CNT aponta grandes riscos para o transporte brasileiro

Estudo inédito identificou 29 grandes riscos para o setor de transporte, divididos em seis categorias: ambiental, ambiente de negócios, econômica, geopolítica, social e tecnológica. A previsibilidade e a segurança são elementos fundamentais para a realização dos negócios e a tomada de decisões. Eventos recentes de grande impacto, como a pandemia de covid-19, causaram perturbações significativas nas cadeias produtivas e nas dinâmicas sociais, alterando expectativas e pondo em risco a própria atividade empresarial em alguns segmentos. Além disso, não existe, no país, uma cultura consolidada de planejamento e preparação para os riscos. Atenta a esses desafios, a CNT (Confederação Nacional do Transporte) divulga na quarta-feira, (21), a Análise de Grandes Riscos do Setor de Transporte, da série Transporte & Desenvolvimento. O estudo inédito tem o objetivo de identificar esses grandes riscos e orientar o setor de transporte e o poder público para que se antecipem e se adequem às suas eventuais consequências.  O estudo identifica eventos que podem causar, por exemplo, dificuldades na gestão e na operação das empresas de transporte e danos a infraestruturas e sistemas estratégicos. Para tanto, foram ouvidos os membros de instituições de representação do setor, que, com base em sua larga experiência, avaliaram a probabilidade de ocorrência das ameaças levantadas e as suas possíveis consequências, a partir da qual foram definidos os seus níveis de risco. Com esse trabalho, a ideia da CNT é indicar quais fenômenos representam potencialmente grandes riscos para o adequado desempenho do transporte e da logística no Brasil.  O presidente da CNT, Vander Costa, ressalta que é preciso levar em conta que o mundo passou por significativas transformações nas últimas décadas: novos hábitos de consumo, evoluções tecnológicas e mudanças nos cenários econômico e político. Tais aspectos nos trouxeram a realidades extremamente complexas e suscetíveis a incertezas e a eventos de grande impacto. “Nesse contexto, a competitividade dos negócios depende de uma série de decisões e estratégias em relação ao futuro, visto que todas as empresas operam expostas a algum grau e tipo de risco”, observa Vander. O presidente destaca, ainda, que o setor de transporte e logística não é exceção à regra. “A atividade transportadora permeia todas as demais e impacta diretamente as cadeias de suprimento e o desenvolvimento do país, estando sujeita à influência dos ambientes nacional e internacional”, conclui. Em linhas gerais, é preciso desenvolver no país uma cultura de gestão de grandes riscos, com estruturas permanentes de identificação e monitoramento das potenciais ameaças. Deve-se, assim, aumentar o estado de preparação do setor de transporte e do poder público, que devem atuar de forma coordenada para mitigar os fatores que causam os riscos, ao mesmo tempo que se adequam aos seus impactos. É o contrário, portanto, de agir de forma apenas reativa, depois de o risco já instalado. Um aspecto que chama a atenção nos resultados do estudo é o fato de o setor de transporte e logística considerar-se mais bem preparado do que o poder público para responder aos riscos, em particular aqueles relacionados ao ambiente de negócios e de natureza social e tecnológica. Aponta-se, ainda, a necessidade de capacitação de um corpo técnico permanente, na administração pública, especializado na gestão e no acompanhamento dos riscos. Em destaque O estudo identificou e analisou 29 grandes riscos que podem impactar o setor de transporte e logística no país, divididos em seis categorias: ambiental, ambiente de negócios, econômica, geopolítica, social e tecnológica. Para tanto, a Confederação consultou representantes do setor, que avaliaram a probabilidade de ocorrência dos eventos e o possível impacto das suas consequências. A partir disso, foram definidos os níveis de risco.  Predominaram, nos maiores níveis de ameaça, segundo os representantes consultados, os riscos nas categorias relacionadas ao ambiente de negócios, sociais e econômicas. Destaca-se, porém, que todos os riscos identificados no estudo teriam um impacto significativo caso ocorressem, pois em todos eles as somas dos percentuais de avaliações de níveis de risco “Extremo” e “Alto” foram superiores a 50%. Dado o exposto, apresentam-se a seguir as ameaças identificadas nas 10 primeiras posições do ranking de níveis de risco. Ranking dos 10 principais riscos Ressalta-se, na percepção dos representantes do setor, um maior potencial de impacto decorrente de alterações em leis e normas, com eventuais sobrecargas em termos de tarifas e tributos. Tem-se, assim, uma falta de previsibilidade no planejamento e uma quebra de expectativa em relação ao retorno dos investimentos. O roubo de cargas, por sua vez, tem tomado proporções cada vez maiores e agravado o problema no setor, com ataques cada vez mais ousados do crime organizado. O roubo de cargas tem afetado não só o segmento rodoviário de cargas, como também os modos ferroviário e aquaviário — neste, tanto na navegação interior quanto na marítima. A escassez de mão de obra qualificada, com as competências técnicas e operacionais necessárias às demandas do setor, é um risco que já se manifesta em diversos segmentos.   Os riscos ambientais vêm impactando de forma crescente os negócios no transporte, com a ocorrência, por exemplo, de eventos climáticos extremos e desastres naturais. Eles podem afetar de forma particular as infraestruturas e sistemas, a exemplo do aumento do nível do mar em áreas portuárias e dos desabamentos de terra, altas temperaturas e queimadas, provocando estragos nas infraestruturas rodoviária e ferroviária. Por fim, foram compiladas, no estudo, diretrizes e orientações de melhoria para a gestão dos riscos, a exemplo das seguintes: Ampliação da abordagem dos instrumentos de planejamento existentes para todas as categorias de riscos, e não apenas para infraestruturas e demais ativos físicos.  Criação de estrutura permanente para o monitoramento de riscos relacionados ao setor de transporte e logística.  Desenvolvimento de carreiras e capacitação de pessoal na administração pública para atuar no gerenciamento de riscos. Construção e adequação de infraestruturas e sistemas mais resistentes e resilientes. Acesse: Análise de Grandes Riscos do Setor de Transporte

Sistema FETRANSUL participa do ANTT DAY, em Brasília/DF

A ANTT – Agencia Nacional de Transportes Terrestres promoveu nesta quarta, 21 de junho, o evento ANTT DAY, realizado em sua sede, na Capital Federal. A atividade reuniu entidades de entes regulados, empresas e usuários de transporte. Segundo Rafael Vitale, diretor geral da Agência, a iniciativa teve como propósito prestar contas das ações da instituição, bem como sinalizar os caminhos que se configuram para o futuro próximo, nas suas diversas áreas de atuação como reguladora. O diretor destacou os três eixos que compõem o PROREV, programa que traz evoluções tecnológicas, regulatórias e comportamentais.  Nas questões regulatórias os destaques são o sistema HS WIN que viabiliza a fiscalização da pesagem de veículos sem mais parar em balanças ao longo de rodovias, e os ensaios “free flow” que vão permitir a cobrança de pedágio através de arcos ao longo das rodovias, sem ter de passar por praças de pedágios. No aspecto comportamental, Vitale indicou que a ANTT quer mudar sua forma de relacionar, respeitando a condição de “clientes”, daqueles que antes eram definidos como “usuários” dos sistemas regulados pela Agência. Brasil deve duplicar número de concessões rodoviárias federais Na abordagem de estruturação de novas concessões rodoviárias, fazendo um balanço, a ANTT contabiliza a regulação de 24 concessões, atingindo uma malha de 13 mil quilômetros. Segundo as projeções da instituição, o Brasil deverá ampliar a privatização da malha federal para até 50 concessões.  De maneira central, a diretoria desta área apontou para um conceito de “regulação responsiva”, método pelo qual projeta ser mais flexível nas avaliações do desempenho das concessionárias, visando manter a viabilidade dos contratos. Ferrovias, transporte nacional e internacional de passageiros e de cargas também tiveram abordagens no ANTT DAY. O evento durou todo o dia, e marca uma postura de transparência e diálogo da Agência com seus agora ”clientes”. O Sistema FETRANSUL foi representado no evento por seu diretor de Infraestrutura, Paulo Ziegler. 

