Reunião com presidente da Fecomércio/RS

Reuniram-se na tarde de hoje, dia 27 de março, na sede da Fecomércio/RS, o presidente do Sistema Fetransul, Afrânio Kieling e o presidente da Fecomércio, Luís Carlos Bohn. O encontro serviu para que as duas Entidades federativas busquem estabelecer visões convergentes para temas de infraestrutura, sobretudo no setor rodoviário. Kieling destacou a importância do assunto para o Transporte e a Logística do RS, destacando que o desafio do setor é reduzir o custo logístico, com efeitos naturais em toda a cadeia econômica do estado. De modo específico quanto ao emprego de capital privado para investimentos nas rodovias, o presidente da Fetransul reafirmou que a Entidade apoia esta possibilidade, desde que as concessões sejam feitas com um olhar específico para que o custo x benefício seja adequado aos usuários das rodovias. Ao final do encontro o Luís Carlos Bohn convidou representantes da Fetransul para participarem de reuniões específicas de Comitê da Fecomércio que estuda estes assuntos. Participaram também da reunião Lucas Schifino, diretor de Relações Governamentais e Leonardo Schreiner, diretor do Conselho de Economia e Estatística, ambos da Fecomércio, e Gilberto Rodrigues, diretor executivo e Paulo Ziegler, diretor de Infraestrutura do Sistema Fetransul.   

Seminário debate soluções de infraestrutura rodoviária para região metropolitana

O Grupo Editorial Sinos promoveu nesta sexta, dia 24 de março, o Seminário de Mobilidade da Região Metropolitana do RS. E evento reuniu no auditório da Unisinos, em São Leopoldo, o governador Eduardo Leite, o secretário dos Transportes, Jovir Costella, inúmeros deputados estaduais e federais, bem como autoridades municipais e empresariais da região metropolitana. O Sistema Fetransul foi representado pelo diretor de Infraestrutura, Paulo Ziegler. O encontro teve como pauta a apresentação dos estudos da rodovia RS 010, ligando a BR 290 e a RS 239, entre Cachoeirinha e Sapiranga; versou também no conjunto de melhorias e ampliações de capacidade que está sendo feito na BR 116 entre Porto Alegre e Dois Irmãos; o terceiro tema foi a extensão da BR 448 de Sapucaia do Sul até a RS 240, na Scharlau. Jovir Costella apresentou o EVTEA (Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental) da RS 010. O secretário informou que existem três possibilidades de traçado, todos próximos um do outro. A rodovia terá 41 km e tem custo estimado em R$ 1,7 bilhão. As próximas etapas deste projeto são a execução de um projeto executivo, as audiências públicas e a definição de como será viabilizada a obra, se com recursos públicos ou através de uma PPP. Coube ao Superintendente do DNIT no RS, Hiratan Pinheiro da Silva, apresentar as intervenções que estão sendo realizadas na BR 116, sobretudo entre Porto Alegre e Novo Hamburgo, para aumentar sua segurança e capacidade de tráfego. A rodovia federal deverá ser dotada de terceira pista em todos os trechos, incluindo viadutos. No acesso à Vila Scharlau, na RS 240, serão construídas passagens de nível que eliminarão a sinaleira hoje existente. O trecho entre Estância Velha e Dois Irmãos, totalizando 14 km, será duplicado.  Sobre a BR 448, estão sendo avaliadas novas providências, como o acesso já previsto para a Expointer, em Esteio, assim como o prolongamento da rodovia entre Sapucaia do Sul e RS 240, na Scharlau, em São Leopoldo. O conjunto destas ações visa aliviar a pressão de trânsito na BR 116 e dotar a região metropolitana de uma malha viária mais adequada ao aumento da frota e ao desenvolvimento econômico regional.

