Congresso Técnico TranspoSul: Fique por dentro das principais novidades sobre o setor de Transporte e Logística

A maior feira de inovação do transporte e logística acontece de 20 a 23 de junho, na FIERGS, em Porto Alegre. Participe! A TranspoSul, maior feira e congresso de transporte e logística da região sul do Brasil está em sua 23ª edição. Em 2022, o evento contou com a presença de 18 mil visitantes e congressistas. Neste ano a feira oferece diversas novidades durante os quatro dias de exposições e palestras trazendo as inovações do setor além de aproximar diretamente as grandes marcas do segmento. Paralelamente à feira, acontece o Congresso Técnico. É uma oportunidade de ouvir grandes nomes da atualidade e saber as mudanças previstas para o TRC nos próximos anos.  Serão 4 dias de muito conteúdo e experiências. Inscreva-se clicando aqui.  Confira alguns dos temas e palestrantes confirmados:  Construindo um futuro sustentável na indústria de caminhões com a telemetria Mercedes-Benz. O tema será abordado por Susan Graf, que atua há 20 anos na Mercedes-Benz, sendo 8 na produção, 9 na área da gestão de qualidade, além de ter passado 1 ano expatriada na Alemanha. Há 2 anos, integra a área de Peças & Serviços ao Cliente como Gerente de Novos Negócios e Experiência do Cliente. Além disso, é mãe da Melissa e do Cookie e esposa do Caio. Custo total de Operação: Como impactar resultado, meio ambiente e pessoas é o tema da palestra de Fabiano Todeschini. É o atual CEO na Dipesul Veículos, empresa do grupo Volvo Caminhões e Ônibus. Foi Presidente da Volvo Buses Latin America de 2017 a 2022 e Presidente da Volvo Caminhões e Ônibus Argentina de 2015 a 2017. Tecnologia e Natural Power: Marcus Souza abordará o tema durante a 23ª TranspoSul. O diretor de Marketing, Estratégia e Portfólio de Produtos na Iveco, acumula mais de 16 anos de experiência no segmento automotivo e está na montadora desde 2013. Garanta seu lugar agora!  Fonte: Setcergs

