Governador, NÃO ASSINE O CONTRATO DOS PEDÁGIOS!
Nos últimos dois dias, acompanhando o deputado Marcel van Hattem, participei da Transposul, a feira de transportes e Logística do Rio Grande do Sul, onde pudemos discutir assuntos de infraestrutura de Rodovias do nosso Estado. Na ocasião, participei da abertura oficial e presenciei a cobrança que o Presidente da FETRANSUL, Afrânio Kieling, fez em seu discurso, na presença do Governador do Estado, pedindo que ele não assinasse o contrato dos pedágios que fixou as tarifas abusivas para o bloco 3. Faço coro a essa manifestação junto a mais de dois mil e duzentos moradores do Vale do Caí e Serra gaúcha que assinaram nosso abaixo-assinado contra o contrato dos pedágios! Dirceu QuadrosAssessor do deputado Marcel van HattemPré-candidato a deputado estadual pelo Novo/RS
Visite o estande do SEST SENAT, Sistema Fetransul, Fetergs e Programa Despoluir na Transposul 2022
Aguardamos sua visita na 22ª Transposul que ocorrerá de 13 a 16 de junho no centro de eventos da Fiergs em Porto Alegre. Já fez sua inscrição para a feira? Ainda dá tempo, clique abaixo e não fique de fora!https://schenautomacao.com.br/transposul/
Inscreva-se para a 22º Transposul! Confira a programação do Sistema Fetransul durante a feira
A 22ª Transposul iniciará na próxima segunda-feira, 13 de junho no centro de eventos da Fiergs em Porto Alegre-RS e vai até 16 de junho.Durante a feira o Sistema Fetransul promoverá palestras voltadas ao setor de logística e transporte. Confira abaixo e inscreva-se!Inscrições para feira: https://schenautomacao.com.br/transposul/Inscrições para o Congresso: https://transposul.com/inscricoes/congresso/
Despoluir participa da Mobilização Nacional “Sustentabilidade no Transporte” realizada pelo SEST SENAT
De 04 a 11 de junho, o SEST SENAT promove a Mobilização Nacional com o tema Sustentabilidade no Transporte. O objetivo é mostrar que ser sustentável envolve ações em cadeia, que vão desde o cuidado com o meio ambiente até a responsabilidade social, passando pelo compromisso de gerar empregos e zelar pelo bem-estar das famílias. No Rio Grande do Sul, os técnicos do Despoluir participaram com as unidades do SEST SENAT de Porto Alegre, Carazinho e Bento Gonçalves. Durante as ações os profissionais orientaram sobre a sustentabilidade do transporte, meio ambiente e qualidade de vida. Sobre o Despoluir Uma das ações do Sistema CNT voltadas à sustentabilidade ambiental é o programa Despoluir, uma iniciativa da CNT e do SEST SENAT que busca orientar as empresas sobre medidas estratégicas para a superação de desafios e a geração de ganhos. O programa estimula e defende um transporte cada vez mais limpo, eficiente e sustentável. Uma das linhas de ação do Despoluir é a avaliação veicular ambiental. Os transportadores atendidos que estiverem com seu veículo dentro dos padrões de emissão de poluentes recebem o Selo Despoluir. Em 2022, o Despoluir completa 15 anos. Ao longo desse período, já atendeu quase 60 mil transportadores e realizou mais de 3,3 milhões de aferições veiculares. Com informações do SEST SENAT Confira abaixo as imagens das ações:
Próxima terça-feira! Participe da palestra do HUB TECH Sistema Fetransul no Instituto Caldeira
Na próxima terça-feira, 14 de junho às 10h45, o HUB TECH do Sistema Fetransul realizará uma palestra no Instituto Caldeira com o tema: Achando equilíbrio entre Robôs e Humanos no Marketing. Data Driven Marketing (Big Data, Machine Learning e Inteligência Artificial) e Human Marketing no dia a dia do Marketing da Mercedes-Benz Trucks. O encontro será ministrado por Ebru Semizer, CMO – Chief Marketing Officer – Mercedes-Benz. Faça sua inscrição pelo link: https://www.sympla.com.br/hub-tech-sistema-fetransul-convida__1599793
IPCA de maio coloca em evidência o impacto da crise dos combustíveis para o transportador

O óleo diesel acumula alta de 52,27% em 12 meses, enquanto o índice geral de inflação foi de 11,73% no mesmo período O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de maio, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi menor do que o de abril, o que significa recuo na inflação de um mês para o outro. O que poderia ser uma boa notícia para o transporte, deve ser visto com cautela. A avaliação faz parte do Radar CNT do Transporte – IPCA Maio de 2022, divulgado nesta sexta-feira, 10, pela Confederação Nacional do Transporte. O levantamento da CNT mostra que os combustíveis tiveram aumento de 1% em maio. Embora o percentual seja menor do que a inflação registrada em abril (3,2%), um recorte a longo prazo específico para o óleo diesel mostra que nos últimos 12 meses, o principal insumo do setor transportador acumula alta de 52,27%. Esse percentual está bem acima do índice geral no mesmo período, 11,73%. Quando observados os subitens específicos do transporte no IPCA de maio, chamam a atenção os aumentos do gás veicular (14,88%) e do óleo diesel (3,72%). Na prática, essa variação reduz as margens das operações para o transportador e tem consequências para toda a economia, uma vez que o diesel é o principal combustível utilizado para o transporte de mercadorias e passageiros. A maior parte dos 377 bens pesquisados na cesta de produtos do IPCA teve aumento de preço em maio, o que corresponde a 72,4% desses itens (índice de difusão). Embora tenha reduzido em relação a abril, esse resultado indica significativa disseminação das pressões inflacionárias. Caso a escalada de preços continue, duas consequências deverão ser mais sentidas no curto prazo. Em primeiro lugar, as margens do setor serão encolhidas, prejudicando a realização dos serviços. Em segundo lugar, deverá haver alguma correção nas tarifas de transporte, o que tende a ser percebido por meio do encarecimento dos produtos transportados e das passagens, impactando o poder de compra da população. Motivos suficientes para manter a preocupação do setor. A persistência da inflação, especialmente dos combustíveis, preocupa as empresas transportadoras, em função da dificuldade de se renegociar contratos e repassar o aumento de custos do frete de cargas e transporte de passageiros. Causa apreensão, também, em função da política monetária restritiva para conter a inflação, que deve levar o Banco Central a elevar ainda mais a taxa básica de juros da economia brasileira (Selic). Nos próximos dias 14 e 15 de junho será realizada a 247º reunião do Comitê de Política Monetária, é um órgão do Banco Central (Copom), em que é provável que ocorra mais uma rodada de elevação da Selic. Há indicação de que a meta da taxa deve se consolidar em 13,25% ao ano, com uma expectativa de inflação de 8,89% ao final de 2022, ainda muito acima do centro da meta estabelecida, de 3,50%. Desde maio de 2020, este índice tem se distanciado da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), de modo que neste mês se encontra 8,23% acima do valor perseguido pela autoridade monetária. Confira os detalhes no Radar CNT do Transporte – IPCA Maio 2022 Fonte: Agência CNT Transporte Atual
Setor de Transporte poderá obter compensação pelas perdas com o não aproveitamento dos créditos de PIS e COFINS sobre a aquisição de diesel.