A Logística desembarca no Cais Mauá

O encontro irá ocorrer de 29 a 31 de março durante o período da South Summit Brazil no Catamarã Viva Guaíba que estará atracado no Cais Embarcadero. Empresários do transporte, startups e empresas com foco em tecnologia e inovação estarão presentes debatendo soluções e ideias inovadoras para o desenvolvimento do setor. Confira abaixo a Programação Completa! 29 de MARÇO 09H30 – PAINEL DE ABERTURA ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO Fernando Eisele – BlueBiz e Felipe Scherer – Innoscience 10h30 – INTRODUÇÃO AO METAVERSO E CASES VR GLASS Leonardo Lacerda e Diego Loureiro 16H – TELEMEDICINA NO SETOR DE TRANSPORTE Felipe Cezar Cabral Gerente Médico de Saúde Digital do Hospital Moinhos de Vento 17H – NETWORKING SUNSET FETRANSUL 30 de MARÇO 09H – O NOVO CENÁRIO ECONÔMICO E POLÍTICO NO BRASIL Jerônimo Goergen – Ex-Dep Federal 14H30 – PESAGEM ELETRÔNICA EM MOVIMENTO E “FREE FLOW” Guilherme Theo – Diretor da ANTT 16H – PAINEL SOCIOAMBIENTAL ESG Fernando Beltrame – Sócio Presidente Eccaplan Rafael Pariz – Diretor comercial Ambipar Luana Fleck – Diretora do Grupo Ouro e Prata 16H30 – A JORNADA DOS DADOS CLOUD2GO Jorge Diaz – Data Scientist Artur Hansen – Diretor de Expansão 17H – INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E CHAT GPT A BORDO Jomar Silva – NVIDIA e Priscilla Miehe – HYGIA 17H – NETWORKING SUNSET FETRANSUL 31 de MARÇO 10H30 – METAVERSO E NOVAS TECNOLOGIAS Marcelo Lacerda – Chairman Magnopus 15H – OPEN INOVATION COMO UMA PORTA DE ENTRADA PARA A FILOSOFIA DE TECNOLOGIA Bruna Motiro – NAVI e Tiago Abreu – Tecnopuc 16H – PITCH INVERSO Bruno Batista – CNT Rodrigo Cavalheiro – AGS Paulo Caleffi – Ex-Deputado Federal e Secretário-Geral da CIT e CONVIDADOS 17H – EMPREENDRINKS AGS com apoio do Sistema Fetransul

ANTT autoriza início da cobrança de pedágio nas praças de Free Flow da BR-101/RJ/SP

Reajuste está previsto no contrato de concessão da rodovia à CCR RioSP Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou, por meio da Deliberação Nº 81, de março de 2023, o reajuste da Tarifa Básica de Pedágio (TBP) visando ao início da cobrança nas novas praças no trecho da BR-101/RJ/SP, nos pórticos denominados como “Free Flow”, localizados no km 538+500 Paraty (RJ), km 447+300 Mangaratiba (RJ) e km 414+900 Itaguaí (RJ), explorado pela concessionária CCR RioSP. A publicação define a TBP para categoria 1 de veículos de R$ 4,10 nas praças de pedágio P8, P9 e P10, em Paraty (RJ), em Mangaratiba (RJ) e em Itaguaí (RJ). Para veículos comerciais, a tarifa é multiplicada pelo número de eixos, conforme tabela abaixo. A deliberação entrará em vigor a partir da zero hora do dia 31 de março de 2023. TABELA DE TARIFAS Praças P8 a P10 Obs.: para os veículos com mais de 8 (oito) eixos, será adotado o multiplicador de tarifa equivalente à categoria 10, acrescido do resultado da multiplicação entre o multiplicador de tarifa correspondente à categoria 1 e o número de eixos do veículo que excederem a 8 (oito) eixos. Para conhecer mais sobre o Free Flow e suas formas de pagamento, clique aqui. Revisões e reajustes A ANTT, por força contratual, realiza anualmente o reajuste e a revisão das tarifas de pedágio das rodovias federais concedidas. Essas alterações tarifárias são aplicadas no aniversário do início da cobrança de pedágio. As alterações de tarifa da Concessionária são calculadas a partir da combinação de três itens previstos em contrato:  Reajuste: tem por intuito a correção monetária dos valores da tarifa e leva em consideração a variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Acontece uma vez ao ano, sempre no aniversário do início da cobrança de pedágio.  Revisão: visa recompor o equilíbrio econômico-financeiro celebrado no contrato de concessão. Arredondamento tarifário: tem por finalidade facilitar a fluidez do tráfego nas praças de pedágio e prevê que as tarifas devem ser múltiplas de R$ 0,10. Os efeitos econômicos do arredondamento são sempre compensados no processo de revisão subsequente. Ou seja, se neste ano a tarifa foi arredondada para cima, no próximo, o arredondamento será decrescente. Fonte: ANTT

