Fiscalização Eletrônica do Piso Mínimo Ganha Reforço com Novas Regras no MDF-e

Publicada a Nota Técnica 2025.001 v1.03 do MDF-e, contendo ajustes no layout e regras de validação, voltadas a melhorar a qualidade das informações e alinhar o documento à legislação vigente. As mudanças tornam a fiscalização eletrônica mais efetiva no cumprimento da Política Nacional de Pisos Mínimos do TRC, instituída pela Lei 13.703/2018, por meio do cruzamento de dados estruturados no próprio MDF-e. A Nota Técnica 2025.001 inclui novas regras de validação obrigatórias para para situações específicas no transporte rodoviário de cargas, conforme solicitadas pela ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres: F55a_301 – Rejeição: O NCM do produto predominante da carga lotação deve ser informado. Quando o MDF-e possuir apenas um DF-e transportado, o NCM do produto predominante passa a ser exigido. F55b_302 – Rejeição: As informações de pagamento devem ser informadas para carga lotação. Quando o MDF-e possuir apenas um DF-e transportado, será obrigatória a presença das informações de pagamento. F113a_303 – Rejeição: Dados Bancários e de pagamento devem ser informados para TAC e equiparado a TAC. Sempre que for informado RNTRC, devem ser incluídas as informações bancárias infBanc e o grupo de pagamento infPag. F113b_304 – Rejeição:Rejeição: CIOT deve ser informado para TAC e equiparado a TAC. Sempre que for informado RNTRC, devem ser incluídas as informações do grupo infCIOT. Com a implantação em homologação disponível desde julho de 2025 e a produção prevista para o dia 6 outubro de 2025, a estruturação desses campos no MDF-e permitirá à ANTT intensificar o controle automático do piso mínimo, cruzando NCM, tipo de carga, valores e forma de pagamento com as tabelas vigentes, com geração de alertas e possíveis autuações em caso de divergências, segundo comunicados setoriais e nota institucional da Agência. ACESSE AQUI e confira a nota na íntegra

MOTORISTA DE FUTURO mobiliza jovens em Novo Hamburgo e reforça a valorização da profissão

Na manhã do dia 11 de setembro, o MOTORISTA DE FUTURO foi realizado na unidade do SEST SENAT em Novo Hamburgo com alunos do Colégio Estadual Senador Alberto Pasqualini. O Programa tem como objetivo principal a atração e sensibilização dos jovens com a profissão motorista. A ação é realizada pela FETRANSUL, tendo como principal parceiro o SEST SENAT e o apoio da Transpocred. Nesta edição, contou também com o apoio das empresas Unidão Transportes e Logística e Cavalinho Transportes. Mais de 3.500 alunos de escolas públicas no Rio Grande do Sul participaram do Programa em 14 cidades do RS, incluindo Porto Alegre, Lajeado, Estrela, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Eldorado do Sul, Passo Fundo, Uruguaiana, Pelotas, Rio Grande, Santa Maria, Santa Rosa, Carazinho e Novo Hamburgo. Nesta edição contou com a presença de Daniela Rabaiolli, representante da Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de Santa Catarina (Fetrancesc), que em breve implementará o Programa Motorista de Futuro em SC. As diretoras da Fetransul, Tais Lorenz e Betina Kopper participaram da ação. COMO A AÇÃO ACONTECE: Orientações: Durante a visita guiada, os jovens foram recepcionados no SEST SENAT pelas equipes e assistiram a uma explanação dos Instrutores Cleber Da Silveira e Raquel Wolter, sobre as atividades do motorista profissional e sua importância para a sociedade. Na sequência, participam de uma palestra com o tema “Iniciando no Mercado de Trabalho”, oferecida pelo Progrid Transpocred e conduzida pelo coach, Thiago Pianezzer que compartilhou orientações práticas, reflexões sobre comportamento profissional e estratégias para inserção e desenvolvimento no ambiente corporativo. A palestra teve como objetivo preparar os jovens para os desafios do início da carreira, estimulando atitudes proativas, autoconhecimento e foco em resultados. Experiência na prática: Após o bate-papo, os jovens conheceram o simulador de direção, uma tecnologia de ponta a serviço da qualificação profissional para o transporte, e vivenciam a experiência com o caminhão. O motorista Igor, da empresa Unidão Transportes e Logística, explicou aos alunos sobre as funcionalidades do veículo e deu seu valioso depoimento sobre a experiência da profissão para os jovens. Esta edição contou com um Mini Truck (mini caminhão) disponibilizado pela empresa Cavalinho Transportes, que proporcionou uma experiência ainda mais realista da profissão. Gabrielle Moraes, supervisora corporativa de comunicação e coordenadora do projeto Mini Truck, Jeferson Scudiero, motorista interno e coordenador técnico do Projeto e Adenilson Giacometti, motorista monitor e instrutor, acompanharam a ação e deram suporte aos alunos. A FETRANSUL agradece a todos que fazem o MOTORISTA DE FUTURO acontecer. Nesta edição, agradecemos especialmente à empresa Viação Santa Clara (Visac), que ofereceu o transporte gratuito aos alunos, e à Unidão Transportes e Logística, que gentilmente disponibilizou um de seus veículos para a ação. JUNTE-SE AO MOTORISTA DE FUTURO!Entre em contato:51) 99872-0864comunicacao@fetransul.com.brAssista AQUI o vídeo com os principais registros do Programa Confira o vídeo desta ação que está circulando nas redes. Saiba mais: https://www.fetransul.com.br/motorista-do-futuro/

