Última semana para se inscrever no Programa de Segurança Viária SETCERGS

Sua empresa não possui ISO 39001? O SETCERGS pode ajudar! O Programa de Segurança Viária SETCERGS abrange toda transportadora, sem distinção de categoria ou porte e conta com a validação técnica da GCS – Global Certification System – como organismo de conformidade em segurança viária com acreditação internacional.  Além de preservar vidas, o Programa tem como objetivo incentivar práticas sociais e ambientais paralelamente e, consequentemente, a preparação para a certificação ISO 39001.  Voucher para os melhores desempenhos A Dipesul Volvo, primeira empresa a apoiar a iniciativa, preparou uma bonificação especial às transportadoras. As primeiras 5 participantes que tiverem o melhor desempenho no diagnóstico receberão um voucher com o valor integral investido no Programa.  Faça Parte  Para saber como participar deste programa, basta enviar um e-mail para segurancaviaria@setcergs.com.br ou coordenacaors@gcscertification.com. A segurança é um dos pontos chaves na contratação de uma transportadora! Esteja na rota da Segurança Viária com a ISO 39001. Participe do programa de Segurança Viária do SETCERGS. Fonte: SETCERGS

Inscrições abertas para o 2º Fórum ITL de Inovação do Transporte

O fórum será realizado na sede do Sistema CNT, em Brasília, com transmissão online pelo canal da CNT no YouTube. Estão abertas as inscrições para o 2º Fórum ITL de Inovação do Transporte – Fontes Alternativas de Energia no Transporte, que ocorrerá em 5 de outubro, das 8h30 às 16h45. O fórum será realizado na sede do Sistema CNT, em Brasília, com transmissão online pelo canal da CNT no YouTube. Entre os palestrantes, haverá especialistas renomados e representantes dos poderes Executivo e Legislativo. Cada vez mais relevante, a sigla ESG (Environmental, Social and Governance) vem consolidando o valor financeiro atribuído a práticas sustentáveis. Por isso, além de serem uma necessidade diante das mudanças climáticas, as boas práticas socioambientais representam um diferencial competitivo. Diante desse cenário, o fórum tem como objetivo discutir, compartilhar conhecimentos, fomentar e facilitar o acesso a fontes alternativas de energia no transporte. O evento é uma iniciativa do ITL (Instituto de Transporte Logística). Veja a programação completa e inscreva-se: https://forum.itl.org.br/ Nessa edição, serão abordados assuntos como a política de Estado destinada à diversificação das fontes de energia para o transporte; a experiência das entidades nacionais e internacionais na implementação dessa agenda; as tecnologias disponibilizadas pelas empresas que oferecem fontes alternativas de energia para o transporte; e as dificuldades e as vantagens observadas pelas empresas de transporte que iniciaram a migração da matriz de energia de suas frotas e o acesso a recursos para financiamento da incorporação de novas tecnologias energéticas. Para a participação presencial, é necessário apresentar certificado de vacinação completo contra a covid-19 (com 15 dias contados do recebimento da segunda dose ou dose única) ou de teste RT-PCR, com resultado negativo/não reagente, realizado em até 72 horas anteriores ao evento. Despoluir Ao longo de 15 anos, o Despoluir, um projeto realizado pela CNT e pelo SEST SENAT, acumula diversos resultados positivos que o tornam o maior programa ambiental da iniciativa privada do Brasil. Por isso, o programa também será debatido durante o 2º Fórum ITL de Inovação do Transporte. Fonte: NTC 

RNTRC passa a ter validade indeterminada

Nova regra entra em vigor no dia 1º/9 A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informa que o Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga (RNTRC) não terá mais validade de 5 anos. Conforme Resolução ANTT nº. 5982, de 23 de junho de 2022, a partir da próxima quinta-feira, dia 01 de setembro de 2022, o registro passará a ter validade indeterminada. Para os transportadores que não estiverem com RNTRC na situação “Vencido”, a ANTT irá retirar a validade do RNTRC de forma automática. A ANTT reforça ainda que os transportadores que estão com o registro “ativo” e com a data de vencimento em 31 de agosto de 2022 estão aptos a realizar a operação de transporte.  Verifique a situação do RNTRC, de forma gratuita, no site Consulta Pública, neste link.   Se o transportador não estiver com o registro “Vencido” não é necessário fazer nenhum procedimento para que o RNTRC fique com validade indeterminada. Após a entrada em vigor da Resolução ANTT nº. 5982, de 2022, o transportador que estiver com o RNTRC vencido deverá realizar a revalidação. A revalidação poderá ser realizada pelo RNTRC Digital, neste link, ou em um dos pontos de atendimento. O cronograma e procedimentos de revalidação ordinária serão publicados, ainda neste segundo semestre, pela ANTT.Fonte ANTT.