Com o apoio do Sistema CNT, dirigível sobrevoa regiões Sul e Sudeste para divulgar evento de logística

Aeronave saiu de São Carlos (SP) rumo a Porto Alegre (RS), onde acontecerá o evento “A logística desembarca na South Summit” de 29 a 31 de março Com o apoio do Sistema CNT e da Fetransul (Federação das Empresas de Logística e de Transporte de Cargas no Rio Grande do Sul), um dirigível tem sobrevoado, nos últimos dias, algumas cidades das regiões Sul e Sudeste com o objetivo de chamar a atenção da população para o evento “A logística desembarca na South Summit”, a ser realizado de 29 a 31 de março, no Catamarã Viva Guaíba, no Cais Embarcadero, em Porto Alegre (RS).  No dia 17 de março, a aeronave saiu da cidade de São Carlos (SP) em direção a Porto Alegre (RS), com previsão de chegada para esse fim de semana. O dirigível ADB-3-3 tem 48 metros de comprimento por 17 metros de altura e capacidade para acomodar até cinco passageiros, além do piloto, em sua gôndola.  Com acesso gratuito, o evento de logística acontecerá dentro da South Summit Brazil, que reunirá empresários do transporte, startups e empresas com foco em tecnologia e inovação, para debater soluções e ideias inovadoras para o desenvolvimento do setor.  Afrânio Kieling, presidente do Sistema Fetransul, destaca a importância de o setor de transporte estar presente em um grande evento como a South Summit. “Precisamos nos conectar e nos preparar para as constantes mudanças do mercado. O evento irá conectar a inovação com o transporte. Será uma grande oportunidade de estarmos mais próximos do mundo da inovação. Assim, nós nos tornaremos mais competitivos”, conclui. Por Agência CNT Transporte Atual

Dirigível já está a caminho do evento “Logística desembarca na South Summit”

No dia 17 de março o dirigível saiu da cidade de São Carlos-SP em direção a capital dos gaúchos, Porto Alegre com previsão de chegada neste final de semana. A aeronave foi contratada pelo Sistema Fetransul em parceria com alguns apoiadores e irá sobrevoar o evento “A Logística desembarca na South Summit”, realizado de 29 a 31 de março no Cais Embarcadero em Porto Alegre. O encontro irá ocorrer durante o período da South Summit Brazil no Catamarã Viva Guaíba que estará atracado no Cais Embarcadero. Empresários do transporte, startups e empresas com foco em tecnologia e inovação estarão presentes debatendo soluções e ideias inovadoras para o desenvolvimento do setor. Importantes palestras irão ocorrer e todas elas com participação gratuita. Afrânio Kieling, presidente do Sistema Fetransul destaca a importância do transporte estar presente em um grande evento como a South Summit. “Precisamos nos conectar e nos prepararmos para as constantes mudanças do mercado. O evento no catamarã irá lincar a inovação com o transporte. Será uma grande oportunidade de estarmos mais próximos do mundo da inovação, assim nos tornando mais competitivos”, conclui. Sobre o dirigível:O ADB-3-3 tem 48 metros de comprimento por 17 metros de altura e capacidade para acomodar até cinco passageiros, além do piloto, em sua gôndola. Em 22 de dezembro de 2022, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) deu à ABD Certificado de Tipo para a aeronave ADB-3-3, após um processo que se estendeu por anos com apoio de empresas parceiras como Avionics Services e Latécoère. Veja abaixo o vídeo:

