Sistema Fetransul participa de entrega da estação Roda Bem Caminhoneiro em Garibaldi

junho 30, 2022 0 Por Site Fetransul

A cerimônia ocorreu nesta quarta-feira (29), na sede da Associação de Motoristas e marcou a entrega oficial de mais uma estação do projeto Roda Bem Caminhoneiro.  

O diretor executivo do Sistema Fetransul, Gilberto da Costa Rodrigues e o diretor da unidade do SEST SENAT de Bento Gonçalves, Eduardo Caleffi estiveram presentes no evento que contou com a presença de empresários, entidades de classe e autoridades, entre elas Osmar Terra, Deputado Federal, Sérgio Chesini, Prefeito Municipal de Garibaldi, Fábio Roque, representante do Ministério e gestor projeto Roda Bem Caminhoneiro, Artur Sartori, diretor-executivo da Associação dos Motoristas de Garibaldi entre outros.

A iniciativa do Ministério da Cidadania tem como objetivo estruturar e fortalecer um sistema cooperativo para transportadores rodoviários autônomos. Ao todo, são 100 cooperativas em 17 estados a partir de um investimento do Governo Federal de R$ 18 milhões. No Rio Grande do Sul, são 18 cooperativas que congregam mais de 3.800 caminhoneiros. Além de Garibaldi, estão contemplados os municípios de Vacaria, Farroupilha, Canoas, Tapejara, Ibirubá, Não Me Toque, Santiago, Giruá, Cruz Alta, Passo Fundo, Santo Antônio da Patrulha, Erechim, Itaqui, São José do Ouro, Nova Palma e Três Cachoeiras.

“O projeto começa com assessoramento técnico, após haverá a realização de cursos de qualificação, de utilização de sistema e um aplicativo. As cem cooperativas vão utilizar o mesmo sistema de gestão. O caminhoneiro de Garibaldi pode chegar no Nordeste numa cooperativa parceira e procurar o abastecimento a preço reduzido”, explicou Fábio Roque, gestor do projeto no Ministério da Cidadania.

Diretor-executivo da Associação dos Motoristas de Garibaldi, Artur Sartori explica que a organização em cooperativas permite aos caminhoneiros economizarem não só no combustível, mas na aquisição de insumos essenciais à profissão. “Os pneus o pessoal consegue agregar quantidade na hora da compra. Isso derruba valores, da mesma forma que o óleo diesel, que passa a ser comprado direto das refinarias, sem atravessadores”, disse.

Abastecer pagando até 40 centavos a menos por litro de diesel, acesso a cursos de qualificação e possibilidade de poupar na compra de insumos, como pneus são algumas das características do programa.

Com informações do Ministério da Cidadania.