Afrânio Kieling e o Prefeito Municipal de Lajeado reúnem-se para tratar sobre a expansão da nova unidade do SEST SENAT

O presidente do Conselho Regional do SEST SENAT no RS e do Sistema Fetransul, Afrânio Kieling, esteve reunido na manhã de hoje (26) com o Prefeito Municipal de Lajeado, Marcelo Caumo para tratar sobre a nova unidade do SEST SENAT em Lajeado. Hoje a cidade já conta com o serviço do sistema, a expansão de uma nova estrutura irá ampliar significativamente o número de atendimentos, desta forma beneficiando trabalhadores do transporte e comunidade local. Serviços de atendimento odontológico, fisioterapia, nutrição, psicologia, atividades de esporte e lazer, cursos presenciais e à distância são alguns dos benefícios que a instituição oferece. Acesse www.sestsenat.org.br e saiba mais.

Design Thinking é o tema do projeto NTC ComJovem 2022

Ontem (24), aconteceu o lançamento oficial do Projeto NTC COMJOVEM 2022, o projeto desenvolvido pelo Instituto Tecnológico COMJOVEM, tem como objetivo estimular a reflexão sobre as principais dores e oportunidades de melhorias para o setor através de alternativas para inovação dentro das empresas tradicionais do TRC. Na oportunidade, houve a participação dos integrantes dos núcleos da COMJOVEM que aderiram ao projeto e também da Eliana Costa, Diretora do ITL, do Marcelo Rodrigues, diretor financeiro da NTC&Logística, representando o presidente Francisco Pelucio que por conta de agenda não pode estar na abertura, Luiz Gustavo Nery, coordenador do Instituto Tecnológico COMJOVEM, Thais Bandeira, vice-coordenadora do Instituto, da professora Alexsandra Hutner, da Fundação Dom Cabral responsável pelo conteúdo dessa edição do projeto, Mônica Côrtes de Domenico, também professora, Patricia Rangel e Érico Buzelin da equipe da Fundação. Marcelo Rodrigues agradeceu a Dom Cabral e ao ITL, “A NTC&Logística agradece por mais essa parceria do ITL e da FDC, que com certeza trará bons frutos para os empresários do setor. Parabenizo o Instituto pelo trabalho que vêm desenvolvendo em conjunto com seus integrantes, e me sinto muito feliz, uma vez que já fui coordenador desse projeto e tenho certeza que os assuntos técnicos desenvolvidos pelo projeto ajudam muito o TRC.” A diretora do Instituto de Logística e Transporte, Eliana Costa falou da importância do desenvolvimento do setor, como um dos objetivos do ITL, e também da parceria com a NTC&Logística por meio da COMJOVEM como um pilar importante para a construção de um setor mais preparado. “O Instituto vem fazendo esse trabalho há 9 anos, que tem como objetivo deixar o segmento mais preparado e competitivo, estamos felizes em contribuir com a COMJOVEM, aproveitem, o tema é extremamente importante e tenho certeza que será muito enriquecedor para todos vocês”. “Nosso objetivo com esse novo projeto foi buscar uma metodologia que consiga contribuir com problemas complexos do setor de transportes, e o tema escolhido tem essa finalidade, ajudar de maneira criativa a resolução desses conflitos. Gostaria de agradecer ao presidente da NTC&Logística, Francisco Pelucio, bem como a sua diretoria por todo apoio e incentivo, a coordenação nacional da COMJOVEM por contribuir com a iniciativa, aos integrantes do Instituto, ao ITL e a FDC por nos ajudarem na realização desse projeto. Desejo que seja um momento de muita cooperação e comprometimento com todos que se comprometeram em participar desse desafio”, ressaltou o Luiz Gustavo Nery. A iniciativa A iniciativa de incentivar os núcleos da comissão por meio de projetos, surgiu no ano passado com a Coordenação Nacional da Comissão que viu a necessidade de maior integração do empresário com às necessidades do dia a dia da sua região, e sendo assim contribuir de maneira positiva para a realização de propostas que contribuam com o desenvolvimento do setor como um todo. Para que isso tornasse realidade, o Instituto Tecnológico COMJOVEM foi desafiado pelos coordenadores nacionais a fazer com que o projeto fosse uma realidade. Em 2022, a ideia é trazer algo diferenciado e por isso a NTC&Logística e COMJOVEM por meio de uma iniciativa do coordenador do Instituto, Luiz Gustavo Nery, desenvolveram uma parceria com o já reconhecida e respeitada, Fundação Dom Cabral (FDC) onde a ideia era promover uma nova proposta para o Projeto, sob uma óptica empresarial e gestão com foco na resolução de conflitos e temas complexos das empresas, por parte de seus gestores. A metodologia escolhida para o Projeto NTC COMJOVEM 2022 foi o Design Thinking, isso porque esta ferramenta possibilita abordar problemas complexos com uma visão diferente das metodologias convencionais, através de soluções criativas e impactos positivos. Serão 8 grupos formados por núcleos da COMJOVEM em todo o Brasil e os resultados dessa iniciativa serão conhecidos no Congresso NTC 2022 – XV Encontro Nacional da COMJOVEM. Facilitadora A professora responsável por conduzir o projeto é a Alexandra Hütner, que é orientadora e palestrante em Estratégia, Design Organizacional, Inovação, Tecnologia da Informação e Marketing na Fundação Dom Cabral. Alexandra é mestre em engenharia e tecnologia pela UFMG (1998). Atua em programas de MBA, pós-graduação, customizados, abertos e parcerias na FDC, além de ser coordenadora técnica nacional do Programa de Especialização em Gestão. Já atuou em empresas como DHL Express, Unimed, Cenibra, Amcham, Sicredi, Totvs, Unilever, Localiza, Sebrae Nacional, AngloGold Ashanti, Magnesita, Fiocruz, Assembleia Legislativa de Minas Gerais, PIF PAF, VLI, Votorantim, Seplag, TIVIT, Embrapa, SEST SENAT, Essilor, Minutrade, dentre outras. Foi coordenadora técnica da Especialização em Análise de Negócios e Informação e em Gestão de Tecnologia da Informação do Ietec por 7 anos. Foi executiva durante 10 anos e, nos últimos 15, atua como consultora especialista em empresas de serviço. Tem especial interesse em ambidestria, gestão orientada ao cliente, design e marketing de serviços, tecnologia, gestão e governança de TI, centros compartilhados de serviços e design thinking. Amante e praticante das metodologias ativas de ensino. É autora de artigos técnicos e coautora do livro “É só Marketing?”. Fonte: NTC

