Faça parte do Congresso NTC 2022 – XV Encontro Nacional da ComJovem em Fortaleza

A Comissão de Jovens Empresários e Executivos da NTC&Logística – COMJOVEM irá completar 15 anos de atividades por todo o Brasil. Diante disso, a entidade está preparando um grande evento para comemorar essa data tão importante para o setor de transporte. Ao longo dos anos a Comissão reuniu mais de 500 membros em todo o Brasil, divididos em 26 núcleos ativos, desenvolvendo ações que transformam suas comunidades e fazem a diferença para elevar o transporte rodoviário de cargas brasileiro. O Congresso NTC 2022 – XV Encontro Nacional da COMJOVEM acontece nos dias 23 a 27 de novembro, no Resort Vila Galé Cumbuco em Fortaleza. O evento que já é um dos mais esperados do setor, contará com palestras, treinamentos, trocas de experiências, networking, festas e muito mais. Você já pode se inscrever e garantir a sua participação. Lembrando que as vagas são limitadas. Na hora de se inscrever não deixe de inserir o PROMOCODE: NTC2022Acesse aqui: https://reservas.vilagale.com/engine/search?lingua=pt&hotel=2875 O Congresso NTC – XV Encontro Nacional da COMJOVEM é uma realização da NTC&Logística por meio da COMJOVEM, e tem como entidades anfitriãs a FETRANSLOG e o SETCARCE. Conta com o patrocínio da Apisul, Iveco, Mercedes-Benz e Volkswagen Caminhões e Ônibus. Apoio Logístico da BRASPRESS e Apoio institucional da CNT/SEST SENAT/ITL e FuMTran. Fonte: NTC&Logística

Confiança da indústria atinge maior patamar desde agosto de 2021, aponta CNI

Alta é reflexo da melhora da percepção e das expectativas do empresariado em relação à economia brasileira O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), divulgado nesta quarta-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), avançou dois pontos na passagem de julho para agosto, atingindo a marca de 59,8 pontos. A alta no indicador é reflexo da melhora da percepção e das expectativas do empresariado em relação à economia brasileira. Esse é o maior nível do Icei desde agosto do ano passado, quando o índice chegou a 63,2 pontos. De acordo com a pesquisa, a indústria segue confiante, uma vez que o ICEI permanece acima da linha divisória dos 50 pontos, que separa confiança de falta de confiança. O índice varia de 0 a 100 pontos. Foram ouvidas 1.542 empresas, das quais 599 de pequeno porte, 582 de médio porte e 361 de grande porte, entre 1º e 8 de agosto. O Índice de Condições Atuais – um dos indicadores que compõem o ICEI – registrou alta de 3,1 pontos em relação a julho, alcançando 54,2 pontos. Segundo a economista da CNI Larissa Nocko, o avanço demonstra que o empresário percebe melhora mais forte e disseminada das condições atuais na comparação com os últimos seis meses. “Os fatores que mais influenciaram esta alta da confiança do empresário industrial em agosto foram a recuperação econômica consistente dos últimos meses e a desoneração de itens que afetam a produção, como é o caso dos combustíveis e da energia”, afirma a economista da CNI. Outro componente do Icei, o Índice de Expectativas também subiu – alta de 1,5 ponto, para 62,6 pontos. O aumento demonstra otimismo ainda mais forte e disseminado da indústria para os próximos seis meses. Fonte: Valor Econômico / Foto: Agência Brasil

