COMUNICADO – novo reajuste do diesel

A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), por meio de seu Departamento de Custos Operacionais (DECOPE) tem como objetivo subsidiar as empresas do setor de transporte quanto a variação do preço do combustível, especificamente do diesel, e o impacto desse para o custo das empresas de Transporte Rodoviário de Cargas em todo o Brasil, pois desde que a Petrobras passou a realizar ajustes nos preços dos seus produtos a qualquer momento, inclusive diariamente, vem desafiando muito a rotina e manutenção das empresas transportadoras, quanto ao repasse desse custo para os embarcadores (clientes). Na última sexta-feira, 17/06/2022, a Petrobras anunciou um novo reajuste de 14,26% no preço do diesel, e o novo preço passa a valer a partir de amanhã. O aumento acarretará a necessidade de reajuste adicional de no mínimo 5,0%, fator esse que deve ser aplicado emergencialmente nos fretes. No acumulado do ano tivemos uma expressiva variação média de 28,93% na bomba e nos últimos 12 meses (jun-21 contra jul-22) nada menos que uma magnitude média de 52,69%. Ainda considerando os últimos 12 meses, os insumos do transporte rodoviário de cargas, vem sofrendo grande pressão, os fornecedores das empresas de transporte, estão ajustando os seus custos de produção e, consequentemente repassando essas pressões para os transportadores. O cavalo mecânico, por exemplo teve seus preços reajustados em média 31,02%, semirreboque 32,55%, pneus 14,81% e por fim o acordo sindical da convenção coletiva dos trabalhadores do Transporte vêm fechando os acordos entre 10,0% a 12,47%. É imprescindível para manter a contento a saúde financeira das empresas transportadoras que sejam repassados de forma imediata o acumulado dos aumentos de combustível, até porque este é um custo relevante e que não há formas de reduzi-lo pelo lado do consumo (as que existem já foram adotadas). A NTC&Logística reitera a importância de as empresas transportadoras negociarem a inclusão nos contratos antigos, e colocar nos novos contratos, um gatilho para os aumentos do diesel. São Paulo, 18 de junho de 2022 Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística – NTC&Logística

PLP 18/22 – Essencialidade dos Combustíveis – Efeitos no TRC

O Senado e a Câmara de Deputados aprovaram no dia 15/06/22 o Projeto de Lei 18/22 que estabelece como essenciais combustíveis, energia elétrica, comunicações e transportes coletivos. O objetivo do projeto de Lei é estabelecer como teto para cobrança de ICMS sobre bens essenciais a alíquota modal (17%) visando reduzir o preço dos combustíveis e, de forma última, controlar a inflação. Por se tratar de alteração na arrecadação destinada aos Estados, a redução na arrecadação será compensada por meio da dedução da dívida destes para com a União, desde que a perda de arrecadação seja superior a 5%, ou seja, troca-se receita por abatimento de dívida. Como consequência dessa previsão, os Estados da Federação terão que promover Decretos para internalizar a nova regra e reduzir as alíquotas dos impostos, se for o caso. Rio Grande do Sul: No Rio Grande do Sul a nova Lei terá impacto nas comunicações e na Gasolina, entretanto, o Diesel não sofrerá alterações uma vez que já é tributado sob a alíquota de 12%. PIS e COFINS: O Projeto de Lei ainda previu a regulamentação do crédito de PIS e COFINS sobre o Diesel, garantindo o direito a um crédito presumido mesmo nos casos em que esses produtos sejam comercializados sob a alíquota zero. Essa alteração visa corrigir a situação criada pela LC 192/22, que havia reduzido à zero as alíquotas de PIS e COFINS sobre a comercialização de combustíveis até dezembro de 2022 sem prever a possibilidade de créditos aos Transportadores. Agora, deve-se aguardar a sanção presidencial para avaliar o início da vigência da nova legislação. Ficamos à disposição,Fernando B. Massignan – Assessor Jurídico Fetransul