Participe da Pesquisa Índice CNT Confiança do Transportador

Clique AQUI e responda! 2ª rodada da Pesquisa Índice CNT Confiança do Transportador Rodoviário de Cargas é lançada na 23ª Transposul com o apoio do Sistema Fetransul. A sondagem é voltada para os representantes do segmento rodoviário de cargas do Rio Grande do Sul. Trata-se do Índice CNT de Confiança do Transportador, um levantamento inovador cuja ideia é conhecer a visão do empresário do transporte sobre o cenário macroeconômico e, nesse aspecto, o que ele considera fundamental para a evolução da sua empresa. O objetivo da CNT é contribuir para que o transporte amplie seu domínio de informação sobre o nível de confiança do setor em relação ao ambiente de negócios e à sua atividade empresarial e, a partir desse ponto, utilize esse conhecimento para a tomada de decisões assertivas. A CNT aplicará o questionário trimestralmente, para acompanhar a evolução da percepção dos empresários em relação às condições macroeconômicas e às perspectivas para a atividade empresarial que desempenham. As expectativas dos empresários são fator determinante para a definição de seus investimentos e para o desempenho da economia.  O registro será utilizado para orientar o traçado de ações da CNT e das federações em defesa dos interesses do setor de transporte junto ao Congresso Nacional, Poder Executivo e governos estaduais. Esse planejamento é fundamental, uma vez que a confiança é afetada pela política e conjuntura econômica. Os resultados servem, ainda, para empresas fornecedoras e consumidoras dos serviços de transporte. Ou seja, o ambiente logístico poderá entender o ânimo dos empresários do setor e antecipar as principais tendências de curto prazo. Com informações da CNT

Prêmio Gaúcho Despoluir destaca transportadoras

O Programa Ambiental do Transporte – Despoluir, premiou na noite de ontem (21l), empresas do transporte rodoviário de cargas e de passageiros do Estado no Rio Grande do Sul que fazem parte do programa. As premiações aconteceram durante a programação da 23ª Transposul e foram concedidas para as empresas que realizaram a maior quantidade de testes da fumaça em seus veículos, na linha de ação “Avaliação Veicular Ambiental” entre maio de 2022 e maio de 2023.  Premiados O Sistema Fetransul, que é responsável pelo Despoluir no segmento de cargas, premiou quatro transportadoras, divididas em quatro regiões, considerando os pontos de maior concentração no Estado. TRANSPORTES GABARDO – Porto Alegre REITERLOG – Região Metropolitana EXPRESSO SÃO MIGUEL – Região da SerraLETSARA TRANSPORTES – Região Central A federação parabeniza as empresas premiadas e os técnicos do Despoluir que desempenham um trabalho fundamental para o a sustentabilidade no setor de transportes. SOBRE O DESPOLUIR: Criado como uma iniciativa conjunta da Confederação Nacional do Transporte – CNT, do Serviço Social do Transporte – SEST e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SENAT, o Despoluir se consolida como grande parceiro dos transportadores por meio de diversas ações que promovem o bem-estar, mudam mentalidades e multiplicam conhecimentos. Uma das ações do Despoluir de maior destaque é a Avaliação Veicular Ambiental. Com o propósito de melhorar a qualidade do ar, cuidar da saúde dos trabalhadores e estimular o uso racional de combustíveis, essa linha de ação já atendeu cerca de 55 mil transportadores e realizou mais de 4​ milhões de avaliações veiculares. Acesse: www.despoluir.org.br e saiba mais sobre o programa Agende conosco uma visita na sua empresa: Porto Alegre: (51) 98297.0129/(51) 98297.0424Bento Gonçalves: (54) 98146.0066Carazinho: (54) 98134.0032

Afrânio Kieling participa de Reunião da Seção II de Cargas e do Seminário Brasileiro do TRC em Brasília

Durante o dia de hoje (20), está acontecendo em Brasília na sede da NTC, a Reunião da Seção II do Transporte Rodoviário de Cargas. Estão sendo discutidos importantes temas e soluções para o TRC em nível Brasil. Presidentes de federações e entidades de classe do setor participam do encontro. Amanhã (21), acontece a 22ª edição do seminário Brasileiro do transporte rodoviário de Cargas no Auditório Nereu Ramos na Câmara dos Deputados em Brasília/DF. O evento é realizado pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, com o apoio da NTC&logística desde 1999, e conta com o apoio institucional do Sistema Transporte