Transposul 2023: preocupação ambiental e inovações na gestão dos negócios

Grade de programação do Congresso Técnico da 23ª TranspoSul traz especialistas de diferentes áreas para abordar temas mais impactantes no Brasil, relacionados ao setor de transporte e logística Opções de capacitação não faltarão ao longo de quatro dias de intensa programação do evento, dedicado a empresários e profissionais que atuam no segmento. Especialistas em diversas áreas prometem trazer insights valiosos sobre as tendências e desafios do mercado. “Será uma oportunidade ímpar para aprimorar seus conhecimentos, trocar experiências e se atualizar sobre as tendências e desafios do nosso mercado”, afirma o presidente do SETCERGS, Sérgio Mário Gabardo. Alinhado às demandas do setor, o Congresso da TranspoSul abordará questões-chave com impacto direto na eficiência e na sustentabilidade das operações logísticas no país como, por exemplo, a transformação digital no transporte de cargas, a logística reversa como estratégia sustentável, a segurança viária e as inovações em mobilidade urbana. Também serão discutidas as perspectivas do mercado de transporte no contexto das novas regulamentações e políticas públicas. Atrações do Congresso Técnico da 23ª TranspoSul A abertura oficial da TranspoSul está marcada para a terça-feira (20/06) e será seguida de palestra de Susan Graf, da patrocinadora Mercedes-Benz, com o tema “Construindo um Futuro Sustentável na Indústria de Caminhões com a telemetria Mercedes-Benz”. A fabricante está investindo em tecnologias de propulsão elétrica e células de combustível, reduzindo as emissões de carbono e promovendo a sustentabilidade. Além disso, tem se destacado no desenvolvimento de caminhões autônomos, com o potencial de otimizar o consumo de energia e reduzir os impactos ambientais. Em seguida, Carlos Busch será o palestrante com a temática “Fuja da Média”. O convidado é um renomado palestrante especializado em gestão e empreendedorismo. Busch compartilhará insights sobre como superar desafios, inovar e alcançar o sucesso em um cenário altamente competitivo. Seu discurso inspirador motiva os participantes a saírem da zona de conforto e buscarem soluções criativas para obterem resultados extraordinários. O primeiro dia de programação reserva, também o Pitch Day, às 19h30, atração que ocorre junto com a Connect Now em uma iiniciativa da Associação Gaúcha de Startups e COMJOVEM. Na quarta-feira (21/06), o destaque inicial fica por conta da palestra sobre Governança, do convidado Fernando Simões, do patrocinador Volkswagen, que versará sobre o conjunto de práticas, políticas e processos que visam garantir a gestão eficiente, ética e transparente de uma organização, envolvendo a tomada de decisões e a criação de valor para os stakeholders. Após, o público prestigiará a apresentação de case de sucesso do Grupo Vamos, empresa líder no segmento de locação de caminhões e soluções logísticas, que oferece serviços inovadores e eficientes para atender às demandas do mercado. Ao final do dia, a atração é a palestra de Claudio Carrara, abordando o universo da liderança. O convidado é consultor com vasta experiência em desenvolvimento de equipes e gestão de pessoas. Ele compartilha sua expertise, falando de técnicas, habilidades e estratégias para inspirar e influenciar positivamente os outros. No dia seguinte, quinta-feira (22/06), estarão em pauta temas essenciais para o setor de transporte. A primeira atração no Auditório Central será Fabiano Todeschini, representante da Volvo. A palestra “Custo total de Operação: Como impactar resultado, meio ambiente e pessoas”, abordará estratégias e práticas para otimizar os custos operacionais, considerando o impacto nos resultados financeiros, no meio ambiente e no bem-estar das pessoas. Além disso, Thiago Pianezzer, da Transpocred, compartilhará sua experiência sobre traçar a rota da vida por meio do GPS, e Adriano Paranaíba trará análises e insights sobre o cenário econômico do mercado de transportes, apresentando tendências, perspectivas e oportunidades. No último dia de programação, sexta-feira (23/06), haverá palestra de Cleverson Forato. Em uma das abordagens, o especialista falará sobre ESG (Environmental, Social, and Governance). O tema é crucial para as empresas de transporte, pois abordam práticas sustentáveis, responsabilidade social e governança corporativa, cada vez mais valorizadas pelos consumidores e investidores. Após, ele falará sobre Segurança Viária, uma temática fundamental para preservar vidas e reduzir acidentes, garantindo a integridade dos colaboradores e a reputação das empresas no mercado. A última atração será a palestra de Jonathan Souza sobre a experiência do cliente como o futuro do marketing no setor de transporte. Além disso, haverá sugestões do Instituto PARAR, uma organização dedicada ao estudo, desenvolvimento e disseminação de soluções inovadoras para o setor de transporte e logística, que busca aprimorar a eficiência operacional e a sustentabilidade das empresas. Serviço: Datas: de 20 a 23 de junho de 2023Horário: 14h às 21hLocal: Centro de Eventos da FIERGS – Porto Alegre Redação e coordenação: Marcelo Matusiak Fonte: Setcergs