Contran abre consulta pública de 15 resoluções para aprimorar regras de trânsito

Sociedade pode opinar sobre orientações relacionadas a novos requisitos de segurança viária Estão abertas as consultas públicas de 15 normativos formulados pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para aprimorar a legislação, principalmente em requisitos de segurança. As contribuições apresentadas por toda a sociedade serão examinadas pelos membros do Conselho para a elaboração do documento final dos atos normativos e posterior publicação no Diário Oficial da União (DOU). As minutas das regras submetidas à consulta tratam de requisitos de segurança para motocicletas, como cavaletes, suporte de mão e projeções externas do veículo; requisitos de inflamabilidade de materiais de revestimento interno de veículos; e requisitos de segurança para tanques de combustíveis líquidos. Outras resoluções tratam de equipamentos como películas retrorrefletivas em veículos de carga, de passageiros e em motocicletas, além da proteção lateral em veículos de carga, por exemplo. A submissão de normativos ligados ao trânsito a todo cidadão brasileiro é prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), já que atinge a população direta e indiretamente, e o Contran é o órgão máximo normativo, consultivo e coordenador das regras de trânsito previstas no Código de Trânsito Brasileiro. Para ter acesso aos processos abertos para contribuição pública basta acessar o link https://www.gov.br/participamaisbrasil/ouvidoria-secretaria-executiva. Assessoria Especial de ComunicaçãoMinistério da Infraestrutura Fonte: gov.br

SETCERGS lança Programa para salvar vidas no trânsito

Soft Open apresentou a iniciativa com mais detalhes aos associados “Precisamos estar conscientes que não tem volta, é uma responsabilidade cada vez maior”. A frase do presidente do SETCERGS, Sérgio Gabardo, explica a grandeza do novo Programa de Segurança Viária da entidade.  Lançado primeiramente durante a 22ª TranspoSul, o SETCERGS recebeu empresas associadas em um evento Soft Open na tarde de ontem (09) para apresentar a iniciativa com mais detalhes.  “Estamos atendendo centenas de solicitações dos associados preocupados com a segurança da nossa atividade. Este programa foi pensado para promover a segurança das frotas, dos trabalhadores e das cargas”, comenta o diretor de Gestão, Roberto Machado.  Sobre o Programa  Além de preservar vidas, o Programa tem como objetivo também incentivar práticas sociais e ambientais paralelamente e, consequentemente, a preparação para a certificação ISO 39001.  O Programa abrange toda transportadora, sem distinção de categoria ou porte e conta com a validação técnica da GCS – Global Certification System – como organismo de conformidade em segurança Viária com acreditação internacional.  Presente  A Dipesul/Volo, primeira empresa a apoiar a iniciativa, preparou uma bonificação especial às transportadoras. As primeiras 5 participantes que tiverem o melhor desempenho no diagnóstico receberão um voucher com o valor integral investido no Programa.  “A nossa principal preocupação é praticar, para que as pessoas possam fazer o feijão com arroz e implementar isso na sua rotina até que fique natural, no DNA da das empresas”, comenta Nelson Gehrke, CEO da Dipesul/Volo.   Faça Parte  Para saber como participar deste programa, basta enviar email para segurancaviaria@setcergs.com.br ou coordenacaors@gcscertification.com.  Fonte: SETCERGS

Transporte rodoviário de cargas contrata mais de 42 mil profissionais no primeiro semestre de 2022

Contratações superiores às demissões são confirmadas pelo Painel CNT do Emprego no Transporte; apenas cinco estados brasileiros demitiram mais do que contrataram O mercado de trabalho do transporte rodoviário de cargas brasileiro chegou encerrou o primeiro semestre de 2022 aquecido e em crescimento. Prova disso é o número maior de contratações em relação ao número de demissões. De acordo com levantamento mais recente do Painel do Emprego no Transporte, iniciativa da Confederação Nacional do Transporte (CNT), o segmento gerou de janeiro a junho de 2022 um total de 42.956 novas vagas de emprego no país. O saldo positivo é resultado das 338.188 admissões frente aos 295.232 desligamentos. O Painel do Emprego no Transporte também traz dados relevantes por regiões e estados. Nos seis primeiros meses do ano, o Sudeste acumulou a maior parte dos novos postos de trabalho, 23.550 vagas, seguido pela região Sul com 9.301, Centro-Oeste com 6.858, Norte com 1.996 novos postos de trabalho e Nordeste com 1.220 postos de trabalho abertos. Já o levantamento por Estados revelou que 21 unidades federativas e o Distrito Federal registraram saldos positivos nas contratações de novos colaboradores. Já os estados do Acre, Pará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba registraram mais demissões que admissões no acumulado de janeiro a junho de 2022. Transporte urbano de passageiros Diretamente impacto pelos dois anos de pandemia de Covid-19 (Coronavírus), o transporte rodoviário de passageiros urbanos segue voltando a contratar mais profissionais que demitir. Segundo o Painel do Emprego no Transporte, foram 3.913 novos postos de trabalho abertos nos seis primeiros meses de 2022, resultado das 46.408 admissões frente aos 42.495 desligamentos. Balanço geral do setor de transportes No geral, ou seja, considerando todos os segmentos, o transporte brasileiro chegou ao final de junho de 2022 registrando crescimento no mercado de trabalho. De acordo com o Painel do Emprego no Transporte, que se baseia nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, a diferença entre admissões (442.800) e desligamentos (386.239) de janeiro a junho de 2022, resultou em um saldo positivo de 56.561 novos postos de trabalho. Fonte:  Caminhões e Carretas