2ª rodada da Pesquisa Índice CNT Confiança do Transportador é lançada na 23ª Transposul

Clique AQUI e responda! No dia de hoje (20), foi lançada na 23ª Transposul, com o apoio do Sistema Fetransul a 2ª rodada da Pesquisa Índice CNT Confiança do Transportador Rodoviário de Cargas, realizada pelo Sistema Transporte. A sondagem évoltada para os representantes do segmento rodoviário de cargas do Rio Grande do Sul. Trata-se do Índice CNT de Confiança do Transportador, um levantamento inovador cuja ideia é conhecer a visão do empresário do transporte sobre o cenário macroeconômico e, nesse aspecto, o que ele considera fundamental para a evolução da sua empresa. O objetivo da CNT é contribuir para que o transporte amplie seu domínio de informação sobre o nível de confiança do setor em relação ao ambiente de negócios e à sua atividade empresarial e, a partir desse ponto, utilize esse conhecimento para a tomada de decisões assertivas. A CNT aplicará o questionário trimestralmente, para acompanhar a evolução da percepção dos empresários em relação às condições macroeconômicas e às perspectivas para a atividade empresarial que desempenham. As expectativas dos empresários são fator determinante para a definição de seus investimentos e para o desempenho da economia.  O registro será utilizado para orientar o traçado de ações da CNT e das federações em defesa dos interesses do setor de transporte junto ao Congresso Nacional, Poder Executivo e governos estaduais. Esse planejamento é fundamental, uma vez que a confiança é afetada pela política e conjuntura econômica. Os resultados servem, ainda, para empresas fornecedoras e consumidoras dos serviços de transporte. Ou seja, o ambiente logístico poderá entender o ânimo dos empresários do setor e antecipar as principais tendências de curto prazo. Com informações da CNT

Sistema Fetransul participa da solenidade na abertura da 23ª Transposul

Na tarde de hoje (20), o Sistema Fetransul esteve presente na solenidade de abertura da 23ª Transposul que acontece em Porto Alegre de 20 a 23 de junho. Francisco Cardoso, vice-presidente da federação, representou o presidente Afrânio Kieling que por motivos de agenda junto ao Sistema Transporte não esteve presente. Lideranças do setor, empresários e autoridades participaram da solenidade. Moisés Santos, presidente do Sindicar, Sérgio Gabardo presidente do Setcergs e anfitrião da feira, diretores, Antônio Carlos Bebber, Diego Tomasi, Taís Lorenz, Lucas Scapini e José Cincos participaram do evento. A federação e o Programa Despoluir estão junto ao stand do SEST SENAT recebendo seus parceiros. No local, os transportadores do Rio Grande do Sul, poderão participar da Pesquisa Índice CNT Confiança do Transportador Rodoviário de Cargas. Os respondentes ganharão uma muda de árvore, ação de sustentabilidade que está sendo ativada pela federação, Despoluir e Transposul. Vale destacar que amanhã às 19h, irá acontecer a solenidade do PRÊMIO GAÚCHO DESPOLUIR no auditório central da feira. Esperamos todos!

Com atuação da CNT, governo sanciona medida que prevê a contratação do seguro de cargas pelo transportador

