Projeto Mini Truck promove educação no trânsito para crianças e reforça o valor social do transporte rodoviário

Com uma abordagem lúdica e educativa, o Projeto Mini Truck, da Transportes Cavalinho, tem transformado a maneira como crianças enxergam o trânsito e o papel dos caminhões e seus motoristas para o desenvolvimento do país. Em atuação há quase 13 anos, a iniciativa já impactou diretamente cerca de 5 mil crianças e alcançou mais de 14 mil pessoas indiretamente, entre famílias e comunidades escolares. O Programa Motorista de Futuro, realizado pela FETRANSUL, em parceria com o SEST SENAT e com o apoio da Transpocred, contou com a participação especial do Mini Truck no dia 10 de julho, durante a ação promovida em Carazinho. A presença do caminhão em miniatura encantou os jovens participantes e proporcionou uma experiência ainda mais realista e inspiradora sobre a profissão de motorista, aproximando-os do universo do transporte rodoviário de cargas. Voltado a crianças de até 12 anos, o Projeto Mini Truck tem como missão promover a conscientização sobre segurança no trânsito, utilizando uma linguagem adaptada à compreensão infantil. Ao mesmo tempo, incentiva os pequenos a se posicionarem como agentes de transformação social, despertando valores como respeito, ética, responsabilidade e cuidado com o próximo. O Mini Truck é o grande protagonista das atividades: uma réplica de um caminhão Scania em miniatura, com 2,7 metros de comprimento, 1,30 metro de largura e câmbio automático. Criado e fabricado inteiramente pela equipe da Cavalinho, o veículo funciona com gasolina e tem autonomia para cerca de seis horas de uso contínuo. Mais do que ensinar regras de trânsito, o projeto busca aproximar as crianças do universo do transporte rodoviário de cargas, despertando admiração pelos caminhões e seus motoristas e destacando a importância desse setor para a economia e o dia a dia do país. A proposta ainda incorpora temas como sustentabilidade, proteção ao meio ambiente, bem-estar animal e integração com os órgãos de segurança, ampliando o impacto social da ação. A cada edição, o projeto conta com o engajamento de voluntários, já são 96 pessoas envolvidas desde o início da iniciativa, e realiza uma edição anual especial durante o evento Momento Família, quando os filhos dos colaboradores da empresa vivenciam a experiência de forma ainda mais próxima. Reconhecido por sua contribuição à formação cidadã, o Mini Truck contempla o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, que trata da educação de qualidade. Segundo a Transportes Cavalinho, investir na educação das crianças é essencial para garantir um trânsito mais seguro, humano e consciente no futuro. “Segurança viária se constrói desde a base”, reforça a empresa.
Tomada de Subsídios da ANTT sobre Política de Pisos Mínimos do TRC

A Tomada de Subsídios da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) está aberta até o dia 04 de julho. O objetivo é receber contribuições para a revisão da Resolução ANTT nº 5.867, de 14 de janeiro de 2020, que estabelece as regras gerais, a metodologia e os coeficientes dos pisos mínimos referentes ao quilômetro rodado no transporte rodoviário remunerado de cargas, por eixo carregado, conforme previsto na Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas. Clique AQUI e participe!
Participe da pesquisa da ANTT sobre a mão de obra no Transporte Rodoviário de Cargas

A Superintendência de Serviços de Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas – SUROC da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), está realizando uma pesquisa no âmbito do Projeto “Diagnóstico acerca da escassez de mão de obra no Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) e proposição de possíveis ações”. A pesquisa é inédita e visa, com a análise de dados do setor, traçar um diagnóstico sobre a percepção de escassez de mão de obra no TRC, tentando identificar os desafios e oportunidades relacionados ao tema, com o objetivo de propor estratégias para mitigar o problema e promover um mercado de trabalho mais inclusivo. O prazo para participação vai até o dia 11 de julho de 2025. Acesse o formulário e contribua: https://forms.office.com/r/siPdDAqifz?origin=lprLink
MANIFESTAÇÃO PÚBLICA