Fetransul participa de reuniões da CNT em Brasília e debate temas estratégicos do transporte rodoviário de cargas

Nos dias 9 e 10 de setembro, o presidente da Fetransul, Francisco Cardoso, esteve em Brasília, na sede da Confederação Nacional do Transporte (CNT), para participar da Reunião da Diretoria Estatutária e da Reunião da Seção II – Transporte Rodoviário de Cargas. Na reunião da Seção II, Cardoso esteve acompanhado do vice-presidente da Fetransul, Fernando Marini. O encontro reuniu lideranças do setor para tratar de temas estratégicos, temas estratégicos para o setor de transporte, como o fim da obrigatoriedade das autoescolas, impactos dos investimentos em rodovias sobre o PIB do transporte, qualidade do biodiesel, multas e normas da ANTT (recadastramento, vale-pedágio), reajustes de fretes com participação do embarcador, crédito outorgado de ICMS em São Paulo, além de pautas nacionais como o 1º Encontro do TRC e o cronotacógrafo.

Investimentos em rodovias geram impactos positivos sobre o PIB do transporte, mostra estudo da CNT

Série Especial de Economia – Investimentos em Transporte mensura como investimentos públicos e privados em rodovias contribuíram para o desempenho do setor transportador nas duas últimas décadas Nos últimos 24 anos, os investimentos privados em rodovias geraram impacto mais rápido e de maior intensidade no PIB (Produto Interno Bruto) do transporte do que os investimentos públicos realizados pela União. Ainda assim, ambos se mostram essenciais e complementares, contribuindo para o desenvolvimento da atividade transportadora. É o que revela uma análise inédita da CNT (Confederação Nacional do Transporte) sobre os efeitos dos investimentos em infraestrutura rodoviária no desempenho do setor. Segundo a nova edição da Série Especial de Economia – Investimentos em Transporte, um aumento de 1% nos investimentos privados resulta em crescimento imediato de 0,09% no PIB do setor, chegando ao pico de 0,17% em apenas nove meses. Já os investimentos públicos, no mesmo patamar, geram expansão inicial de 0,02%, alcançando o pico de 0,15% somente após um ano e meio. Nos últimos cinco anos, a média do PIB do setor de transporte, armazenagem e correio foi de R$ 312,02 bilhões. A média anual dos investimentos públicos federais em infraestrutura rodoviária foi de R$ 10,16 bilhões. Na prática, um aumento de 1% nesses aportes (R$ 101,60 milhões) teria impacto gradual: R$ 62,42 milhões no curto prazo e R$ 471,56 milhões após um ano e meio. Já a média dos investimentos privados em rodovias entre 2020 e 2024 foi de R$ 11,45 bilhões. Um acréscimo de 1% neste volume (R$ 114,49 milhões) produziria efeito mais imediato: R$ 295,64 milhões de impacto contemporâneo, chegando a R$ 545,60 milhões em apenas nove meses. É importante destacar que os efeitos imediatos e os de longo prazo dos investimentos no PIB não se anulam, mas se acumulam ao longo do tempo. A cada trimestre, após a conclusão de uma obra rodoviária – seja pública ou privada – esses recursos retornam à sociedade em forma de ganhos econômicos que se estendem por