DetranRS lança atendimento por WhatsApp
DetranRS informa: já está disponível mais um canal de atendimento ao cidadão. Além do Disque-Detran, do Fale Conosco, Chat e Ouvidoria, agora também é possível buscar informações e tirar dúvidas pelo WhatsApp, aplicativo de mensagens mais popular do país. O Whats do DetranRS funciona no mesmo número do atendimento telefônico, mas sem o zero do início: 800.905.5555, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Por meio de um menu de assuntos, a pessoa interessada nos serviços do DetranRS indica se deseja atendimento sobre: veículo, habilitação, infração, depósito, ou outro tema. A interação com a ferramenta vai apresentando as informações solicitadas, fomentando a autonomia e busca ativa do cidadão, mas também haverá a opção de falar com um atendente. “É mais uma facilidade que o DetranRS entrega para qualificar a prestação de serviços à população gaúcha”, afirma Marcelo Soletti, diretor-geral da Autarquia. Os canais de atendimento podem ser acessados pelo site www.detran.rs.gov.br, clicando no botão laranja no canto superior direito. Fonte: DETRAN
Programa Despoluir e Sistema Fetransul participam do Roda Legal em Gravataí
A ação do Roda Legal, ocorreu no dia de ontem (10), na rede de postos SIM em Gravataí e contou com a participação do Programa Ambiental do Transporte – Despoluir e do Sistema Fetransul. Durante a ação o técnico do programa, Tiago Teixeira orientou os motoristas sobre a sustentabilidade no transporte e as linhas de ação do Despoluir, com destaque para a avaliação veicular ambiental. São parceiros do RODAL LEGAL: Sistema Fetransul, Programa Ambiental do Transporte – Despoluir, Setcergs, SEST SENAT, ANTT, Tutis Transportes, Cia do Caco, REDE RODAX, SIM Rede de Postos, DB Toxicológico, Eldorado Caminhões, Concessionária DAF, SEG – Sistema de Ensino Gaúcho, Transpocred, Alliance Rastsat Rastreamento, A. Oliveira Consultoria Jurídica, Centralsul, Andinho Implementos, Proteuto, Atual Pneus, HELP, SMS da Prefeitura de Gravataí e SMT/SEMURB da Prefeitura de Gravataí.
ComJovem realiza reunião com integrantes de todo o Brasil na FENATRAN
A comissão de jovens empresários e executivos da NTC&Logística – COMJOVEM, se reuniu ontem (9), para mais uma reunião geral, desta vez nas atividades da FENATRAN, que já se tornou tradicional nas últimas edições da feira. O encontro foi realizado pela coordenação nacional da COMJOVEM, na pessoa do coordenador, André de Simone e dos vice-coordenadores, Joyce Bessa e Geovani Serafim. Eles receberam quase 70 integrantes de núcleos da comissão de todo o Brasil, além de ex-coordenadores, representantes de entidades, e membros da NTC&Logística, como o diretor financeiro, Marcelo Rodrigues, a diretora executiva, Edmara Claudino e também a assessora jurídica, Gildete Menezes. Durante a reunião foi discutido diversos assuntos de relevância para os jovens empresários, como informações do novo ciclo de atividades da comissão, detalhes sobre o Congresso NTC 2022 – XV Encontro Nacional da COMJOVEM que será realizado em Fortaleza nos dias 23 a 27 de novembro, informações e orientações sobre a comunicação dos integrantes do grupo nas redes sociais e WhatsApp, trabalho político e institucional da NTC&Logística, dentre outros assuntos. Na oportunidade todos puderam tirar dúvidas e fazer trocas importantes entre os presentes. Após a reunião, eles foram visitar os estandes da feira em conjunto, para prestigiar as marcas patrocinadoras dos projetos da entidade e da comissão. Confira aqui as fotos da reunião: https://www.flickr.com/photos/ntcelogistica/albums/72177720303555439 Fonte: NTC
Folha de S.Paulo conquista o Grande Prêmio CNT de Jornalismo 2022
