Transportadoras do RS recebem o Prêmio Gaúcho Despoluir

junho 15, 2022 0 Por Site Fetransul

Um programa cujo nome já diz tudo: Despoluir – o Programa Ambiental do Transporte, que completa 15 anos em 2022. O Prêmio Gaúcho Despoluir foi entregue na noite desta terça-feira (14), dentro da programação da Transposul. O presidente do Sistema Fetransul, Afrânio Kieling, abriu a cerimônia e agradeceu a presença de todos. “É uma alegria enorme entregar este prêmio. A fumaça preta, até pouco tempo, era só o que conhecíamos. Hoje, temos menos poluição e mais vida”, disse.

Criado como uma iniciativa conjunta da Confederação Nacional do Transporte – CNT, do Serviço Social do Transporte – SEST e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SENAT, o Despoluir se consolida como grande parceiro dos transportadores por meio de diversas ações que promovem o bem-estar, mudam mentalidades e multiplicam conhecimentos. Os troféus foram entregues para as seguintes categorias.

Premiados

A aferição foi realizada entre maio de 2020 e abril de 2021. O troféu foi entregue para as empresas melhores colocadas, ou seja, que menos poluíram, reduzindo suas emissões de gases poluentes.

No transporte rodoviário de cargas, as empresas são divididas em quatro regiões, considerando os pontos de maior concentração no Estado. A Transportes Gabardo ficou em primeiro lugar na Região de Porto Alegre. A TW Transportes e Logística foi a melhor colocada na Região Central. A Reiterlog Transportes e Logística foi a vencedora na Região Metropolitana de Porto Alegre. Na Região da Serra, o troféu foi para a Expresso São Miguel.

Premiada Transportes Gabardo – Afrânio Kieling, presidente do Sistema Fetransul, Sérgio Gabardo e Iracema Gabardo da empresa Transportes Gabardo
Premiada TW Transportes – Moisés Santos, presidente do Sindicar e Ricardo Schimitz, vice-presidente da TW
Premiada Expresso São Miguel – Francisco Cardoso, vice presidente do Sistema Fetransul e Odacir José Smaniotto, diretor de logística da Expresso São Miguel
Premiada Reiter Log – Daniela Fraga, diretora-executiva do Programa Despoluir e Vanessa Reiter Pilz, Diretora da Reiter Log.

No transporte de passageiros, as empresas são divididas em três segmentos: urbano, metropolitano e longo curso. Entre as transportadoras urbanas com frota de até 70 veículos, o primeiro lugar ficou com a Sete de Setembro, de São Leopoldo. Com frota de 71 a 150 veículos, venceu a Coleurb, de Passo Fundo. E, com frota acima de 150 veículos, o troféu foi para a Visate, Viação Santa Teresa, de Caxias do Sul.

Na categoria das empresas metropolitanas, todas com frota acima de 150 veículos, a melhor colocada foi a Sogil, Sociedade de Ônibus Gigante, de Gravataí.

Entre as empresas de longo curso, com frota de até 70 veículos, o primeiro lugar ficou com a Expresso Sinimbu, de Santa Cruz do Sul. Com frota de 71 a 150 veículos, venceu a Bento Gonçalves de Transportes, de Bento Gonçalves. Por fim, com frota acima de 150 veículos, o troféu ficou com a Viação União Santa Cruz, de Santa Cruz do Sul.

Entre as autoridades presentes, estavam o senador da República, Carlos Heinze, a secretária de Meio Ambiente do RS, Marjorie Kauffmann, o secretário de Mobilidade Urbana de Porto Alegre, Adão Castro Júnior, a diretora-executiva do Programa Despoluir do SEST-SENAT, Daniela Fraga Mayer, o presidente da FETERGS, Sérgio Tadeu Pereira.

Fonte: Assessoria de imprensa do Sistema Fetransul