Sindicar solicitou a Secretaria da Saúde inclusão dos Motoristas nos grupos prioritários

junho 4, 2021 0 Por Site Fetransul

O Sindicato das Empresas de Transporte de Carazinho e Região – Sindicar procurou a secretaria da Saúde solicitando a inclusão dos Motoristas profissionais nos prioritários de imunização contra a Covid- 19, uma vez que estes circulam por diversos municípios, estados e até em países do Mercosul. “Estamos atentos a vacinação e sabendo que temos que respeitar a regulação União, Estado e Município pedimos a secretaria que avaliasse a possibilidade de incluir os motoristas. Nos surpreendeu que outros municípios já estavam vacinando e fomos atendidos. Então a partir de quinta-feira pode iniciar a vacinação”, comemora o presidente, Moisés Santos.

A decisão, segundo ele, foi tomada na manhã desta terça-feira (1º) e agora haverá a organização para que a imunização possa acontecer. Os departamentos de Recursos Humanos das empresas entregarão um levantamento do número de colaboradores que possuem. “Vamos continuar as conversações para tentar incluir as pessoas que se envolvem com os caminheiros como os trabalhadores de cargas e descarga, os que vendem frente e os demais profissionais da cadeia logística. Depois, por consequência devem vir os motoristas de ônibus, tanto rodoviários
quanto urbanos, que tem ligação direta com a comunidade”, colocou.

Na tarde desta terça-feira, a secretaria da saúde confirmou a vacinação da
categoria na quinta e sexta-feira e no sábado, no Ginásio da Acapesu. Na quinta e no sábado será das 8h às 14h e na sexta das 13h45 às 16h. É necessária comprovação da profissão, apresentando carteira de trabalho, carta frete, nota da carga ou carteira da ANTT.

DISSÍDIO DA CATEGORIA

Desde o início de maio está em discussão o dissídio dos trabalhadores do transporte e até agora não se chegou a um acordo.
Algumas reuniões já foram realizadas. A proposta do sindicato laboral é reajuste de 7,97% e a contraproposta das empresas é de 6%. Nesta semana deve ocorrer um novo debate porque a intenção é que a questão se resolva em breve para evitar a criação de um passivo salarial. Além do reajuste salarial, outras situações estão em discussão como vale-alimentação e quesitos relacionados às diárias e outros benefícios.

TRANSPORTE COLETIVO

O Sindicar acompanha de perto as tratativas para a licitação do transporte coletivo urbano de Carazinho. Segundo Santos está definido para o dia 16 de junho a audiência pública sobre o tema. Nesta ocasião serão colhidas informações acerca das necessidades da comunidade em relação
ao transporte coletivo e que nortearão o edital de licitação.

Fonte: Diário da Manhã