O Sistema Fetransul atento aos problemas do setor, informa que houve reunião com a Casa Civil no dia 08 de junho, para tratar do assunto e propor alternativas para compensar o prejuízo ao setor causados pela MP 1.118/2022. Diante da demonstração deste prejuízo ao setor, a Receita Federal se comprometeu a apresentar, até dia 10/06, uma nova minuta de Medida Provisória com a sugestão de se criar um benefício fiscal para determinados setores, inclusive do transporte rodoviário, aéreo e ferroviário, na figura de “crédito presumido” até 31/12/2022 (quando deixará de viger a alíquota zero do PIS/COFINS). Participaram da reunião pelo setor de transporte: Andrea Cavalcanti (CNT), João Guilherme, Dr. Alexandre Papini e Dra. Keli Campos; Fernando Paes (ANTF) e equipe; Jurema Monteiro (ABEAR) e equipe. Pelo Governo: Ana Patrizia (Subchefe da Casa Civil) e equipe; Sandro Serpa (Secretário Adjunto da Receita Federal). A CNT comandada pelo Presidente, Vander Costa, não tem medido esforços para atender esta e outras as demandas do setor junto ao Executivo, Legislativo e Judiciário. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Transporte é um dos principais impulsionadores do mercado de trabalho em abril
O segmento de transporte teve um saldo de 14.413 postos de trabalho em abril, quase a metade do total acumulado no ano para o setor (34.479) Mesmo com os desafios advindos de instabilidades no mercado internacional e da significativa elevação de custos para a atividade transportadora, o transporte faz a diferença, com saldo de 14.413 postos formais de trabalho só no mês de abril. Trata-se do quarto mês seguido que o setor apresenta bom desempenho para postos com carteira assinada. Somando os quatro primeiros meses do ano, são 34.479 vagas ocupadas, na diferença entre contratações e desligamentos. O desempenho faz parte da análise da Confederação Nacional do Transporte (CNT) publicada nesta quarta-feira, 08. Os principais dados estão detalhados no Radar CNT do Transporte – Caged Abril 2022. A estratificação das informações também pode ser consultada de forma dinâmica no Painel CNT do Emprego no Transporte. Os apontamentos da Confederação levam em conta as informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência Social. O transporte faz parte, inclusive, do setor de serviços, cujo desempenho foi o melhor dentre os cinco setores considerados pelo Caged. O número de vagas criadas por este setor alcançou 117.007 em abril, 60% das mais de 196 mil vagas formais de emprego geradas no mês. O segmento do transporte rodoviário de cargas é o principal responsável por esse impulsionamento. Dentre os modais, o segmento criou, sozinho, 12.321 vagas. Outro destaque foi a performance do rodoviário de passageiros: só em abril, foram 1.548 ocupações, devido principalmente ao rodoviário urbano de passageiros (1.004 postos). Para o mesmo mês em 2020 e 2021, o segmento havia demitido mais do que admitido profissionais, em função das restrições impostas pela pandemia. Em relação ao desempenho por estado, São Paulo (7.663), Santa Catarina (1.153) e Paraná (728) lideram a esteira positiva de empregos no transporte em abril. No acumulado de 2022, a geração de ocupações nos estados se repete: 16.330; 3.278; e 2.891, respectivamente. Na contramão estão Alagoas e Pará. Apesar de apresentarem saldo positivo em abril, os dois estados têm os piores desempenhos no acumulado do ano, com saldos negativos de 711 e 568 postos, respectivamente. Ou seja, a diferença positiva entre contratações e demissões de abril ainda não foi o suficiente para compensar todos os empregos perdidos no primeiro trimestre deste ano. O objetivo da análise da Confederação é disponibilizar aos transportadores informações sobre o panorama e a situação de ocupações no setor, além de facultar às empresas do transporte e à sociedade opções para consulta dinâmica sobre emprego. O material da CNT tem sido uma fonte significativa de referência, especialmente durante a pandemia da covid-19. Os detalhes estão no Radar CNT do Transporte – Caged Abril 2022 Consulte aqui: Painel CNT do Emprego no Transporte Fonte: Agência CNT Transporte Atual
Começa a montagem da 22ª TranspoSul
