Federasul promove manifestação em frente ao Palácio Piratini

abril 2, 2024 0 Por Site Fetransul

Entidades empresariais protestam contra intento de aumentar ICMS do RS

O Sistema Fetransul tem participado ativamente das inciativas lideradas pela Federasul contra os projetos do Governo do RS de elevação da alíquota do ICMS ou retirada de subsídios de impostos sobre produtos da cesta básica. Encontros técnicos protagonizados pela Farsul, Fiergs, Fecomércio e Federasul apresentaram estudos feitos por economistas que demonstram a impropriedade do aumento de impostos. Uma reunião almoço com o governador Eduardo Leite possibilitou o contraponto do executivo estadual.

Porém diante de novos movimentos na busca da retomada da elevação da alíquota de ICMS de 17 para 19% levaram a Federasul a promover uma manifestação pública nesta segunda, 1º de abril. Rodrigo Costa, presidente da Federasul, ressaltou que o evento não tinha conotação político-partidária, conclamando os manifestantes a se alinhar à questão tributária, que na visão empresarial se configura danosa e desnecessária à economia gaúcha.

O deputado federal Marcel Van Hatten afirmou que o governador está chantageando quem trabalha, e em protesto bradou que chebga de tantos impostos. Segundo ele, o povo é soberano na democracia.  Diversos deputados de situação e oposição se manifestaram.  Em síntese, a ideia central é que reduzindo impostos que se arrecada mais, e não ao contrário. A acusação histórica é de que o governador, desde o tempo da pandemia, não sabe administrar sem caixa, ou seja, reduzindo o custo da máquina pública.  

O Sistema Fetransul endossa o posicionamento das Entidades Federativas do RS frente ao tema.