Free Flow pode minimizar tempo no transporte rodoviário de cargas

O pedágio free flow entrou no último mês como o primeiro sistema inovador do Brasil na rodovia Rio-Santos, localizada na BR-101, no estado do Rio de Janeiro. Os portais de cobrança automática estão situados em três pontos, km-414, km-447 e km-538, com 100% de funcionamento. Esse modelo de pedágio é um sistema automático de cobrança que não utiliza as tradicionais praças com cancelas compostas em determinados trechos das rodovias pelo país. Com isso, dispensa a necessidade de redução de velocidade e a parada para o pagamento da tarifa. A estrutura é equipada por diversas câmeras e antenas capazes de reconhecer os mais diversos veículos. A identificação pode ser realizada através da tag de cobrança de pedágio instalada no veículo ou pela placa. Os sensores presentes acoplados do equipamento conseguem localizar a altura, a largura e o comprimento, além da quantidade de eixos rodantes e suspensos, que funcionam até mesmo em situações de baixa visibilidade. Para Marcel Zorzin, diretor operacional da Zorzin Logística, esta nova implementação será extremamente benéfica, especialmente para as empresas de transporte rodoviário de cargas, pois acarretará diminuição considerável no tempo das viagens. “Será muito importante e benéfico, já que pagaremos por aquilo que usarmos, ou seja, seremos cobrados pelo quilômetro rodado, uma forma mais justa. Para mim, o grande diferencial será a diminuição do tempo nas viagens, visto que ficamos um terço do tempo das viagens parado nas praças de pedágios, e com essa nova ferramenta teremos menos prejuízos”. Essa expectativa pela modernidade dos processos atuais deve-se pelas dificuldades encontradas nas malhas brasileiras relacionadas aos pedágios. Um exemplo disso é o impasse na governança dos pedágios do Paraná, sem administração nem funcionamento em suas rodovias e trazendo incertezas para as empresas que desejam saber como ficarão os preços atribuídos na nova gestão. Segundo a Secretaria do Estado de Infraestrutura e Logística, os leilões iniciais para a primeira etapa de vendas dos lotes 1 e 2 estão previstos somente para 24 de agosto e 16 de setembro na Bolsa de Valores de São Paulo. Franco Gonçalves, gerente administrativo da TKE Logística, empresa que atua constantemente pelas vias paranaense, comenta sobre a importância de entender como essa questão será resolvida e compreende que o sistema free flow pode ser umas das alternativas. “Até por ser uma questão de edital novo publicado, poderia já ser trabalhado com a previsão e a implantação de uma nova tecnologia. Já na questão do novo sistema de pedágio, poderá nos proporcionar uma velocidade média maior nas viagens e ganho de economia em relação à combustível e peças (pneus e freios, por exemplo), bem como uma maior segurança na questão dos acidentes provocados pelo trânsito, como engavetamentos e perda de controle, entre outros”, descreve o executivo. Ainda que o avanço esteja sendo muito comemorado, as empresas de transporte adotam cautela no formato do novo pedágio para saber como, de fato, funcionará esse modelo. Para Franco e Marcel, espera-se que exista um sistema rápido e prático ao qual todos tenham acesso. “Espero que tenha um sistema mais simples de leitura de placa e tags em que não exista mensalidade e que ofereça acesso a todas as empresas e veículos. Com certeza vai ajudar no transporte. Mas volto a reiterar a motivação para que isso aconteça em todas as rodovias, o que diminuirá o tempo das viagens. É claro que está no início, mas acredito que dará certo”, pondera Marcel Zorzin. Já na opinião de Franco, devido à incerteza do funcionamento desse novo sistema, é preciso olhar os dois lados da “moeda”, pois nem todos possuem acesso efetivo nesse modelo de cobrança. “É importante conversar sempre sobre como será realizada a cobrança dessas passagens, não apenas para evitar cobranças em duplicidade, mas também para os casos de usuários que não possuam tags para pagamento. Então pergunto: como vai funcionar? Se você passa bastante por uma região, talvez tenha o conhecimento de algum aplicativo da concessionária, mas e se for uma rota nova? A pessoa vai receber uma multa por não pagamento? Enfim, é preciso analisar com cuidado”, finaliza o gerente administrativo da TKE Logística. Fonte: Mobilidade Sampa Foto: Divulgação/Mobilidade Sampa

CNT recebe com satisfação aprovação, na CAE, da desoneração da folha de pagamento

A CAE (Comissão de Assuntos Econômicos), do Senado Federal, aprovou, nesta terça-feira (13), o projeto que prorroga a desoneração da folha de pagamento das empresas até o fim de 2027. A lei atualmente em vigor prevê que a desoneração valerá até 31 de dezembro deste ano. A CNT (Confederação Nacional do Transporte) trabalha em diversas frentes para garantir a prorrogação da norma vigente. Para a Confederação, a desoneração da folha é um importante instrumento de empregabilidade para as empresas        que contratam mão de obra intensiva, como as de transporte, incluídas no modelo tributário. O fim dessa política tributária de proteção do emprego e da competitividade empresarial impactaria negativamente as empresas, os empregos e os preços médios praticados em uma série de cadeias produtivas. A desoneração da folha beneficia empresas ligadas a 17 setores, entre os quais, transporte, call center, comunicação, tecnologia da informação, construção civil e têxtil. Os segmentos de transporte metroferroviário de passageiros, rodoviário coletivo urbano de passageiros e rodoviário de cargas estão entre os contemplados.  Vale lembrar que essa mudança da base de cálculo da contribuição previdenciária é essencial para a geração de empregos no Brasil e exerce papel fundamental como elo na cadeia da produção nacional. O modelo permite que empresas optem por contribuir para a Previdência Social com um percentual que varia de 1% a 4,5% sobre a receita bruta, em vez de recolher 20% sobre a folha de pagamento. Fonte: CNT

