Campanha Motorista de Futuro orienta alunos de escola pública em Porto Alegre

Na manhã de hoje (02) foi a vez dos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Danilo Antônio Zaffari, participarem da Campanha Motorista de Futuro e vivenciarem um pouco sobre as atividades do motorista profissional do transporte rodoviário de cargas. A Campanha é promovida pelo Sistema Fetransul que tem como objetivo a atração e sensibilização dos jovens com a profissão motorista. Na visita guiada, os alunos assistiram a explanação do técnico de formação profissional do SEST SENAT, André Weinert, que falou sobre as atividades do motorista profissional e sua importância na sociedade. Após o bate-papo, os jovens conheceram o simulador de direção que é tecnologia de ponta a serviço da qualificação profissional para o transporte. A prática no equipamento faz parte do treinamento de motoristas de cargas e de passageiros e dá aos alunos experiência para enfrentar desafios reais da profissão.  Os alunos também tiveram contato direto com um caminhão de alta tecnologia, disponibilizado pela empresa Reiter Log. O Instrutor de motorista  Alexandre Acir Kuhn explicou aos alunos sobre as funcionalidades do veículo. Com o intuito de levar informação e despertar o interesse nos jovens sobre a profissão, o Sistema Fetransul continuará realizando ações voltadas à alunos de escolas públicas em parceria com o SEST SENAT. Nos próximos meses as ações serão realizadas nas cidades onde os sindicatos filiados possuem suas sedes. Sobre o Programa:Motorista de Futuro foi tema do trabalho de conclusão dos alunos do curso de pós-graduação em Gestão de Negócios da Fundação Dom Cabral, finalista do prêmio Inova Transporte da Rede Alumni. Parceria que fortaleceO Sistema Fetransul reconhece a importante parceria da unidade do SEST SENAT de Porto Alegre e toda sua equipe. O apoio das empresas também tem sido fundamental com a disponibilidade de um caminhão e motorista em todas as ações. Escolas interessadas em realizar a visita guiada, poderão entrar em contato através dos contatos abaixo: E-mail motoristadefuturo@fetransul.com.brFone (51) 3015.0576Instagram: @fetransulrsPara saber mais sobre a CAMPANHA MOTORISTA DE FUTURO, acesse: https://www.fetransul.com.br/motoristadefuturo/

Unidade do SEST SENAT de Bento Gonçalves recebe o nome de Paulo Vicente Caleffi

A unidade do SEST SENAT de Bento Gonçalves, recebeu na manhã de hoje (02) o nome do empresário Paulo Vicente Caleffi que atua no setor de transportes há mais de 50 anos. A homenagem prestada é em reconhecimento à importante atuação do empresário em prol do avanço no transporte no Brasil. O presidente do Sistema Fetransul e do Conselho regional do SEST SENAT no RS, Afrânio Kieling, participou da solenidade que contou com lideranças do setor e da região. Estiveram presentes os representantes dos sindicatos filiados ao sistema, Glademir Zanette, presidente do Setnoroeste, Moisés Santos, presidente do Sindicar, Cleimar Sfredo, vice-presidente do Sindibento, Francisco Pelúcio, presidente da NTC e Francisco Cardoso, presidente da ABTI. Kieling parabenizou o trabalho realizado por Caleffi durante sua trajetória no setor de transportes e como presidente do Conselho Regional do SEST SENAT. “Foram 12 unidades inauguradas em nosso Estado que hoje beneficiam diretamente os trabalhadores do transporte e as comunidades onde o SEST SENAT está inserido”, concluiu. Caleffi agradeceu a homenagem e falou sobre sua história profissional e a importância do SEST SENAT para o transporte, sistema que o empresário trabalhou durante quase duas décadas.

Sistema Fetransul envia sugestões ao Conselho de Boas Práticas Tributárias do RS

O Sistema FETRANSUL, enviou ao Conselho de Boas Práticas Tributárias da Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul (CBPT), os pleitos prioritários para o setor de transportes, vinculados aos temas: Crédito Presumido; Isenção do ICMS  no Frete Interno; Programa de renovação de frota;  Redução do tempo de aproveitamento de Crédito sobre o ativo imobilizado; Instituição de Isenção de IPVA para veículos movidos a motor elétrico e modelos híbridos; Adequação da reponsabilidade do transportador de cargas e Infraestrutura Rodoviária – EPPs. Dr. Fernando Massignan, assessor jurídico do Sistema Fetransul, é membro efetivo do Conselho e interage com o governo através do CBPT com o objetivo de tornar o setor e o Estado mais competitivo Sobre o CBPT: É um fórum permanente de diálogo entre a Administração Tributária e representantes de contribuintes e da sociedade, que foi criado pela Lei nº 15.576/20 e implementado em agosto de 2022 pela Receita Estadual, oportunizando o debate e a busca por soluções relacionadas a temas de interesse mútuo e questões tributárias estratégicas para o Rio Grande do Sul. Clique AQUI e confira na íntegra o documento com os pleitos prioritários! Foto: Robson Nunes/Ascom Sefaz

