Sistema Fetransul participa de reunião Ordinária da NTC&Logística

setembro 27, 2021 0 Por Site Fetransul

A reunião ordinária da NTC&Logística ocorreu no dia 24, última sexta-feira de forma online. Participaram do encontro, representantes de entidades, presidentes, empresários e convidados. Gilberto da Costa Rodrigues, diretor executivo do Sistema Fetransul, representou o presidente Afrânio Kieling.

A reunião foi conduzida por Francisco Pelucio, presidente da NTC e contou com a participação do Diretor Geral da Polícia Rodoviária Federal e Conselheiro do CONTRAN, Silvinei Vasques, presidente da CNT, Vander Costa, vice-presidente da NTC e presidente da Fetranscarga, Eduardo Rebuzzi, ex-presidente da NTC, Geraldo Vianna, ex-presidente do Setcesp, Romeu Natal Panzan, vice-Presidente Extraordinário de relação social, João Pierotto Neto. Também representando a NTC o diretor jurídico, Dr. Marco Aurélio, assessor jurídico, Dr. Narciso Figueirôa, assessor jurídico de relações internacionais, Dr. Adauto Bentivegna Filho, assessor técnico, Lauro Valdivia, assessor de segurança, coronel Roberto de Souza entre outros representantes do setor.

Abaixo alguns dos assuntos discutidos pelas lideranças:

– PL que trata do parcelamento de dívidas trabalhistas com limite do valor mensal até o valor do salário percebido pelo reclamante;

– Lei Geral do Proteção de Dados;

– Percentual de biodiesel adicionado ao diesel e suas consequências nos motores dos caminhões;

– Evolução da elaboração do Plano de Ação do SEST SENAT para lidar com a falta de oferta de motoristas no transporte de cargas;

– Limite dos prazos para expedição e envio das autuações de trânsito da ANTT;

– MP 1050/2021, que trata da tolerância de excesso de peso até 50 toneladas pelo PTB e acima de 5% por eixo;

– Prorrogação do prazo para desoneração da folha de pagamento para o setor;

– Multa acumulativa pela não apresentação de condutor que atualmente é progressiva;

– DT-e – Necessidade da regulamentação após a sanção presidencial;

– Mercosul: Operador Econômico Autorizado – OEA, pesos e medidas, situação atual de restrições em decorrência da pandemia;

– Alteração da legislação atual que exige que hoje que um veículo Bitrem de 7 eixos seja tracionado somente por cavalo 6×4. O projeto é que seja tracionado também por cavalo de 6×2;

– Queda nos índices de roubo de cargas no Brasil;

– Rejeição do Senado Federal em relação a MP 1045/2021 que permitia a suspensão do contrato de trabalho no período de pandemia;

– Regulamentação do tele-trabalho;

– Ampliação do Banco de Alimentos com a criação de um em Florianópolis-SC e outro em Bagé-RS;