Reconhecimento no plenário da Câmara valoriza a atuação de mulheres que transformam seus setores e amplia o debate sobre oportunidades no empreendedorismo feminino
A diretora Executiva Adjunta do ITL (Instituto de Transporte e Logística), Eliana Costa, foi homenageada, no dia 19 de novembro, durante a Sessão Solene pelo Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília. A cerimônia, promovida pela Frente Parlamentar pela Mulher Empreendedora, reconheceu lideranças e instituições que têm contribuído de forma decisiva para o fortalecimento da atuação feminina em diversos setores da economia.
A homenagem integra uma agenda nacional voltada a dar visibilidade a trajetórias de impacto e a fortalecer políticas públicas para mulheres que lideram negócios – da economia digital à economia popular, passando por áreas como cultura, finanças, inovação social e logística. Ao todo, 14 mulheres foram reconhecidas por suas contribuições em diferentes segmentos. Entre elas, Eliana Costa foi escolhida pelo destaque na formação de lideranças femininas no setor de logística e transporte.
Ao receber a homenagem, a diretora do Sistema Transporte falou com emoção sobre sua trajetória profissional, iniciada há mais de quatro décadas. Ela destacou que o reconhecimento simboliza a relevância que o empreendedorismo e a liderança feminina conquistaram no país. “A educação me trouxe até aqui. Meu propósito à frente do ITL é claro: levar qualificação, desenvolvimento e inovação para tornar o setor de transporte mais competitivo e sustentável. Empoderar e formar lideranças femininas faz parte dessa missão,” afirmou.
Eliana ressaltou o desafio de atuar em um setor predominantemente masculino e reforçou o compromisso do Sistema Transporte (CNT / SEST SENAT / ITL) com a ampliação da presença feminina em diferentes frentes, desde a capacitação técnica até posições de liderança. “Essa homenagem é um reconhecimento a todas as mulheres do transporte que pavimentam o caminho para as próximas gerações. Somos feitas de coragem, resiliência e sonhos. Podemos estar onde quisermos e sermos donas da nossa história,” concluiu.
A sessão solene foi aberta pela deputada federal Adriana Ventura (NOVO/SP), responsável pela iniciativa, que celebrou a coragem das mulheres que empreendem no Brasil, ressaltando o papel essencial das redes de apoio e da autonomia econômica. “É o momento de celebrar a mulher empreendedora, aquela que faz a vida acontecer apesar das dificuldades. Muitas inovaram, geraram impacto e transformaram suas realidades. Essa sessão é para agradecer e homenagear todas elas,” afirmou.
A deputada Bia Kicis (PL/DF) também reforçou a importância da data e destacou que o empreendedorismo feminino é, sobretudo, uma expressão de criatividade, resiliência e capacidade de superar a dupla ou tripla jornada. “Celebrar o empreendedorismo feminino é celebrar a mulher que quer contribuir para a sociedade e enxerga oportunidades onde outros não veem. As mulheres cuidam, transformam e empreendem com coragem,” disse.
Já Margarete Coelho, diretora de Administração e Finanças do Sebrae, alertou para os desafios enfrentados pelas mulheres, especialmente no acesso ao crédito. Ela apresentou números que mostram o impacto do apoio institucional: só em 2025, o Sebrae já havia atendido mais de 500 mil mulheres com programas de formação, consultorias e garantias para financiamento. “Empreender é difícil para todos, mas para as mulheres é ainda mais. Por isso, instituições como o Sebrae e iniciativas como esta sessão são fundamentais para ampliar oportunidades e reduzir desigualdades,” destacou.
Durante o evento, a Frente Parlamentar pela Mulher Empreendedora reforçou suas cinco prioridades: acesso ao crédito, cooperação internacional, capacitação para o futuro do trabalho, inclusão no mercado digital e proteção das oportunidades para trabalhadoras.
Também participaram da sessão João Vitor Mendes, diretor executivo do ITL, e Valter Souza, diretor de Relações Institucionais da CNT.
Sobre Eliana Costa
Mineira, Eliana Costa é diretora Executiva Adjunta do ITL, que integra o Sistema Transporte, onde atua desde 2019 com foco em qualificação, inovação e sustentabilidade no setor. Com 45 anos de carreira, iniciou no sistema bancário e acumulou mais de duas décadas na gestão do transporte rodoviário de cargas, especialmente nas áreas de riscos e seguros. Já foi supervisora do Conselho Regional do SEST SENAT em Minas Gerais e assessora especial em Brasília.
Defensora da equidade de gênero, integra o movimento Vez e Voz – Mulheres no TRC, participa do comitê intersetorial da ANTAQ e idealizou o projeto Mulheres do Transporte – Trajetórias que Inspiram. Também é participante do WE BRICS – Mulheres Empreendedoras. Formada em Administração pela UFMG, possui especialização na Fundação Dom Cabral e formação executiva internacional em instituições como IMD, SSE, STC International, Deutsche Bahn Rail Academy, INSEAD e Tel Aviv University.
Foto: Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados
Por Agência CNT Transporte Atual