Projeto de lei torna obrigatória a construção de pontos de descanso para caminhoneiros em rodovias

Locais de descanso deverão ser construídos em todas as rodovias estaduais e federais privatizadas; se aprovado, PL também atualizará contratos de concessão vigentes Mesmo estando previstos na Lei 13.103/15, também conhecida como “Lei dos Caminhoneiros”, A falta de pontos de parada e descanso (PPD) nas rodovias brasileiras segue sendo um dos principais desafios do transporte rodoviário de cargas. Com o objetivo de reverter essa realidade e garantir maior comodidade aos profissionais do volante, o Deputado Federal Ney Leprevost (UNIÃO/PR), apresentou na última quinta-feira, 4 de agosto, o Projeto de Lei (PL) nº 2161/2022. A proposta torna obrigatória a construção de pontos de parada e descanso (PPD) em todas as rodovias estaduais e federais privatizadas. Ao contrário do que se imagina, a proposta não abrangerá apenas as novas concessões rodoviárias. Segundo a redação da PL, se aprovado, os contratos de concessão vigentes deverão ser atualizados em até 180 dias e consequentemente passarem a contar também com a determinação de construção dos PPD’s. “A presente proposta visa dar efetividade ao disposto nas Leis nº 12.619, de 30 de abril de 2012, e nº 13.103, de 2 de março de 2015, popularmente conhecidas como “Lei dos Caminhoneiros”, tratam sobre o exercício da profissão de motorista profissional de transporte de cargas e de passageiros com especial enfoque no regramento da jornada de trabalho e do tempo de direção”, justifica o parlamentar. Aprovação da proposta Apesar da proposta ter sido apresentada, não há garantias de que será aprovada e colocada em prática. É necessário ainda a apreciação e votação na Câmara dos Deputados e no Senado, para posteriormente seguir para sanção ou veto da Presidência da República. Não há uma data definida para cada uma destas etapas. Confira na íntegra o PL 2161/2022: CLIQUE AQUI Fonte: Caminhões e Carretas – Foto: Marcin Jozwiak/Unsplash

SETCERGS completa 63 anos

Sindicato gaúcho é referência em representatividade empresarial O dia 5 de agosto marca a data de fundação do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no Estado do Rio Grande do Sul. Criado em 1959 pela necessidade de estabelecer um mercado mais justo e de cobrar o desenvolvimento de infraestrutura para o setor, o SETCERGS estabelece relações com o poder público e com a comunidade visando o atendimento de demandas em legislação, formação profissional e demais questões, além de desenvolver práticas de responsabilidade social. Uma delas é o lançamento do Programa de Segurança Viária SETCERGS, iniciativa que tem objetivo de incentivar e orientar as empresas no aperfeiçoamento da gestão responsável e implementação de práticas adequadas. “As mortes no trânsito precisam ser reduzidas a zero”, afirma o presidente da entidade. Sérgio Gabardo lembra dos vários efeitos positivos da segurança viária. “Ela estimula práticas ambientais, evita perdas de cargas, auxilia na prevenção ao roubo, muda a cultura e a disciplina dos motoristas.” Aos 63 anos, o SETCERGS é referência de representação empresarial em todo país. Em 2021, viu o número de associadas crescer 9%, justamente num período em que muitas instituições enfrentaram dificuldades para manter o quadro.  Para o diretor de Gestão Roberto Machado, é um resultado do trabalho realizado pelo sindicato. “É a leitura das nossas ações feita pelos transportadores, que perceberam a eficiência da entidade aliada à transparência da nossa gestão”, enfatiza. Fonte: SETCERGS