Maior prêmio de jornalismo do Brasil está com as inscrições abertas

Podem ser inscritas matérias e fotografias veiculadas entre 17/8/21 a 8/8/22. A data-limite para se inscrever é 8/8/2022, até as 18h O Prêmio CNT de Jornalismo 2022, maior premiação jornalística do Brasil, está com as inscrições abertas. A edição deste ano busca valorizar as novas formas de fazer jornalismo. O objetivo é mostrar que o jornalismo foi profundamente impactado pelas transformações recentes, mas, mesmo com as novas formas de comunicação, continua a ser um elemento fundamental para lançar luz sobre os desafios do transporte e da sociedade como um todo. Podem ser inscritas matérias e fotografias veiculadas entre 17 de agosto de 2021 a 8 de agosto de 2022. A data-limite para se inscrever é 8 de agosto de 2022, até as 18h. As matérias devem se enquadrar em uma das seis categorias: Áudio (para matérias de rádio e podcasts), Fotojornalismo, Impresso, Internet, Meio Ambiente e Transporte e Vídeo (para reportagens e documentários veiculados na TV e em serviços de streaming). Neste ano, a categoria “Fotografia” passou a se chamar “Fotojornalismo”, e, agora, também aceita imagens veiculadas nos canais próprios de divulgação (redes sociais, sites, blogs) dos fotógrafos e fotojornalistas. As pautas devem abordar aspectos do transporte, seja ele rodoviário, ferroviário, aquaviário ou aéreo – nos segmentos de passageiros ou cargas. Mais uma vez, os melhores trabalhos concorrerão ao Grande Prêmio (R$ 60 mil) e às premiações por categoria (R$ 35 mil cada). A seleção dos melhores trabalhos é feita, inicialmente, por uma comissão de pré-selecionadores, formada por jornalistas com atuação acadêmica. Depois, os trabalhos finalistas serão escolhidos por uma comissão formada por quatro jornalistas de renome da imprensa nacional e um especialista em transporte. Eles atribuirão notas de acordo com cinco critérios: relevância para o setor de transporte e o transportador; qualidade editorial; relevância para a sociedade; criatividade/originalidade; temporalidade/atualidade. Os vencedores serão anunciados no mês de novembro. Regulamento e inscrições em https://premiocnt.cnt.org.br/ Fonte: Agência CNT Transporte Atual

Sistema CNT assina acordo de cooperação com Ministério da Infraestrutura

O objetivo central é estimular o desenvolvimento de uma política nacional para o desenvolvimento e o fortalecimento do setor de transporte O Sistema CNT e o Ministério da Infraestrutura firmaram, nesta quinta-feira (15), um acordo de cooperação técnica com objetivo de estimular o desenvolvimento de uma política nacional integrada que contribua para o desenvolvimento do setor de transporte. Pelos termos do acordo, espera-se a melhoria do planejamento de transportes, da segurança no trânsito e o aprimoramento da educação para a cidadania no trânsito, da mobilidade e da efetividade do transporte de cargas e de passageiros no país. As ações desenvolvidas beneficiarão os condutores de veículos, os transportadores e a sociedade como um todo pela melhoria da qualidade dos serviços. O acordo prevê o desenvolvimento de ações educativas e a estruturação de cursos de formação, de capacitação e de reciclagem para o setor transportador; a participação de campanhas e projetos nacionais sobre os temas; a realização de ações nacionais e atendimentos voltados à saúde e à qualidade de vida do trabalhador do transporte, entre outras iniciativas. De acordo com o presidente do Sistema CNT, Vander Costa, o acordo representa um importante passo para o fortalecimento e a valorização do setor de transporte e logística brasileiro, que, nos últimos anos, mostrou o quão é essencial para o perfeito funcionamento de todos os setores da nossa sociedade. “Com a experiência de décadas, produzindo informação e conhecimento e realizando projetos voltados a apoiar a gestão dos negócios, a capacitação dos profissionais e o desenvolvimento da atividade transportadora no país, temos muito a contribuir com os planos e políticas necessários para elevar a eficiência do transporte e a competitividade do Brasil no cenário mundial.” O ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, reforçou que a parceria com a CNT e o SEST SENAT contribuirão para a formulação de políticas públicas capazes de garantir à atividade transportadora o devido valor que ela tem. “A sociedade hoje reconhece o qual essencial é o transporte e nós trabalhamos para permitir o pleno desenvolvimento dele”, afirmou. O ministro também destacou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos pela CNT e pelo SEST SENAT seja no levantamento de dados e trabalhos técnicos, seja na atenção dada aos profissionais. A assinatura do acordo propiciará ainda o aperfeiçoamento de processos, normativos e marcos regulatórios; fortalecerá a articulação institucional com os atores do setor; subsidiará o planejamento integrado do setor transportes e; contribuirá para melhoria da qualidade da infraestrutura de transportes. O acordo tem vigência de 12 meses, podendo ser prorrogado por até 60 meses e não envolve transferência de recursos entre as partes. Fonte: Agência CNT Transporte Atual