Série de reportagens mostrou dribles licitatórios em obras de pavimentações e indícios de corrupção em esquemas com empresa de fachada e direcionamentos na Codevasf, além de descontrole em relação a R$ 4 bilhões na estatal Os vencedores do Prêmio CNT de jornalismo 2022 foram revelados nesta quinta-feira (10). O Grande Prêmio desta edição foi para a série de reportagens “A farra das pavimentações da Codevasf”, de Flávio Ferreira, da Folha de S.Paulo. O trabalho, que garantiu uma premiação de R$ 60 mil, revelou dribles licitatórios e indícios de corrupção em meio a esquemas com empresa de fachada e direcionamentos na Codevasf, além de descontrole em relação a R$ 4 bilhões na estatal. A apuração durou quatro meses e aliou jornalismo de dados, investigação política e orçamentária em São Paulo e Brasília e apurações de campo no Maranhão e no Tocantins. Os vencedores das outras categorias recebem R$ 35 mil cada um. São eles: “Desafios do transporte público de Guarapuava”, de Cléber Moletta Gomes, da Rádio Cultura – Guarapuava (PR), na categoria Áudio; “A ausência de asfalto em 88% das estradas brasileiras isola comunidades inteiras no interior do país”, de Igo Estrela, do portal Metrópoles, na categoria Fotojornalismo; “A licitação superfaturada de ônibus escolares do FNDE”, de André Shalders, do Estado de S. Paulo, na categoria Impresso; “O progresso passou e se esqueceu de mim, na categoria Internet”, de Mirelle Pinheiro, do portal Metrópoles, na categoria Internet; “Setor de transporte busca tecnologias além do motor elétrico para zerar emissões”, de Luciana Dyniewicz, do Estado de S. Paulo, na categoria Meio Ambiente e Transporte; “A Máfia no transporte”, de Chico Regueira, na categoria Vídeo. Os vencedores foram avaliados pelo corpo de jurados do Prêmio, que, neste ano, foi composto por: Caio Quero, editor chefe da BBC Brasil; Daniel Rittner, repórter especial do Valor Econômico; Gustavo Uribe, colunista de política da CNN Brasil; Rodrigo Orengo, diretor executivo de jornalismo da Band Brasília; e Luiz Afonso dos Santos Senna, PhD em Transportes e conselheiro-presidente da AGERGS (Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul). Confira os trabalhos vencedores GRANDE PRÊMIO “A farra das pavimentações da Codevasf” Flávio Ferreira, Folha de S.Paulo ÁUDIO “Desafios do transporte público de Guarapuava” Cléber Moletta Gomes, Rádio Cultura FM – Guarapuava (PR) FOTOJORNALISMO “A ausência de asfalto em 88% das estradas brasileiras isola comunidades inteiras no interior do país” Igo Estrela, Metrópoles IMPRESSO “A licitação superfaturada de ônibus escolares do FNDE” André Shalders, Estado de S. Paulo INTERNET “O progresso passou e se esqueceu de mim” Mirelle Pinheiro, Metrópoles MEIO AMBIENTE E TRANSPORTE “Setor de transporte busca tecnologias além do motor elétrico para zerar emissões” Luciana Dyniewicz, Estado de S. Paulo VÍDEO “A máfia no transporte” Chico Regueira, TV Globo Fonte: Agência CNT Transporte Atual
ANTT realiza Audiência Pública sobre a concessão da BR-116/158/290/392/RS
Sessão pública ocorre nesta sexta-feira (11/11) esta sexta-feira (11/11), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) vai realizar a sessão da Audiência Pública nº 10/2022, que tem o objetivo de colher sugestões e contribuições às minutas de Edital e Contrato, ao Programa de Exploração da Rodovia e aos Estudos de Viabilidade, para concessão do sistema rodoviário que compreende a BR-116/158/290/392/RS. O sistema é compostos pelas rodovias BR-116/RS, entre Porto Alegre/RS e Camaquã/RS; BR-290, entre o entroncamento com a BR-116/RS ( sentido Guaíba/RS) e o entroncamento com a BR-392/RS (São Sepé/RS); BR-158/RS – entre o entroncamento com a BR-285/RS (Panambi/RS) e o entroncamento com a BR-392/RS (Santa Maria/RS); e BR-392 – entre o entroncamento com a BR-158/RS (Santa Maria/RS) e o entroncamento com a BR-471/RS (Santana da Boa Vista Maria/RS). Os trechos rodoviários vão conectar as cidades de Porto Alegre, Camaquã, Uruguaiana, Santana da Boa Vista, Cruz Alta e Panambi, todas no Estado do Rio