Presidente do SETCERGS recebe Medalha de Mérito do Transporte – NTC

NTC&Logística realizou a 34ª edição da premiação Na noite de sexta-feira (05), foi realizada a cerimônia da 34ª Medalha de Mérito do Transporte, desenvolvida pela NTC&Logística. A premiação homenageia pessoas físicas e jurídicas que se destacam pela atuação no setor de transporte rodoviário de cargas.  Neste ano, a entidade agraciou dez personalidades relevantes para o segmento indicadas pelo Conselho da associação, formado por ex-presidentes, presidentes das Federações, membros efetivos e membros suplentes. Entre elas, está o presidente do SETCERGS, Sérgio Gabardo. Iniciando a cerimônia, Francisco Pelucio agradeceu a presença de todos os convidados, destacou a importância de cada homenageado e demonstrou alegria de entregar o prêmio presencialmente após mais de 2 anos de pandemia. A entrega das homenagens ficou na responsabilidade do presidente e do vice-presidente, Eduardo Rebuzzi. “Para mim, é uma alegria muito grande entregar a Medalha de Mérito do Transporte – NTC, pra quem trabalhou e ainda atua em prol do desenvolvimento do segmento que auxilia na movimentação da economia brasileira. Para quem não sabe, eu entreguei esse prêmio pela primeira vez a mais de 15 anos, quando ainda era tesoureiro da entidade. E agora, entregar novamente, depois de tanto tempo, é motivo de muita emoção para mim. Parabéns a todos os homenageados e espero que todos curtam muito essa noite”, declarou Pelucio. Os agraciados com a 34 Medalha de Mérito – NTC 2022 foram: Silvio Ferreira de Carvalho Júnior, presidente do SINDICARGA-RJ, João Guimarães Bessa, presidente da TransJordano, Sérgio Mário Gabardo, presidente do SETCERGS, Markenson Marques, presidente o Grupo Cargolift e diretor da Fetranspar, Riberto Lima, presidente do SETRAM, Jerônimo Goergen, Deputado Federal, Marcelo de Holanda Maranhão, presidente do SETCARCE, José Maria Gomes, presidente da ABTLP, Hélio José Rosolen, presidente da WestCargo e Antônio Lauro Valdivia, assessor técnico da NTC&Logística. O primeiro a ser chamado para receber a homenagem foi Silvio Ferreira de Carvalho Júnior, presidente do SINDICARGA-RJ, que atua desde a década de 70 e desde então dedica sua vida em prol do desenvolvimento do segmento como um todo. “Receber essa medalha da entidade mais representativa do transporte de cargas do Brasil é algo diferente. Fiquei extremamente feliz e surpreso por receber essa belíssima homenagem. Entrei nas entidades de classe aos 27 anos e desde então, sigo cada vez mais envolvido no setor, buscando melhorias para o país como um todo”, destacou Silvio. Em seguida, foi a vez de João Bessa, presidente da TransJordano, natural do estado de Minas Gerais e Membro do Conselho fiscal do Sindicamp, receber a Medalha de Mérito e receber a palavra para seu discurso.  “Estou completamente emocionado, quando recebi a notícia que seria homenageado, meu coração se encheu de alegria e minha memória se lembrou do meu início no transporte e também da fundação da TransJordano há 23 anos. De lá para cá foram tantos desafios e conquistas incontáveis, e essa homenagem nos dá ânimo para seguir em frente sempre com a excelência que buscamos junto ao nosso time na empresa”, comentou Bessa. O terceiro homenageado da noite foi Sérgio Mário Gabardo, presidente do SETCERGS, que iniciou no setor como motorista de caminhão para transportar os produtos produzidos na lavoura da família e posteriormente se tornou sócio-fundador da Transportes Gabardo Ltda. Na ocasião, Sérgio chamou ao palco pessoas importantes de toda sua trajetória no TRC. “Para mim é uma enorme honra receber essa premiação. Aos que estão ao meu lado, saibam que eu não atingiria esse patamar sem o auxílio de vocês. Atuo também em outros setores, como o de concessionária de veículos e entendo que o nosso segmento, o transporte de cargas, é o grande responsável pelo desenvolvimento de nossa economia”. Em seguida, foi a vez de Markenson Marques, presidente o Grupo Cargolift e diretor da Fetranspar, receber sua homenagem. Sua empresa, criada ao lado de somente mais um funcionário e um capital de U$ 35.000, possui atualmente 13 unidades pelo país e 28 anos de existência. “Eu tenho 58 anos e nunca imaginei que, quando fundei a Cargolift com apenas 35 mil dólares, no mês em que completamos 28 anos, estaria recebendo essa homenagem tão importante. É uma honra sem tamanho e uma dupla alegria para mim. Aproveito para compartilhar a missão que carrega a Cargo Lift: Proporcionar melhor qualidade de vida a sociedade instruindo-os no caminho em que devem andar, sobretudo porque nós confiamos em Deus”. O quinto homenageado da noite foi Riberto Lima, presidente do SETRAM e proprietário da Lima e Lima Transportes. O empresário é pioneiro no transporte de granéis sólidos e também atua nos ramos de construção civil, agronegócio e aditivos para construção. “Que felicidade. Me sinto extremamente honrado em receber essa homenagem. Gostaria de fazer um agradecimento especial ao meu pai, que me ingressou nesse caminho do TRC, a todos que se dedicam a esse nosso árduo setor, aos que abriram as portas e me deram a oportunidade de contribuir e também fazer algo pelo nosso segmento. Eu amo o que eu faço”. Jerônimo Goergen foi o próximo a ser chamado para o palco, para receber a Medalha de Mérito NTC. O Deputado Federal foi autor da Nova Lei do Motorista e relator do Documento de Transporte Eletrônico (DT-e). “Assim como todos que falaram aqui, não posso deixar de também mencionar a família. Por mais que seja uma jornada corrida e, muitas vezes, ausente, não somos nada sem eles e sem o apoio que nos impulsiona. Receber uma homenagem tão importante do setor é muito gratificante, ainda mais por, mesmo não fazendo parte diretamente, ser reconhecido como alguém que batalha e apoia da mesma forma. Essa medalha que ponho no meu peito e essa placa, vou levar como compromisso e que, onde eu estiver, lembre que estou ao lado de vocês”. Em seguida, foi a vez de Marcelo de Holanda Maranhão, presidente do SETCARCE, receber sua homenagem. O empresário, que iniciou suas atividades no transporte rodoviário de cargas em 1998, quando fundo a AM&C Transportes e desde 2015 atua nas entidades de classe, promoveu juntamente com Clóvis Bezerra, uma grande ampliação da representação

