Brasil Log contará com palestras gratuitas para promover as tendências no setor logístico

A Feira Internacional de Logística – Brasil Log – que será realizada nos dias 24, 25 e 26 de maio, em Jundiaí, um dos maiores pólos logísticos do Brasil, há 60 km da capital paulista, oferecerá palestras com temas pertinentes para toda a cadeia logística.As vagas são gratuitas, mas limitadas, portanto é necessária a inscrição. Um dos temas abordados será “ESG (Environmental, Social and Governance): Critérios que estão alterando o contexto dos negócios”. O Sebrae irá promover a palestra apontando os critérios que passaram a ser considerados essenciais nas análises de riscos e nas decisões estratégicas das empresas acerca da sua cadeia de valor e como as empresas podem ver oportunidades para seu negócio e sua marca. As tendências na Logística também serão compartilhadas em palestra, analisando o cenário pós pandemia e as perspectivas de mercado. Outro desafio na logística são as áreas de risco para entregas ou trajeto; um mapeando dessas áreas e uma solução para rotas seguras estão entre os destaques da Brasil Log. Para as empresas focadas em armazenagem e distribuição, serão apontadas ferramentas e tecnologia para gestão. Outro desafio no setor refere-se ao seguro dos transportes e da vida; para tanto, o público terá acesso a um conteúdo que resgatará a história através das civilizações para as melhores práticas em gestão de risco, como prevenir perdas e obter qualidade de vida na estrada. Muitas questão apontadas nas palestras envolvem tecnologia, esse também será um tema específico e oportuno para que os convidados possam esclarecer dúvidas na contratação de tecnologias. A Brasil LOG tem entrada gratuita, mas é necessário credenciamento para obter acesso à feira, bem como ao estacionamento que será gratuito e anexo aos três pavilhões onde será realizada. SERVIÇO: Feira Internacional de Logística: 24 a 26 de maio de 2023 A entrada de visitantes será gratuita, no Parque da Uva, em Jundiaí/SP. Credenciamento: www.feiradelogistica.com/credenciamento Inscrição para palestras: www.feiradelogistica.com/palestras Fonte: abifer.com.br