MANIFESTO SISTEMA FETRANSUL

A Constituição Federal é a lei maior, destinada a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias. Conforme noticiado pela imprensa, conversas reveladas, originárias de grupo reservado de WhatsApp, ensejaram mandados de busca e apreensão contra empresários que manifestaram suas convicções e preferências políticas. Além das buscas, foi determinado o bloqueio das contas bancárias dos empresários, o bloqueio de suas contas nas redes sociais, quebra de sigilo bancário e tomada de depoimentos. O SISTEMA FETRANSUL – Federação das Empresas de Logística e de Transporte de Cargas no Rio Grande do Sul, entidade representativa apartidária, defende a proteção à privacidade e à liberdade de expressão, bem como a livre manifestação de preferências e opinião do cidadão. Repudia todo o ato que violar esses direitos fundamentais assegurados pela Lei Maior. O respeito à Constituição é a essência do desenvolvimento saudável do país. SISTEMA FETRANSUL

Lançamento da Pedra Fundamental marca o início da obra da unidade do SEST SENAT em Cachoeira do Sul

No dia de hoje (25) aconteceu o evento de lançamento da pedra fundamental da nova unidade do SEST SENAT no município de Cachoeira do Sul. O investimento nesta obra será de aproximadamente 20 milhões em estrutura física e equipamentos,  incluindo um simulador de direção de última geração. A previsão de conclusão é de 12 meses. A solenidade contou com a presença do Presidente do Conselho Regional do SEST SENAT no RS e do Sistema Fetransul, Afrânio Kieling,  presidente da ABTC, Pedro Lopes, Prefeito Municipal José Otávio Germano e autoridades locais e regionais. Pedro Lopes, um dos principais idealizadores da obra desta unidade, reforçou o empenho de todos os responsáveis que acreditaram no projeto e fizeram acontecer. O prefeito Germano, salientou que o evento de lançamento é um dia especial para Cachoeira do Sul. O presidente Kieling, falou sobre o serviço prestado pelo SEST SENAT e a importância do trabalho do Sistema para os trabalhadores do transporte e comunidade cachoeirense. Além de Cachoeira do Sul, mais 4 unidades do SEST SENAT serão construídas no RS,  nos municípios de Porto Alegre,  Novo Hamburgo, Santa Cruz do Sul e Santana do Livramento , sendo esta última a ser inaugurada em setembro deste ano.  Sobre a unidade de Cachoeira do Sul: Esta unidade abrigará um centro de formação profissional com 03 salas com cursos e treinamentos; cabine com simulador de direção para treinamento de motoristas de ônibus, de caminhão e van, e laboratório de informática, contando também com centro de promoção social, que ofertará serviços de odontologia, fisioterapia, psicologia e nutrição, além de um espaço multiuso para a realização de eventos. Terá uma capacidade instalada para até 53.000 atendimentos de treinamento e de saúde por ano, gerando até 35 empregos diretos. Fotos: Rayssa Porto

