Explosão do preço do diesel desestabiliza o setor de transporte de cargas

outubro 28, 2021 0 Por Site Fetransul

O Sistema FETRANSUL, entidade que representa 13 Sindicatos Empresariais e mais de 20 mil Transportadoras de Cargas no RS, vem a público prestar os seguintes esclarecimentos:

  1. Notícias dão conta de uma possível paralisação dos caminhoneiros autônomos, como protesto aos constantes aumentos nos preços do diesel;
  1. É importante salientar que tais notícias se referem aos caminhoneiros autônomos e não às Empresas de Transporte de Cargas;
  1. Por outro lado, esclarecemos que as Empresas de Transporte de Cargas, além de utilizarem frota própria, também subcontratam os caminhoneiros autônomos para realizarem o serviço, nos termos das leis 11.442 e 13.103, sendo remunerados por isso. Portanto é um equívoco especular que as empresas estariam por trás deste movimento dos autônomos, pois as transportadoras também terão que pagar esta conta. Acrescente-se que as paralisações geram incontáveis prejuízos às empresas, pois sua frota própria ficará impedida de transitar, e sobretudo, porque seus clientes não serão atendidos;
  1. Por outro lado, é inegável que o segmento passa por enormes dificuldades ao ter que renegociar seus preços de fretes com os embarcadores (tomadores do serviço), num espaço de tempo muito curto, visto que estamos convivendo com mais de um aumento no diesel por mês. Somente em 2021, o DIESEL JÁ SUBIU 65%, o que desencadeou aumentos semelhantes nos equipamentos e insumos utilizados, como caminhões, implementos, pneus, câmaras de ar, lubrificantes etc;
  1. Diferentemente da monopolista condição da Petrobras, que eleva o preço dos combustíveis sem pressões de mercado, o modal rodoviário de cargas, totalmente alicerçado na iniciativa privada e livre concorrência, passa por grandes dificuldades mercadológicas. Tal como fazem as distribuidoras e postos de abastecimento, a única saída diante da elevação do preço dos combustíveis, é o seu IMEDIATO REPASSE AOS FRETES;
  1. Como todas as atividades econômicas, não há como manter o transporte de cargas operando com PREJUÍZO. Só mediante tarifas condizentes com o pressuposto do lucro, poderemos manter nossa imprescindível missão de abastecimento do sistema produtivo nacional;
  1. Não é razoável continuarmos a assistir a passividade dos Governos Federal e Estadual diante destes aumentos e suas consequências nefastas à economia, razão pela qual urge a necessidade de redução da carga tributária incidente sobre os combustíveis, principalmente o ICMS.

Afrânio Kieling
Presidente – Sistema Fetransul

Eliane Maas – Presidente do SETAL Uruguaiana

Sérgio Mário Gabardo – Presidente do SETCERGS Porto Alegre

Claudio Pinheiro – Presidente do SETCESUL Pelotas

Glademir Zanette – Presidente do SETNOROESTE Ijuí

Isonir Canalli – Presidente do SETRACAP Passo Fundo

Fernando Marini – Presidente do SINDIBENTO Bento Gonçalves

Octavino Pivoto – Presidente do SIVECARGA Caxias do Sul

Moisés A. Knopf dos Santos – Presidente do SINDICAR Carazinho

Paulo Brondani – Presidente do SINDISAMA Santa Maria

Angelo Damião Rodrigues de Mello – Presidente do SINDITRANSPORTES Santana do Livramento

Paulo Ricardo Ossani – Presidente do SINDIVAR Vacaria

Elemar Walker – Presidente do SINTRALOG Santa Rosa