A pedido da ANTT, países fronteiriços flexibilizam regras de transporte com origem e destino ao RS

maio 14, 2024 Off Por Site Fetransul

As consultas quanto à possibilidade de entrada no país de veículos com donativos recebem tratamento prioritário.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), como Organismo de Coordenação Nacional dos Acordos de Transporte Terrestre Internacional, tem se somado aos esforços governamentais para facilitar os fluxos de pessoas e de bens de origem e destino para o Estado do Rio Grande do Sul.

A permanente interlocução com os países fronteiriços e demais organismos brasileiros tem permitido atuar imediatamente na adequação das regras aplicáveis ao transporte de cargas e de passageiros. Como resultado disso, a pedido da ANTT, a Argentina suspendeu, por 30 dias, a exigência de licença especial para os veículos zero quilômetro, em razão da queda do sistema do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (DETRAN/RS), que impossibilitou a emissão da referida licença. Além disso, o Uruguai flexibilizou os pontos de ingresso e saída de seu território.

Acima de tudo, as consultas quanto à possibilidade de entrada no país de veículos com donativos recebem tratamento prioritário, conforme já determinado pela Portaria DG nº 112/ 2024.

 A ANTT agradece as medidas concretas e o espírito de solidariedade dos vizinhos sul-americanos e segue vigilante para agir prontamente frente à atual situação de emergência. 

Assessoria Especial de Comunicação – AESCOM ANTT

Foto: Shutterstock