SEST SENAT promove mais quatro etapas do Saúde nos Portos, em junho

Projeto leva saúde a trabalhadores portuários e motoristas de cargas O SEST SENAT promove, nesta semana, mais três edições do projeto Saúde nos Portos, em quatro cidades: São Luís (MA), Maceió (AL), Niterói (RJ) e Santos (SP). As atividades têm como objetivos proporcionar o acesso da comunidade portuária aos serviços de saúde e contribuir para uma melhor qualidade de vida dos trabalhadores. Entre os serviços oferecidos, destacam-se: atendimentos médicos e de enfermagem; testagens rápidas de glicemia, pressão arterial e nível de oxigenação; teste de visão; serviços de deslocamento em ambulância equipada; atendimentos fisioterápicos, odontológicos, psicológicos e nutricionais; e disponibilização de vacinas e de atividades preventivas. Fruto de um acordo de cooperação técnica com o Ministério de Portos e Aeroportos, o projeto Saúde nos Portos foi criado e desenvolvido para atender profissionais que, em sua maioria, não tenham acesso aos principais serviços de saúde e não encontrem tempo para irem ao médico e a outros profissionais da área. Para o ano de 2023, está prevista a realização da iniciativa em 21 portos, em cidades de todas as regiões do país e a meta é realizar mais de 12 mil atendimentos. Serviço: Circuito de Saúde nos Portos 13 e 14 de junho São Luís (MA) Das 8h às 18h, no Porto de Itaqui 19 de junho Maceió (AL) Das 7h20 às 11h20, no Porto de Maceió 20 e 21 de junho Niterói (RJ) Das 9h às 16h, no Porto de Niterói 21 e 22 de junho Santos (SP) Das 9h às 16h, no Porto de Santos Fonte: CNT

Sistema Transporte participa de encontros institucionais no âmbito da OIT

Nesta terça-feira (13), comitiva setorial compareceu a reunião coordenada pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho Como membro da delegação tripartite brasileira na bancada dos empregadores, o Sistema Transporte participa da 111ª Conferência Internacional do Trabalho da OIT (Organização Internacional do Trabalho), em Genebra. A cúpula é considerada o maior evento trabalhista do mundo; e suas atividades prosseguem até o dia 16 de junho. Além dos debates nas comissões, o Sistema Transporte cumpre agenda institucional localmente. Na segunda-feira (12), a delegação brasileira foi recepcionada pelo embaixador Tovar de Silva Nunes, representante permanente do Brasil junto à ONU (Organização das Nações Unidas). Nesta terça-feira (13), representantes do Sistema e outros membros da delegação participaram de reunião coordenada pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, com o objetivo de fornecer um panorama geral dos andamentos dos trabalhos das comissões. De acordo com o ministro, o governo tem priorizado o diálogo e a justiça social em suas intervenções. Amanhã (14), o Sistema Transporte será representado em evento promovido pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), que, neste ano, é a entidade delegada por parte dos empregadores. Além do presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, compõem a comitiva setorial: a diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart; o diretor de Relações Institucionais da CNT, Valter Souza; o senador Laércio Oliveira (PP-SE); o empresário Renan Chieppe, presidente da Fetransportes (Federação das Empresas de Transportes do Estado do Espírito Santo); o empresário Daniel Bertolini, do setor de cargas; o gerente da Diretoria de Relações Institucionais da CNT, Frederico Melo; e o assessor da Diretoria de Relações Institucionais da CNT, Thiago Ticchetti. Fonte: CNT

Em sua 30ª edição, Prêmio CNT de Jornalismo está com as inscrições abertas

Podem ser inscritas matérias e fotografias veiculadas entre 8/8/22 e 7/8/23. A data-limite para se inscrever é 7/8/23, até as 18h O Prêmio CNT de Jornalismo 2023 está com as inscrições abertas. A maior premiação jornalística do Brasil – que chega à sua 30ª edição – tornou-se um importante vetor de pautas que lançam luz sobre os principais desafios e problemas do setor. Nos últimos 30 anos, passamos a acompanhar, com maior frequência – em textos, imagens, vídeos ou áudios –, temas sensíveis ao transporte de cargas e de passageiros em todos os seus modais. E a edição deste ano busca reconhecer essa força do jornalismo, que mostra o impacto da atividade transportadora no desenvolvimento do país.  Podem ser inscritas matérias e fotografias veiculadas no período de 8 de agosto de 2022 a 7 de agosto de 2023. A data-limite para se inscrever é 7 de agosto de 2023, até as 18h. As matérias devem se enquadrar em uma das seis categorias: Áudio (para matérias de rádio e podcasts), Fotojornalismo, Impresso, Internet, Meio Ambiente e Transporte e Vídeo (para reportagens e documentários veiculados na TV e em plataformas de streaming). A grande novidade desta edição é a criação de uma categoria voltada à comunicação organizacional de entidades representativas do setor de transporte. Podem concorrer trabalhos de veículos de comunicação de quaisquer formatos (vídeo, áudio, impresso e imagem), de federações, associações e sindicatos do transporte. As pautas devem abordar aspectos do transporte, seja ele rodoviário, ferroviário, aquaviário ou aéreo – nos segmentos de passageiros ou cargas. Os melhores trabalhos concorrerão ao Grande Prêmio (R$ 60 mil) e às premiações por categoria (R$ 35 mil cada). A seleção dos melhores trabalhos é feita, inicialmente, por uma comissão de pré-selecionadores, formada por jornalistas com atuação acadêmica. Depois, os trabalhos finalistas serão escolhidos por uma comissão formada por quatro jornalistas de renome da imprensa nacional e um especialista em transporte.  Eles atribuirão notas de acordo com cinco critérios: relevância para o setor de transporte e o transportador; qualidade editorial; relevância para a sociedade; criatividade/originalidade; temporalidade/atualidade. Os vencedores serão anunciados no mês de novembro. Acesse o regulamento e as inscrições  Fonte: CNT