grande parte da vida útil da infraestrutura. Complementaridade entre os modelos Apesar do desempenho distinto, a análise destaca que os dois tipos de investimento são imprescindíveis e complementares. O privado mostra maior velocidade de retorno, enquanto o público é fundamental em regiões com menor atratividade econômica para as concessões. “Enquanto o setor público desempenha papel essencial na promoção de investimentos estruturantes, especialmente em áreas menos atrativas economicamente, o setor privado contribui com eficiência operacional, capacidade de execução e foco em metas de desempenho, como se observa nas rodovias concedidas. A articulação entre esses dois tipos de investimento permite alavancar recursos, otimizar resultados e ampliar os benefícios para a infraestrutura de transporte rodoviário”, afirma Vander Costa, presidente do Sistema Transporte. Setor estratégico para a economia Em 2024, o transporte gerou R$ 366,26 bilhões em riqueza – o equivalente a 3,1% do PIB nacional e 5,3% do PIB de serviços – e emprega 2,88 milhões de trabalhadores, representando 6% dos empregos formais no país. O segmento rodoviário concentra o maior peso. Ele responde por 65% do volume de mercadorias movimentadas e pela mobilidade de mais de 90% das pessoas. Mesmo com esse peso econômico, as rodovias brasileiras apresentam graves deficiências. Apenas 12,4% da malha nacional é pavimentada, com densidade de 25,1 quilômetros para cada 1.000 quilômetros quadrados de área. Além disso, 67% da extensão avaliada pela CNT estão em estado regular, ruim ou péssimo, segundo a Pesquisa CNT de Rodovias 2024. A diretora executiva interina da CNT, Fernanda Rezende, ressalta que o transporte, por estar presente em todas as cadeias produtivas, é elemento central para o desenvolvimento do país. “Ainda operamos com uma infraestrutura deficiente e desigual. Investir nesse setor não significa apenas aprimorar a malha logística, mas impulsionar o crescimento econômico sustentável. Tanto os recursos públicos quanto os privados são indispensáveis e, quanto melhor direcionados, mais rápido e expressivo será o impacto no PIB do transporte e na competitividade do Brasil”, afirma. A CNT estima que seriam necessários R$ 99,77 bilhões para recuperar, restaurar e manter a malha avaliada. Sem esse aporte, o setor segue limitado em competitividade e na capacidade de impulsionar o crescimento econômico. Em comparação internacional, o Brasil ocupa a 116ª posição entre 141 países em qualidade de rodovias, atrás de países vizinhos, como Chile, Argentina e Uruguai, segundo o Fórum Econômico Mundial. “O desempenho do setor pode ser impulsionado se os desafios logísticos do país forem superados. É fundamental uma agenda contínua de investimentos para garantir segurança, eficiência e sustentar o crescimento econômico de forma sustentável”, conclui o presidente do Sistema Transporte. Clique aqui para acessar a Série Especial de Economia – Investimentos em Transporte Fonte: CNT

Golpistas se passam por policiais rodoviários para intimidar e exigir dinheiro de empresários no RS