Porto Alegre, 18 de junho de 2025. A FETRANSUL manifesta sua preocupação com os efeitos da recente tributação sobre operações financeiras essenciais à atividade empresarial, especialmente as que envolvem risco sacado e captação de capital de giro. Mesmo após o recuo parcial promovido pelo Decreto nº 12.499/2025, as transportadoras continuam enfrentando dificuldades de acesso ao crédito, em razão da tributação remanescente e da insegurança jurídica associada à natureza dessas operações. No caso do risco sacado, a tributação pelo IOF reforçou interpretações que tratam a operação como um financiamento bancário — e não como cessão de recebíveis — gerando reclassificações contábeis, impactos em ratings e rompimento de cláusulas contratuais com instituições financeiras. Isso levou muitos embarcadores a abandonarem o uso dessa ferramenta, comprometendo o fluxo financeiro de fornecedores logísticos. Já no caso do capital de giro tradicional, a incidência do IOF em patamares elevados tem encarecido o custo do crédito para empresas de transporte, justamente num momento de necessidade de liquidez e estabilidade operacional. A medida desestimula investimentos e agrava o desequilíbrio econômico entre contratantes e prestadores de serviço. A FETRANSUL defende, portanto: O transporte não pode ser sufocado por distorções tributárias em instrumentos que deveriam viabilizar eficiência, previsibilidade e desenvolvimento econômico. ACESSE AQUI A NOTA TÉNCICA da FETRANSUL
MOTORISTA DE FUTURO foi destaque no Prêmio Inova Transporte do ITL, apresentado entre os 15 projetos mais inovadores do setor

O Programa, que já alcançou mais de 3.500 jovens de escolas públicas em 13 cidades do Rio Grande do Sul, foi apresentado pela coordenadora de comunicação, Indiara Teixeira durante o Prêmio Inova Transporte, iniciativa da Rede Alumni do Transporte, coordenada pelo ITL (Instituto de Transporte e Logística). O trabalho ficou entre os 15 projetos mais inovadores do transporte nesta edição. O evento aconteceu no dia 04 de junho, na sede da CNT – Sistema Transporte, em Brasília e reuniu lideranças do setor de transporte, contou com a apresentação dos trabalhos finalistas e com palestras de especialistas. O prêmio tem como objetivo valorizar os trabalhos de conclusão de curso que resultaram em soluções práticas já implementadas no setor de transportes, reconhecendo os melhores projetos desenvolvidos nas capacitações oferecidas pelo ITL, como as especializações e certificações internacionais. O projeto MOTORISTA DE FUTURO, atualmente considerado um programa da FETRANSUL, foi elaborado e aprimorado durante o curso de pós-graduação em Gestão de Negócios, ministrado pela Fundação Dom Cabral, com o título: “Geração Z ao volante: propostas e ações para atração de novos motoristas profissionais do transporte rodoviário de cargas”. “Precisamos nos unir e desenvolver estratégias conjuntas entre empresas e entidades do setor. Nosso propósito é plantar uma sementinha nos jovens e demonstrar o quanto a profissão é importante para o país, além de mostrar que, no nosso setor, existem oportunidades de crescimento de carreira e desenvolvimento profissional”, destaca Indiara Teixeira, coordenadora de Comunicação da FETRANSUL, que apresentou o trabalho durante o evento. Segundo a Pesquisa CNT de Rodovias 2024, o transporte rodoviário é responsável por mais de 65% da movimentação de cargas no Brasil. De acordo com a Pesquisa CNT Perfil dos Caminhoneiros (2019), a média de idade dos motoristas é de 44,8 anos, sendo que apenas 8,9% têm menos de 29 anos. O setor sofre com a escassez de motoristas profissionais e, pensando nisso, a FETRANSUL desenvolve ações para atrair jovens à profissão. Francisco Cardoso, presidente da Fetransul, reforça que a entidade está empenhada no desenvolvimento de ações e estratégias em conjunto com o SEST SENAT para atrair e formar novos motoristas profissionais. “O MOTORISTA DE FUTURO é apenas uma das iniciativas que a entidade está realizando. Convidamos outras entidades e empresas do setor a se unirem a nós, com o propósito de juntos, desenvolvermos estratégias para suprir a falta de mão de obra desses profissionais”, finalizou o presidente. SOBRE O PROGRAMA: Tem como principal parceiro o SEST SENAT e conta com o apoio da Transpocred, da ComJovem e de empresas do setor de transportes. Durante as visitas guiadas, os jovens são recepcionados no SEST SENAT pelas equipes locais e assistem a uma explanação de instrutores sobre as atividades do motorista profissional e sua importância para a sociedade. Na sequência, participam de uma palestra com o tema “Iniciando no Mercado de Trabalho”, oferecida pelo Progrid Transpocred. Após o bate-papo, os jovens conhecem o simulador de direção, uma tecnologia de ponta a serviço da qualificação profissional para o transporte, e vivenciam a experiência com o caminhão. Um cavalo mecânico, acompanhado por um motorista profissional disponibilizado pelas empresas parceiras do projeto, é apresentado aos alunos, que recebem orientações sobre as funcionalidades e tecnologias dos veículos. O projeto foi inicialmente elaborado na região de abrangência da FETRANSUL, mas o modelo pode ser facilmente adaptado e coordenado por federações e entidades de outros Estados onde o SEST SENAT está presente. JUNTE-SE AO MOTORISTA DE FUTURO!Entre em contato:51) 99872-0864comunicacao@fetransul.com.brAssista AQUI o vídeo com os principais registros do Programa
Fetransul participa de live realizada pela NTC&Logística, alusiva ao Maio Amarelo