São José do Rio Preto recebe hoje o segundo Seminário Itinerante de 2023

Evento reúne empresários da cidade e região para contribuir com o transportador rodoviário de cargas A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) por meio da COMJOVEM realiza nesta sexta-feira (14), a segunda edição de 2023 do seminário itinerante da Comissão de Jovens Empresários e Executivos (COMJOVEM), desta vez, em São José do Rio Preto, São Paulo. O município possui grande relevância para o estado, sendo um dos grandes pólos administrativos marcado por uma economia baseada na produção agropecuária integrada à atividade industrial. A região possui grande potencial de crescimento, onde o transporte de cargas contribui para o desenvolvimento. O seminário tem como objetivo há 19 anos, aproximar a NTC&Logística de seus associados e do transportador rodoviário de cargas em suas regiões, fazendo assim, com que suas demandas, necessidades e sugestões, sejam ouvidas e levadas a uma discussão maior, fazendo assim, com que a entidade possa buscar soluções nas esferas estaduais e federais. Para o presidente da NTC&Logística, Francisco Pelucio, “o seminário itinerante em São José do Rio Preto será mais um sucesso, a NTC&Logística quer estar cada vez mais perto do empresário e junto com a COMJOVEM vem alcançando esse objetivo, levando informações que ajudam as empresas em diversas regiões”. O coordenador nacional da COMJOVEM, André de Simone, também reforça a importância da comissão e os temas a serem debatidos: “Será mais um grande evento organizado com muito carinho pela NTC&Logística e a COMJOVEM. Os temas dessa segunda edição estão imperdíveis e com a participação de grandes nomes do TRC, esperamos que todos aproveitem mais um seminário”. Dentre as atividades planejadas para o evento, estão palestras com assessores da NTC&Logística, como Gil Menezes, assessora jurídica, Lauro Valdívia, assessor técnico, entre outros participantes. Confira a programação do evento  14h00 – Abertura André de Simone – Coordenador Nacional da COMJOVEM Joyce Bessa – Vice-coordenadora Nacional da COMJOVEM Bruno Martinelli – Coordenador do Núcleo da COMJOVEM São José do Rio Preto Francisco Pelucio – Presidente da NTC&Logística Carlos Panzan – Presidente da Fetcesp Kagio Miura – Presidente do Setcarp 14h20 – Momento Emasfi 14h30 – Apresentação COMJOVEM 14h40 – Comunicados especiais / Ação Social COMJOVEM São José do Rio Preto 14h50 – Momento Mercedes-Benz 15h00 – Documento Eletrônico de Transporte (DT-e) e os Impactos no TRC Palestrante: Gil Menezes – Assessora Jurídica da NTC&Logística 15h40 – Momento Sest Senat 16h00 – Coffee Break 16h20 – Momento IVECO 16h30 – MP 1.153/22 “Seguros” e Gerenciamento de Risco Palestrante: Reginaldo Catarino – Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Riscos e de Tecnologia de Rastreamento e Monitoramento (GRISTEC) 17h10 – Momento Volkswagen Caminhões e Ônibus 17h20 – Produtividade Palestrante: Lauro Valdivia – Assessor Técnico da NTC&Logística 18h00 – Encerramento O Seminário Itinerante – Edição São José do Rio Preto é uma realização da NTC&Logística por meio do Núcleo COMJOVEM São José do Rio Preto, tendo como entidades anfitriãs a FETCESP e o SETCARP, com o patrocínio da BLBROKERS, EMASFI, FENATRAN, IVECO, Mercedes-Benz e Volkswagen Caminhões e Ônibus, apoio logístico da Braspress, e o apoio institucional da CNT/SEST SENAT/ITL, FUMTRAN e da GRISTEC. Fonte: NTC / Foto: Prefeitura de São José do Rio Preto

Panorama do roubo de carga no estado do Rio de Janeiro – 2023

A segurança pública tem papel fundamental para o desenvolvimento socioeconômico. Regiões consideradas mais violentas têm dificuldade em atrair e reter investimentos, gerar empregos e renda. O estado do Rio de Janeiro sofreu uma escalada na criminalidade, principalmente entre os anos de 2013 e 2017. Nos anos seguintes o estado iniciou uma reação, com a reversão dessa tendência na maior parte dos indicadores de segurança pública, como o roubo de cargas1. Nesse contexto, esta nota técnica analisa os resultados do ano de 2022 em relação a esse indicador.O estado do Rio de Janeiro voltou a registrar queda no número de roubos de carga, com redução de 6% em relação ao ano de 2021, atingindo o patamar mais baixo dos últimos 8 anos Gráfico 1. Evolução anual do roubo de carga no estado do Rio de Janeiro. Apesar da melhora, os roubos de carga permanecem em patamares elevados. Em 2022 foram registradas 4.239 ocorrências: com média de 12 roubos de carga por dia. Considerando-se o valor médio das cargas roubadas2, as perdas diretas com esse tipo de crime foram na ordem de aproximadamente R$ 388 milhões.Cabe ressaltar que os custos com o roubo de carga vão além da perda direta. Em 2017, por exemplo, os custos indiretos, como a contratação de segurança privada e seguros contra roubos e furtos, eram superiores a perda direta³. Concentração das ocorrências O roubo de carga no estado do Rio de Janeiro é um tipo de delito altamente concentrado. Em 2022, cerca de 97% dos casos registrados foram na Região Metropolitana4. Neste mesmo ano, mais da metade aconteceu apenas em 10 das 1375 Circunscrições Integradas de Segurança Pública (CISP)6 do estado – Gráfico 2. Gráfico 2. Concentração dos casos de roubo de carga no estado do Rio de Janeiro As dez CISP que concentram metade das ocorrências de roubo de carga são cortadas pelas principais rodovias federais fluminenses (BR-040 – Rodovia Washington Luís, BR-101 – Avenida Brasil, BR-116 – Rodovia Presidente Dutra e BR-493 – Arco Metropolitano além da proximidade com os principais espaços industriais – Figura 1. Dentre essas rodovias, destaca-se a BR-493 – Arco Metropolitano – rodovia de suma importância para o estado do Rio de Janeiro, idealizada para ser um corredor logístico, retirando veículos de carga dos centros urbanos, o que favorece a mobilidade urbana e a logística. As 11 CISP cortadas pela BR-493 apresentaram uma redução de 9%, enquanto o estado apresentou uma redução de 6%.Em contrapartida, a CISP 59 – Duque de Caxias, localizada no entroncamento da BR-040 com o Arco Metropolitano e a Dutra, apresentou um aumento de 43% no indicador de roubo de carga, com cerca de 1 ocorrência por dia em 2022, figurando como a CISP que mais concentra ocorrências no Rio de Janeiro (8,7%). Além de sua importância logística, esta é uma região com grande presença industrial como, por exemplo, o Distrito Industrial de Xerém e o Polo Petroquímico de Campos Elíseos.Outra região que registrou um aumento relevante foi o entorno do Porto do Rio de Janeiro, com um aumento de quase 70% no número de casos. O Porto do Rio é um importante polo logístico para o transporte de carga no estado sendo responsável pela movimentação de quase R$ 100 bilhões em cargas durante o ano de 20227. Foram registradas 284 ocorrências a mais que as registradas em 2021, o que corresponde a um incremento de cerca de 5 casos por semana.Destaque positivo para as CISP 74 – Monjolos, CISP 73 – Neves, CISP 72 – São Gonçalo, CISP 75 – Ipiiba e Sete Pontes e CISP 54 – Belford Roxo com redução dos casos de respectivamente 89%, 85%, 81%, 71% e 24%; deixando de integrar o mapa de concentração. É possível observar que o ano de 2022 apresenta a continuidade da tendência de redução dos roubos de carga observada nos últimos no estado do Rio de Janeiro. Algumas ações têm sido implementadas para melhoria da segurança na região. Um exemplo é o Arco Metropolitano, que foi incluído na concessão Rio-Valadares do Governo Federal com previsão de investimentos em segurança já nos primeiros anos da concessão, além de estar em andamento a construção de posto da Polícia Rodoviária Federal na via. A atuação das forças policiais em São Gonçalo reduziu de forma expressiva o número de ocorrências de roubos de cargas e o município deixou de integrar o mapa de concentração deste tipo de crime.Não obstante a importância dessas ações, esse tipo de crime continua em patamares elevados, em especial nos arredores das principais rodovias federais que cortam a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, com destaque para as CISP que ficam no entorno do Porto do Rio e também no entorno de Duque de Caxias. É fundamental que a região do Porto também conte com ações efetivas no combate ao roubo de carga e nos entroncamentos do Arco Metropolitano com a BR-040 e com a BR-116, por meio da atuação integrada das forças de segurança, incluindo maiores ações de combate aos demais elos da cadeia do roubo de carga, como a receptação de mercadoria roubada e o comércio ilegal. 1 Nota técnica: Panorama do roubo de carga no estado do Rio de Janeiro – 2022. Disponível em: https://www.firjan.com.br/publicacoes/publicacoes-de-economia/o-impacto-economico-do-roubo-de-cargas-no-estado-do-rio-de-janeiro.htm2 Valor médio de R$ 91.646,87. Fonte: Elaboração Firjan a partir de dados da NTC & Logística e IPCA dez-2022.3 Sondagem Industrial – Especial Segurança. Disponível em: https://www.firjan.com.br/publicacoes/publicacoes-de-economia/sondagem-industrial-especial-seguranca-1.htm4 Compõem a Região Metropolitana do Rio de Janeiro os municípios do Rio de Janeiro, Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Japeri, Magé, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Queimados, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica, Tanguá, Itaguaí, Rio Bonito e Cachoeiras de Macacu.5 A CISP 45 (Alemão) foi extinta no segundo semestre de 2018, tendo assim uma a menos que as análises realizadas nas Notas Técnicas publicadas anteriormente.6 Áreas territoriais de atuação e responsabilidade conjunta das Companhias Integradas e das Delegacias de Polícia.7 Valor acumulado de importações e exportações em 2022. Fonte: Elaboração Firjan a partir de dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços

Últimos dias para você se inscrever na segunda edição do seminário itinerante de 2023 em São José do Rio Preto

Na próxima sexta-feira, dia 14 de abril, a NTC&Logística por meio da COMJOVEM realiza a segunda edição do seminário itinerante de 2023, desta vez em São José do Rio Preto, interior de São Paulo. Na próxima sexta-feira, dia 14 de abril, a NTC&Logística por meio da COMJOVEM realiza a segunda edição do seminário itinerante de 2023, desta vez em São José do Rio Preto, interior de São Paulo. O evento tem como objetivo há 19 anos, aproximar a NTC&Logística de seus associados e do transportador rodoviário de cargas em suas regiões, fazendo assim, com que suas demandas, necessidades e sugestões, sejam ouvidas e levadas a uma discussão maior, fazendo assim, com que a entidade possa buscar soluções nas esferas estaduais e federais. Você pode participar do evento se inscrevendo no link: https://www.portalntc.org.br/eventos/seminario-itinerante-comjovem-sao-jose-do-rio-preto/ Confira a programação do evento  14h00 – Abertura André de Simone – Coordenador Nacional da COMJOVEM Joyce Bessa – Vice-coordenadora Nacional da COMJOVEM Bruno Martinelli – Coordenador do Núcleo da COMJOVEM São José do Rio Preto Francisco Pelucio – Presidente da NTC&Logística Carlos Panzan – Presidente da Fetcesp Kagio Miura – Presidente do Setcarp 14h20 – Momento Mercedes-Benz 14h30 – Apresentação COMJOVEM 14h40 – Comunicados especiais / Ação Social COMJOVEM São José do Rio Preto 14h50 – Multas ANTT e DTE Palestrante: Gil Menezes – Assessora Jurídica da NTC&Logística 15h40 – Momento Sest Senat 16h00 – Coffee Break 16h20 – Momento IVECO 16h25 – MP 1.153/22 “Seguros” e Gerenciamento de Risco Palestrante: Reginaldo Catarino – Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Riscos e de Tecnologia de Rastreamento e Monitoramento (GRISTEC)  17h15 – Produtividade Palestrante: Lauro Valdivia – Assessor Técnico da NTC&Logística 18h05 – Encerramento O Seminário Itinerante – Edição São José do Rio Preto é uma realização da NTC&Logística por meio do Núcleo COMJOVEM São José do Rio Preto, tendo como entidades anfitriãs a FETCESP e o SETCARP, com o patrocínio da EMASFI, FENATRAN, IVECO, Mercedes-Benz e Volkswagen Caminhões e Ônibus, apoio logístico da Braspress, e o apoio institucional da CNT/SEST SENAT/ITL, FUMTRAN e da GRISTEC. Fonte: NTC