Penúltimo Dia para se Inscrever no Seminário Itinerante da COMJOVEM Em Bento Gonçalves

A ntc&logística, por meio da COMJOVEM, realizará a terceira edição do seminário Itinerante, desta vez com o Núcleo de Porto Alegre e acontecerá na próxima sexta-feira, dia 2 de junho, a partir das 14h no SEST SENAT de Bento Gonçalves no interior do Rio Grande do Sul. Hoje é o penúltimo dia para fazer inscrição no evento. Muitas atrações estão previstas, para que todos aproveitem o melhor conteúdo e fiquem por dentro dos assuntos que estão na atualidade. O evento promovido pela entidade já é tradicional, com mais de 19 anos de histórias, e tem como objetivo levar o conteúdo desenvolvido pela NTC&Logística para mais próximo de seu associado em todo o país, promovendo capacitação técnica, discussões de assuntos que movimentam o segmento, busca de resoluções para desafios locais, além de fornecer oportunidades de negócios aos empresários e executivos do setor de transporte de cargas. A entidade por meio da COMJOVEM preparou uma programação, confira a seguir: 14h00 – Abertura André de Simone – Coordenador Nacional da COMJOVEM Geovani Serafim – Vice-coordenador Nacional da COMJOVEM Francisco Pelucio – Presidente da NTC&Logística Sérgio Mário Gabardo– Presidente do Setcergs Afrânio Rogério Kieling – Presidente da Fetransul Tony Bernardini – Coordenador do Núcleo da COMJOVEM Porto Alegre 14h20 – Momento Autotrac 14h30 – Apresentação COMJOVEM 14h40 – Comunicados especiais / Ação Social COMJOVEM Porto Alegre 14h50 – Momento Volkswagen Caminhões e Ônibus 15h00 – Mesa Redonda: Novidades da Logística em NY Mediador: Lucas Scapini Convidados: José Cincos, Tais Lorenz e Diego Tomasi 15h50 – Coffee Break 16h10 – Momento Mercedes-Benz 16h20 – Trajetória Empreendedora no TRC Mediadores: André de Simone e Geovani Serafim Convidados: Paulo Caleffi e Sérgio Mário Gabardo 17h10 – Momento IVECO 17h20 – Cenário Político Econômico 2023 Palestrante: Jerônimo Goergen 18h10 – Encerramento Faça já sua inscrição: https://www.portalntc.org.br/eventos/seminario-itinerante-edicao-porto-alegre/ O Seminário Itinerante- Edição COMJOVEM Porto Alegre é uma realização da NTC&Logística por meio do Núcleo COMJOVEM Porto Alegre, tendo como entidades anfitriãs a FETRANSUL e SETCERGS, com o patrocínio da Autotrac, BL Brokers, FENATRAN, Iveco, Mercedes-Benz e Volkswagen Caminhões e Ônibus, apoio logístico da Braspress e apoio institucional da CNT/SEST SENAT/ITL e FUMTRAN. Fonte: www.portalntc.org.br

