Kodex recebe certificação internacional CQCIT e CIT GREEN na sede da ONU em Nova Iorque
Durante a 36ª Assembleia Geral Ordinária da Câmara Internacional da Industria de Transportes (CIT), a empresa Kodex recebeu a Certificação de Qualidade Classe Mundial CQCIT e CIT GREEN. O evento ocorreu na sede da ONU em Nova Iorque durante os dias 19 e 20 de abril. Thaís Bandeira, diretora da Kodex esteve presente e recebeu em nome da empresa a certificação.
SEST SENAT e CNT realizam mobilização nacional do Maio Amarelo em 162 unidades operacionais
O grande propósito das leis de trânsito é proteger a vida de pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas. Assim, quando nós respeitamos essas regras, nós escolhemos a vida. Por isso, esse ano o conceito da campanha Maio Amarelo é “No trânsito, escolha a vida!”. Neste ano, o Maio Amarelo completa dez anos e, mais uma vez, o SEST SENAT e a CNT são realizadores da campanha, em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária. O Governo Federal também apoiará a iniciativa, por intermédio dos Ministérios do Transportes e das Cidades. Além de conscientizar sobre a importância do respeito às leis de trânsito, também faz parte dos objetivos da iniciativa valorizar o trabalho dos agentes de trânsito, cuja missão maior é justamente proteger a vida. Mobilização Nacional Para reforçar os objetivos da campanha, ao longo de todo o mês de maio, as 162 Unidades Operacionais realizarão uma grande Mobilização Nacional. Ações de promoção de saúde de pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas, além de atividades de educação de trânsito farão parte da programação. Clique aqui e veja os pontos de atendimento. Fonte: /www.cnt.org.br
ANTT prorroga cronograma de Revalidação Ordinária do RNTRC
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informa que, em razão dos procedimentos internos para a realização da Revalidação Ordinária aplicados aos transportadores da categoria ETC – Empresa de Transporte de Cargas, o cronograma da Revalidação Ordinária apenas para ETC será prorrogado, tendo início em 2/5/2023 e fim em 26/2/2024. O cronograma para a categoria TAC – Transportador Autônomo de Carga permanece inalterado. Confira como ficou o cronograma no quadro abaixo: Categoria do Transportador: Data de início Data de fim Cooperativa de Transporte de Carga (CTC) 27/3/2023 21/1/2024 Empresa de Transporte de Cargas (ETC) 2/5/2023 26/2/2024 Transportador Autônomo de Carga (TAC) 27/5/2023 22/3/2024 Fonte: ANTT
ANTT aprova redução dos valores dos pisos mínimos de frete
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou, no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (26/4), a atualização dos valores dos pisos mínimos de frete do transporte rodoviário de cargas. A Portaria Suroc nº 8/2023 divulga uma variação negativa nos valores em decorrência da retração do preço do Diesel S10 de -5,08%. O reajuste considera o preço final do Diesel S10 nas bombas, uma vez que a Lei nº 14.445/2022 determina que a tabela seja reajustada sempre que ocorrer oscilação no valor do combustível superior a 5%, seja para baixo ou para cima, chamada de “gatilho”. Segundo levantamento da ANP, entre 16/4/2023 e 22/4/2023, o preço médio do Diesel S10 ao consumidor ficou em R$5,79 por litro, o que resultou em um percentual de variação acumulado de -5,08%, desde a publicação da Portaria Suroc nº 5/2023, quando ocorreu o último reajuste na tabela frete. Com o atingimento do gatilho, os reajustes médios tabela frete foram os seguintes, de acordo com o tipo de operação: Tabela A – transporte rodoviário de carga de lotação: – 2,15%Tabela B – veículo automotor de cargas: -2,44%Tabela C – transporte rodoviário de carga lotação de alto desempenho: -2,62%Tabela D – veículo de cargas de alto desempenho: -2,93% Histórico – Pela legislação, a Agência tem de reajustar a tabela do frete a cada seis meses ou quando a variação do preço do diesel for igual ou superior a 5%, quando é acionado o mecanismo de gatilho. O último reajuste da tabela pelo mecanismo do gatilho tinha ocorrido em fevereiro deste ano. A Lei nº 14.445/2022, que institui a Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas (PNPM-TRC), determina que compete à ANTT publicar norma com os pisos mínimos referentes ao quilômetro rodado na realização de fretes, por eixo carregado, consideradas as distâncias e as especificidades das cargas. Para saber tudo sobre a Política Nacional dos Pisos Mínimos de Frete (PNPM), clique aqui. Fonte: ANTT
Transportes Cavalinho recebe Certificação Green World Class em Nova Iorque
Empresas do Rio Grande do Sul, receberam no dia 20 de abril na sede da ONU em Nova Iorque, a Certificação da Qualidade Classe Mundial CQCIT e CITGREEN durante a 36ª Assembleia Geral Ordinária da Câmara Internacional da Industria de Transportes (CIT). Paulo Ossani, diretor presidente da empresa Cavalinho e também presidente do sindicato filiado ao Sistema Fetransul, Sindivar esteve presente. Outras empresas também receberam a certificação. Divulgaremos individualmente cada uma delas.
