Solenidade reconhece boas práticas de sustentabilidade de empresas do setor de transporte no estado de Santa Catarina
A quarta edição do Prêmio Catarinense Despoluir, iniciativa que reconhece transportadoras que se destacam pela consciência ambiental e pela adoção de boas práticas de sustentabilidade no setor de transporte, foi realizada nessa quarta-feira (12), durante a Fetranslog (Feira de Transporte e Logística), que acontece de 11 a 14 de novembro, em Chapecó (SC).
O evento reuniu lideranças do transporte e representantes de diversas entidades, entre eles o presidente do Conselho Regional do SEST SENAT de Santa Catarina e da Fetrancesc (Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina), Dagnor Schneider; a gestora nacional do Programa Despoluir, Daniela Fraga; o presidente do Sitran (Sindicato das Empresas de Transporte de Carga e Logística de Chapecó) e da Fetranslog, Ivalberto Tozzo, entre outras autoridades.
Criado pela CNT e pelo SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), o Despoluir é o maior programa ambiental da iniciativa privada no Brasil. Em Santa Catarina, é executado pela Fetrancesc e pelos seus 13 sindicatos associados. A iniciativa realiza avaliações veiculares gratuitas, medindo o nível de emissão de poluentes e incentivando a adoção de práticas mais limpas e eficientes. Além de reduzir os impactos ambientais, o programa traz benefícios econômicos e sociais ao contribuir para a saúde e qualidade de vida dos profissionais de transporte.
Durante a cerimônia, Schneider destacou o papel do prêmio como estímulo à inovação e à responsabilidade ambiental. “Enalteço a iniciativa que aqui é promovida na terceira edição da Fetranslog. É um evento que marca e demonstra a representatividade do TRC de Santa Catarina. As empresas que hoje são reconhecidas mostram que é possível unir competitividade, eficiência e sustentabilidade”, afirmou o presidente.
Para a gestora nacional do Despoluir, Daniela Fraga, o engajamento do setor em iniciativas dessa natureza é de suma importância. Na ocasião, Fraga recebeu um troféu em reconhecimento aos mais de dez anos de atuação no programa.
“O envolvimento das empresas e dos sindicatos mostra que o compromisso ambiental já faz parte da cultura do transporte no estado. O Despoluir está em todos os estados do Brasil. Temos mais de 5 milhões de aferições ao longo desses 18 anos de programa. Isso é muita coisa!”, destacou ela.
Na edição de 2025, foram premiadas empresas que se destacaram em cinco categorias, de acordo com o tamanho de suas frotas:
- Categoria 1 – até 30 veículos
- Categoria 2 – de 31 a 60 veículos
- Categoria 3 – de 61 a cem veículos
- Categoria 4 – de 101 a 200 veículos
- Categoria 5 – acima de 200 veículos
Por Agência CNT Transporte Atual