São José do Rio Preto receberá a segunda edição do seminário itinerante de 2023

No próximo dia 14 de abril, a NTC&Logística por meio da COMJOVEM realiza a segunda edição do seminário itinerante de 2023, desta vez em São José do Rio Preto, interior de São Paulo. O evento tem como objetivo há 19 anos, aproximar a NTC&Logística de seus associados e do transportador rodoviário de cargas em suas regiões, fazendo assim, com que suas demandas, necessidades e sugestões, sejam ouvidas e levadas a uma discussão maior, fazendo assim, com que a entidade possa buscar soluções nas esferas estaduais e federais. Para o presidente da NTC&Logística, Francisco Pelucio, “o seminário itinerante em São José do Rio Preto será mais um sucesso, a NTC&Logística quer estar cada vez mais perto do empresário e junto com a COMJOVEM vem alcançando esse objetivo, levando informações que ajudam as empresas em diversas regiões”. Você pode participar do evento se inscrevendo no link: https://www.portalntc.org.br/eventos/seminario-itinerante-comjovem-sao-jose-do-rio-preto/ Confira a programação preliminar 14h00 – Abertura André de Simone – Coordenador Nacional da COMJOVEM Joyce Bessa – Vice-coordenadora Nacional da COMJOVEM Bruno Martinelli – Coordenador do Núcleo da COMJOVEM São José do Rio Preto Francisco Pelucio – Presidente da NTC&Logística Carlos Panzan – Presidente da Fetcesp Kagio Miura – Presidente do Setcarp 14h20 – Momento Mercedes-Benz 14h30 – Apresentação COMJOVEM 14h40 – Comunicados especiais / Ação Social COMJOVEM São José do Rio Preto 14h50 – Multas ANTT e DTE Palestrante: Gil Menezes – Assessora Jurídica da NTC&Logística 15h40 – Momento Sest Senat 16h00 – Coffee Break 16h20 – Momento IVECO 16h25 – MP da DDR e Gerenciamento de Risco – Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Riscos e de Tecnologia de Rastreamento e Monitoramento Palestrante: GRISTEC – 17h15 – Produtividade Palestrante: Lauro Valdivia – Assessor Técnico da NTC&Logística 18h05 – Encerramento O Seminário Itinerante – Edição São José do Rio Preto é uma realização da NTC&Logística por meio do Núcleo COMJOVEM São José do Rio Preto, tendo como entidades anfitriãs a FETCESP e o SETCARP, com o patrocínio da FENATRAN, IVECO e Mercedes-Benz, apoio logístico da Braspress, e o apoio institucional da CNT/SEST SENAT/ITL, FUMTRAN e da GRISTEC Fonte: NTC

Primeira edição da COMJOVEM Conecta recebe executivos da Ghelere Transportes

A NTC&Logística por meio da COMJOVEM realiza amanhã, dia 4 de abril, a COMJOVEM Conecta. Uma reunião on-line, de boas práticas no transporte de cargas, para falarmos de iniciativas das empresas que ajudam em melhorias operacionais, por meio de tecnologias, gestão e desenvolvimento. Nosso primeiro convidado, é o Eduardo  Ghelere, da Ghelere Transportes que junto com seu pai, Vilmar Ghelere irão falar sobre como a sucessão familiar reflete na gestão e inovação. Nosso encontro está marcado para amanhã, dia 4 de abril, às 19H. No canal do YouTube da NTC&Logística, através do link: https://www.youtube.com/live/_x8OnXMbu-U?feature=share Fonte: NTC