Governo adia leilão do segundo bloco de rodovias estaduais

Propostas seriam recebidas na próxima segunda-feira O governo gaúcho desmarcou o leilão que estava agendado para ocorrer no dia 1º de setembro. A disputa por um novo bloco de seis rodovias estaduais e um trecho de estrada federal estava marcada para a bolsa de valores brasileira, B3, em São Paulo. De acordo com o secretário executivo de Parcerias do Rio Grande do Sul, Marcelo Spilki, a concorrência está mantida, mas será realizada em nova data. Empresas interessadas em participar do leilão pediram o adiamento. Algumas empresas, que estavam estudando o projeto, pediram adiamento. Como nesse setor os leilões tem acontecido com poucos concorrentes, entendemos adequado dar mais prazo para completarem seus estudos – destaca Spilki. O secretário não informou quantas empresas solicitaram a alteração. Os interessados também pediram ajustes pontuais no edital. Se houver mudança significativa, o edital precisará passar novamente pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs). A nova data ainda será definida, mas há expectativa que possa ocorrer em novembro, após as eleições. O chamado bloco dois compreende 414,19 quilômetros das rodovias RS-128, RS-129, RS-130 e RS-453, localizadas no Vale do Taquari, e das rodovias RS-135, RS-324 e BR-470, que conectam Nova Prata, situada no Alto Taquari, a Erechim, no norte do Estado. O governo projeta investimento de R$ 4,1 bilhões. Quem vencer a disputa precisará duplicar 282,7 quilômetros de rodovias, como a duplicação da RS-324, no trecho entre Passo Fundo e Marau, conhecido como rodovia da morte, e como a duplicação da RS-130, entre Lajeado e Arroio do Meio. Estão previstas sete praças de pedágio, sendo quatro já existentes, e administradas pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) e outras três novas. Pela projeção, as tarifas de pedágio variam de de R$ 8,87 – em Cruzeiro do Sul – até R$ 9,99 – em Coxilha. Empresários e prefeitos da região têm questionado o edital. Eles tentam, na Justiça, barrar a concorrência. Até o momento, as decisões dos tribunais não barraram a disputa. Eles defendem uma revisão do edital, das obras previstas e prazos de execução. Também pedem reposicionamento das novas praças de pedágio e querem a exclusão da necessidade de criação de uma conta de aporte. Segundo o edital, a vencedora do leilão precisará depositar R$ 6,7 milhões a cada ponto percentual de deságio oferecido na concorrência sobre o valor máximo da tarifa de pedágio), entre outras demandas. Fonte: GZH / Jocimar FARINA Foto: EGR / Divulgação

