ANTT disponibiliza formato gráfico no Portal de Dados Abertos

agosto 13, 2021 0 Por Site Fetransul

Informações visam embasar decisões estratégicas e aprimorar a transparência para a sociedade

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), dentro das atividades do Biênio 2021-2023 do Plano de Dados Abertos (PDA), traz novos formatos de informação para a sociedade. Com o intuito de enriquecer a experiência dos usuários no Portal de Dados Abertos, e em complemento aos dados já disponíveis em formato aberto, a ANTT oferece também o formato gráfico de painéis dinâmicos, segregados por modais e disponibilizados por este link: Visualizações Gráficas – Temas – Portal de Dados Abertos ANTT.

Exemplos de dados que podem ser encontrados no formato de gráficos são números de autuações de transporte rodoviário de passageiros, quantitativo de produção e transporte das concessões ferroviárias e o volume de tráfego por praça de pedágio das concessionárias de rodovias. Tais informações serão úteis para decisões estratégicas da Agência, áreas de pesquisa, veículos de imprensa ou mesmo para estudantes acadêmicos.

Siga o caminho: Visualizações Gráficas -> HTML da informação desejada -> Explorar -> Recurso. As informações aparecem por meio da plataforma Microsoft Power BI.

Ouvidoria e Assessoria de Estruturação de Informações Estratégicas (Asinf) estão trabalhando juntas para aprimoramento da transparência de informações da ANTT.

Histórico – A Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal, instituída pelo Decreto n° 8.777 / 2016, tem o objetivo de aprimorar a cultura de transparência pública ao estabelecer regras para publicações, em formato aberto, de dados produzidos ou acumulados pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Portanto, a exemplo de outras iniciativas de transparência pública, preconiza-se o acesso à informação como um direito dos cidadãos.

Conceitualmente, os dados abertos são compreendidos como dados acessíveis ao público – que não estejam sob sigilo ou restrição de acesso – representados em meio digital, estruturados em formato aberto, processáveis por máquina, referenciados na internet e disponibilizados sob licença aberta que permita sua livre utilização, consumo ou cruzamento, limitando-se a creditar a autoria ou a fonte.

Saiba mais sobre o PDA/ANTT aqui.

Fonte: gov.br