Feira abre ao público dia 13 no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre A movimentação já começou no pavilhão que vai abrigar a 22ª TranspoSul, um dos maiores eventos de transporte e logística da América Latina, que volta a Porto Alegre depois de quatro anos. Mas o que está surgindo no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre, não é uma feira comum: os tradicionais estandes dividem espaço com gigantes da estrada, os mais modernos caminhões para todo tipo de operação. “Estamos todos muito animados e ansiosos para a retomada desse grande evento”, comemora Michele Souza, coordenadora de Gestão do do Sindicato das Empresas de Transporte e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (SETCERGS), que promove o evento. A 22ª TranspoSul terá ampliado seu espaço de exposição para 8.227m², um aumento de 70% na área total em comparação à edição anterior, realizada em 2019 na cidade de Bento Gonçalves, na serra gaúcha. “A feira é bem maior que a edição anterior e está tudo andando conforme o cronograma. Algumas montadoras, inclusive, vieram com um dia de antecedência, já descarregaram e a feira está tomando forma”, diz Michele. Os palcos para as palestras do Congresso Técnico e o Hub do Embarcador, onde ficam os estandes das transportadoras, estão sendo montados. A sinalização aérea e a sonorização já estão prontas. E os caminhões estão chegando: serão cerca de duas dezenas na parte interna do Centro de Eventos da FIERGS e mais de 50 no pátio, no espaço reservado para o Test Drive e o Feirão de Seminovos. “A TranspoSul é onde acontecem tanto o lançamento de inovações do segmento quanto a conexão entre empresas e pessoas que possuem poder de decisão e, é claro, grandes oportunidades de negócios com condições especiais”, explica Roberto Machado, diretor de Gestão do SETCERGS. Prova disso é a variedade de segmentos representados. São mais de 100 marcas participantes e expectativa de cerca de R$ 1 bilhão em negócios. A feira terá ainda área para startups e dezenas de palestras abordando temas importantes da economia e do mercado. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em www.transposul.com.br. 22ª TranspoSul: Data: de 13 a 16 de junho; Horário: 13h às 20h; Local: Centro de Eventos da FIERGS – Porto Alegre; Inscrições gratuitas: https://transposul.com/ . Fonte: SETCERGS
22ª TranspoSul recolhe alimentos e roupas para a Campanha do Agasalho
Doações serão entregues para famílias carentes O frio já chegou e, com ele, aumenta a necessidade de doação de roupas e comida para a população em situação de vulnerabilidade social. Pensando nisso, a organização da 22ª TranspoSul fará a coleta de donativos na entrada da feira, que acontece de 13 a 16 de junho no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre. “A TranspoSul atrai milhares de visitantes. Só na última edição, foram 14 mil”, lembra Rosângela Barcellos, que é uma das coordenadoras do Núcleo de Ação Social do SETCERGS (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística do RS). “Como a entrada na feira é gratuita, achamos uma boa ideia sugerir aos visitantes que colaborem de forma espontânea. A TranspoSul é um momento de festa para todos, então é perfeito para abrir o coração e ajudar a quem precisa.” As roupas e alimentos não-perecíveis que forem recolhidos beneficiarão as entidades cadastradas pelo núcleo e indicadas pela Comissão de Jovens Empresários do Transporte e Logística (COMJOVEM Porto Alegre), que promove a coleta também em empresas transportadoras de Porto Alegre e interior do estado. Na Campanha do Agasalho feita em 2021, foram doadas mais de 200 cestas básicas, 6 mil peças de vestuário e mil pares de sapatos, além de itens de higiene e cobertores. Além de feira de transporte e logística, a 22ª TranspoSul engloba um Congresso Técnico com palestras de especialistas em tecnologia, inovação, economia e marketing digital, entre outros temas. Para obter ingressos, basta fazer o cadastro em https://transposul.com/. 22ª TranspoSul: Data: de 13 a 16 de junho; Horário: 13h às 20h; Local: Centro de Eventos da FIERGS – Porto Alegre; Inscrições gratuitas: https://transposul.com/ . Fonte: SETCERGS