Nova legislação atende demanda antiga das empresas e traz segurança jurídica e nas operações de transporte O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou, nesta terça-feira (20), a lei que, entre outros temas, estabelece a exclusividade ao transportador na contratação de seguro de cargas. O trabalho para garantir a sanção da nova legislação foi articulado pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), com o apoio da ABTC, NTC&Logística e das federações filiadas. Para o presidente da CNT, Vander Costa, a sanção contribuirá para diminuir o preço de alimentos e de outros produtos que dependem do transporte rodoviário no Brasil. “Isso acontecerá porque, em vez da necessidade de múltiplos contratos de risco, como ocorre hoje, haverá apenas um, o que garantirá a redução do preço do frete e, consequentemente, dos produtos para o consumidor final”, explica. Até hoje, a legislação permitia que o seguro de responsabilidade civil e de roubo de cargas fosse adquirido pelo contratante dos serviços de transporte, o que criava complexidade na gestão pelos transportadores dos direitos e deveres relativos a essas apólices, além de fomentar litígios judiciais em larga escala e aumentar a ociosidade, elevando os custos. Com a nova legislação, haverá clareza para o procedimento a ser adotado, evitando a contratação de dois ou três seguros diferentes, o que reduzirá custos. “O gerenciamento de riscos ficará a cargo do transportador, que é o responsável legal pela carga durante o seu transporte, conforme prevê o Código Civil brasileiro”, diz Vander Costa. O presidente da CNT recorda que, enquanto a MPV 1.153 esteve em vigência, por cinco meses, não foi observado qualquer aumento no valor do preço dos fretes. “Agora como lei, a nova norma será importante para que haja a redução de valores gastos com a gestão dos Planos de Gerenciamento de Riscos das múltiplas apólices. O país ganha em competitividade e com a redução do Custo Brasil”, conclui. A nova legislação também retorna com a obrigatoriedade do exame toxicológico para motoristas profissionais. Os exames são importantes para a segurança viária dos transportadores e dos usuários das rodovias brasileiras. Fonte: CNT

Estado do RS regulamenta tomada de crédito de ICMS sobre o Diesel para o TRC

Conforme antes noticiado, a Fetransul oficiou o Estado do RS para que regulamentasse a tomada de crédito de ICMS sobre o Diesel em razão do sistema monofásico. Nesse sentido, acolhendo o pleito da categoria, foi publicado pelo ERS o Decreto nº 57.061, de 15 de junho de 2023, para regulamentar o direito a tomada de créditos de ICMS sobre gasolina “C”, óleo diesel “B”, GLP e GLGN, utilizados como insumos, quando o imposto tenha sido anteriormente cobrado e destacado pelo regime monofásico (notas 05 e 06 ao art. 31, inciso I, “a”, do RICMS/RS). Destaca-se a necessidade de emissão de nota fiscal específica para amparar a tomada destes créditos, reforçando-se a necessidade de adequadamente escriturar essas informações na Escrituração Fiscal Digital – EFD (art. 26, inciso V, Livro II, do RICMS/RS). Referida regulamentação é muito positiva para as empresas, em especial para as transportadoras, pois ao inserir oficialmente na legislação estadual o direito aos créditos de ICMS em decorrência da aquisição de insumos sujeitos ao regime monofásico, que é o caso do diesel, assegura-se a não-cumulatividade do ICMS, bem como se confere segurança jurídica aos contribuintes. Afrânio Kieling – Presidente Fetransul Fernando B. Massignan – Assessor Jurídico Tributário

Participe da solenidade do PRÊMIO GAÚCHO DESPOLUIR na 23ª Transposul em Porto Alegre

No dia 21 de junho, nesta quarta-feira, às 19:00, o Programa Ambiental do Transporte – Despoluir, irá premiar empresas do transporte rodoviário de cargas e de passageiros do Estado no Rio Grande do Sul. As homenagens ocorrerão durante a 23ª Transposul no auditório central da feira – centro de eventos da Fiergs. As premiações serão concedidas para as empresas que realizaram a maior quantidade de testes da fumaça em seus veículos, na linha de ação “Avaliação Veicular Ambiental”. O Sistema Fetransul, que é responsável pelo Despoluir no segmento de cargas, premiará quatro transportadoras das regiões metropolitana, serra e centro do Estado e na sequência a Fetergs, que representa o setor de passageiros, fará a premiação de suas categorias. SOBRE O DESPOLUIR: Criado como uma iniciativa conjunta da Confederação Nacional do Transporte – CNT, do Serviço Social do Transporte – SEST e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SENAT, o Despoluir se consolida como grande parceiro dos transportadores por meio de diversas ações que promovem o bem-estar, mudam mentalidades e multiplicam conhecimentos. Uma das ações do Despoluir de maior destaque é a Avaliação Veicular Ambiental. Com o propósito de melhorar a qualidade do ar, cuidar da saúde dos trabalhadores e estimular o uso racional de combustíveis, essa linha de ação já atendeu cerca de 55 mil transportadores e realizou mais de 4​ milhões de avaliações veiculares.