Evento promovido pela ANTT reuniu representantes do setor público e da iniciativa privada para discutir harmonização regulatória, desburocratização e competitividade das operações transfronteiriças
O Sistema Transporte participou, nesta terça-feira (23), do 1º Encontro do TRIC (Transporte Rodoviário Internacional de Cargas), promovido pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), em Brasília. Representaram a CNT o diretor de Relações Institucionais, Valter Souza, e a gerente executiva Governamental, Danielle Bernardes.
O encontro reuniu representantes do setor público, transportadores e entidades para discutir a modernização das operações transfronteiriças, a integração logística regional e o aumento da competitividade do transporte rodoviário internacional de cargas.
Durante a abertura do evento, Valter Souza defendeu o fortalecimento do diálogo entre governos, agências reguladoras e entidades representativas para aperfeiçoar a regulação e enfrentar os desafios operacionais nas fronteiras. Segundo ele, ampliar a cooperação entre os países da região é essencial para aumentar a eficiência e a competitividade do transporte internacional.
“Quem opera o transporte internacional conhece as necessidades de aprimoramento das regras e da paridade regulatória entre os países envolvidos. Precisamos fortalecer esse debate e ampliar o envolvimento das entidades e dos órgãos reguladores dos países vizinhos para que possamos alcançar resultados efetivos”, afirmou.
Na abertura, o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, destacou a importância estratégica da atividade para a economia brasileira e para a integração sul-americana. Segundo ele, o setor movimentou mais de 8 milhões de toneladas exportadas e cerca de US$ 24 bilhões em 2025.
“Temos a responsabilidade de liderar o transporte terrestre no âmbito do Mercosul e dos demais países da América do Sul. Precisamos avançar na paridade de normativos, na informatização e no aumento da capacidade do transporte internacional”, afirmou.
A programação abordou temas como desburocratização, harmonização normativa e eficiência dos corredores logísticos internacionais. Dados apresentados durante o encontro apontam crescimento de 12,3% no transporte rodoviário internacional de cargas entre 2024 e 2025, desempenho quase seis vezes superior ao registrado pelos demais modais no mesmo período.
Atualmente, o Brasil conta com mais de mil empresas habilitadas para atuar no segmento e uma frota de aproximadamente 100 mil veículos autorizados.
Corredores logísticos e integração regional
A gerente executiva Governamental da CNT, Danielle Bernardes, moderou o painel Corredores Logísticos e Integração Regional – Estratégia e Eficiência, que reuniu representantes do Ministério das Relações Exteriores, do Ministério dos Transportes, da ANTT, da Receita Federal e da Infra S.A.
Na abertura dos debates, Danielle destacou que o fortalecimento dos corredores logísticos é determinante para ampliar a competitividade do país. “Quando falamos em corredores logísticos e integração regional, não estamos discutindo apenas obras de engenharia, mas a sobrevivência competitiva do Brasil no cenário global. O desafio é transformar nossas rodovias em artérias de eficiência, onde a sustentabilidade e a desburocratização caminhem juntas”, afirmou.
O painel discutiu segurança aduaneira, planejamento logístico, integração da infraestrutura e mecanismos para agilizar o fluxo de cargas nas fronteiras, além da importância dos corredores bioceânicos para ampliar a competitividade do comércio exterior brasileiro.
Por Agência CNT Transporte Atual



