Com estande na Blue Zone, Sistema Transporte fortalece presença nas negociações climáticas globais

Espaço inédito na Zona Azul demonstra força do setor como como protagonista dos debates sobre infraestrutura resiliente e metas ambientais

O Sistema Transporte vive um momento histórico na COP30 ao ter, pela primeira vez, um espaço próprio na Blue Zone – ambiente reservado às negociações oficiais e percorrido pelas delegações internacionais de alto nível. Intitulado “Pavilhão Internacional do Transporte”, o espaço marca uma inserção inédita que posiciona o setor de forma estratégica, ampliando sua participação nos debates globais sobre transição energética, adaptação climática e cumprimento das metas ambientais.

A iniciativa é fruto da parceria entre o Sistema Transporte e a SLOCAT Partnership, rede internacional que reúne governos, organizações e empresas comprometidas com a promoção de uma mobilidade sustentável, inclusiva e de baixo carbono. Essa união entre setores público e privado coloca o transporte no centro das discussões climáticas e potencializa a relevância da agenda brasileira no cenário internacional.

Nos últimos anos, a participação brasileira já vinha se consolidando nas COPs, com contribuições relevantes em painéis em Sharm El-Sheikh (Egito), Dubai (Emirados Árabes) e Baku (Azerbaijão). A chegada agora à Blue Zone, conhecida por sua limitação de acesso, representa um reconhecimento significativo e insere o transporte de forma decisiva nas discussões mais estratégicas da agenda climática mundial.

Experiencia e ativações

Uma ativação dedicada aos biocombustíveis, chamada Laboratório de Fontes Alternativas para o Setor de Transporte, foi planejada para oferecer uma experiência interativa aos participantes e visitantes, ilustrando soluções energéticas para a descarbonização da mobilidade. O espaço conta com uma tela interativa e cinco tubos iluminados que representam diferentes fontes alternativas de energia:  biometano, eletromobilidade, hidrogênio renovável, diesel verde e SAF (combustível sustentável de aviação).

Há também totens no espaço que trazem dados técnicos e curiosidades da Série CNT Energia no Transporte, permitindo ao público compreender os impactos ambientais e operacionais de cada fonte. O visitante ainda pode vestir um jaleco com a marca do Sistema Transporte e registrar sua participação nas redes sociais.

Destaques da programação

Entre os destaques da segunda semana de atividades da COP30, estão o painel da ATP, sobre O papel dos Terminais na Transição Energética e a financiabilidade dos projetos sustentáveis a sessão Conexões COP30 – Infraestrutura resiliente, com participação da gerente Erica Marcos; e o painel da Abac sobre A Contribuição do Transporte Marítimo Doméstico para as Metas Ambientais Brasileiras. Também integra a agenda o encontro Conexões COP30 – Setor privado do Brasil na Agenda Global, com participação de Vinícius Ladeira.

Também está na programação de hoje o painel CDRI/Ministério dos Transportes – Do Global ao Local: Destacando Estratégias Regionais de DRI para Resiliência, com Vinícius Ladeira; e o painel do WRI – Rumo à NDC 2035: estratégias para a descarbonização dos setores de alta emissão.

Vale lembrar que o Sistema Transporte também possui extensa programação na Green Zone, onde marca presença com estande “Estação do Desenvolvimento”. O setor transportador brasileiro segue representado nas duas áreas oficiais da ONU na COP30, na defesa de uma transição justa, limpa e economicamente viável.

O “Pavilhão Internacional do Transporte”,  na Blue Zone, tem o apoio da SLOCAT Partnership, MoveInfra, ABAC, ATP, Eletra, Gol, ClickBus, Climate Compatible Growth, UKAID, Alstom, FIA Foundation, Climate Center, Mitigation Action Facility e International Union of Railways.

Por Agência CNT Transporte Atual

Compartilhe esta notícia

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn