vereadores de Carazinho para a entrega da honraria Personalidades do Agro ao empresário Artidor Alberto Bratz (in memoriam). Na ocasião a esposa Leila Bratz acompanhada de seus filhos recebeu a homenagem.
Inscrições abertas para o 6º Fórum CNT de Debates

A CNT busca, mais uma vez, contribuir para o debate público de alto nível com a realização do 6º Fórum CNT de Debates, que abordará o tema “A Segurança Jurídica nas Relações do Trabalho”. O evento será realizado em 5 de abril, das 14h às 18h, de forma híbrida (presencial e online, com transmissão online no canal da CNT no YouTube). O fórum tem presença confirmada de políticos e importantes estudiosos do Direito do Trabalho, que debaterão a importância da reforma trabalhista e os rumos da modernização da legislação do trabalho no Brasil. Faça a sua inscrição Fonte: www.cnt.org.br
Mais de 500 jovens já receberam orientações da Campanha Motorista de Futuro

As ações do Motorista de Futuro vêm ganhando força e atendendo jovens alunos na cidade de Porto Alegre. Somente no dia de hoje (10), mais de 100 jovens participaram das orientações do programa que é realizado pelo Sistema Fetransul com o apoio de empresas do setor de transporte e da unidade do SEST SENAT de Porto Alegre. O objetivo principal da campanha é a atração e sensibilização dos jovens com a profissão motorista. Os alunos assistiram a explanação da Instrutora do SEST SENAT, Leila Pinedo que falou sobre as atividades do motorista profissional e sua importância na sociedade. Após o bate-papo, os jovens conheceram o simulador de direção que é tecnologia de ponta a serviço da qualificação profissional para o transporte. A prática no equipamento faz parte do treinamento de motoristas de cargas e de passageiros e dá aos alunos experiência para enfrentar desafios reais da profissão. Os jovens também tiveram contato direto com um caminhão disponibilizado pelas empresas Unidão Transportes e Scapini Transportes. Sobre o Programa:Motorista de Futuro foi tema do trabalho de conclusão dos alunos do curso de pós-graduação em Gestão de Negócios da Fundação Dom Cabral e está concorrendo ao prêmio Inova Transporte da Rede Alumni. Parceria que fortaleceO Sistema Fetransul reconhece a importante parceria da unidade do SEST SENAT de Porto Alegre e toda sua equipe que não mede esforços para disseminar conhecimento aos jovens. O apoio das empresas também tem sido fundamental com a disponibilidade de um caminhão e motorista em todas as ações. Escolas interessadas em realizar a visita guiada, poderão entrar em contato através dos contatos abaixo:E-mail motoristadefuturo@fetransul.com.brFone (51) 3015.0576Instagram: @fetransulrsPara saber mais sobre a CAMPANHA MOTORISTA DE FUTURO, acesse: https://www.fetransul.com.br/motoristadefuturo/
Nota conjunta de posicionamento: Sobre o possível aumento do teor de biodiesel no diesel

Nas últimas semanas, buscando pressionar membros do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), a indústria do biodiesel no Brasil tem chamado a atenção dos meios de comunicação com notas agressivas e distorcidas. Utilizando-se da urgência na atenção ao meio ambiente e à adoção de práticas sustentáveis – preocupação real de toda a sociedade –, esses agentes econômicos buscam acobertar seus reais interesses: garantir uma reserva de mercado contra a concorrência de biocombustíveis mais modernos. O que era, inicialmente, uma proposta de economia solidária e de incentivo ao uso de energia limpa, além de fonte de renda para a agricultura familiar e para o agricultor de baixa renda – com o plantio de palma e mamona para produção de biodiesel –, transformou-se em um negócio rentável apenas para os grandes produtores. O biodiesel produzido hoje no Brasil é o de base éster. A característica química desse biodiesel gera problemas como o de criação de borra, com alto teor poluidor. Na prática, esse sedimento danifica peças automotivas, bombas de abastecimento, geradores de hospitais, máquinas agrícolas e motores estacionários. Outro dano ocasionado pela borra é o congelamento e contaminação do insumo. O biodiesel cristaliza em baixas temperaturas em motores quando as situações climáticas envolvem variação de temperatura e umidade. Com a mesma soja e demais biomassas que se faz o biodiesel de base éster é possível fazer o diesel verde (HVO) – este, sim, sustentável e funcional. Mas as discussões sobre o incentivo à produção e uso de diesel verde não evoluem também por questões econômicas e políticas. Quem produz o biodiesel não quer o HVO. A verdade é que os atuais produtores de biodiesel não querem perder o lucro fácil e rápido do biodiesel de base éster, nem investir na modernização do processo industrial para produzir diesel verde. Os responsáveis pela produção de biodiesel buscam empurrar essa realidade para debaixo do tapete. O tema do uso do biodiesel e a sua atual forma de produção no Brasil precisam ser revisitados. Isso implica a promoção de estudos para identificar os impactos em toda a cadeia produtiva do Brasil, dos motores dos ônibus e caminhões, passando pelo distribuidor e pelo revendedor do diesel, até o transportador. A indústria automotiva tem sofrido consequências com as avaliações de padrão de qualidade: perda da eficiência de motores, aumento do consumo de diesel e, consequentemente, mais poluição. Donos de postos de combustíveis, além de problemas que enfrentam nas bombas, encaram a ira de motoristas que abastecem com a mistura de biodiesel e voltam para reclamar de pane em seus veículos, como se o combustível estivesse adulterado. O transportador – que move este país –, por sua vez, tem se deparado com problemas mecânicos relacionados ao descompasso entre o teor do biodiesel e as limitações das tecnologias veiculares e peças automotivas. Além de gastar mais com um combustível que não é ambientalmente sustentável, ainda fica por vezes parado na estrada, perdendo tempo e aumentando seu prejuízo. Esses prejuízos se dão em virtude do desgaste prematuro de peças veiculares; da descompensação ambiental das emissões de poluentes; e da onerosa participação do biodiesel no preço final do diesel comercializado. Não há mais tempo para ‘achismos’ (qual é a mistura ambientalmente mais viável, afinal?). Nem é momento, diante de tantas dificuldades já enfrentadas, de o país se curvar aos interesses econômicos de um setor que, sob o falso pretexto socioambiental, só quer lucrar mais. O Brasil deve olhar para a experiência mundial. A mistura para o consumidor final, para os motores funcionarem a contento, garantindo a redução de emissões, é de 7% na Comunidade Europeia; 5% no Japão e Argentina; de 1% a 5% no Canadá; e de 5% nos Estados Unidos, usualmente. E esses países estão na linha de frente das preocupações climáticas. Aqui, já se pratica um percentual de 10%. Ouvir todos os setores que possam contribuir com o entendimento técnico do que representa a adição do biodiesel ao diesel nas atuais configurações é dever do Governo e do Legislativo brasileiros, porque isso afetará toda a sociedade. É o que todos esperamos. CNT – Confederação Nacional do Transporte Brasilcom – Federação Nacional das Distribuidoras de Combustíveis, Gás Natural e Bicombustíveis Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores Abicom – Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis SindTRR – Sindicato Nacional dos Transportadores Revendedores Retalhistas (TRR) Fecombustiveis – Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes NTC & Logística – Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores Fonte: cnt.org.br
Um dirigível “gaúcho” vai cruzar os céus de Porto Alegre no final deste mês

