Câmara Interamericana de Transportes agora é Câmara Internacional da Indústria de Transportes

novembro 17, 2021 0 Por Site Fetransul

A 33ª Assembleia Geral Ordinária da CIT realizada em Montevidéu, Uruguai, no último 8 e 9 de novembro de 2021, foi marcada por uma programação diferenciada e de importantes decisões.

Membros filiados à Câmara, do Brasil e das Américas, foram recebidos na sede da Associação Latino-americana de Integração – ALADI, pelo secretário-geral, Sérgio Abreu Bonilla e o Subsecretário de Desenvolvimento e Espaço do Livre Comércio, George Ney de Souza Fernandes. Muito além do acordo de cooperação que ambas organizações mantêm há quase duas décadas, ALADI agora é oficialmente um membro associado, com assento permanente na CIT.

A agenda da câmara trouxe como principal proposta a alteração do Estatuto Social; a aprovação unânime viabiliza a atuação e o relacionamento com entidades, universidades e governos de países de outros continentes, até então limitado ao continente americano. Ainda, a atualização do conceito para a indústria do transporte aumenta a dimensão da agenda que poderá avançar em áreas como a inovação tecnológica.  A CIT agora é Câmara Internacional da Indústria de Transportes.  

No cenário político, a Assembleia contou com a presença de ilustres personalidades, a seguir o Senador da República Federativa do Brasil Nelson Trad Filho, o Deputado Federal Celso Russomanno e o Deputado Afonso Antunes da Motta, que foram condecorados com a Medalha de Ordem do Mérito Interamericano de Transportes (OMITRans), pelo Secretário-Geral da CIT, Paulo Vicente Caleffi (Deputado Federal do RS). 

Personalidades da Argentina, Brasil, Colômbia e Panamá também foram homenageadas em reconhecimento à importante contribuição ao setor de transportes: Guillermo Werner, Maria Cecilia Anan, Antonio Marques Dos Santos, Ana Paula Motta Cardoso, Martinho Ferreira de Moura, Nidia Hernández, Fredy Camilo García Moreno e Julio Reyes Solis Tovar; sendo todos membros da Câmara Interamericana de Transportes.

Por último, CIT parabeniza as entidades que tiveram a aprovação do ingresso ao quadro de filiados, a seguir: (IBL) Instituto Brasil Logística; (FECAM SP) Federação dos Caminhoneiros Autônomos do Estado de São Paulo; (FETAC MG) Federação dos Caminhoneiros Autônomos de cargas do estado de Minas Gerais; (CONFTAC) Confederação Nacional dos Caminhoneiros e Transportadores Autônomos de Bens e Cargas, todos do Brasil e por último, da Colômbia, a (ACC) Asociación Colombiana de Camioneros Nacional.

Confira na íntegra a Resolución 01/2021 – 33ª Asamblea General Ordinaria

Fonte: CIT Américas