ANTT aprova reajuste dos valores da tabela de pisos mínimos de frete

Portaria foi editada e publicada em razão da queda dos valores do diesel Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou, nesta terça-feira (23/8), a Portaria nº 214/2022, com os novos valores de pisos mínimos de frete do transporte rodoviário de cargas, considerando a variação no preço do óleo diesel no mercado nacional superior a 5% (cinco por cento) em relação ao preço considerado na planilha de cálculos da Política Nacional de Pisos Mínimos de Frete (PNPM). Em 19/8/2022, a ANP divulgou a última atualização semanal da pesquisa de preços do Diesel S10 ao consumidor, cujo valor foi de R$ 7,13 por litro como preço médio do Brasil (período de 14/8/2022 a 20/8/2022), o que resultou em um percentual de variação acumulado, desde a publicação da Resolução ANTT nº 5.949/2021, de -5,94%.  O reajuste é previsto no § 3º do art. 5º da Lei nº 13.703/2018: “Sempre que ocorrer oscilação no preço do óleo diesel no mercado nacional superior a 5% (cinco por cento) em relação ao preço considerado na planilha de cálculos de que trata o caput deste artigo, para mais ou para menos, nova norma com pisos mínimos deverá ser publicada pela ANTT, considerando a variação no preço do combustível”. O percentual foi alterado pela Medida Provisória nº 1.117/2022. Nesse sentido, a Resolução ANTT nº 5.867/2020, alterada pela Resolução nº 5.949/2021, estabelece as regras gerais, a metodologia e os coeficientes dos pisos mínimos, referentes ao quilômetro rodado na realização do serviço de transporte rodoviário remunerado de cargas, por eixo carregado. A norma utiliza, como preço de mercado, o valor do óleo diesel S10 apurado pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), autarquia legalmente competente para realizar o acompanhamento de preço de combustíveis no Brasil. Para saber tudo sobre a Política Nacional dos Pisos Mínimos de Frete (PNPM), clique aqui. Para entender as etapas de implementação, acesse aqui.  Histórico – A Lei nº 13.703, de 8 de agosto de 2018, que instituiu a Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas (PNPM-TRC), determinou que compete à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicar norma com os pisos mínimos referentes ao quilômetro rodado na realização de fretes, por eixo carregado, consideradas as distâncias e as especificidades das cargas definidas no art. 3º da Lei. O parágrafo 1º do artigo 5º da Lei nº 13.703/2018 estabelece que a ANTT deverá publicar nova tabela com os coeficientes de pisos mínimos atualizados, até os dias 20 de janeiro e 20 de julho de cada ano, estando tais valores válidos para o semestre em que a norma for editada. Por sua vez, o parágrafo 2º do artigo 5º estabelece que na hipótese de a norma não ser publicada nos prazos estabelecidos no § 1º, os valores anteriores permanecerão válidos, atualizados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), ou por outro que o substitua, no período acumulado. Fonte: ANTT

Os Impactos no TRC do Documento Eletrônico do Transporte serão discutidos no Seminário Itinerante da ComJovem em São Paulo

O núcleo da COMJOVEM de São Paulo receberá a quarta edição do Seminário Itinerante da NTC&Logística por meio da comissão. O evento acontecerá no dia 16 de setembro, a partir das 14h no auditório A do Palácio do TRC. Um dos assuntos que serão tratados no evento será o Documento Eletrônico do Transporte (DT-e), onde a assessora jurídica da NTC&Logística, Gildete Menezes irá explicar quais são os impactos da medida no TRC. O documento foi instituído pela Lei nº 14.206, de 27 de setembro de 2021, com objetivo principal de unificar, reduzir e simplificar dados sobre cadastros, registros, licenças e outras informações de identificação. Mais que um simples documento, o DT-e é a plataforma tecnológica digital que permite unificar os documentos e as informações de obrigações administrativas exigidas em operações de transporte de carga, em todos os modais de transporte: rodoviário, ferroviário, aquaviário, aéreo, intermodal, multimodal e dutoviário. Confira abaixo outros nomes que estarão na programação que a entidade preparou. PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR 14h00 – Abertura André de Simone – Coordenador Nacional da COMJOVEM Geovani Serafim – Vice-coordenador Nacional da COMJOVEM Joyce Bessa – Vice-coordenadora Nacional da COMJOVEM Carolina Resuto – Coordenadora do Núcleo da COMJOVEM São Paulo Francisco Pelucio – Presidente da NTC&Logística Carlos Panzan – Presidente da Fetcesp Adriano Depentor – Presidente do Setcesp 14h30 – Momentos Parceiros NTC 14h40 – Apresentação COMJOVEM 14h50 – Comunicados especiais / Ação Social COMJOVEM São Paulo 15h00 – Contratação de Transportadores Autônomos após o julgamento da ADC 48 pelo STF Palestrante: Narciso Figueiroa Jr – Assessor Jurídico da NTC&Logística 16h00 – Coffee break 16h20 – Documento de Transporte Eletrônico (DT-e) – Impactos no TRC Palestrante: Gildete Menezes – Assessora Jurídica da NTC&Logística 17h05 – Momentos Parceiros NTC 17h10 – Governança Familiar Palestrante: Patricia Madrid – sócia do escritório De Natale Advogados Associados 18h10 – Encerramento Faça já AQUI sua inscrição: O Seminário Itinerante – Edição São Paulo é uma realização da NTC&Logística por meio do Núcleo COMJOVEM São Paulo, tendo como entidades anfitriãs o SETCESP e a Fetcesp, com o patrocínio da Apisul, Autotrac, IVECO, Mercedes-Benz e Volkswagen Caminhões e Ônibus, apoio logístico da Braspress, e o apoio institucional da CNT/SEST SENAT/ITL e da FUMTRAN. Fonte: NTC&Logistica