CNT lança publicação sobre combustível renovável para a descarbonização do setor de transporte
O hidrogênio renovável (H2 verde) figura entre os principais combustíveis sustentáveis e pode despontar — em um futuro não muito distante — como uma das soluções para mitigar a atual emissão de gases do efeito estufa (GEE), causadores do aquecimento global. Produzido a partir de fonte energética renovável de origem eólica, hidráulica, solar e de biomassas, o H2 verde tem despertado o interesse de diferentes setores que buscam investir em tecnologias sustentáveis e em descarbonização. É o caso do transporte. Para ampliar o conhecimento do transportador sobre a possibilidade de uso desse combustível no setor, além de incentivar a pesquisa e o investimento na área, a Confederação Nacional do Transporte (CNT) lança, nesta terça-feira (25), uma nova edição da série CNT Energia no Transporte, Hidrogênio Renovável — Uma das rotas para descarbonizar o transporte rodoviário. A publicação também apresenta as vantagens e desafios desse combustível verde, sob os seus aspectos ambiental e técnico. No Brasil, 78% do hidrogênio produzido utiliza energia elétrica renovável, o que o torna líder produção mundial de hidrogênio verde. O potencial do país é um diferencial, pois na matriz elétrica mundial, apenas 28,6% da eletricidade é produzida com fontes alternativas. Já na Europa, por exemplo, mais de 60% da matriz elétrica não é renovável. Para ser considerado hidrogênio sustentável, sua produção deve utilizar eletricidade limpa. Além da viabilidade de produção para seu uso nacional, o H2 verde também pode ser exportado, o que impulsiona a utilização de diferentes modos de transporte para viabilizar a sua distribuição e consumo nacional e internacional, o que acaba impulsionando o desenvolvimento da integração multimodal. Atualmente, existem mais de mil registros de projetos de hidrogênio em diferentes países, mas a quantidade dos que são dedicados ao H2 renovável ainda é incipiente. No ranking dos países que mais possuem projetos de hidrogênio, o Brasil está na 21ª posição. Porém, a grande maioria dos seus projetos é dedicada à produção de hidrogênio verde. Os fabricantes de veículos automotivos já começaram a testar o H2 verde. De acordo com os experimentos, quando abastecidos com hidrogênio verde, poluem menos do que os abastecidos com diesel. O diferencial foi constatado em testes com três tipos de veículos, incluindo caminhões de 12 toneladas, de 40 toneladas e ônibus urbano. As reduções de emissões de GEE são, respectivamente, de 87%, 85% e 89% em relação aos mesmos veículos testados com diesel misturado com 7% de biodiesel. Alguns modelos de caminhão e ônibus já possuem tecnologia embarcada para serem abastecidos com H2, mas faltam, ainda, incentivos financeiros para tornar essa alternativa mais acessível, além da necessidade de avançar a infraestrutura de postos de abastecimento. A legislação brasileira sobre o tema é outro gargalo. A primeira regulamentação foi em 1998, mas, apenas em 2021, houve a publicação de resolução priorizando a destinação de recursos de pesquisa, desenvolvimento e inovação para o hidrogênio e demais temas afetos. A consolidação concretizou-se com a instituição, no mesmo ano, do Programa Nacional do Hidrogênio (PNH2). A medida visa estabelecer o H2 como fonte energética para uma matriz nacional de baixo carbono. Já no setor de transporte, a tendência é que, nos próximos anos, o H2 verde se torne um combustível automotivo cada vez mais presente devido à sua emissão nula de escapamento, auxiliando, dessa forma, o setor a se descarbonizar, conforme previsto nas contribuições nacionalmente determinadas pelo Acordo de Paris, firmado pelo Brasil em 2015. Por isso, essa nova rota tecnológica tem sua importância para o desenvolvimento ambiental do transporte. A modalidade rodoviária será uma das grandes beneficiárias dessa alternativa. Nesse sentido, a série CNT Energia no Transporte tem o propósito de incentivar a redução do consumo de combustível fóssil e contribuir com a eficiência energética dos veículos pesados, como caminhões e ônibus, além de promover o uso de tecnologias menos poluentes. Acesse a publicação: Hidrogênio Renovável – Uma das rotas para descarbonizar o transporte rodoviário Fonte: www.cnt.org.br
ITL abre inscrições para turmas de São Paulo e Curitiba da Especialização em Gestão de Negócios