Inscreva-se para a 23ª TranspoSul!

A maior feira de inovação do transporte e logística acontece de 20 a 23 de junho, na FIERGS, em Porto Alegre. Participe! A TranspoSul, maior feira e congresso de transporte e logística da região sul do Brasil está em sua 23ª edição. Em 2022, o evento contou com a presença de 18 mil visitantes e congressistas. Neste ano a feira oferece diversas novidades durante os quatro dias de exposições e palestras trazendo as inovações do setor além de aproximar diretamente as grandes marcas do segmento. Paralelamente à feira, acontece o Congresso Técnico. É uma oportunidade de ouvir grandes nomes da atualidade e saber as mudanças previstas para o TRC nos próximos anos.  Serão 4 dias de muito conteúdo e experiências. INSCREVA-SE CLICANDO AQUI.  Fonte: Setcergs

Novo regulamento do transporte rodoviário de produtos perigosos entrou em vigor

A Resolução nº 5.998/2022, que atualiza o Regulamento para o transporte rodoviário de Produtos Perigosos, entrou em vigor na quinta-feira (1º/6). A norma é resultado do processo de participação e controle social, através da Audiência Pública nº 3/2022, e está incluída na Agenda Regulatória ANTT para o biênio 2021-2022. A nova norma tem como fundamentação técnica as recomendações internacionais implementadas no âmbito do Comitê de Peritos no Transporte de Produtos Perigosos das Nações Unidas, as quais estão compiladas no Orange Book (regulamento modelo da ONU), revisado e atualizado bianualmente. As atualizações visam dirimir a defasagem técnica em relação às normas internacionais vigentes e, com isso, adaptar gradativamente o setor regulado nacional frente às mudanças e inovações tecnológicas periodicamente incorporadas na regulamentação internacional. Entre as principais mudanças estão a atualização da relação de produtos perigosos, com inclusão de novos produtos já contemplados na regulamentação internacional, a exclusão da necessidade de apresentação do documento “Declaração do Expedidor”, a revisão geral das infrações aplicáveis e a inclusão de novas instruções para embalagens já contempladas na regulamentação internacional. Fonte: NTC

Presidente do Sistema Transporte recebe Prêmio Abralog de Logística Mérito Nacional

O presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, recebeu, nessa terça-feira (6), em São Paulo, o Prêmio Abralog de Logística Mérito Nacional, concedido pela Associação Brasileira de Logística. A cerimônia ocorreu na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Trata-se da maior condecoração da Abralog, que busca homenagear pessoas de grande relevância para a logística.  Na ocasião, Vander Costa destacou a importância de receber o reconhecimento de uma associação que representa um segmento tão estratégico para o desenvolvimento do país. Em sua fala, o presidente da CNT também destacou a atuação da entidade na defesa dos interesses do setor transportador, como uma reforma tributária que não considere as especificidades do transporte e não eleve os tributos de modo a prejudicar os consumidores.  Falou do trabalho realizado pelo SEST SENAT na assistência aos trabalhadores e das novas tendências do mundo corporativo, a exemplo das ações no âmbito do ESG – boas práticas ambientais, sociais e de governança.  O presidente da Abralog, Pedro Moreira, afirmou que o reconhecimento a Vander Costa pelo trabalho de excelência à frente da CNT, do SEST SENAT e do ITL. A homenagem ocorreu durante jantar pelo Dia da Logística, 6 de junho. Por Agência CNT Transporte Atual