ITL promove o primeiro encontro da Rede Alumni

Evento reuniu alunos atuais e egressos, empresários e lideranças do Sistema CNT que fizeram parte do Programa Avançado de Capacitação do Transporte A educação transforma o transporte, e uma rede de conhecimento que troque experiências pode levar ainda mais aprimoramento ao setor, especialmente no mundo atual, com a velocidade das transformações. A partir dessa premissa, foi realizada, nessa quarta-feira (29), na sede da CNT, em Brasília (DF), o primeiro encontro da Rede Alumni, novo projeto do ITL (Instituto de Transporte e Logística). O objetivo da iniciativa  foi promover a troca de experiências e o aprimoramento das qualificações executivas oferecidas aos gestores e executivos do setor de transporte. Integram a Rede Alumni alunos atuais e ex-alunos do Programa Avançado de Capacitação do Transporte, coordenado pelo ITL e promovido pelo SEST SENAT, ambas entidades do Sistema CNT. Durante a abertura do evento, o presidente do Sistema CNT, Vander Costa, afirmou que a Rede Alumni representa uma oportunidade única para os seus participantes. “Queremos manter conectados aqueles que nunca deixaram de fazer parte da nossa comunidade acadêmica, garantindo uma colaboração contínua de egressos.” Em sua fala, Vander Costa disse que o ITL – que está completando dez anos de existência – conta, hoje, com cinco especializações, três certificações internacionais e dois cursos executivos. “Todos esses produtos são oferecidos gratuitamente ao alto escalão das empresas de transporte associadas ao Sistema CNT. ” Nesse sentido, o presidente do Sistema CNT explica que, para planejar o futuro e superar os desafios atuais, é preciso ter profissionais capacitados. “E o ITL vem cumprindo o seu papel de formar novas lideranças para o setor, contribuindo para a tomada de decisões estratégicas.” Segundo o diretor-executivo do ITL, João Victor Mendes, a Rede Alumni é um projeto que já estava sendo gestado há muito tempo e que, devido à pandemia, teve de ser adiado. “Hoje, temos reunidos representantes de todos os modais, de mais e 120 empresas. Nosso objetivo é alavancar a rede. Por isso, considero que o trabalho do Sistema CNT é transformador e vem contribuindo com o desenvolvimento das empresas e, consequentemente, da economia do país.”  Já a diretora adjunta do ITL, Eliana Costa, destacou que o momento é para que todos possam se inspirar e se conectar. “Os gestores são o futuro do setor. E são eles que constroem um novo setor ainda mais forte e inovador”, afirmou. Debates Ao longo do dia, os integrantes da rede tiveram um cardápio variado de opções ligadas a inovações e conjunturas do transporte. A primeira atração foi uma palestra com Bibop Gresta, founder & CEO da Hyperloop Itália. O especialista falou, entre outros temas, sobre os desafios e caminhos para o futuro da mobilidade. “Para prevermos o futuro, é preciso olhar para o passado e ver para onde o futuro irá chegar”, disse. Gresta ainda frisou que é preciso pensar de forma diferente. “Estamos anestesiados. Temos que mudar e trazer novas soluções”, concluiu. O encontro trouxe John Watret, worldwide chancellor da Embry-Riddle, que destacou o sucesso da parceria com o Sistema CNT na oferta da Certificação Internacional Aviation Management, e como ela vem modificando e evoluindo o setor aéreo brasileiro. “Nossos alunos são a chave do conhecimento. Queremos que eles sejam os promotores dos próximos alunos. Nossa parceria com o Sistema CNT é o nosso maior projeto em termos de aviação. Temos resultados sólidos com os profissionais da aviação que hoje ensinam. Temos orgulho de educarmos para o futuro da aviação.” Na sequência, o evento reuniu John Rodgerson, CEO da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, Irani Bertolini, presidente da Transportes Bertolini, Gustavo Nader Rodrigues, presidente do Grupo JCA, e Rute Melo Araújo, diretora de Gente, Inovação e Sustentabilidade da VLI Logística, para falar sobre os desafios e as mudanças que o setor de transporte vem passando em seus modais, e como a educação pode ser a mola propulsora para o seu futuro. Homenagens Durante o encontro, o ex-presidente do Sistema CNT e idealizador do ITL, Clésio Andrade, foi homenageado com uma placa. Em sua fala, Clésio Andrade, falou dos sonhos de quando ainda era adolescente e de como eles podem ser realizados.  “Quando, em 1993, assumi a CNT, começamos a pensar em um caminho institucional, com o fortalecimento do setor e os debates nacionais. Faltava, porém, algo para o trabalhador e fizemos o SEST SENAT. Mas também tínhamos a necessidade da formação dos executivos das empresas. Era melhor construirmos um instituto para qualificarmos nossos profissionais. Hoje, temos números robustos e temos a certeza de que iremos crescer ainda mais. Com excelência, em todos os modais”, declarou Clésio Andrade.      O presidente do Sistema CNT, Vander Costa, também foi agraciado com uma placa pelo trabalho à frente do ITL nos últimos quatro anos. “Ver o ITL formando pessoas é motivo de orgulho. A ideia do ex-presidente Clésio Andrade era qualificar os gestores com o que existe de melhor ao redor do mundo em termos de educação. O meu objetivo é ir além desse legado deixado, para termos, cada vez mais, gestores qualificados e empresas mais sólidas. E isso é uma honra.” Fonte: CNT