Betina Kopper, diretora da Fetransul, participou no dia 27 de maio da Live que abordou o tema “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”, com o slogan “Desacelere. Seu bem maior é a vida”. O evento foi transmitido pelo canal do YouTube e contou com a participação do presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi; da assessora jurídica da entidade, Gil Menezes; do coordenador nacional da COMJOVEM, André de Simone, e de Eduardo Biavati, sociólogo, educador e especialista em segurança viária. A diretora comentou sobre as ações alusivas ao Maio Amarelo promovidas pelos sindicatos filiados e pela Fetransul. Confira a gravação da live: https://www.youtube.com/watch?v=EhaClJQjvEY&t=6s
Fetransul participa de lançamento de programas voltados à qualificação profissional e apoio a empresas do Estado do RS

A Fetransul esteve representada pelo diretor, Jaime Krás Borges, na cerimônia de apresentação dos programas Plataforma PROA e +Gestão, promovida pela Secretaria Estadual de Trabalho e Desenvolvimento Profissional. A condução do evento ficou a cargo do secretário da pasta, Gilmar Sossella, que, acompanhado dos palestrantes, apresentou programas destinados a reforçar as iniciativas voltadas à geração de emprego, à qualificação profissional, à promoção da inovação e ao apoio ao microempreendedor. A Plataforma PROA oferece capacitação online gratuita para jovens de 17 a 22 anos, que já tenham concluído ou estejam cursando o terceiro ano do Ensino Médio em escolas públicas de todo Estado, com foco no primeiro emprego. Já o programa +Gestão RS disponibiliza gratuitamente um software de gestão que integra ações de compras, estoque, comercial, fiscal, financeiro e produção para empresas. Na ocasião, o diretor conversou com o secretário Gilmar Sossella, reforçando o trabalho desenvolvido pela Fetransul em prol das demandas do setor e colocando-se à disposição para o trabalho em conjunto. Com informações do Governo do Estado do RS
FETRANSUL e DESPOLUIR promovem ação conjunta em Nova Santa Rita pelo Maio Amarelo

Nesta sexta-feira (30), a FETRANSUL e o Programa Ambiental do Transporte – DESPOLUIR, em conjunto com o SEST SENAT, a Transpocred e a Rede de Postos Sim, realizaram uma importante ação educativa em alusão ao movimento Maio Amarelo, na cidade de Nova Santa Rita (RS). A atividade aconteceu no Posto Nova Santa Rita Paradouro, reunindo motoristas profissionais do transporte de cargas e a comunidade local. Durante a ação, os participantes receberam orientações sobre segurança no trânsito, com foco na conscientização para a adoção de comportamentos mais seguros e responsáveis nas estradas. Além das orientações, foram distribuídos materiais informativos, lanches e brindes oferecidos pelos organizadores. A iniciativa reforça o compromisso das entidades envolvidas com a promoção de um trânsito mais seguro, destacando a importância da educação e da prevenção de acidentes, especialmente entre os profissionais que atuam diariamente nas rodovias. O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito, que busca mobilizar a sociedade para um trânsito mais seguro por meio de ações coordenadas entre o poder público e a sociedade civil.
Fetransul concede entrevista à TVE RS e fala sobre os impactos na logística após a enchente no RS

O presidente da Fetransul, Francisco Cardoso, e o diretor Sérgio Neto foram entrevistados pela TVE RS, que abordou em seu programa os impactos no transporte e na logística no Rio Grande do Sul após a enchente ocorrida em maio de 2024. O resultado da Pesquisa CNT de Impacto no Transporte, divulgada no dia 12 de maio, apontou que 4 em cada 10 empresas de transporte perderam mais de R$ 1 milhão, e 16,5% dos entrevistados afirmaram que ainda não voltaram à normalidade. Assista à entrevista na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=_SearR_xl_0
Fetransul participa de Workshop promovido pelo Instituto Caldeira

Na manhã do dia 06, Francisco Cardoso, presidente da Fetransul, e o diretor Diego Tomasi participaram do workshop promovido pelo Instituto Caldeira, em Porto Alegre (RS). O encontro reuniu empresas e entidades do setor de transporte e logística para debater os principais desafios e oportunidades da área. Entre os temas abordados, destacou-se a escassez de motoristas profissionais — uma pauta que a Fetransul tem tratado em parceria com o SEST SENAT. Este foi o primeiro passo de uma iniciativa que busca estabelecer um espaço permanente de diálogo sobre o setor, com foco no desenvolvimento futuro e em ações alinhadas às demandas estratégicas do transporte. O próximo encontro ocorrerá no início de junho e reunirá mais entidades da economia do Estado.