Equipamento foi desenvolvido por empresa que faz parte de grupo com sede no Estado Durante a realização do South Summit, entre os dias 29 e 31 deste mês, um dirigível vai sobrevoar Porto Alegre. O equipamento aéreo pode ser considerado gaúcho, mesmo desenvolvido em São Carlos (SP), porque é da Airship do Brasil Indústria e Serviços Aéreos Especializados (ABD), empresa do grupo Bertolini, com sede no Estado. O dirigível foi contratado pelo Sistema Fetransul-RS, conforme seu presidente, Afrânio Kieling, “para mostrar como o transporte impulsiona o mundo e a inovação” (foco do South Summit): — Fizemos este investimento, que não é pouco, pela estrutura que vai ser montada, mas com certeza vai ser um sucesso nos céus de Porto Alegre. Um dos desafios, relatou Kieling, é buscar lugares para os pernoites do dirigível no trajeto de São Carlos a Porto Alegre, e inclusive na Capital, dado o tamanho do equipamento. Mas a participação especial aérea já está confirmada, com apoio de patrocinadores que ajudam a bancar a atração que vai percorrer a orla do Guaíba. Em 22 de dezembro de 2022, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) deu à ABD Certificado de Tipo para a aeronave ADB-3-3, após um processo que se estendeu por anos com apoio de empresas parceiras como Avionics Services e Latécoère. O ADB-3-3 tem 49 metros de comprimento e capacidade para acomodar até cinco passageiros, além do piloto, em sua gôndola. Conforme a fabricante, suas principais aplicações serão na agricultura, passeios panorâmicos, vigilância e controle de fronteiras, publicidade, inspeção de linhas de transmissão elétrica, prospecção mineral, segurança pública e treinamentos. Fonte: GaúchaZH Por: Marta Sfredo
Sistema CNT lança a Agenda Institucional Transporte e Logística 2023

Documento detalha atuação da CNT, junto aos três Poderes, em prol das empresas de transporte A CNT (Confederação Nacional do Transporte) lançou, nesta quarta-feira (8), a edição de 2023 da Agenda Institucional Transporte e Logística. Ao longo da publicação, a CNT se posiciona de forma favorável ou contrária a questões que já tramitam no Congresso Nacional ou que estejam sendo tratadas no Poder Executivo ou, ainda, a ações afetas ao transporte e que aguardam julgamento por parte dos Tribunais Superiores – muitas delas, inclusive, têm a CNT como amicus curiae (amigo da corte). A CNT exerce o papel de interlocutora junto aos três Poderes da República e busca ampliar o capital sociopolítico do transporte e da logística. Dessa forma, a publicação reúne os projetos de lei em trâmite no Congresso Nacional, as temáticas defendidas no Executivo e as ações ajuizadas no Judiciário que versam sobre temas estratégicos para o setor transportador. Com a pauta, é apresentado o posicionamento do Sistema CNT – favorável, parcialmente favorável ou oposto ao texto em questão. O documento é o retrato do trabalho de relações institucionais que a Confederação realiza para representar e defender os interesses dos transportadores brasileiros, tanto na esfera Legislativa quanto perante os poderes Executivo e Judiciário. “Com a edição de 2022 da Agenda Institucional do Transporte e Logística, demarcamos a posição da Confederação em relação a agendas, temas, projetos e pautas que dialogam diretamente com as necessidades do transporte brasileiro. Defendemos um amplo diálogo com os três poderes da República, tendo em vista que há um novo governo federal e uma nova composição no Legislativo. Esse contexto nos impõe o desafio de investir ainda mais em ações transversais na promoção institucional do setor e das entidades que compõe o Sistema CNT”, afirma o presidente da CNT, Vander Costa. A Agenda Institucional Transporte e Logística 2023 pode ser baixada aqui Fonte: CNT
Afrânio Kieling participa de reunião com a diretoria da CNT e presidentes das federações

O presidente do Sistema Fetransul, Afrânio Kieling esteve reunido no dia 07 de março (terça-feira), com os diretores da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e presidentes das federações. Durante o encontro foram discutidos assuntos de interesse do setor de transportes, em especial o Registro Nacional de Transportes Rodoviários de Cargas – RNTRC.