Inteligência Artificial, sustentabilidade, cenário político e jornada de dados marcam o segundo dia do evento

Realizado pelo Sistema Fetransul, “A Logística desembarca no Cais Mauá” marca seu segundo dia de muito bate papo sobre tecnologia e inovação com foco no transporte. Jerônimo Goergen, ex-deputado federal e presidente do Instituto Liberdade Econômica falou sobre o Novo Cenário Econômico e Político no Brasil. Fernando Beltrame, sócio presidente da Eccaplan e Luana Fleck, diretora do Grupo Ouro e Prata explanaram ações e práticas sobre sustentabilidade ESG. Na sequência Jorge Diaz, Data Scientist e Artur Hansen, diretor de expansão levantaram o debate sobre a Jornada dos Dados CLOUD2GO e para finalizar Jomar Silva da NVIDIA e Priscilla Miehe da HYGIA trouxeram o tema Inteligência Artificial e Gêmeos Digitais. Diretores da federação, empresários do transporte e profissionais de inovação, trocaram ideias e experiências inovadoras que visam contribuir para o desenvolvimento do setor. Afrânio Kieling, presidente do Sistema Fetransul e do Conselho Regional do SEST SENAT reforça sobre a importância de todo o ecossistema de transporte estar conectado. “Precisamos nos aproximar do mundo digital e olhar para a logística como uma solução inteligente, visando o desenvolvimento e competitividade para o setor”, afirma. O dirigível, contratado pelo Sistema Fetransul também marcou a sua participação sobrevoando o Cais Embarcadero e chamando a atenção dos participantes do evento e da feira South Summit que está ocorrendo ao lado do catamarã Viva Guaíba. Amanhã (31 de março) estaremos com muitos painéis com foco na inovação e tecnologia no transporte. Participe!

Dirigível anunciou evento do Sistema Fetransul no cais Mauá

Metaverso, avatares, telemedicina instigam os participantes O dirigível, contratado pelo Sistema Fetransul, sobrevoou o cais Mauá de Porto Alegre na manhã de ontem, 29 de março, ambientando a abertura do evento “Logística desembarca no Cais Mauá” e da South Summit. Alinhados com a proposta de trazer temas de inovação e tecnologia, os painéis do primeiro dia focaram em aplicações avançadas no segmento de transporte e logística. Na abertura dos trabalhos, Afrânio Kieling, presidente da Fetransul, saudou os presentes e destacou o objetivo da Federação de proporcionar conhecimento e informações que permitam ao setor avançar neste ambiente em que a tecnologia impõe mudanças constantes. A primeira palestra foi sobre o Ecossistema de Inovação. Destaque para a necessidade das empresas do setor conviverem com suas atividades tradicionais e concomitantemente atentarem para novas aplicações de recursos digitais que assegurem sua competitividade e atualidade diante do mercado. O segundo painel introduziu as possibilidades de aplicação do ambiente metaverso no ambiente corporativo. Avatares e reprodução virtual de espaços de trabalho podem ser recursos avançados para treinamento, entre outras aplicações. De maneira interativa, foi apresentado um ambiente virtual da embarcação onde ocorre o evento, onde os presentes puderam incluir seus avatares. O exercício possibilitou compreender como funciona o metaverso. A programação do primeiro dia também apresentou o recurso da telemedicina e suas aplicabilidades no transporte, sobretudo pensando nos motoristas, que por estarem continuadamente em viagem, poderiam dispor de atendimento remoto. O método apresentado é bastante disseminado na Europa e nos EUA. E agora busca espaço no Brasil. Os participantes do evento, promovido a bordo de um catamarã atracado ao lado da realização da South Summit, também dispuseram de tempo para visitar a feira e ter contato com suas atrações. No final da tarde a embarcação fez um passeio a luz do por do sol, promovendo uma oportunidade de networking entre os participantes.  