Criminosos alegam que dinheiro será usado para a confecção de adesivos, que devem ser usados para identificar as frotas de caminhões das empresas. Quem recusa é ameaçado com multas A Polícia Rodoviária Federal (PRF) emitiu um alerta informando que estelionatários estão entrando em contato com empresários para exigir dinheiro para uma suposta confecção de adesivos que devem ser usados para identificar as frotas de caminhões das empresas. Eles se passam por policiais. Quem recusa pagar é intimidado e ameaçado com multas. A abordagem envolve longas ligações, áudios e mensagens de texto. Quando a empresa informa que vai analisar a proposta, os golpistas avisam que os caminhões da empresa transitam frequentemente pelas proximidades de postos da PRF e que “estão sujeitos a multas” se não estiverem identificados com os adesivos da corporação. O setor de comunicação de um frigorífico no litoral do RS recebeu um áudio de um dos estelionatários. O valor exigido era de R$ 2 mil e a transferência deveria ser feita para a conta de uma suposta policial. — Já estou enviado a chave PIX pra ti me mandar o comprovante — diz o golpista no áudio. Os adesivos teriam o brasão da PRF. Só que uma vítima do esquema que foi ouvida pela RBS TV conta que percebeu que havia caído em um golpe quando recebeu uma prévia de como ficaria o adesivo. — Mandaram por mensagem a foto do adesivo e o nome da empresa estava escrito errado — recorda o funcionário do frigorífico, que chegou a transferir metade do valor. O dinheiro também seria usado para produção de panfletos com informações de conscientização no trânsito e até para anúncios em jornais locais. PRF não faz contatos pedindo dinheiro O chefe de comunicação da PRF no Rio Grande do Sul, Laudson Viegas, alerta que a corporação não faz qualquer tipo de contato telefônico para solicitar quantias em dinheiro. E que as únicas ações que a entidade fomenta são pontuais e sempre divulgadas na imprensa, como a Campanha do Agasalho. O agente chama a atenção para três pontos de alerta que possíveis vítimas desse e de outros golpes devem ficar atentas: Quem for vítima deste e de outros golpes, deve procurar a Polícia Civil para o registro de um boletim de ocorrência. Fonte: GZH

Confira as empresas do RS selecionadas na segunda convocação do Programa Mais Motoristas

No dia 27 de agosto, o SEST SENAT divulgou o resultado da segunda convocação do Edital nº 0001/2025, que integra o Programa Mais Motoristas. Nessa etapa, foram disponibilizadas mais de 7 mil vagas para a formação de novos profissionais do transporte rodoviário, das quais 1.017 foram destinadas ao Rio Grande do Sul, o que corresponde a 14,3% do total. As instituições selecionadas receberam por e-mail, orientações sobre prazos e procedimentos para indicar os candidatos que vão participar da iniciativa. Essa indicação é obrigatória e garante a vaga dos motoristas no Programa. Para facilitar o andamento das etapas, o SEST SENAT também preparou um manual com o passo a passo que deve ser seguido pelas instituições participantes. As inscrições válidas que não foram contempladas nessa chamada permanecerão na lista de espera para as próximas convocações, de acordo com os critérios estabelecidos e a disponibilidade de vagas. A terceira convocação está prevista para outubro deste ano. Para saber mais informações, procure a unidade operacional mais próxima. Clique aqui e confira a lista completa dos selecionados Lista das empresas selecionadas somente no RIO GRANDE DO SUL. Veja as orientações de indicação e inscrição Fonte: SEST SENAT