Motorista de Futuro é finalista ao Prêmio Inova Transporte

A Campanha Motorista de Futuro que visa a atração e sensibilização dos jovens com a profissão motorista é realizada pelo Sistema Fetransul em parceria com a unidade do SEST SENAT de Porto Alegre e empresas do setor de transporte. O assunto “Geração Z ao volante: propostas e ações para atração de novos motoristas profissionais do transporte rodoviário de cargas” foi pauta do Projeto Aplicativo do curso de pós-graduação em Gestão de Negócios ministrado pela Fundação Dom Cabral e coordenado pelo Instituto de Transporte e Logística (ITL). A premiação tem como foco central reconhecer os melhores projetos de conclusão de curso desenvolvidos nas capacitações oferecidas pelo ITL, como as especializações e as certificações internacionais. O prêmio Inova Transporte é uma iniciativa da Rede Alumni do Transporte, coordenada pelo ITL, com o objetivo é promover a atualização (upskilling) e a reciclagem (reskilling) das competências profissionais para o mercado, contemplando todos os modais de transporte, além de possibilitar a realização de networking e benchmarking. Sobre O MOTORISTA DE FUTURO: Elaborados pelos alunos do curso de pós-graduação em Gestão de Negócios, o projeto “Geração Z ao volante: propostas e ações para atração de novos motoristas profissionais do transporte rodoviário de cargas” conta com três pilares que foram construídos com foco no Estado do Rio Grande do Sul, com a possibilidade de serem aplicados a nível nacional por outras entidades e empresas do setor, sendo estes: revitalização da imagem do motorista profissional e a divulgação dos pontos positivos sobre a profissão com foco em mídias digitais; aliança com entidades sociais que visam à inserção de jovens no mercado de trabalho; e a conscientização vivencial dos jovens, ou seja, maior aproximação entre a nova geração e a realidade de ser motorista. A ação que vem ganhando destaque é a visita guiada que já atendeu mais de 500 alunos de escolas públicas e turmas do Jovem Aprendiz na cidade de Porto Alegre. Os alunos são recepcionados no SEST SENAT pelas equipes das unidades e do Sistema Fetransul. Na oportunidade assistem a explanação de Instrutores que falam sobre as atividades do motorista profissional e sua importância na sociedade. Após o bate-papo, os jovens conhecem o simulador de direção que é tecnologia de ponta a serviço da qualificação profissionalpara o transporte e vivenciam a experiência com o caminhão. Um cavalinho acompanhado de um motorista profissional que é disponibilizado pelas empresas parceiras projeto, recebem os alunos com orientações sobre as funcionalidades e tecnologia dos veículos. Outra ação aplicada é o Aplicativo que faz a conexão entre o motorista que deseja ser contratado e a empresa que deseja contratar através do site da federação. Interessados em saber mais sobre o projeto, poderão entrar em contato através do telefone (51) 3015.0576 ou e-mail comunicacao@fetransul.com.br Parceria que fortalece O Sistema Fetransul reconhece a importante parceria da unidade do SEST SENAT de Porto Alegre e toda sua equipe que não mede esforços para disseminar conhecimento aos jovens. O apoio das empresas também tem sido fundamental com a disponibilidade de um caminhão e motorista em todas as ações. Alunos autores do Projeto: Alexandre Kieling Indiara Teixeira Lucas Holderle Mateus dal Pozzo Paulo Henrique Fontes Tais Lorenz REALIZADOR: Sistema Fetransul PARCEIRO: SEST SENAT e empresas do transporte rodoviário de cargas

Movimento Vez & Voz promove 2º encontro presencial para valorização das mulheres no TRC

Um dos movimentos que busca incentivar e incluir a mulher no setor de transporte rodoviário de cargas é o Vez & Voz, uma iniciativa do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (SETCESP). Criada em 2020, a ação também visa ser ponto inicial para a ampliação da participação feminina e trabalhar – junto aos associados e aos transportadores – a sensibilização das empresas em relação à equidade de gênero e mais espaço para contratação de mulheres, principalmente em posições de liderança e operacionais que ainda são níveis em que elas são menos presentes. “Conhecer para transformar” é o tema do próximo evento, que será realizado no dia 22 de março, a partir das 13h30, na Vila Maria – SP, sede da entidade. O objetivo é proporcionar experiência de autoconhecimento e palestras relevantes que tratam, sobretudo, de: Equidade de Gênero no TRC; Mulheres e suas potencialidades; Mulheres na liderança das entidades; e muito mais. O evento é gratuito para empresas associadas à entidade e signatários do movimento. Saiba mais e faça a sua inscrição: https://bit.ly/3Jn0zQe Fonte: www.portalntc.org.br

