CNT destaca soluções para a segurança viária em rodovias federais
novembro 28, 2024Confederação apresentou propostas em mesa técnica da ANTT, reforçando a importância de melhorias na infraestrutura, fiscalização e dados estatísticos para prevenir acidentes em trechos críticos
Nessa segunda-feira (25), a CNT (Confederação Nacional do Transporte), representada pela assessora parlamentar, Maria Carolina Noronha, participou da Mesa Técnica promovida pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). O evento reuniu 50 especialistas de 23 instituições acadêmicas, empresariais e do setor público para discutir soluções que visam prevenir acidentes nas estradas brasileiras, com a atenção voltada especialmente aos trechos de descida de serra nas rodovias federais concedidas.
A Mesa Técnica, conduzida pelo diretor da ANTT Luciano Lourenço, apresentou avanços nas discussões sobre segurança viária e destacou o impacto de iniciativas, como a AZ+, do Programa Prorev, que busca zerar acidentes fatais em rodovias concedidas.
Entre as demandas apontadas no painel de Infraestrutura, destacam-se a necessidade de reforçar a sinalização, melhorar a iluminação em trechos de serra e ampliar a conectividade para uma comunicação eficiente em emergências. Além disso, foram enfatizadas melhorias na infraestrutura de PPDs (Pontos de Parada e Descanso) ao término de trechos de serra, bem como a importância de uma comunicação prévia clara sobre obras e intervenções nas vias, antes de trajetos de subida ou descida. A CNT aproveitou a ocasião para reforçar os dados da Pesquisa CNT de Rodovias 2024, um estudo essencial para avaliar a qualidade das estradas e subsidiar novos investimentos em manutenção e melhorias pelas concessionárias.
No painel voltado ao transporte, a PRF (Polícia Rodoviária Federal) apresentou os avanços da Operação Serra Segura, que reduziu em 66,58% o número de sinistros em trechos críticos fiscalizados no Paraná. Esses resultados foram amplamente debatidos, com a CNT destacando a importância de iniciativas semelhantes em outras regiões do país. A CNT ressaltou que, no transporte rodoviário de passageiros, há critérios rigorosos de manutenção e treinamento de motoristas, indicando que a maior parte dos acidentes ocorre com o transporte clandestino, o que exige uma maior fiscalização. Para o transporte rodoviário de cargas, foi sugerida a implementação de ações de manutenção, incluindo a inspeção veicular obrigatória.
A Confederação também ressaltou a contribuição do SEST SENAT, que oferece cursos de reciclagem sobre direção defensiva e mecânica em suas unidades, beneficiando empresas e transportadores autônomos. Embora esses cursos não sejam obrigatórios no TRC, são fortemente recomendados para a segurança e eficiência no setor.
Por fim, a CNT sugeriu o aprimoramento dos dados estatísticos sobre sinistros, visando permitir a formulação de políticas públicas mais eficazes. Esse aperfeiçoamento deve incluir informações detalhadas sobre os locais e as causas dos acidentes, bem como contabilizar o número total de óbitos relacionados ao sinistro, abrangendo não apenas as mortes no local do evento, mas também aquelas que ocorrem posteriormente, em decorrência dos ferimentos.
Por Agência CNT Transporte Atual