Comunicado CONET de agosto de 2022

Estudos do DECOPE indicam que a inflação no TRC explodiu O DECOPE – Departamento de Custos Operacionais e Pesquisas Técnicas e Econômicas da NTC&Logística responsável por estudos técnicos, voltados à apuração de custos de transporte rodoviário de cargas e logística, estatísticas do setor, estudos macroeconômicos e formação de índices de custos referenciais que medem a inflação do TRC há 28 anos. Seguindo a sistemática de apuração dos índices que indicam o impacto da variação dos preços dos insumos do serviço de transporte rodoviário de carga, o DECOPE registrou nos últimos doze meses os maiores índices de inflação média para o segmento de carga lotação (INCTL) desde a criação deste índice pela NTC em 2003. Já para o segmento de transporte de cargas fracionadas (INCTF) o valor também é histórico, o maior dos últimos 26 anos (superado apenas pelos números iniciais de 1995). O acumulado de 12 meses do INCTL alcançou 31,05% em junho de 2022, sustentado pelos 63% de aumento do diesel (S10). Nos 12 meses o INCTF teve um acumulado de 17,60%.   Contribui de forma significativa os aumentos, nos últimos 12 meses, dos principais insumos utilizados pelo setor, além do combustível: aditivo Arla32 70,1%, veículos 31,2%, rodagem 19,3%, aluguéis 10,3% etc. É importante observar que estes valores do INCT se referem apenas a inflação dos últimos 12 meses, não reflete a defasagem do frete que não só persiste, e é reflexo do aumento fora do normal dos insumos pós Pandemia.  Ainda preocupa a falta do recebimento dos demais componentes tarifários, tais como frete-valor que está relacionado aos custos dos riscos legais da atividade e o GRIS que remunera os custos inerentes às medidas de combate ao roubo de carga e os custos decorrentes dele.   Cabe lembrar que muitas vezes os custos adicionais, decorrentes de serviços eventuais tais como: devolução, reentrega, permanência de carga entre outros, são superiores ao próprio frete peso. Uma situação que precisa ser tratada adequadamente pelo mercado rapidamente.  Concluindo, o momento é difícil, pois o setor tem que enfrentar uma corrida para repassar os aumentos frequentes que está sofrendo (foram 4 anúncios de reajuste da Petrobras em 6 meses) e, além disso, teremos uma campanha eleitoral, copa do mundo, alta dos juros, ameaça de recessão no mundo e, para piorar uma guerra na Europa. Agravando ainda mais a situação, verifica-se que, mesmo os insumos estando com valores altos, boa parte deles não são encontrados no mercado e, além disso, persiste a condição onde muitos transportadores não conseguiram reajustar seus fretes adequadamente comprometendo bastante o caixa das empresas, razão pela qual, o alerta tem caráter vital para a preservação da saúde financeira e da capacidade de investimento das empresas do setor.  Portanto, é aconselhável e prudente que o transportador e seus contratantes negociem o repasse da inflação do período e das defasagens anteriores, a fim de manter o equilíbrio de seus contratos, a manutenção da qualidade e a garantia dos serviços de transporte de forma sustentável. São Paulo, 4 de agosto de 2022. Fonte: NTC&Logística

Afrânio Kieling participa do CONET&Intersindical em São Paulo

Nos dias 4 e 5 de agosto acontece o CONET&Intersindical no Hotel Grand Hyatt em São Paulo, promovido pela NTC&Logística. O presidente do Sistema Fetransul e do Conselho Regional do SEST SENAT no RS, Afrânio Kieling está participando do evento, acompanhado do time gaúcho, Gilberto da Costa Rodrigues, diretor executivo da federação, Moisés Santos, presidente do Sindicar, Fernando Marini, presidente do Sindibento, Roberto Dexheimer, diretor do Setcergs, Dra. Raquel Caleffi e Dr. Ronaldo Vanin, assessores jurídicos do Sistema Fetransul. Com mais de 50 anos de história, o evento acontece semestralmente para publicar os resultados acumulados do frete e para debater as principais dificuldades enfrentadas pelos protagonistas do setor. A programação é dividida em duas etapas, uma para cada dia de evento: a Conferência Nacional dos Estudos em Transportes, Tarifas e Mercado (CONET) e o Intersindical. A pauta principal será a exibição dos resultados da pesquisa produzida pelo Departamento de Custos Operacionais (DECOPE) da entidade sobre os índices de custos no transporte. Conduzido por técnicos da área, o levantamento leva em conta as alterações nos preços dos combustíveis, dos pedágios, dos seguros e da compra de caminhões, de autopeças e de pneus, entre outros. Haverá a entrega da Medalha de Mérito do Transporte – NTC 2022. A premiação homenageia as pessoas físicas e jurídicas que realizam ações em prol do desenvolvimento do transporte rodoviário de cargas. Os contemplados pela honraria foram escolhidos pelo comitê formado pelos ex-presidentes da entidade. Neste ano, serão agraciados o assessor técnico da NTC&Logística, Antônio Lauro Valdivia; o deputado federal, Jerônimo Goergen, o presidente da West Cargo, Hélio José Rosolen; o fundador da TransJordano, João Bessa; o presidente da ABTLP, José Maria Gomes; o presidente do SETCARCE, Marcelo Maranhão; o fundador da Cargolift, Markenson Marques; o presidente do SETRAM, Riberto Lima; o presidente do SETCERGS, Sérgio Gabardo; e o presidente do Sindicarga, Sílvio Ferreira de Carvalho Junior. Com informações da NTC&Logística