Grande do Sul, com extensão total de 674,10 km. A concessão visa oferecer soluções para minimizar os possíveis gargalos existentes nas regiões, a fim de reduzir a ocorrência de sinistros e acidentes graves e, em contrapartida, apresentar melhorias nos níveis de serviços e fluidez do tráfego, bem como gerar mais empregos que, consequentemente, impactam na renda da região. O Programa de Exploração da Rodovia (PER) é o documento que especifica todas as condições para execução do contrato, caracterizando todos os serviços e as obras previstos para realização pela concessionária ao longo do prazo da concessão, bem como diretrizes técnicas, normas, características geométricas, escopo, parâmetros de desempenho, parâmetros técnicos, bem como os prazos de execução que devem ser observados para todas as obras e serviços previstos. As informações específicas sobre a matéria, bem como as orientações sobre os procedimentos relacionados à realização e participação nas sessões da Audiência, estão disponíveis, na íntegra, pelo link Participação Social – Audiência Pública nº 10/2022. Informações e esclarecimentos adicionais poderão ser obtidos pelo endereço de e-mail ap010_2022@antt.gov.br. Para entender mais sobre o procedimento de audiência pública, assista ao vídeo. Para saber como contribuir, assista ao tutorial do Sistema ParticipANTT. SERVIÇO – Sessão Pública virtual e presencial (híbrido) Data: 11 de novembro de 2022 Cidade: Brasília/DF Horário: das 10h às 18h (horário de Brasília) Local: Edifício Sede da ANTT – Setor de Clubes Esportivos Sul – SCES, trecho 03, lote 10, Projeto Orla Polo 8 – Brasília – DF A sessão pública será transmitida através do Canal ANTT no Youtube, neste link. Fonte: gov.br
Governo federal edita MP que muda revisão do frete do transporte rodoviário de cargas
O objetivo é minimizar o impacto da alta dos combustíveis sobre o setor de transporte rodoviário de cargas A medida altera a Lei nº 13.703, de 2018, que institui a Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas. Governo Federal editou, nesta terça-feira (17), Medida Provisória (MP) que altera a lei que trata da tabela do frete pago a transportadores de carga. Desde 2018, a lei previa a revisão semestral do valor do combustível considerado na tabela, além da revisão extraordinária desse custo sempre que identificado reajuste no preço do diesel igual ou superior a 10%. Segundo o Ministério da Infraestrutura, a MP editada por Bolsonaro estabelece que essa revisão extraordinária passará, agora, a ser feita sempre que identificado aumento igual ou superior a 5% no valor do diesel. A mudança visa atenuar o impacto da alta dos combustíveis sobre o setor de transporte rodoviário de cargas. O piso O piso estabelecido serve para que o transportador tenha condições de avaliar se o valor do frete ofertado pelo contratante está condizente com aquele serviço, evitando uma remuneração insuficiente, ou até mesmo o prejuízo durante o seu trabalho. Medidas O confronto entre a Rússia e a Ucrânia tem exigido medidas para amenizar o impacto da alta dos combustíveis sobre os caminhoneiros. Como exemplo, foram promovidas reformas significativas sobre o ICMS-combustível e foram implementadas políticas para melhorar o ambiente de negócio do transporte rodoviário, como o Programa DT-e, a Plataforma InfraBR, os Pontos de Parada e Descanso (PPD), e outros. Com informações da Secretaria Geral Fonte: gov.br / Foto: Banco
XX Prêmio NTC Fornecedores do Transporte anuncia vencedores na Fenatran