O ITL (Instituto de Transporte e Logística) abriu inscrições para as turmas de Curitiba (PR) e São Paulo (SP) da Especialização em Gestão de Negócios. A pós-graduação lato sensu é ministrada pela FDC (Fundação Dom Cabral), considerada uma das dez melhores escolas de negócios do mundo. O início das aulas está previsto para 24 de julho, em São Paulo, e 11 de setembro, em Curitiba. As inscrições seguem abertas até 11 de junho e 9 de julho, respectivamente. Também estão em andamento, até 28 de maio, as inscrições para a turma de Salvador (BA), cujas aulas começarão no dia 10 de julho. Clique aqui e se inscreva para uma das três turmas! A especialização é gratuita e voltada para gestores das empresas de transporte associadas ao Sistema CNT. O objetivo é capacitar executivos de empresas de transporte e logística nas mais modernas técnicas de gestão de negócios. O currículo foi idealizado considerando o pensamento prático do mundo dos negócios. Busca, portanto, equilibrar a teoria com a prática, desenvolvendo nos participantes uma visão empreendedora e criativa. O curso faz parte do Programa Avançado de Capacitação do Transporte, coordenado pelo ITL e promovido pelo SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte). O programa tem como objetivos fomentar o desenvolvimento de pesquisas científicas e tornar o setor de transporte mais objetivo. Saiba mais e faça já a sua inscrição! O ITL também está com inscrições abertas para turma em Belo Horizonte da Especialização em Gestão de Recursos humanos, com inícios das aulas previsto para 23 de outubro de 2023. Saiba mais e faça sua inscrição! Fonte: www.cnt.org.br
Setor prevê diminuição de frota com o fim da exclusividade da contratação do seguro de carga pelo transportador
O modelo está levando a falência as empresas de transporte e os caminhoneiros O parecer apresentado pelo deputado Hugo Motta (Republicanos/PB), à Medida Provisória (MPV) nº 1.153/2022, retira a exclusividade da contratação do seguro de responsabilidade civil pelo transportador. Em todos os países o seguro é contratado pelo transportador, apenas no Brasil as empresas de transporte e os caminhoneiros autônomos ficam à mercê dos embarcadores. Isso traz uma enorme insegurança jurídica e grandes prejuízos financeiros. Os embarcadores recebem seu ressarcimento das seguradoras que cobram dos transportadores o valor pago. O modelo está levando a falência as empresas de transporte e os caminhoneiros. A única solução viável é a redução da frota e a utilização de veículos mais antigos. Já os profissionais autônomos, que por vezes, são acionados em ações das seguradoras com valores superiores ao valor do seu caminhão, restará apenas se retirar do mercado. Os profissionais do transporte que não se negaram a colocar suas vidas em risco para manter o Brasil abastecido durante a pandemia, são os mesmos que estão sendo negligenciados pelo Governo e pelo Parlamento. Os prejuízos gerados pelas Cartas de Dispensa de Direito de Regresso serão responsáveis por uma frota reduzida, uma logística menos eficaz e uma redução imediata no PIB brasileiro. O Poder Público não pode sucumbir ao setor industrial e fechar os olhos para os danos causados pela intransigência das grandes indústrias. O setor que move o Brasil não pode ser preterido e inviabilizado pelo Governo e pelo Congresso Nacional. O descaso com o transporte pode inviabilizar um serviço essencial ao país. Por Agência CNT Transporte Atual
ANTT atualiza os valores da tabela dos pisos mínimos de frete
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou no dia de hoje (26), no Diário Oficial da União (DOU) a atualização da tabela dos pisos mínimos do frete do transporte rodoviário de carga. Confira abaixo e faça o download AQUI da tabela em pdf. Portaria na íntegra Fonte: com informações da ANTT
Transportes Bertolini recebe Certificação Internacional Green World Class em Nova Iorque
Durante a realização da 36ª Assembleia Geral Ordinária da Câmara Internacional da Industria de Transportes – CIT, empresas do Rio Grande do Sul receberam a Certificação da Qualidade Classe Mundial CQCIT e CITGREEN. O evento ocorreu na sede da ONU em Nova Iorque nos Estados Unidos. Afrânio Kieling, presidente do Sistema Fetransul destaca o reconhecimento e orgulho das empresas certificadas. “Desejamos sucesso a todos os certificados e colocamos a entidade à disposição para trabalharmos juntos pelo desenvolvimento do transporte e a logística”, conclui. Fique ligado que nos próximos dias estaremos divulgando individualmente todas as empresas certificadas.