Matrículas abertas para especialização em Gestão de Finanças do ITL

A especialização é gratuita, e voltada para gestores das empresas de transporte associados ao Sistema Transporte Estão abertas as inscrições para a terceira turma da Especialização em Gestão de Finanças. O curso é uma pós-graduação lato sensu ministrada pelo Ibmec Educacional e tem como objetivo elevar a performance dos participantes por meio de conteúdos aderentes à realidade do setor de transporte.  A especialização é gratuita e voltada a gestores financeiros das empresas associadas ao Sistema Transporte. As inscrições podem ser feitas até 30 de julho. O curso faz parte do Programa Avançado de Capacitação do Transporte, coordenado pelo ITL e promovido pelo SEST SENAT. O programa tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de pesquisas científicas. São requisitos obrigatórios para se candidatar ao processo seletivo e participar da Especialização em Gestão de Finanças: ser um profissional do setor de transporte; exercer cargo de gestor financeiro; ter no mínimo dois anos na posição de liderança no cargo de gestor financeiro; e ter nível superior completo em qualquer área de formação.  O curso tem carga horária total de 370 horas, sendo 20% ministradas a distância e 80% em encontros presenciais. A modalidade presencial é realizada, bimestralmente, durante cinco dias consecutivos, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h, na cidade de São Paulo (SP). A capacitação tem duração de, aproximadamente, 16 meses, com início previsto em 23 de outubro.  O currículo da Especialização em Gestão de Finanças foi idealizado considerando o pensamento prático do mundo dos negócios e foi dividido em oito módulos: Carreira, Novas Práticas de Gestão e Cenários Econômicos Aplicados ao Setor de T&L; Fundamentos de Gestão Contábil-Financeira e Custos; Engenharia Econômica e Riscos Financeiros; Mercado Financeiro e Análise Econômica Empresarial; Orçamento, Gestão do Capital de Giro e Operações Societárias; Business Intelligence; Governança, Compliance, Tributário e Recuperação; e User Experience. Clique aqui para ver o edital e preencher a ficha de inscrição disponível.   Por Agência CNT Transporte Atual

Sistema Transporte é finalista do Prêmio Serpro de Privacidade e Proteção de Dados

O Programa Nacional LGPD no Transporte é um aliado dos transportadores na adequação aos princípios da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais O Programa Nacional LGPD no Transporte é um dos três finalistas do 2º Prêmio Serpro de Privacidade e Proteção de Dados. A premiação é um reconhecimento das iniciativas de impacto para a cultura de privacidade e que contribuam para disseminar boas práticas em tratamento de dados, conforme os preceitos da lei nº 13.709/2018. Também são finalistas o Grupo Globo e o Grupo Sabin. Os vencedores serão divulgados em 15 de junho. Iniciado em 2020, o Programa Nacional LGPD no Transporte foi criado com o objetivo de preparar o Sistema Transporte (CNT, SEST SENAT e ITL) e as empresas do setor para o novo ambiente legal. Desenvolvido em três vertentes (sensibilização, capacitação profissional e aplicação), o Programa inclui a realização de eventos, a produção de material informativo e a oferta de cursos. Para concretizá-lo, o Sistema teve a consultoria do saudoso professor Danilo Doneda, que foi um dos autores do anteprojeto que resultou na Lei. Um dos maiores êxitos do Programa é o Guia de Boas Práticas de Proteção de Dados no Setor de Transporte (publicador.sestsenat.org.br/arquivos/b37861f6-e632-45d7-89ca-e8cdbca3d267.pdf). Voltada para a realidade das empresas, a publicação apresenta, de forma objetiva, uma série de protocolos para o tratamento de dados. O Guia contempla todos os modais do transporte e dá um passo importante rumo à autorregulação do setor. Quer saber mais sobre a LGPD e a atuação do Sistema Transporte? O Sistema reuniu todo o seu material e as ações referentes ao assunto na página lgpd.cnt.org.br. Com isso, o conhecimento sobre a proteção de dados pessoais no setor de transporte fica armazenado em um só lugar, de acesso amplo e democrático. Por Agência CNT Transporte Atual

Últimos dias para se inscrever no Seminário Itinerante da Comjovem em Bento Gonçalves