Evento foi realizado durante a 23ª edição da Fenatran, no São Paulo Expo Ontem (08), aconteceu a cerimônia de entrega do 20º Prêmio NTC Fornecedores do Transportes na arena de conteúdo, estruturada na Fenatran, que contou com a presença de representantes dos finalistas, empresas parceiras e representantes de entidades de todo o Brasil. O evento tem como objetivo apresentar os melhores fornecedores voltados para o transporte rodoviário de cargas do país, em 21 categorias e o resultado foi obtido através de votação onde 16 mil transportadoras em todo o Brasil estiveram habilitadas para participar. O evento, que já é tradicional, teve sua última edição realizada em 2016 e após uma pausa e o enfrentamento da pandemia, retornou em sua vigésima edição, celebrando a retomada das atividades presenciais da feira. Os mestres de cerimônia, Marcelo Fontana e Fred Carvalho, da OTM, iniciaram as apresentações convidando o presidente da NTC&Logística, Francisco Pelucio, para subir ao palco. “Fico extremamente feliz em abrir essa cerimônia, voltando após alguns anos e com os processos reformulados. Agradeço à OTM, que está sempre ao nosso lado, ao Luiz Bellini e a Ana Paula Pinto que coordenam essa incrível feira. Espero que gostem do nosso encontro e parabéns aos finalistas por fazerem um trabalho tão importante que foi lembrado pelos transportadores de todo o Brasil”, disse Pelucio. Em seguida, Alexandre Barbosa, gerente de marketing da GUEP, empresa responsável pela tecnologia envolvida na votação desta edição do prêmio, tomou as palavras e complementou: “Para nós é um prazer e uma honra estar presente, acompanhando como conseguimos tornar esse setor tão importante e relevante. Agradeço à NTC&Logística e aos demais parceiros”. Para encerrar as boas-vindas, o diretor da Fenatran, Luiz Bellini, também se dirigiu para agradecer. “É um prazer estar aqui com vocês, em meio a muitos rostos conhecidos, e retomar esse momento presencial. Para nós da RX é algo único e agradeço a todos pela grande parceria”. Após as falas iniciais, houve a apresentação dos ganhadores em cada categoria, que são: Montadoras de caminhões semileves – Mercedes-Benz Montadora de caminhões leves – Mercedes-Benz Montadora de caminhões médios – Mercedes-Benz Montadora de caminhões semipesados – Volvo Montadora de caminhões pesados – Volvo Montadora de caminhões elétricos – Volskswagen Rede de concessionárias de caminhões – Mercedes-Benz Empresas de soluções de pagamentos de combustível e/ou frete – Pamcard Empresas de soluções de pagamento de pedágio – Sem Parar Fabricante de carrocerias ou implementos – Facchini Fabricante de pneus – Michelin Marca de recapagem de pneus – Vipal Rastreador e telemetria – SASCAR Gestão de frotas – Trucks Control Gerenciadora de riscos – Buonny Corretora de seguro de cargas – Pamcary Plataforma eletrônica de frete – Fretebras Administradora de Consórcio para o segmento de veículos pesados – Consórcio Mercedes-Benz Rede de combustível – Ipiranga Empresa mais sustentável do TRC – Vibra Empresa mais inovadora do TRC – Vibra Confira abaixo todos os finalistas nas categorias do prêmio: Montadora de caminhões semileves Iveco Mercedes-Benz Volkswagen Montadora de caminhões leves Iveco Mercedes-Benz Volkswagen Montadora de caminhões médios Iveco Mercedes-Benz Volkswagen Montadora de caminhões semipesados Mercedes-Benz Scania Volvo Montadora de caminhões pesados Mercedes-Benz Scania Volvo Montadora de caminhões elétricos BYD JAC Motors Volkswagen Rede de concessionárias de caminhões Mercedes-Benz Scania Volvo Empresas de soluções de pagamento de combustível e/ou frete CTF Pamcard TicketLog Empresas de soluções de pagamento de pedágio Conectcar Pamcard Sem Parar Fabricante de carrocerias ou implementos Facchini Librelato Randon Fabricante de pneus Bridgestone Goodyear Michelin Marcas de recapagem de pneus Bandag Marangoni Vipal Rastreador e telemetria Autotrac Omnilink Sascar Gestão de frotas CTA Smart Sighra Trucks Control Gerenciadora de risco Apisul-Multisat Buonny Pamcary Corretora de seguro de cargas Apisul-Multisat Decaprio Pamcary Plataforma eletrônica de frete Brasil Fretes Fretebras Truckpad Administradora de Consórcio para o segmento de veículos pesados Consórcio Mercedes-Benz Consórcio Rodobens Consórcio Scania Rede de combustível Ipiranga Shell Vibra EMPRESA MAIS SUSTENTÁVEL DO TRC – Vibra EMPRESA MAIS INOVADORA DO TRC – Vibra Confira as fotos do evento no Flickr da NTC&Logística: https://www.flickr.com/photos/ntcelogistica/albums/72177720303518600 Fonte: NTC