Profissionais do transporte são incluídos no grupo prioritário da vacinação contra a gripe em 2023

Atendendo a um pedido da CNT (Confederação Nacional do Transporte), o Ministério da Saúde incluiu caminhoneiros, motoristas e cobradores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso e trabalhadores portuários na campanha nacional de imunização contra o vírus da influenza, causador da gripe. Esses profissionais estão na segunda etapa da campanha, que será realizada entre 10 de abril a 31 de maio. A CNT atuou, junto ao Ministério da Saúde, para a inclusão de todos os profissionais do transporte, de todos os modais (rodoviário, ferroviário, aéreo, navegação e portuário), de cargas e de passageiros, mas, em virtude do número de doses disponíveis, o ministério atendeu ao pedido parcialmente. A Confederação continuará atuando junto à pasta para serem incluídos os demais segmentos de trabalhadores. Além de encaminhar o pedido de priorização desses trabalhadores, o Sistema CNT colocou à disposição do governo as 161 unidades operacionais do SEST SENAT em todo o Brasil como pontos de vacinação para a campanha. O objetivo da CNT, ao solicitar a inclusão dos profissionais do transporte no grupo prioritário, é proteger a população contra as formas mais graves da influenza e diminuir a cadeia de transmissão dessa doença respiratória, uma vez que esses profissionais são fundamentais para o funcionamento do país. Veja os requisitos para a vacinação dos profissionais: Caminhoneiros Quem tem direito: Motorista de transporte rodoviário de cargas, definido no art. 1º, II, da lei n.º 13.103, de 2 de março de 2015, que trata da regulamentação da profissão de motoristas.  Comprovação: documento que comprove o exercício efetivo da função de motorista profissional do transporte rodoviário de cargas (caminhoneiro). Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso Quem tem direito: Motoristas e cobradores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso. Comprovação: documento que comprove o exercício efetivo da função de motorista e cobrador profissional do transporte de passageiros. Trabalhadores portuários Quem tem direito: Qualquer trabalhador portuário, incluindo os empregados da área administrativa. Comprovação: documento que comprove o exercício efetivo da função de trabalhador portuário. Fonte: www.cnt.org.br

SEST SENAT inaugura unidade na cidade de Rio Grande

Em solenidade no dia de hoje, 17/03/2023 e com a presença do presidente da CNT e SEST SENAT, Vander Costa, da diretora executiva Nicole Goulart, do presidente do Conselho Regional do Rio Grande do Sul, Afrânio Kieling, foi inaugurada a nova unidade do SEST SENAT, na cidade de Rio Grande que substituirá a antiga existente na cidade. Kieling  destaca que a nova unidade vai garantir mais acesso a serviços de excelência. “Iremos multiplicar o número de atendimentos nas áreas da saúde e ensino, beneficiando diretamente o trabalhador do transporte e comunidade rio-grandina. O Estado do Rio Grande do Sul está empenhado na expansão de outras unidades e na construção de novas. Juntos, unimos forças pelo desenvolvimento do setor”, conclui o presidente. Estiveram presentes o Prefeito Municipal de Rio Grande, Fábio Branco, presidente da Fetergs, Sérgio Tadeu Pereira, homenageado Pedro Teixeira, ex-presidente do Conselho Regional do SEST SENAT no Rio Grande do Sul, presidente do Sindicar Moisés Santos, presidente do Setcesul, Claudio Pinheiro, empresários, órgãos públicos e parceiros do transporte. Com um investimento de R$ 20,5 milhões, a ampla e moderna estrutura oferecerá diversos treinamentos como o de simulador de direção de caminhões para motoristas, e outros cursos visando a qualificação profissional em 13 salas de aulas e oficinas para atividades práticas e dois laboratórios de informática. Na área da saúde haverá atendimentos em fisioterapia, psicologia, nutrição e odontologia clínica em oito consultórios. A nova estrutura de mais de 2.500 m², terá a capacidade de 128 mil atendimentos aos trabalhadores do transporte e seus familiares e contará com uma equipe de 50 profissionais altamente qualificados. A nova unidade recebeu o nome do empresário Pedro Antonio Teixeira, em reconhecimento à sua contribuição para o desenvolvimento do setor do transporte do Rio Grande do Sul.