A ntc&Logística, por meio da COMJOVEM, realizará a terceira edição do seminário Itinerante, desta vez com o Núcleo de Porto Alegre e acontecerá na próxima sexta-feira, dia 2 de junho, a partir das 14h no SEST SENAT de Bento Gonçalves no interior do Rio Grande do Sul. Muitas atrações estão previstas, para que todos aproveitem o melhor conteúdo e fiquem por dentro dos assuntos que estão na atualidade. O evento promovido pela entidade já é tradicional, com mais de 19 anos de histórias, e tem como objetivo levar o conteúdo desenvolvido pela NTC&Logística para mais próximo de seu associado em todo o país, promovendo capacitação técnica, discussões de assuntos que movimentam o segmento, busca de resoluções para desafios locais, além de fornecer oportunidades de negócios aos empresários e executivos do setor de transporte de cargas. A entidade por meio da COMJOVEM preparou uma programação, confira a seguir: 14h00 – Abertura André de Simone – Coordenador Nacional da COMJOVEM Geovani Serafim – Vice-coordenador Nacional da COMJOVEM Francisco Pelucio – Presidente da NTC&Logística Sérgio Mário Gabardo– Presidente do Setcergs Afrânio Rogério Kieling – Presidente da Fetransul Tony Bernardini – Coordenador do Núcleo da COMJOVEM Porto Alegre 14h20 – Momento Autotrac 14h30 – Apresentação COMJOVEM 14h40 – Comunicados especiais / Ação Social COMJOVEM Porto Alegre 14h50 – Momento Volkswagen Caminhões e Ônibus 15h00 – Mesa Redonda: Novidades da Logística em NY Mediador: Lucas Scapini Convidados: José Cincos, Tais Lorenz e Diego Tomasi 15h50 – Coffee Break 16h10 – Momento Mercedes-Benz 16h20 – Trajetória Empreendedora no TRC Mediadores: André de Simone e Geovani Serafim Convidados: Paulo Caleffi e Sérgio Mário Gabardo 17h10 – Momento IVECO 17h20 – Cenário Político Econômico 2023 Palestrante: Jerônimo Goergen 18h10 – Encerramento Faça já sua inscrição: https://www.portalntc.org.br/eventos/seminario-itinerante-edicao-porto-alegre/ O Seminário Itinerante – Edição COMJOVEM Porto Alegre é uma realização da NTC&Logística por meio do Núcleo COMJOVEM Porto Alegre, tendo como entidades anfitriãs a FETRANSUL e SETCERGS, com o patrocínio da Autotrac, BL Brokers, FENATRAN, Iveco, Mercedes-Benz e Volkswagen Caminhões e Ônibus, apoio logístico da Braspress e apoio institucional da CNT/SEST SENAT/ITL e FUMTRAN. Fonte: NTC

Inmetro publica portaria com aperfeiçoamentos do PBE Veicular

Programa completa 15 anos em 2023 e abrange 100% da frota o Inmetro publicou, dia 25 de maio, a portaria com atualização de requisitos para avaliação de consumo energético e emissões dos veículos que integram o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). Entre as principais atualizações, há a incorporação dos métodos de ensaios específicos de veículos híbridos e elétricos a bateria, baseado nas normas da ABNT e SAE (Society of Automotive American Engenieers), o aumento do rigor nos ensaios de eficiência energética, e novos parâmetros para calcular os índices de poluentes emitidos pelo veículo, seguindo o padrão estabelecido pelo Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (PROCONVE/Ibama). Para o consumidor, há novidades importantes. Ele passará a ver em todas as mídias a informação da autonomia real dos veículos elétricos (em km), uma vez que a nova portaria também determina que os valores de autonomia e eficiência divulgados pelas montadoras, para veículos eletrificados, sejam os mesmos que constam na tabela do Inmetro. “São alterações amplamente discutidas com a indústria, em um processo de evolução constante do programa. Queremos dar informações relevantes ao consumidor, para ajudá-lo na decisão de compra, e ajudar a indústria a comunicar à sociedade os principais atributos dos seus produtos”, afirmou Hercules Souza, chefe da Divisão de Verificação e Estudos Técnico-Científicos (Divet). As montadoras têm até o dia 30 de setembro para adequação ao novo regulamento. Portaria: www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-169-de-3-de-maio-de-2023-485619287 Fonte: gov.br