Inauguração oficial do HUB TECH Sistema Fetransul no Instituto Caldeira

A inauguração ocorreu nesta terça-feira, 14 de junho durante a palestra que abordou o tema tecnologia no transporte, ministrada por Ebru Semizer, executiva de Marketing da Mercedes-Benz Caminhões e Paulla Demeneghi, digital influencer no setor. O Sistema Fetransul já conta estações de trabalho e profissionais da área de tecnologia da informação à disposição de seus sindicatos filiados e parceiros. Afrânio Kieling, presidente do Sistema Fetransul, destaca a importância do setor de transportes estar conectado em um ambiente rico em tecnologia e soluções inovadoras. “O transporte e a logística, precisam estar atentos as mudanças do mercado e inovações que estão surgindo. Nosso HUB TECH no Instituto Caldeira será a nossa base. Estamos abertos a sugestões e ideias que possam contribuir para o desenvolvimento do setor”, conclui o presidente. A inauguração contou com a presença de empresários do setor de transportes, ComJovem e a comunidade do Instituto Caldeira. Também prestigiaram o evento, Francisco Pelúcio, presidente da NTC&Logística e os representantes da Mercedes Benz Caminhões, Fernando Michetti, Gerente Regional e Silvio Renan Souza, Diretor de Pós Venda. Após o encerramento, os participantes fizeram um tour pela estrutura da comunidade e tiveram a oportunidade de conhecer mais a respeito do Instituto.

COVID19: Impactos de hoje e tendências de amanhã na Europa foi tema de palestra promovida pelo Sistema Fetransul

Na tarde de ontem (15), aconteceu mais uma grande palestra promovida pelo Sistema Fetransul na 22ª Transposul. COVID19, Transportes & Logística: Impactos de hoje e tendências de amanhã na Europa foi o tema abordado pelos palestrantes de Portugal, José Monteiro Limão, jornalista e fundador da Dicas&Pistas e João Logrado Batista, Diretor do Grupo Olano. O mediador do evento foi o secretário geral da Câmara Internacional da Indústria de Transportes (CIT), Paulo Caleffi. Entre as abordagens, os palestrantes destacaram o problema da falta de mão de obra de motoristas profissionais na Europa, enfrentado também pelas empresas brasileiras de transporte rodoviário de cargas; Adaptação a novos modelos comerciais em decorrência da pandemia; Gestão e controle de custos de produção, garantido sempre o abastecimento das cadeias logísticas, entre outros tópicos. Ao final, o presidente do Sistema Fetransul e do Conselho Regional do SEST SENAT no RS, Afrânio Kieling fez a entrega aos palestrantes da homenagem oficial da Transposul “Estátua Laçador”, monumento e símbolo oficial da cidade de Porto Alegre, que é a representação do gaúcho pilchado.