Inicia amanhã o evento “Logística desembarca no Cais Mauá: não perca!

Inicia amanhã, às 9 h o evento especial “A Logística Desembarca no Cais Mauá”. A cidade de Porto Alegre estará mobilizada de quarta a sexta feira pela realização da South Summit, um evento referência em inovação e tecnologia. O Sistema Fetransul promoverá de forma concomitante, também no cais do porto de Porto Alegre, um conjunto de painéis trazendo renomados palestrantes, estabelecendo correlação entre os conceitos de tecnologia e inovação, com foco específico em Transporte e Logística.Sob o mote “O transporte move o Brasil impulsiona a inovação” de forma inusitada e impactante para a sociedade porto-alegrense, o Sistema Fetransul contratou um dirigível para sobrevoar a cidade nos próximos três dias. Igualmente de maneira diferenciada, contratou um catamarã para sediar as palestras e eventos promovidos nestes três dias. A Federação convida o público do setor de Transporte e Logística para visitar seu espaço e participar dos painéis. O catamarã ficará atracado no cais Embarcadero, junto aos armazéns do cais do porto onde ocorre a South Summit. A primeira atividade será amanhã, quarta-feira, às 9h. Veja programação abaixo. 29 de MARÇO 09H30 – PAINEL DE ABERTURA ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO Fernando Eisele – BlueBiz e Felipe Scherer – Innoscience 10h30 – INTRODUÇÃO AO METAVERSO E CASES VR GLASS Leonardo Lacerda e Diego Loureiro 16H – TELEMEDICINA NO SETOR DE TRANSPORTE Felipe Cezar Cabral Gerente Médico de Saúde Digital do Hospital Moinhos de Vento 17H – NETWORKING SUNSET FETRANSUL 30 de MARÇO 09H – O NOVO CENÁRIO ECONÔMICO E POLÍTICO NO BRASIL Jerônimo Goergen – Ex-Dep Federal 14H30 – PESAGEM ELETRÔNICA EM MOVIMENTO E “FREE FLOW” Guilherme Theo – Diretor da ANTT 16H – PAINEL SOCIOAMBIENTAL ESG Fernando Beltrame – Sócio Presidente Eccaplan Rafael Pariz – Diretor comercial Ambipar Luana Fleck – Diretora do Grupo Ouro e Prata 16H30 – A JORNADA DOS DADOS CLOUD2GO Jorge Diaz – Data Scientist Artur Hansen – Diretor de Expansão 17H – INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E CHAT GPT A BORDO Jomar Silva – NVIDIA e Priscilla Miehe – HYGIA 17H – NETWORKING SUNSET FETRANSUL 31 de MARÇO 10H30 – METAVERSO E NOVAS TECNOLOGIAS Marcelo Lacerda – Chairman Magnopus 15H – OPEN INOVATION COMO UMA PORTA DE ENTRADA PARA A FILOSOFIA DE TECNOLOGIA Bruna Motiro – NAVI e Tiago Abreu – Tecnopuc 16H – PITCH INVERSO Bruno Batista – CNT Rodrigo Cavalheiro – AGS Paulo Caleffi – Ex-Deputado Federal e Secretário-Geral da CIT e CONVIDADOS 17H – EMPREENDRINKS AGS com apoio do Sistema Fetransul