SEST SENAT de Lajeado realiza Feirão de Empregos
Neste sábado (12/11) a unidade do SEST SENAT de Lajeado em parceria com as empresas de transportes, realizará o FEIRÃO DE EMPREGOS em frente ao Posto do Arco Rede SIM. Durante a ação, as empresas participantes realizarão cadastros de candidatos para Motoristas com CNH C, D. Interessados poderão contar com informações sobre processo seletivo e documentação. Participe! Quando: Sábado 12/11 Horário: 8h às 11h30 Local: Posto do Arco, Rede SIM – Bairro Santo André – BR 130 KM 72,8 Nº2285 – Lajeado RS.
ANTT promove Workshop sobre projetos de pesquisas com Recursos de Desenvolvimento Tecnológico (RDT)
Verbas estão previstas anualmente nos contratos de concessão de rodovias federais Responsável pela administração de 24 concessões rodoviárias, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) irá realizar, no dia 17/11, o XII Workshop de Recursos de Desenvolvimento Tecnológico (RDT) 2022, com o objetivo de divulgar pesquisas e possíveis contribuições para a infraestrutura das concessões rodoviárias federais. O evento acontecerá no auditório do edifício-sede da Agência, em Brasília (DF), das 8h30 às 18h, e será transmitido pelo Canal da ANTT no YouTube. O workshop aponta a importância do RDT para o desenvolvimento de pesquisas realizadas com a verba contratual nas concessões rodoviárias, bem como promove a aproximação das instituições de ensino e pesquisas com os estudos elaborados pelas concessionárias de rodovias, criando oportunidades para novas parcerias. Entre os temas abordados estão a implantação do sistema Multi-Lane Free Flow na Ponte Rio-Niterói, modernização da fiscalização com equipamentos de pesagem em alta velocidade instalado em Araranguá/SC, análise de viabilidade do uso da tecnologia de visão computacional na rodovia BR-116 no trecho sob concessão da Autopista Régis Bittencourt e capacitação técnica sobre pavimentação asfáltica. O evento contará com a participação de universidades com foco em transporte e sistemas de informação, além da presença do Ministério da Infraestrutura, Departamento Nacional Infraestrutura Terrestre (DNIT) e concessionárias de rodovias. Confira a programação completa neste link. Obs.: Não haverá inscrição prévia ao evento. Para obtenção de certificado, o participante deverá ter, no mínimo, 75% de frequência no total de horas do workshop. SERVIÇO – Evento: XII Workshop de Recursos de Desenvolvimento Tecnológico (RDT) Data e hora: 17/11, das 8h30 às 18h Local: Auditório edifício-sede da Agência Nacional de Transportes Terrestres, no SCES, Lote 10 Projeto Orla Polo 8, Brasília – DF, 70200-003 Fonte: ANTT
SEST SENAT e Mercedes-Benz lançam Unidade Móvel de Treinamento na Fenatran
Simulador de direção adaptado em ônibus visa levar ainda mais qualificação aos profissionais de transporte A Fenatran de 2022 mostra a que veio. Palco de grandes lançamentos dos mais variados segmentos de tranporte, o Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga reúne, ao longo desta semana, em São Paulo (SP), grandes players do mercado, além de entidades de peso que atuam para o desenvolvimento do setor. É o caso do Sistema CNT que apresentou aos empresários e ao público especializado a Unidade Móvel de Treinamento – Módulo Simulador, iniciativa que usa tecnologia de última geração para qualificar ainda mais profissionais de transporte no que se refere a segurança viária, direção segura e defensiva. Resultado de uma parceria entre o SEST SENAT e a Mercedes-Benz, o projeto consite na adaptação de um simulador de direção em um ônibus da montadora, o que