Pesquisa CNT de Opinião: confira os resultados da 165ª rodada

Realizado em parceria com o Instituto MDA, o levantamento foi realizado entre 3 e 6 de setembro de 2025 A nova edição da Pesquisa CNT de Opinião, divulgada nesta segunda-feira (8), traz a avaliação do governo federal e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de projeções eleitorais para 2026. O levantamento também mede as expectativas da população para os próximos meses em áreas como emprego, renda, educação, saúde e segurança pública. Realizado presencialmente entre 3 e 6 de setembro de 2025, em parceria com o Instituto MDA, o estudo aborda temas centrais do debate público, entre os quais, o julgamento de Jair Bolsonaro pela tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022, a proposta de mudanças no imposto de renda, os descontos indevidos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o chamado tarifaço – aumento de impostos e tarifas sobre produtos brasileiros nos EUA – e o avanço do crime organizado e as ações de combate. Apresenta ainda um panorama sobre a percepção da população em relação a valores e prioridades políticas e econômicas. Entre os temas abordados, os entrevistados opinaram sobre como se definem politicamente, se preferem políticos mais antigos ou novos nomes, e se são a favor de manter empresas públicas ou vendê-las a empresas privadas. O levantamento avaliou a opinião dos brasileiros sobre o que consideram mais importante, se o governo deve ajudar os mais pobres por meio de programas sociais ou pela geração de empregos, e se a prioridade deve ser liberdade econômica e incentivo ao empreendedorismo ou políticas de inclusão e distribuição de renda. Outros temas centrais incluíram a posição dos entrevistados sobre casamento igualitário, direitos de minorias e diversidade versus manutenção de costumes, religião e família; a importância relativa entre gerar riqueza, empregos e investimentos ou reduzir desigualdades; a preferência entre intervenção do governo na economia ou mais liberdade econômica para as empresas; e a prioridade entre promover o desenvolvimento coletivo ou o desenvolvimento individual da população. Foram ouvidas 2.002 pessoas em todo o país. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. Acesse aqui a íntegra do relatório da 165ª Pesquisa CNT de Opinião. Fonte: CNT

FETRANSUL reforça importância do transporte rodoviário no Pampa Debates, direto da Expointer

A Fetransul esteve presente no programa Pampa Debates, transmitido no dia 03 de setembro, diretamente do Parque de Exposições da Expointer, em Esteio. O presidente da entidade, Francisco Cardoso, participou da edição conduzida por Paulo Sérgio Pinto. Em sua fala, Cardoso ressaltou a relevância do transporte rodoviário de cargas para a logística do agronegócio:“Não é apenas uma atividade, e sim um elo essencial para a nossa economia, responsável por transportar as riquezas do campo para todo o país.” O presidente também agradeceu aos sindicatos filiados à Federação e destacou o trabalho do Sistema Transporte, em especial o Programa Ambiental do Transporte – Despoluir, reconhecido como o maior programa ambiental da iniciativa privada no Brasil. Promovido pela CNT e pelo SEST SENAT, o Despoluir incentiva transportadores a adotarem práticas ambientalmente responsáveis, reduzindo impactos na natureza e na saúde pública, com atenção especial à qualidade de vida dos trabalhadores. Além de Francisco Cardoso, participaram do programa: Ricardo Santin (Presidente da ABPA), Lucas Menezes (Prefeito de São Gabriel), Bernardo Nogueira (Presidente da Kepler Weber), Edimilson Alves (Presidente da Abifumo), Danielle Calazans (Secretária de Planejamento do RS), Edivilson Brum (Secretário da Agricultura do RS),  Luciano Schwerz (Presidente da Emater-RS), Anderson Mantei (Prefeito de Santa Rosa), Airton Becker (Presidente da Fenatrigo), além das Soberanas da Fenatrigo, Stéphani Oliveira, Alessandra Lopes e Luciana Bronzoni. Assista ao programa completo e aos recortes da participação do presidente Francisco Cardoso: Programa na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=Ecw4uEu2HYo Recorte do presidente Francisco Cardoso: https://bit.ly/3I7asow

CNT destaca potencial do biometano como solução estratégica para descarbonizar o transporte

