O presidente do Sistema Fetransul, Afrânio Kieling e o empresário Elso Krüger, receberam na sede na Federação o vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes, acompanhado do secretário Adjunto do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Vicente Perrone e do secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Lorenzoni.
Kieling, como presidente do Conselho Regional do Sest Senat, demandou aos representantes do Executivo Municipal um tratamento tributário isonômico a outras instituições que atuam na área de formação profissional. Ele explicou que este é um dos parâmetros adotados pela direção nacional do Sistema para a liberação da edificação das unidades. Acrescentou que se trata de um investimento de R$ 20 milhões na área do Porto Seco, atendendo não apenas aos trabalhadores do transporte, mas também da comunidade.
O vice-prefeito explicou que o setor público cumpre formalidades que por vezes retardam inciativas privadas. Na presença dos secretários assegurou que vai interceder com o propósito de resolver a demanda do Conselho Regional.
O empresário Elso Krüger sugeriu aos representantes da prefeitura que um espaço de 80 mil m² do Porto Seco seja destinado à oferta de lotes para pequenas empresas que necessitem se instalar em Porto Alegre. O transportador estima que esta área poderia atender até 40 empresas. Em acréscimo também foi tratado do acesso Norte do Porto Seco, nunca executado, e ainda foi sugerido que o Porto Seco possa abrigar uma estação aduaneira, visto que Porto Alegre não possui.
Gomes destacou que a nova gestão municipal pauta pelo destravamento de processos e iniciativas que permitam o desenvolvimento da cidade, a geração de riquezas e empregos. A reunião consolidou o posicionamento de uma agenda de providências para a ampliação do Porto Seco. Por seu lado, Kieling agradeceu ao vice-prefeito e os secretários, salientando que os interesses representados neste encontro vinham ao encontro das expectativas de transportadores do todo o RS, pois a capital do RS é centro de convergência da economia regional.