Palestra aborda os desafios, cuidados e benefícios da LGPD nos negócios

A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) está criando problemas ou soluções para o meu negócio? Esta foi a pergunta que Reges Bronzatti, advogado especialista em Direito Digital, lançou para a plateia de sua palestra, realizada no segundo dia da Transposul. Foi mais uma atividade promovida pelo Sistema Fetransul (Federação das Empresas de Logística e Transporte de Cargas do RS), nesta terça-feira (14). Ele falou dos benefícios que as empresas podem ter se souberem usar e aplicar a LGPD nos processos e negócios. “Hoje, entender de negócios é entender de pessoas. Estamos na era da inovação e do cliente. Então, conheça seu cliente! É bom para ele? Ele vai gostar ou vai se incomodar, se ofender? O cliente quer sensação de poder e, atualmente, esta sensação está relacionada a duas palavras: privacidade e segurança. A LGPD não é do setor jurídico nem do setor de tecnologia da informação. É de todos”, explicou. Bronzatti apresentou pesquisas e estatísticas que comprovam quanto o uso correto dos dados pessoais pode ser positivo e gerar lucros e, também, quanto o uso inadequado dos mesmos dados pessoais pode ser nocivo e trazer prejuízos. “A questão é como você usa. Por exemplo: ligar para um cliente no domingo de manhã vai melhorar ou piorar sua imagem? Eu acredito que, de modo geral, a LGPD pode trazer muito mais soluções do que problemas para um negócio, respondendo à pergunta da minha palestra. É um processo, um caminho de adaptações. O segredo é usar os dados pessoais e a tecnologia com empatia, como se você fosse do outro lado do balcão”. A TranspoSul, maior feira e congresso de transporte e logística da região sul do Brasil está em sua 22ª edição. Em 2019, o evento contou com a presença de 14 mil visitantes e congressistas. Neste ano a feira oferece diversas novidades durante os quatro dias de exposições e palestras trazendo as inovações do setor além de aproximar diretamente as grandes marcas do segmento. Fonte: Assessoria de imprensa do Sistema Fetransul

Tecnologia no transporte é tema de palestra do HUB TECH Sistema Fetransul no Instituto Caldeira

Na manhã de ontem (14), o HUB TECH Sistema Fetransul promoveu uma palestra voltada a tecnologia e marketing no setor de transportes. O evento ocorreu no Instituto Caldeira e contou com a palestra de Ebru Semizer, executiva de Marketing da Mercedes-Benz Caminhões, que falou sobre o tema: Achando equilíbrio entre Robôs e Humanos no Marketing. Na sequência a digital influencer, Paulla Demeneghi relatou sua experiência como motorista e destacou a importância sobre a valorização e desenvolvimento destes profissionais. Afrânio Kieling, presidente do Sistema Fetransul, fez a abertura da palestra e destacou a importância do setor estar conectado com a inovação e tecnologia. Francisco Pelúcio, presidente da NTC&Logística, elogiou a iniciativa do Sistema Fetransul. Os representantes da Mercedes Benz Caminhões, Fernando Michetti, Gerente Regional e Silvio Renan Souza, Diretor de Pós Venda, expositores da 22ª Transposul estiveram presentes. Empresários do setor de transportes, ComJovem e a comunidade do Instituto Caldeira, participaram do encontro e contribuíram com o bate papo entre as palestrantes e o presidente Kieling. Após o encerramento, os participantes fizeram um tour pela estrutura da comunidade e tiveram a oportunidade de conhecer mais a respeito do Instituto.