Durante debate preparatório para a COP30, a Entidade observa que combustível renovável tem custo de aquisição, autonomia e tempo de recarga mais vantajosos para o setor. A CNT reconheceu que o biometano se apresenta como alternativa estratégica e cada vez mais viável para a descarbonização do transporte durante o painel “COP30 e o papel do biogás na agenda climática brasileira”, realizado nessa terça-feira (2), no 12° Fórum do Biogás, em São Paulo (SP). O posicionamento foi apresentado pelo gerente executivo de Governança e Gestão Estratégica da Confederação, João Guilherme Vogado Abrahão. Ele destacou que a transição energética no setor, responsável por 65% do transporte de cargas e 95% do de passageiros no país, precisa ocorrer com tecnologias de aplicação imediata e custo competitivo. Nesse cenário, o biometano apresenta vantagens em relação a outras alternativas, como a eletrificação. Afirmou ainda que o biometano é uma fonte energética renovável mais limpa em comparação com a fonte fóssil, que é o diesel, pois entrega uma redução de emissões de 95%, com a vantagem de ser produzida a partir de resíduos urbanos ou rurais. “Não existe ‘bala de prata’. A descarbonização deve ser baseada em múltiplas fontes energéticas que respeitem as realidades locais e a viabilidade operacional para empresas e profissionais”, afirmou o gerente da CNT. Entre os principais desafios para ampliar o uso do biometano, citou a necessidade de escalar a produção, estruturar a logística de distribuição e criar mecanismos de financiamento verde que apoiem a renovação da frota. Ressaltou ainda que a transição exige articulação entre governo, empresas e entidades representativas. Segundo ele, cabe ao poder público garantir incentivos e regulação clara, enquanto as empresas viabilizam a aplicação prática e as confederações atuam como ponte para construir consensos. João Guilherme também mencionou a Estação do Desenvolvimento, iniciativa do Sistema Transporte que será apresentada na COP30, em Belém (PA), como vitrine de projetos e soluções de descarbonização do transporte. A proposta foi reforçada por Renata Isfer, presidente da ABiogás, que garantiu a presença do setor de biogás e biometano no espaço. Além do representante da CNT, o painel contou com a participação de Davi Bomtempo (superintendente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI), Juliano Martins (assessor da ABEEólica) e Renata Isfer (presidente executiva da ABiogás), com a moderação de Talita Martins (CEO da Equos Consultoria). O debate integrou o 12° Fórum do Biogás, maior evento da América Latina sobre o tema, realizado no São Paulo Expo, nos dias 2 e 3 de setembro. A edição reuniu cerca de 1.200 participantes, entre executivos, especialistas e autoridades, para discutir o papel do biogás e do biometano no futuro energético do Brasil e do mundo. Leia também Biometano – Uma alternativa limpa para o modal rodoviário Fonte: CNT

FETRANSUL reúne lideranças do setor para debater impactos da ADI 5322 na Lei do Motorista

A FETRANSUL promoveu, nesta quarta-feira (03), um encontro online com presidentes de sindicatos filiados, diretores e representantes de empresas do setor para tratar dos impactos da ADI 5322, decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que afeta a Lei do Motorista (Lei 13.103/2015). A reunião foi conduzida por Francisco Cardoso, presidente da FETRANSUL e pela Dra. Raquel Caleffi, assessora jurídica da entidade, e contou com a participação do Dr. Frederico Melo, gerente executivo de Relações Trabalhistas e Sindicais da Confederação Nacional do Transporte (CNT), que apresentou os principais pontos da decisão e seus reflexos para as empresas de transporte. Durante o encontro, os empresários puderam esclarecer dúvidas e solicitar orientações diretamente ao representante da CNT. Alinhada ao Sistema Transporte, a FETRANSUL tem discutido e acompanhado os aspectos que impactam o setor. No dia 26 de agosto, a CNT, SEST SENAT e ITL promoveram o evento Conexão Legal, que teve como tema central “Trabalho e Produtividade: a ADI 5322 e as perspectivas do transporte rodoviário”, reunindo autoridades e lideranças empresariais em busca de um ambiente com maior segurança jurídica e eficiência logística. A FETRANSUL reafirma seu compromisso em continuar trabalhando em parceria com a CNT e sindicatos filiados para construir soluções que fortaleçam o transporte rodoviário.