SEST SENAT realiza mais de 274 mil atendimentos em 26 dias de mobilização

Neste ano, o foco da conscientização são as escolhas que cada pessoa pode fazer para tornar o trânsito mais humanizado e mais seguro O SEST SENAT realiza, desde 1º de maio, mais uma mobilização nacional da campanha do Maio Amarelo. Até sexta-feira (26), foram registrados mais de 274 mil atendimentos para trabalhadores do transporte e para a comunidade em geral em quase 700 pontos do país. Em 2023, a CNT e o SEST SENAT são os apoiadores centrais da campanha, que conta com esforços do Observatório Nacional de Segurança Viária, do Ministério dos Transportes e do Ministério das Cidades. Foram desenvolvidas diversas atividades, como blitze educativas, palestras de conscientização e atendimentos gratuitos de saúde. As ações foram realizadas em empresas de transporte, terminais de cargas e de passageiros, pontos de parada e postos de combustíveis. Os profissionais das Unidades Operacionais levaram conscientização e orientações sobre o papel de cada um para a construção de um trânsito mais seguro. O mote da campanha em 2023 — “No trânsito, escolho a vida” — nos lembra que decisões individuais acertadas podem proteger, também, a vida de quem está ao redor. Por isso, usar todos os equipamentos ou dispositivos de segurança deve ser a primeira escolha no trânsito, seja como pedestre, ciclista, motociclista ou motorista. Além de conscientizar, a mobilização proporciona atendimento para motoristas e trabalhadores do transporte. Profissionais das Unidades Operacionais do SEST SENAT realizam avaliações e dão orientações de como eles podem melhorar os cuidados com a saúde. “Eu participei da mobilização do Maio Amarelo e achei muito bom. Acredito que esse tipo de ação seja importante para nós, caminhoneiros, porque traz uma atenção em relação à nossa saúde, além de ser algo que realmente enaltece a nossa profissão”, afirmou o motorista profissional Igor Abizares, que participou da ação em Jacareí (SP). A mobilização acontece até o dia 31 de maio. Participe das ações da unidade operacional mais próxima de você e aproveite as atividades para cuidar melhor da sua saúde e aprender o que pode ser feito para tornar o trânsito mais seguro. Clique aqui e veja os locais da ação. Madrinha da mobilização A deputada federal Helena Lima (MDB/RR) é a madrinha da mobilização nacional do SEST SENAT. A parlamentar é empresária e defensora do setor de transporte. Nessa sexta-feira (26), ela participou de uma ação no Terminal do Caimbé, em Boa Vista (RR), onde pôde ver de perto como são os atendimentos do SEST SENAT aos trabalhadores do transporte. Também estiveram presentes na ação o presidente do Conselho Regional Norte I do SEST SENAT, Francisco Saldanha Bezerra Junior, o supervisor do Conselho Regional Norte I do SEST SENAT, Demetrios Silva, a gerente de Relacionamento com o Poder Legislativo da CNT, Andrea Cavalcanti, e a diretora da unidade do SEST SENAT de Boa Vista, Karla Pinheiro.   “Este ano, o movimento Maio Amarelo completa dez anos e eu tenho a honra de ser madrinha deste projeto nacional, que tem preservado milhares de vidas por meio do diálogo e da conscientização de toda a população. Temos muitos desafios no trânsito em todo o país, especialmente na região Norte, que represento, e tenho lutado para mudar essa realidade. Quero fazer um convite especial a você, motorista, passageiro, pedestre, ciclista, a todos: vamos escolher a vida”, afirmou a deputada. Fonte: CNT

Participe do Seminário Itinerante da COMJOVEM em Bento Gonçalves

O Seminário Itinerante nasceu há 19 anos com o objetivo de levar o conteúdo desenvolvimento pela NTC&Logística para mais próximo de seu associado em todo o país, promovendo capacitação técnica, discussões de assuntos que movimentam o segmento, busca de resoluções para desafios locais, além de fornecer oportunidades de negócios aos empresários e executivos do setor de transporte de cargas. A sua programação, leva em conta assuntos atuais e que estão relacionados as questões que impactam diretamente nas atividades das empresas, contando com a apoio da coordenação nacional da COMJOVEM na organização do conteúdo do evento. O evento acontecerá no dia 02 de junho na unidade do SEST SENAT de Bento Gonçalves/RS com realização da NTC&Logística através do Núcleo COMJOVEM Porto Alegre, tendo como entidades anfitriãs a FETRANSUL, SETCERGS, e SINDIBENTO, com o patrocínio da Autotrac, BLBrokers, FENATRAN, Iveco, Mercedes-Benz e Volkswagen Caminhões e Ônibus, apoio logístico da Braspress e apoio institucional da CNT/SEST SENAT/ITL e FUMTRAN. Evento exclusivo para transportadores. PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR 14h00 – AberturaAndré de Simone – Coordenador Nacional da COMJOVEMGeovani Serafim – Vice-coordenador Nacional da COMJOVEMFrancisco Pelucio – Presidente da NTC&LogísticaSérgio Mário Gabardo– Presidente do SetcergsAfrânio Rogério Kieling – Presidente da FetransulTony Bernardini – Coordenador do Núcleo da COMJOVEM Porto Alegre 14h20 – Momento Autotrac 14h30 – Apresentação COMJOVEM 14h40 – Comunicados especiais / Ação Social COMJOVEM Porto Alegre 14h50 – Momento Volkswagen Caminhões e Ônibus 15h00 – Mesa Redonda: Novidades da Logística em NYMediador: Lucas ScapiniConvidados: José Cincos, Tais Lorenz e Diego Tomasi 15h50 – Coffee Break 16h10 – Momento Mercedes-Benz 16h20 – Trajetória Empreendedora no TRCMediadores: André de Simone e Geovani SerafimConvidados: Paulo Caleffi e Sérgio Mário Gabardo 17h10 – Momento IVECO 17h20 – Cenário Político Econômico 2023Palestrante: Jerônimo Goergen 18h10 – Encerramento