Transportadoras do RS recebem o Prêmio Gaúcho Despoluir

Um programa cujo nome já diz tudo: Despoluir – o Programa Ambiental do Transporte, que completa 15 anos em 2022. O Prêmio Gaúcho Despoluir foi entregue na noite desta terça-feira (14), dentro da programação da Transposul. O presidente do Sistema Fetransul, Afrânio Kieling, abriu a cerimônia e agradeceu a presença de todos. “É uma alegria enorme entregar este prêmio. A fumaça preta, até pouco tempo, era só o que conhecíamos. Hoje, temos menos poluição e mais vida”, disse. Criado como uma iniciativa conjunta da Confederação Nacional do Transporte – CNT, do Serviço Social do Transporte – SEST e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SENAT, o Despoluir se consolida como grande parceiro dos transportadores por meio de diversas ações que promovem o bem-estar, mudam mentalidades e multiplicam conhecimentos. Os troféus foram entregues para as seguintes categorias. Premiados A aferição foi realizada entre maio de 2020 e abril de 2021. O troféu foi entregue para as empresas melhores colocadas, ou seja, que menos poluíram, reduzindo suas emissões de gases poluentes. No transporte rodoviário de cargas, as empresas são divididas em quatro regiões, considerando os pontos de maior concentração no Estado. A Transportes Gabardo ficou em primeiro lugar na Região de Porto Alegre. A TW Transportes e Logística foi a melhor colocada na Região Central. A Reiterlog Transportes e Logística foi a vencedora na Região Metropolitana de Porto Alegre. Na Região da Serra, o troféu foi para a Expresso São Miguel. No transporte de passageiros, as empresas são divididas em três segmentos: urbano, metropolitano e longo curso. Entre as transportadoras urbanas com frota de até 70 veículos, o primeiro lugar ficou com a Sete de Setembro, de São Leopoldo. Com frota de 71 a 150 veículos, venceu a Coleurb, de Passo Fundo. E, com frota acima de 150 veículos, o troféu foi para a Visate, Viação Santa Teresa, de Caxias do Sul. Na categoria das empresas metropolitanas, todas com frota acima de 150 veículos, a melhor colocada foi a Sogil, Sociedade de Ônibus Gigante, de Gravataí. Entre as empresas de longo curso, com frota de até 70 veículos, o primeiro lugar ficou com a Expresso Sinimbu, de Santa Cruz do Sul. Com frota de 71 a 150 veículos, venceu a Bento Gonçalves de Transportes, de Bento Gonçalves. Por fim, com frota acima de 150 veículos, o troféu ficou com a Viação União Santa Cruz, de Santa Cruz do Sul. Entre as autoridades presentes, estavam o senador da República, Carlos Heinze, a secretária de Meio Ambiente do RS, Marjorie Kauffmann, o secretário de Mobilidade Urbana de Porto Alegre, Adão Castro Júnior, a diretora-executiva do Programa Despoluir do SEST-SENAT, Daniela Fraga Mayer, o presidente da FETERGS, Sérgio Tadeu Pereira. Fonte: Assessoria de imprensa do Sistema Fetransul

Painel CNT aborda o passado, presente e futuro da profissão de motorista

Qual o futuro da profissão de motorista no setor de logística e transporte rodoviário de cargas? Está foi a grande pergunta que o Painel CNT se propôs a responder. O evento, realizado nesta terça-feira (14), segundo dia da Transposul, foi organizado pelo Sistema Fetransul (Federação das Empresas de Logística e Transporte de Cargas do RS). João Victor Mendes, diretor-executivo do ITL (Instituto de Transporte e Logística), e Andressa Scapini, consultora jurídica da Scala Logística, foram os painelistas, com mediação de Taís Lorenz, diretora do Sistema Fetransul. Ambos ressaltaram que a falta de mão de obra para o cargo de motorista não é só um problema do Brasil. João Mendes apresentou dados de uma pesquisa da CNT, que traçou o perfil dos motoristas de caminhão no Brasil. Eles têm, em média, 44 anos de idade, rodam quase nove mil quilômetros por mês, trabalham cerca de onze horas por dia e ficam na profissão por quase 20 anos. Para ele, o presente e o futuro passam, necessariamente, por novas pesquisas, novos cursos e novos programas para capacitar e promover o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida dos motoristas. ” Temos que estar muito bem preparados. As empresas têm que estar abertas e investir nisso. As entidades do setor também. Temos que trazer as transformações e os potenciais tecnológicos que já estão em curso para a realidade dos motoristas, especialmente a tecnologia 5G. São fatores que já estão impactando e vão impactar cada vez mais”, afirmou. Segundo Andressa Scapini, os jovens enxergam algo muito ultrapassado, muito mecânico na atividade de motorista. Para ela, isto impacta na escolha da profissão. “É um desinteresse por falta de conhecimento da condição atual do transporte. Então, temos que investir nas pessoas. Nosso negócio precisa de bons motoristas. A maior preocupação é a segurança. Nossa política é contratar pelas competências comportamentais. Formar a mão de obra que já está dentro da empresa é o caminho enquanto novos motoristas não surgem de forma espontânea. Valorizar quem já está com a gente”, explicou. Assessoria de Imprensa do Sistema Fetransul