possibilita aprimorar o conhecimento e a especialização de motoristas de ônibus e caminhões onde quer que eles estejam. A novidade é uma importante ferramenta disponibilizada a esses profissionais, que poderão se qualificar em locais onde costumam estar, como nas dependências das empresas onde trabalham, em pontos de parada e nas garagens. Por seguir os princípios do ecossistema do transporte responsável e os pilares ESG, o mais novo lançamento do SEST SENAT e da Mercedes-Benz foi bem recebido na Fenatran. O espaço lotou de participantes da feira, que puderam vivenciar os desafios reais enfrentados pelos motoristas profissionais nas rodovias brasileiras. É que o simulador reproduz a experiência da condução de vários tipos de caminhões e de ônibus, de modo a permitir que o aluno vivencie situações típicas do trânsito, como condições meteorológicas adversas, tráfego intenso e perigos na vias. O motorista profissional Edson Santos, da Viação Cometa, aprovou a iniciativa. “Nós, que estamos no dia a dia da vida rodoviária, não temos tempo. Com esse simulador se deslocando de um ponto a outro, ficará muito mais fácil para a gente se capacitar. E isso é muito importante, principalmente, para quem está começando na profissão. Vivenciar os riscos das estradas, sem estar, de fato, em risco é uma estratégia inteligente. Assim, o motorista pode treinar as reações que precisa ter”, comentou. Qualificação com imersão Na Fenatran e em outros eventos com a Unidade Móvel, os motoristas participarão de uma imersão com duração máxima de cinco minutos por motorista, com exercício predefinido para caminhão extrapesado em cenários on-road e off-road, com dificuldade média. Nas empresas, o formato e os tempos de simulação poderão variar de acordo com as estruturas e a demanda. Além de os motoristas de carga e de passageiros contarem com o simulador para ajudarem-nos no uso pleno dos recursos tecnológicos, será oferecida uma sessão teórica com apoio de um instrutor, que vai reforçar os conceitos de direção segura e econômica, comportamentos assertivos na condução do veículo e tecnologias para a segurança no transporte.O ônibus da Mercedes-Benz ganhou, além do simulador, uma ambientação interna com postos para o motorista, o instrutor e o observador (sala na qual os alunos acompanham, por meio de uma TV, as simulações de outros participantes). O espaço possibilita receber até seis pessoas por vez. Mais capacitação profissional Para a diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, a Unidade Móvel de Treinamento – Módulo Simulador agrega ainda mais valor aos serviços oferecidos pela instituição, ampliando os atendimentos prestados por mais 140 unidades operacionais do SEST SENAT, que também contam com simuladores de direção. “Temos um compromisso com o desenvolvimento profissional dos motoristas. Poder contribuir para que ele se torne cada vez mais capacitado é um dos focos do nosso trabalho. Além disso, o ônibus facilita o acesso dos trabalhadores ao simulador e permite que mais motoristas possam participar dos treinamentos”, afirmou. O vice-presidente de Vendas e Marketing de Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, Roberto Leoncini, conta que, em eventos como o Dia do Cliente e o Customer Focus Day, realizado nas fábricas da empresa, é dito que os veículos da Mercedes-Benz têm alto nível tecnológico. No entanto, segundo ele, falta capacitação para os motoristas compreenderem esses benefícios e, assim, estarem preparados para usarem todo o potencial da transformação digital em prol da melhoria da performance na condução. “Pensando no cliente do meu cliente, que são os motoristas, queremos contribuir para a capacitação dos profissionais das estradas de forma ainda mais direta e didática, utilizando toda a tecnologia disponível, como fizemos com esse simulador”, disse. Fonte: Agência CNT Transporte Atual